Discurso durante a 128ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do centenário de nascimento de Jaime Câmara.

Autor
Leomar Quintanilha (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do centenário de nascimento de Jaime Câmara.
Publicação
Publicação no DSF de 12/08/2009 - Página 35274
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, PRESENÇA, SENADO, AUTORIDADE, SESSÃO SOLENE, HOMENAGEM, CENTENARIO, NASCIMENTO, JAIME CAMARA, EX-DEPUTADO, FUNDADOR, JORNAL, O POPULAR, IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, REGIÃO CENTRO OESTE, COLABORAÇÃO, PROCESSO, EMANCIPAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), INCENTIVO, TRANSFORMAÇÃO, GOIANIA (GO), CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE GOIAS (GO), DESENVOLVIMENTO CULTURAL, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CIENCIA E TECNOLOGIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PMDB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Marconi Perillo; eminentes Srs. Senadores; eminentes Srs. Deputados; Ilmº Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Deputado Helder Valin; caro amigo Jaime Câmara Júnior, Presidente da Organização Jaime Câmara e filho do homenageado; Sr. Diretor-Superintendente da Organização Jaime Câmara, Sr. Tasso José Câmara; eminente Deputado Leonardo Vilela; querido amigo jornalista Luiz Fernando Rocha Lima; Srs. Prefeitos, ilustres convidados, registro minhas homenagens ao Senador Marconi Perillo, que preside esta sessão, que teve um momento de muita felicidade ao propor a realização desta sessão especial destinada a comemorar o centenário de nascimento de Jaime Câmara. A homenagem não poderia ser mais justa. Não apenas pelo empreendedorismo demonstrado por Jaime Câmara na área da comunicação, mas, sobretudo, pela qualidade do seu caráter e pela inestimável contribuição que deu para o amadurecimento democrático do nosso País.

            Defensor intransigente da liberdade de imprensa e do jornalismo sério e independente, Jaime Câmara dedicou a sua vida e a sua capacidade criativa para construir um conglomerado de empresas de comunicação que hoje são referência no Brasil.

            Nascido em Cauassu, atual João Câmara, no Rio Grande do Norte, caçula entre os filhos de Joaquim Rebouças de Oliveira e de dona Maria Melquíades, Jaime Câmara escolheu o Estado de Goiás para se estabelecer e ali, com o seu trabalho, promover uma verdadeira revolução na área da comunicação e se transformar num dos maiores empresários do setor em todo o País.

            Começou com uma pequena gráfica na cidade de Goiás, em 1935. Fundou o jornal O Popular, em 1938, e incorporou ao seu grupo empresarial a Rádio Anhanguera, em 1961.

            Hoje, a Organização Jaime Câmara conta com veículos como o Jornal de Brasília, o Jornal do Tocantins e o Jornal Daqui. Integrante da Organização, a TV Anhanguera, fundada em 1963, é atualmente retransmissora da Rede Globo de Televisão e conta com retransmissoras em Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Catalão e Itumbiara, no Estado de Goiás. No Tocantins, possui retransmissoras nas cidades de Palmas, Gurupi, e Araguaína. Oito emissoras integram o Sistema de Rádio da Organização Jaime Câmara: no Tocantins, Rádio Araguaia de Porto Nacional, Araguaia FM de Gurupi, Rádio Araguaia e Rádio Anhanguera de Araguaína; em Goiás, as emissoras Rádio Executiva FM, Rádio Anhanguera (afiliada à CBN), Rádio Araguaia FM, em Goiânia; em Brasília, a Rádio Executiva. Em 1988, a Organização Jaime Câmara deu início às atividades de sua 22ª empresa, a Anhanguera Discos, com o lançamento do CD Noites Goianas.

         A Organização Jaime Câmara é o maior complexo de comunicação do Centro-Oeste, com um quadro de funcionários de quase dois mil profissionais.

         No Tocantins, a Organização Jaime Câmara teve papel de destaque em todo o processo emancipacionista que culminou com a criação do Estado na Carta Magna de 1988. Desde então, os veículos de comunicação do conglomerado sempre estiveram a serviço da população tocantinense, atuando de forma pioneira na estruturação do sistema de comunicação que se implantava na mais nova unidade da Federação. Seguramente, a Organização teve uma presença e uma participação efetiva e muito importante na excepcional transformação que experimentou, sobre o aspecto social e o econômico, aquela nova região, aquele novo Estado da Federação.

            Além de empresário, Jaime Câmara teve marcante atuação política. Visionário, atuou pela mudança da capital para Goiânia. Foi, por duas vezes, Deputado Federal. No Executivo, foi Prefeito de Goiânia.

            Aliás, é para mim um motivo de orgulho especial fazer esta citação. Eu, ainda muito jovem, com apenas 15 anos, tive o meu primeiro emprego com Carteira de Trabalho assinada na Prefeitura de Goiânia; e tive a felicidade de ter como meu Prefeito e Prefeito da Capital goiana o Sr. Jaime Câmara. Ainda no Executivo, Jaime Câmara foi Superintendente da Reforma Agrária no Governo do Presidente João Goulart. Na administração pública, presidiu o Banco do Estado de Goiás e a Caixa Econômica Federal.

            Intelectual atuante nas grandes questões de seu tempo, além de jornalista e criador da Associação Goiana de Imprensa, pertenceu à UBE - União Brasileira de Escritores, Seção de Goiás; e ocupou a Cadeira 17 da Academia Goiana de Letras. Foi essa atuação dinâmica e multifacetada que levou à criação, em 1995, da Fundação Jaime Câmara, que desenvolve e estimula atividades culturais, sociais e promove a divulgação de conhecimentos técnicos, científicos e tecnológicos.

            No momento em que comemoramos o centenário de nascimento de Jaime Câmara, a Organização que leva o seu nome realiza anualmente grandes eventos que fomentam e incentivam o esporte, o civismo, a educação, a preocupação ambiental, o folclore, a religião e o filantropismo em todo o Centro-Norte deste País. Inspirada em sua personalidade dinâmica e arrojada, e imbuída das preocupações políticas e sociais que o animavam, a Organização Jaime Câmara tem sido parceira do poder público e de entidades civis na disseminação da cultura e do folclore brasileiros e na preservação desses valores.

            Potiguar por nascimento, goiano por opção, brasileiro por inteiro, Jaime Câmara tem sua vasta obra continuada por seus filhos, que, à frente de suas empresas e entidades sociais e filantrópicas, atuam por construir o País justo e soberano que todos almejamos.

            Eis, pois, um pequeno registro que gostaríamos de fazer nesta manhã sobre esse extraordinário brasileiro, Sr. Presidente.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Modelo1 4/18/247:17



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/08/2009 - Página 35274