Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta a matéria do Jornal O Dia, intitulada "Google cria atalho para a pedofilia na Internet".

Autor
Demóstenes Torres (DEM - Democratas/GO)
Nome completo: Demóstenes Lazaro Xavier Torres
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL.:
  • Comenta a matéria do Jornal O Dia, intitulada "Google cria atalho para a pedofilia na Internet".
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2009 - Página 22876
Assunto
Outros > SENADO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, ABERTURA, ORADOR, SESSÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, VOTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, REDUÇÃO, GASTOS PUBLICOS, CAMARA MUNICIPAL.
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O DIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DENUNCIA, SERVIÇO, BUSCA, INTERNET, FACILITAÇÃO, ACESSO, EXPLORAÇÃO SEXUAL, CRITICA, ORADOR, AUSENCIA, COMBATE, CRIME, REGISTRO, PROMESSA, ADVOGADO, EMPRESA, CORREÇÃO, PROBLEMA.
  • DEFESA, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, CONVOCAÇÃO, AUDIENCIA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL, CRIANÇA, REPRESENTANTE, EMPRESA, BUSCA, INTERNET, POLICIA FEDERAL, MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), DEBATE, COMBATE, CRIME.

            O SR. DEMÓSTENES TORRES (DEM - GO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Romeu Tuma, comunico aos Srs. Senadores que atendo a um pedido de muitos e vou para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, a fim de abrir a sessão para votar a PEC nº 47. Para isso, preciso de, no mínimo, mais 11 Senadores, além do Presidente. Ficarei lá por meia hora. Caso contrário, farei a reunião conforme estava previsto, amanhã cedo.

            Quero lembrar também, Sr. Presidente, que no domingo agora, dia 7 de junho, o jornal O Dia, do Rio de Janeiro, publicou a seguinte matéria: “Google cria atalho para a pedofilia na Internet”.

            O que é isso, V. Exª que é membro da CPI da Pedofilia?

            O jornal O Dia descobriu que, ao invés de criar todos os mecanismos para impedir o acesso à pedofilia na Internet, o Google desenvolveu uma ferramenta que, ao contrário, quando começamos a digitar um nome aparecem dez outros que muitas vezes induzem à pedofilia. Dou o exemplo para V. Exª. Digitamos a expressão: “meninas de” e já entram outras denominações como: “meninas de 13 anos transando” ou “meninas de calcinha” ou “meninas de 15 anos fazendo sexo” ou “meninas de 13 anos fazendo sexo”, e assim por diante. Ou seja, o mecanismo, a ferramenta desenvolvida pelo Google é algo de absoluta desproporção. Ao invés de inibir, acaba facilitando a vida do pedófilo.

            Em decorrência disso, ontem mesmo dei uma entrevista também no jornal O Dia, dizendo que o programa está totalmente equivocado. Ao invés de inibir, a mudança está incentivando o usuário a praticar a pedofilia. E é verdade, porque entra alguém com a palavra “menina” e em seguida aparecem dez terminologias quase todas induzindo à pedofilia. Com base nisso, também ontem, o advogado do Google me ligou dizendo que estava arrumando uma ferramenta para corrigir o problema. Hoje pela manhã isso já estava corrigido.

            Para evitar novas falhas, ainda no dia de amanhã apresentarei um requerimento à CPI, da qual o Senador Romeu Tuma é membro, para que possamos convocar o Google, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a SaferNet, que é a ONG que audita esse convênio, esse termo de ajustamento de convênio que foi assinado por todos nós, para verificar qual a razão dessa falha brutal e se as correções que foram apontadas correspondem ao anseio que temos de combater a pedofilia, porque, dessa forma, em vez de combater, o Google estará incentivando a pedofilia. Com a ferramenta apresentada hoje, aparentemente, o problema estará corrigido.

            Mas, repito, a fim de que esse problema não prospere, vamos convocar uma audiência pública para solucionar definitivamente o problema.

            Agradeço a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2009 - Página 22876