Discurso durante a 122ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do estouro de rede de prostituição infantil em Mato Grosso do Sul. Crise ética no Senado Federal.

Autor
Marisa Serrano (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Marisa Joaquina Monteiro Serrano
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. SENADO.:
  • Registro do estouro de rede de prostituição infantil em Mato Grosso do Sul. Crise ética no Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2009 - Página 34322
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. SENADO.
Indexação
  • COMENTARIO, NOTICIARIO, TELEVISÃO, DENUNCIA, CRIME, VITIMA, CRIANÇA, ADOLESCENTE, FALTA, FISCALIZAÇÃO, ORGÃO PUBLICO, REGISTRO, INVESTIGAÇÃO, CRIME ORGANIZADO, PROSTITUIÇÃO, INFANCIA, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ALICIAMENTO, MENOR.
  • ANALISE, CRISE, ETICA, POLITICA NACIONAL, COBRANÇA, SOCIEDADE, IMPRENSA, ALTERAÇÃO, CONDUTA, COMBATE, CORRUPÇÃO, TRAFICO DE INFLUENCIA, PROTESTO, DESTRUIÇÃO, CONFIANÇA, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA, CONCLAMAÇÃO, SENADO, RECUPERAÇÃO, REPUTAÇÃO, EXPECTATIVA, SUBSTITUIÇÃO, PRESIDENTE, DIREÇÃO, PROCESSO, RENOVAÇÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente, mas vou me ater aos cinco minutos.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem, o programa Fantástico exibiu uma reportagem terrível. Primeiro, porque envolve crime contra crianças e adolescentes; segundo, porque mostra que o dinheiro corrompe pessoas, desvirtua costumes, destrói sentimentos; e, terceiro, porque demonstra que a fiscalização por parte dos órgãos públicos e o acompanhamento pelas famílias a respeito da vida de nossos jovens são precários.

            O assunto foi o estouro de uma rede de prostituição infantil em Mato Grosso do Sul, meu Estado, que aliciava adolescentes, quase crianças, na porta das escolas. Fatos inaceitáveis como esses assolam as pessoas de bem, deixam indignados todos da sociedade que lutam pela justiça, pela paz, pela decência.

            Isso significa falar sobre valores, com destaque para a ética. Quando ficamos mais velhos, costumamos dizer que “no meu tempo” tal coisa não acontecia. Pois é, no meu tempo, havia mais respeito às instituições, mais respeito às pessoas, mais respeito à Pátria.

            Eu gostaria muito de não precisar voltar a esse assunto, mas estamos afundados em uma crise ética sem precedentes no Senado e sem nenhuma perspectiva de arrefecimento nos próximos meses. Infelizmente.

            Precisamos dar um basta nos costumes condenáveis da política. A imprensa e a sociedade brasileira têm demonstrado fortemente e até com certa voracidade que não aceitam mais o fisiologismo, o clientelismo, a corrupção, o tráfico de influência e muitos outros “ismos” que aparecem por aí.

            Não é possível paralisar o País, o nosso trabalho, a nossa produção e o desenvolvimento econômico e social de toda uma Nação por uma guerra política que, como todas as guerras, tem como consequência a destruição e a morte. Destruição da credibilidade, destruição das instituições.

            Temos que reencontrar o rumo deste Senado com um novo condutor, respeitado e aceito pelas forças políticas do Senado. Eu não acredito que, se tivermos um novo condutor, nós não vamos sair do momento em que estamos. Só vamos sair se encontrarmos uma pessoa que tem o respeito de todos nesta Casa, o respeito das forças políticas e, principalmente, o respeito da Nação.

            Reafirmo que um projeto político para 2010 não pode comprometer e deturpar a noção de moral e ética da Nação, não pode aceitar quaisquer meios, mesmo ilícitos e imorais, para conseguir o objetivo final.

            Volto a dizer, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que este momento exige um retorno aos valores que sempre foram caros ao povo brasileiro. O povo clama por isso e nós aqui temos, sim, que ouvir a voz daqueles que nos elegeram, da população brasileira, que exige, sim, uma mudança de rumos aqui do Senado.

            Por isso, Sr. Presidente, vim aqui dizer que o que aconteceu em Mato Grosso do Sul me estarrece. Tenho certeza de que estarrece toda a sociedade brasileira o fato de o Mato Grosso do Sul ser um Estado que, depois do Distrito Federal, tem o maior número em prostituição infantil. Isso corta o coração de homens e mulheres de bem deste País. Por isso, não podemos aceitar as mazelas que estou vendo nesse sentido no meu Estado. Não podemos aceitar as mazelas que estou vendo aqui no Senado. Venho aqui indignada com o que está acontecendo no meu Estado e indignada com o que está acontecendo aqui no Senado.

            Para encerrar, Sr. Presidente, os meus cinco minutos, quero dizer a V. Exª e a todos os Senadores e Senadoras aqui presentes que temos que achar uma saída, e a saída não vai ser encontrada mantendo o status quo que temos aqui, mantendo o Presidente Sarney como se nada tivesse acontecido, como se tudo fosse normal nesta Casa. Não é normal, Sr. Presidente, e não vai mudar se não acharmos uma pessoa que possa ter o respeito de toda sociedade...

            O Sr. Flávio Arns (Bloco/PT - RS) - Senadora...

            A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS) - ... o respeito de todos os Senadores e que possa nos dar aqui um novo rumo para o Senado

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Flávio Arns, comunicação inadiável não permite aparte.

            O Sr. Flávio Arns (Bloco/PT - RS) - Ah, é comunicação?

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - V. Exª concluiu?

            A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS) - É uma comunicação inadiável, Senador Flávio...

            O Sr. Flávio Arns (Bloco/PT - RS) - Está bem.

            A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS) - ... e fico muito triste por não poder ouvi-lo.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Mas V. Exª pode pedir pela ordem, que estaremos abertos para conceder a palavra a V. Exª.

            A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS) - Obrigada, Sr. Presidente, pela sua atenção.


Modelo1 4/16/245:36



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2009 - Página 34322