Discurso durante a 134ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a presença do ácaro vermelho nas culturas de banana e coco, em Roraima, e as providências adotadas pela Embrapa para atacar o parasita.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Considerações sobre a presença do ácaro vermelho nas culturas de banana e coco, em Roraima, e as providências adotadas pela Embrapa para atacar o parasita.
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2009 - Página 36833
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • COMENTARIO, DESCOBERTA, EXISTENCIA, PRAGA, ORIGEM, AMERICA CENTRAL, PREJUIZO, PLANTIO, BANANA, COCO, REGIÃO SUL, ESTADO DE RORAIMA (RR), REGISTRO, REALIZAÇÃO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), TREINAMENTO, QUALIFICAÇÃO, SERVIDOR, SECRETARIA DE ESTADO, AGRICULTURA, EMISSÃO, CERTIFICADO, INSPEÇÃO FITOSSANITARIA, AUTORIZAÇÃO, TRANSPORTE, PRODUTO, PROVIDENCIA, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), PARCERIA, AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA (ANVISA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), DESENVOLVIMENTO, PRODUTO QUIMICO, COMBATE, PESTE.
  • REGISTRO, EMISSÃO, AGENCIA, DEFESA SANITARIA, ESTADO DE RORAIMA (RR), DOCUMENTO, POSSIBILIDADE, RETORNO, EXPORTAÇÃO, BANANA, ESTADO DO AMAZONAS (AM).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, no Sul do Estado de Roraima, uma das principais atividades econômicas é a produção de bananas. E, no começo deste mês, fiz um pronunciamento e algumas ações junto ao Ministério da Agricultura, Conab, para solucionar o problema.

            Tivemos a constatação de um parasito que não existe no Brasil, denominado ácaro vermelho, que provavelmente veio do Caribe. Esse parasito foi detectado inicialmente em Boa Vista. Quando foi detectado o parasito, foi feita uma barreira fitossanitária entre a linha de limite entre o Amazonas e Roraima. Essa barreira fez com que a produção de banana da região Sul do Estado, e de todo o Estado, ficasse represada. Nós enviamos a Manaus aproximadamente 20 caminhões de banana por semana - vinte ou um pouco mais, toda semana - e é a principal atividade econômica familiar do Sul do meu Estado. Foi o caos, houve um desespero total, mas o Governo Federal tomou algumas medidas com a aquisição de produtos, e o governo estadual também, mas não se resolveu o problema.

            Os pesquisadores da Embrapa, com essa barreira, começaram a pesquisar o parasito na região sul. Começaram nos Municípios maiores produtores de banana. Felizmente, já chegaram a uma conclusão feliz para o meu Estado. Em Caroebe, São João do Baliza, São Luiz do Anauá e Rorainópolis, que são os Municípios mais ao sul do meu Estado, foi negativa a presença do ácaro vermelho. Também foi pesquisada toda a rota de risco do ácaro, de Caracaraí até Jundiá, e foi negativa também a presença desse ácaro.

            Ontem e hoje, a Embrapa e um pesquisador de São Paulo, Mário Sato, estão ministrando um curso de capacitação a mais ou menos trinta servidores da Secretaria de Agricultura, para aprenderem a manejar o ácaro.

            Eles estão sendo treinados para poder emitir um certificado chamado Certificado Fitossanitário de Origem, CFO, que permite que produtos sejam transportados de um Estado para outro, de um local para outro. Os técnicos vão ser treinados e, a partir desse treinamento, vão visitar as propriedades da região Sul, inicialmente, para fazer o cadastro de todas as propriedades, com localização de GPS, determinação da área de produtos, para poder emitir o Certificado Fitossanitário de Origem e rever, fazer uma nova inspeção para ver se há ou não a presença do ácaro vermelho.

            Lá no Estado, aquela barreira que é feita na fronteira de Roraima com Amazonas vai ser deslocada para o Km 500, que fica acima da saída da BR-174, que vai para os Municípios de Caroebe, São João e São Luiz, que são Municípios, saindo de Boa Vista, antes de Rorainópolis. Então, essa barreira vai ficar entre Caracaraí e o Km 500. Com essa certificação de origem fitossanitária, os técnicos, após fazerem o cadastramento, vão às propriedades, vão passar a emitir uma permissão para trânsito vegetal, que é baseada no Certificado Fitossanitário de Origem.

            A Agência de Defesa Sanitária do meu Estado vai emitir esses dois documentos para poder voltar a exportação de banana para o Amazonas, inicialmente a partir do Km 500 para baixo, na direção do nosso País, do Brasil. No restante do Estado está feito o levantamento.

           Para as regiões onde foi localizado o ácaro vermelho, o Ministério da Agricultura já está fazendo gestão junto ao Comitê Técnico de Assessoramento de Agrotóxico, que é um comitê constituído pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pelo Ibama e pelo Mapa, Ministério da Agricultura. Eles vão registrar, em caráter emergencial, um produto que possa combater o ácaro vermelho.

           Enquanto estão tentando fazer esse registro, o Ministério da Agricultura solicitou à Embrapa que desenvolvesse um protocolo para se poder desinfetar os produtos, as frutas das palmáceas - no caso, seriam os cocos e as bananas os que têm interesse econômico no meu Estado -, para desinfetar para poder mandar, posteriormente, às próprias áreas onde existe o ácaro vermelho.

           O ácaro, por seu hábito normal, o ácaro vermelho deposita os ovos nas folhas, não nos frutos. Mas, acidentalmente, pode ocorrer a presença de ovos ou de ácaros nos frutos. Então, a Embrapa vai desenvolver uma metodologia para que se faça a desinfecção desses frutos com hipoclorito ou alguma outra substância que não seja tóxica para o ser humano.

           A partir daí, esses Municípios onde for constada a presença do ácaro vermelho vão poder liberar também os seus produtos parar exportação.

            Sr. Presidente, eu queria trazer essa notícia para a gente da minha terra, de Roraima, que está preocupada, e para os produtores que estão chorando com os prejuízos que estão tendo agora por não exportarem os seus produtos, que são a banana e o coco, que são exportados para Manaus. Mas tenho a certeza de que o Governo Federal, o Governo Estadual, os Municípios e, principalmente, a Agência de Defesa Animal e Vegetal estão trabalhando para permitir a volta da normalidade.

            Com essa negativa do ácaro nos Municípios de Caroebe, São João, São Luiz e Rorainópolis, ficou aliviada a pressão de produto em Boa Vista. Quer dizer, os produtos de Caracaraí para Boa Vista continuarão sendo enviados normalmente, mas terá a barreira no Km 500. Os que estão para aqui para baixo poderão vir para Manaus assim que foram tomadas as providências fitossanitárias de origem e de permissão para o trânsito vegetal, que vai ser emitida pelos servidores da Agência de Defesa Animal e Vegetal do meu Estado.

            Era isto que eu queria comunicar, Sr. Presidente.

            Muito obrigado pela oportunidade. 


Modelo1 3/28/245:58



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/08/2009 - Página 36833