Discurso durante a 104ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Parabeniza o Dr. José Rômulo Plácido Sales, aprovado hoje na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, para o cargo de Defensor Público-Geral da União. Registro de audiência com o Ministro José Pimentel para tratar de instalação de postos do INSS em municípios pequenos do Piauí.

Autor
João Vicente Claudino (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PI)
Nome completo: João Vicente de Macêdo Claudino
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. PREVIDENCIA SOCIAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Parabeniza o Dr. José Rômulo Plácido Sales, aprovado hoje na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, para o cargo de Defensor Público-Geral da União. Registro de audiência com o Ministro José Pimentel para tratar de instalação de postos do INSS em municípios pequenos do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 25/06/2009 - Página 27018
Assunto
Outros > HOMENAGEM. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. PREVIDENCIA SOCIAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, UNANIMIDADE, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, NOME, DEFENSOR PUBLICO, MUNICIPIO, LUZILANDIA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), POSSE, CARGO PUBLICO, DEFENSORIA PUBLICA, UNIÃO FEDERAL, SAUDAÇÃO, NOMEAÇÃO.
  • REGISTRO, AUDIENCIA, ORADOR, PREFEITO, MUNICIPIOS, ESTADO DO PIAUI (PI), MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS), BUSCA, CRIAÇÃO, CONSORCIO, PREFEITURA, VIABILIDADE, INSTALAÇÃO, POSTO, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), MUNICIPIO, INFERIORIDADE, NUMERO, POPULAÇÃO, FACILITAÇÃO, ACESSO, IDOSO, APOSENTADO.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS), EMPENHO, EXPANSÃO, POSTO, ATENDIMENTO, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS).
  • REGISTRO, VISITA, ORADOR, MUNICIPIO, LUZILANDIA (PI), MADEIRO (PI), MATIAS OLIMPIO (PI), SÃO JOÃO DO ARRAIAL (PI), IMPORTANCIA, APURAÇÃO, POSSIBILIDADE, ACESSO, CIDADE, INTERNET.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JOÃO VICENTE CLAUDINO (PTB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Magno Malta, Senador Mão Santa, queria, nesta noite, fazer alguns registros sobre o Piauí.

Primeiro, hoje é um dia importante para o Piauí. Quero registrar a presença do Dr. José Rômulo Plácido Sales, que foi indicado, pela Presidência da República, Defensor Público Geral da União, sabatinado hoje pela CCJ, piauiense de Luzilândia, foi aprovado por unanimidade naquela Comissão. Esperamos que, na próxima semana, Dr. Rômulo, sua indicação seja votada, para orgulho do Piauí e de todos aqueles que compõem as Defensorias Públicas do Brasil e a Defensoria Pública da União, por sua história de trabalho, por sua vida dedicada a essa instituição e pelo currículo que apresenta. Foi muito bem encaminhado pela Senadora Lúcia Vânia, que foi Relatora de sua indicação. Que faça um profícuo trabalho à frente da Defensoria Pública da União, já que V. Exª tem representado tão bem os cargos que tem ocupado em sua história de vida. Este é o nosso desejo, como Senador do Piauí: o de ver um piauiense de Luzilândia em um cargo tão alto na estrutura pública nacional.

Quero também, Presidente Mão Santa, registrar que estivemos hoje no Ministério da Previdência em uma audiência com o Ministro José Pimentel, que é também piauiense de Picos, e tem feito um trabalho maravilhoso, de muitos resultados. Nós, que andamos muito pelo Piauí, sempre encontramos, acho que V. Exª também é testemunha disto, velhinhos com dificuldades de acesso aos postos de INSS. Estando no extremo sul do Piauí, tinham de se deslocar 500, 600, 700, 900 quilômetros para regularizar a sua situação previdenciária por algum motivo, e o Ministro começou uma expansão dos postos de atendimento do INSS, mais de mil postos.

Para o Piauí estavam sendo encaminhados em diversas cidades, partindo do critério, Senador Magno Malta, ainda acima de 20 mil habitantes. Mas o Piauí tem postos, tem projetos de postos em Altos, Batalha, Canto do Buriti, Cocal, Esperantina, José de Freitas, Luís Correia, Miguel Alves, Pedro II, Piracuruca, União. Agora, esses mesmos estão em fase de registro dos terrenos. Mas, no próximo mês, no dia 9 de julho, o Ministro vai ao Piauí inaugurar os postos de Valença, que é, como chamamos, a capital da confederação valenciana, que são 13 Municípios, uma cidade importante do Estado, e de São Raimundo Nonato, também cidade de uma macrorregião importante do Estado do Piauí.

Estivemos lá com prefeitos de dez Municípios do Piauí, Municípios pequenos. Estamos buscando entendimento para criar consórcios de prefeitos de cidades pequenas. Para que, de acordo com a proximidade entre eles e pela distância da região, principalmente dessa região - são prefeitos do médio Parnaíba -, juntos quatro ou cinco Municípios cujas populações suplantem a meta de 20 mil pessoas, possamos instalar esses postos de atendimento. E o Ministro foi muito receptivo. Estivemos lá com a Prefeita Márcia Lopes, de Angical, com os Prefeitos Dr. Pacceli, de Jardim do Mulato; Numas Porto, de Arraial; Raimundo Sousa, de Santo Antônio dos Milagres; José Noronha, de Monsenhor Gil; Marcim Teixeira, de Palmeirais; Dr. Aarão, de Beneditinos; Dr. Matias, de Lagoa do Piauí; Bismark Area Leão, de Miguel Leão; e a Prefeita Monique, de Passagem Franca. Encaminhamos um documento, e o Ministro foi muito receptivo. Ele nos deu um alento, para que, no mês de agosto, possamos redirecionar, ainda em 2009, alguns dos postos cujo andamento da doação do terreno por parte do poder público municipal esteja atrasado e atender essas cidades do Piauí. É de suma importância para o atendimento da ação pública eficiente e, principalmente, para os nossos velhinhos e para os aposentados.

Estamos aqui lutando para derrubar o veto, cuja sessão foi mudada de data há tanto tempo, Senador Magno Malta e Senador Mão Santa, que já participou das vigílias em defesa da queda do fator previdenciário.

Esta tarde com o Ministro foi importante, e queria deixar o registro do empenho do Ministro na resolução desse problema, do trabalho que ele vem desenvolvendo à frente do Ministério.

Por último, quero registrar, Senador Magno Malta, que temos a característica de viajar muito pelo Piauí.

E este final de semana, Senador Mão Santa, estivemos no norte do Estado, passando por Luzilândia, onde visitamos, com a Prefeita Janaína, obras que estão atendendo aos desabrigados da enchente, porque aquela cidade foi muito atingida pelas enchentes, cidade banhada pelo rio Parnaíba, que ali sobe de uma maneira violenta, nessas enchentes.

Passamos pela cidade de Madeiro, era o aniversário da cidade. A Prefeita Regina comemorava e inaugurava obras daquele Município, na nossa querida Matias Olímpio, onde visitamos alguns amigos, a caminho de São João do Arraial, que tem um dos maiores festivais culturais do Estado do Piauí, uma cidade muito bem administrada pelo Prefeito Lima e o vice-Prefeito Zildo. Cidade impressionante, Senador Magno Malta, cidade muito organizada, pequena. Mas, ao chegar à praça, eu vi uma pessoa com um notebook, acessando a internet, e não entendi como. Mas vim descobrir que a sede do Município já está coberta por wireless, quer dizer, você pode acessar uma cidade como São João do Arraial de qualquer canto da sede do Município pela Internet. É a primeira cidade do Piauí que eu conheço, e acho que é uma das poucas do Brasil, onde a sede do Município é coberta dessa maneira. Participei desse evento cultural que congrega todas as cidades daquela região, que trouxe para aquela cidade grupos culturais do Paraná, grupos culturais da Bahia e do Pará, que foram lá abrilhantar. Eu queria aqui deixar registrado esse fatos no Estado do Piauí.

Senador Mão Santa, quando eu vinha para cá, até pela audiência da TV Senado, eu fui cobrado para mandar um abraço para o interior de Palmeirais, para o seu Enoque Teixeira e Silva, lá no povoado de Espírito Santo, porque ele disse que fica, desde duas horas da tarde, a escutar o Senador Mão Santa, a escutar os Srs. Senadores e faz uma resenha de tudo o que acontece no Senado. Uma hora dessas ele está lá na varanda, acho que deitado na sua rede, ou sentado na sua rede, assistindo a TV Senado.

Então eu queria mandar um abraço ao Sr. Enoque Teixeira, político daquela região, liderança política em Palmeirais.

E registrar aqui esse grande dia que acho que foi importante para o Piauí, com a indicação do Dr. José Rômulo Plácido para a Defensoria-Pública Geral da União.

Era o que eu tinha a registrar, Sr. Presidente.


Modelo1 4/23/249:05



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/06/2009 - Página 27018