Discurso durante a 121ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Como presidente da CPI da Petrobrás anuncia sua disposição de trabalhar para esclarecer as dúvidas referentes à grande empresa brasileira.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SENADO.:
  • Como presidente da CPI da Petrobrás anuncia sua disposição de trabalhar para esclarecer as dúvidas referentes à grande empresa brasileira.
Publicação
Publicação no DSF de 18/07/2009 - Página 34071
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SENADO.
Indexação
  • QUALIDADE, PRESIDENTE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), APRESENTAÇÃO, COMPROMISSO, RESPONSABILIDADE, TRABALHO, ESCLARECIMENTOS, INVESTIGAÇÃO.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Sem revisão do orador.) - V. Exª faz uma reflexão, como Presidente da sessão. V. Exª fala da neutralidade. Eu acho que, como Presidente de Comissão, nós temos que ter uma postura, uma conduta... Eu não digo neutralidade. A postura do Presidente tem que ser de fluir, fazer com que o encaminhamento das reuniões tenha qualidade em nível de esclarecer, de construir entendimentos.

            E a minha vontade na condição de Presidente é propiciar... A responsabilidade é igual. Os 11 Senadores que estão na CPI não têm mais nem menos. Nós todos temos responsabilidade de não tergiversar, de não esconder, mas de trabalhar com o padrão da responsabilidade que a própria Petrobras nos impõe. É uma empresa internacional, uma empresa que participa da Bolsa de Valores aqui, participa da Bolsa de Valores em Nova Iorque, uma empresa que tem 54 mil funcionários, uma empresa que tem esse desafio de trabalhar o pré-sal na costa brasileira.

         Enfim, nos temos que tratar com responsabilidade, mas com a condição - e esta é a minha vontade - de propiciar um debate esclarecedor que possa ajudar o Senado, mas que possa ajudar a Petrobras e responder ao povo brasileiro suas dúvidas, suas interrogações acerca desse debate.

         Vai ser um bom momento para o Senado. Imagino assim: nós realizarmos boas reuniões, uma boa investigação, trabalharmos com a perspectiva de que, no final, ganhe a Petrobras, ganhe o Senado, mas de que ganhe a sociedade brasileira.

         Este é o meu espírito: continuar trabalhando no recesso. Vou para o meu Estado, mas volto, com certeza, com muita vontade... A reunião já está marcada, Senador Cristovam, para o dia 6, quinta-feira, na primeira semana, às 10 horas da manhã. Esse é o compromisso de nós voltarmos e trabalharmos com muita dedicação nesse trabalho, que não é só da CPI, mas do Senado, que é tratar as questões levantadas que dizem respeito à Petrobras.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/07/2009 - Página 34071