Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do Deputado Federal e médico José Aristodemo Pinotti.

Autor
Marisa Serrano (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Marisa Joaquina Monteiro Serrano
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do Deputado Federal e médico José Aristodemo Pinotti.
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/2009 - Página 28924
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DEPUTADO FEDERAL, MEDICO, PROFESSOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, VIDA PUBLICA, EXERCICIO, CARGO PUBLICO, SECRETARIO DE ESTADO, EDUCAÇÃO, SAUDE, DIRETOR, HOSPITAL, MULHER, REITOR, CHEFE, DEPARTAMENTO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP), DESENVOLVIMENTO, MEDICINA, BRASIL, RECONHECIMENTO, AMBITO NACIONAL, AMBITO INTERNACIONAL.

            A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS. Para encaminhar a votação. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Presidente.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como todos aqui nesta Casa hoje, estou aqui consternada. Falo não só como amiga de José Aristodemo Pinotti, mas também como colega que fomos na Câmara dos Deputados e como paciente. Falo também pelas inúmeras, milhares de mulheres que passaram pelo seu consultório e que contaram com toda atenção e toda experiência que o Pinotti sempre dedicou a seus pacientes, as suas pacientes preferencialmente.

            Todos os anos, quando eu ia à sua clínica, conversávamos muito, não só das questões de saúde, mas também sobre as questões maiores do País. Inúmeras vezes discutimos sobre educação. Ele sabia que essa era a grande questão e a grande luta da minha vida. E ele foi Secretário de Educação.

            Foi Secretário de Saúde e, como médico, mostrou o quanto era importante que alguém que trabalhasse com as mulheres fizesse algo especial para as mulheres. E veio aí o Hospital da Mulher, em São Paulo.

            Quero dizer como era importante a visão dele sobre a educação superior, já que ele foi reitor da Universidade de Campinas. Ele teve as maiores honrarias do mundo, tinha diplomas de Doutor Honoris Causa de inúmeras universidades pelo mundo afora. Era extremamente respeitado. Como disse o Senador Papaléo Paes, era um dos maiores nomes do mundo na sua área. E era extremamente respeitado não só pela sua competência, não só pelo seu conhecimento, mas principalmente pela destreza com que trabalhava na sua área. Quero deixar a ele, à família dele e, principalmente, à Drª Marianne, sua filha, que é médica e que continua o seu trabalho - é uma das diretoras de sua clínica -, um abraço enorme e a consternação nossa, a tristeza nossa, pelo homem extremamente querido, atencioso, preocupado com a vida do País e com as grandes questões nacionais e que, até os seus últimos momentos, continuava a discutir aquilo que era melhor para o Brasil.

            Deixo aqui, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a minha tristeza e a certeza de que precisamos que ele continue a zelar por todos nós, porque é importante que as idéias de homens como ele permaneçam sempre entre nós para dar força, para garantir que continuemos lutando por aquilo em que acreditamos.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/2009 - Página 28924