Discurso durante a 120ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Cumprimenta a todos membros da Mesa pela eficácia e pelas mudanças que vêm trazendo nesses últimos dois, três meses para melhoria do Senado.

Autor
Romeu Tuma (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Cumprimenta a todos membros da Mesa pela eficácia e pelas mudanças que vêm trazendo nesses últimos dois, três meses para melhoria do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 15/07/2009 - Página 32699
Assunto
Outros > SENADO. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, MEMBROS, MESA DIRETORA, EFICACIA, TRABALHO, MELHORIA, SENADO.
  • CUMPRIMENTO, MUNICIPIO, JUNDIAI (SP), RIO CLARO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSINATURA, CONVENIO, ADESÃO, PROGRAMA, SEGURANÇA PUBLICA, CIDADANIA.

            O SR. ROMEU TUMA (PTB - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Vou falar bem rápido. Eu concordo com os senhores. Jefferson Praia foi eloqüente em poder determinar que não podemos ser ofendidos livremente sem uma resposta. Quase todos nós estivemos angustiados com a mensagem que foi recebida nesta Casa no dia de ontem. E, Sr. Presidente, o Senador Gim Argello e o Senador Papaléo foram claros; com todas as dificuldades, com todas as angústias que o Senado tem passado, não deixou de produzir, Senador Papaléo. V. Exª, na Presidência, fez questão de se referir ao enfrentamento de todos os obstáculos sem que parasse a atividade fim do Parlamento, que é legislar. Não ficou um ato ou projeto, ou medida provisória que esteja parada por falta de presença, ou por falta de discussão, ou por falta de acordo dos Parlamentares, quer da Situação, quer da Oposição.

            Então, eu cumprimento todos os membros da Mesa pela eficácia e pelas mudanças que vêm trazendo nesses últimos dois, três meses.

            Senador Mão Santa, V. Exª está na Mesa, é membro da Mesa e tem modificado várias atividades na administração da Casa, que tem sido elogiada até por aqueles que têm trazido várias denúncias. Então, não posso deixar de reconhecer esse fato e ver sobre a mesa pilhas de projetos que nada têm a ver com a pauta e com a ordem do dia.

            Cumprimento as Cidades de Jundiaí e Rio Claro, do meu Estado, que, com mais nove Municípios, assinaram convênio de adesão ao Pronasci. Esse é um programa muito importante do Governo Federal, que é segurança com cidadania, e tem tentado ter um desenvolvimento com os Municípios. Há os territórios de paz e vários programas no Pronasci. A Jundiaí e Rio Claro, infelizmente, no dia de ontem, não pude comparecer, mas não posso deixar de cumprimentar os Prefeitos por terem aderido.

            Há centenas de milhares de Municípios que estão pedindo a adesão ao Pronasci. Tivemos, com o Senador Demóstenes Torres presidindo a Comissão de Justiça, uma discussão sobre programa de prevenção e recuperação dos usuários de drogas. V. Exª é um médico e sabe o estrago que faz àqueles que, infelizmente, ficam dependentes de drogas. Esse é um dos grandes programas que estão sendo elaborados - houve vários especialistas discutindo - e vai se ligar ao Pronasci. Com isso, provavelmente, a gente consegue melhorar a situação e recuperar principalmente o jovem adolescente, para que não entre nesse vício maldito que é o uso de drogas.

            Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/07/2009 - Página 32699