Discurso durante a 141ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação sobre o pronunciamento do Senador Cristovam Buarque.

Autor
Almeida Lima (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SE)
Nome completo: José Almeida Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Manifestação sobre o pronunciamento do Senador Cristovam Buarque.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2009 - Página 38528
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • RESPOSTA, APARTE, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, DISCURSO, EDUARDO SUPLICY, CONGRESSISTA, ALEGAÇÕES, NECESSIDADE, PROCESSO, INVESTIGAÇÃO, OBJETIVO, ESCLARECIMENTOS, DENUNCIA, REU, PRESIDENTE, SENADO.
  • REPUDIO, ATUAÇÃO, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, DESRESPEITO, DESVALORIZAÇÃO, SENADO, AUSENCIA, INTERESSE, ESCLARECIMENTOS, DENUNCIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ALMEIDA LIMA (PMDB - SE. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Agradeço a V. Exª. E falarei daqui mesmo...

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Ou da tribuna. De onde V. Exª desejar.

            O SR. ALMEIDA LIMA (PMDB - SE) - Para dizer exatamente o seguinte: S. Exª, já que no momento não se encontra no plenário, o nobre Senador Cristovam Buarque, que tem tido um jeito todo especial e sábio de abusar e de agredir também o Senado Federal, em seus diversos pronunciamentos, mais uma vez ele o faz no aparte ao nobre Senador Eduardo Suplicy, quando disse que ficou surpreso pela condição que eu apresentei de estabelecer justificativas para os fatos objeto da representação ou das representações contra o Presidente Sarney. E com base nessa argumentação ele diz, conclui, que seria correto que as representações tivessem sido acatadas, porque a investigação aconteceria, e eu poderia muito bem, ou o Senador José Sarney poderia muito bem, estabelecer as explicações, e ele, Senador Cristovam Buarque, as ouviria, entenderia e poderia absolver o Senador José Sarney.

            A minha palavra, em explicação pessoal, com base no art. 14, é para dizer que o Senador Cristovam Buarque falta com a verdade também. Está sendo insincero. Porque o Senador Cristovam Buarque não está com os ouvidos abertos para ouvir explicação de quem quer que seja. S. Exª tem o propósito de denegrir a imagem do Presidente José Sarney e tem o propósito de enxovalhar o Senado Federal.

            Não diga agora que não fez a proposta ao Brasil para um plebiscito, visando à extinção do Senado Federal. S. Exª está em fim de carreira? O Senado Federal não mais lhe serve? S. Exª não imagina mais ser reeleito por Brasília, pelo Distrito Federal, e retornar a esta Casa? Então, depois de usá-la, vamos agora atirar pedras na Geni? O Senado Federal é a Geni do Senador Cristovam Buarque? Isso, Sr. Presidente, é abuso. Isso é enxovalhar a instituição Senado Federal.

            É preciso que esses Senadores respeitem esta Casa - respeitem esta Casa! E não devemos admitir esse tipo de comportamento. Dizer que as representações poderiam ser aceitas para as explicações e que ele as ouviria? Não é verdade. Ele está pronto e preparado para ouvir; dizer que não ouviu? Entender e dizer que não entendeu, para que o Senado Federal continue a sangrar, porque esse é o seu desejo; porque é um desejo voltado para as câmeras no dia de hoje, na perspectiva de uma tábua de salvação para a sua eleição em 2010. Isso não vamos mais aceitar.

            Essa, Sr. Presidente, era a minha explicação pessoal.

            Muito obrigado.


Modelo1 3/28/2410:18



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2009 - Página 38528