Discurso durante a 141ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato sobre participação de S.Exa. nas comemorações dos 61 anos de emancipação política da capital provisória de Tocantins, a cidade de Miracema. (como Líder)

Autor
João Ribeiro (PR - Partido Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SENADO.:
  • Relato sobre participação de S.Exa. nas comemorações dos 61 anos de emancipação política da capital provisória de Tocantins, a cidade de Miracema. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2009 - Página 38553
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SENADO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, MUNICIPIO, MIRACEMA (RJ), ESTADO DO TOCANTINS (TO), REGISTRO, HISTORIA, CARATER PROVISORIO, CAPITAL DE ESTADO, PERIODO, DESMEMBRAMENTO, ESTADO DE GOIAS (GO), PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SOLENIDADE, COMEMORAÇÃO, RECEBIMENTO, TITULO, CIDADÃO, ELOGIO, PREFEITO, INAUGURAÇÃO, OBRAS, POSTO DE SAUDE, ASFALTAMENTO, URBANIZAÇÃO, RETOMADA, PROGRESSO, DETALHAMENTO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, EMENDA, DEPUTADO FEDERAL, VERBA, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO.
  • REITERAÇÃO, COMPROMISSO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, PRIORIDADE, ATENÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • SUGESTÃO, SENADOR, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SESSÃO, AUMENTO, CONTROLE, TEMPO, USO DA PALAVRA, MANIFESTAÇÃO, RESPEITO, ATUAÇÃO, MÃO SANTA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO. Como Líder. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Senador Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, eu venho à tribuna nesta terça-feira, dia 25 de agosto - e aguardei até agora, depois de debates bastante acalorados nesta tarde -, para fazer um registro que eu considero muito importante para o meu querido Estado do Tocantins.

            Nesta noite, eu peguei um avião para Palmas, para a capital do nosso Estado, e fui, hoje, à cidade de Miracema. Miracema do Tocantins foi a capital provisória do nosso Estado. Miracema foi capital na fase de implantação do Estado do Tocantins, portanto foi a capital provisória do meu querido Estado do Tocantins.

            Mas, como dizia, fui hoje a Miracema para participar do aniversário de emancipação da nossa querida capital provisória. Fui a Miracema, Sr. Presidente, para poder, juntamente, com o Prefeito Júnior Evangelista, a primeira dama Andréia, o Vice Alberani, o Deputado Federal Eduardo Gomes, o Deputado Estadual Stalin Bucar, o Prefeito Silvino, de Tocantínia, o Prefeito Abrão Costa, que é seu colega médico, da cidade de Miranorte, outras autoridades importantes, ex-Prefeitos, Vereadores, a comunidade e profissionais da imprensa - lá estava o grande jornalista Cleber Toledo, que tem o site mais lido do nosso Estado, um jornalista respeitadíssimo que nós temos no Estado de Tocantins - para registrar os 61 anos de emancipação política da cidade de Miracema.

            Fui, Sr. Presidente, para entregar, juntamente com o Prefeito, várias obras que são extremamente importantes para o progresso e o desenvolvimento da cidade de Miracema.

            Como eu disse hoje, no meu pronunciamento, lá recebi o título de cidadania, concedido pela Câmara Municipal, pelos ilustres Vereadores de Miracema, mais por generosidade dos Vereadores daquela cidade que por merecimento da minha pessoa. Eu dizia que Miracema viveu um período de estagnação, um período de adormecimento quando de lá saiu a capital do Estado e foi para a nossa mais jovem capital do Brasil, Palmas. Miracema passou por um período muito difícil. Mas, com a eleição do Prefeito Júnior Evangelista, e agora com a sua reeleição, Miracema novamente vive um momento de progresso e desenvolvimento.

         Sr. Presidente, hoje, entregamos obras importantíssimas para a nossa comunidade de Miracema. Dois postos de saúde - um deles com recursos por meio de emenda deste Senador que vos fala, e o outro, com recursos oriundos de emenda do Deputado Federal Eduardo Gomes e também com recursos municipais -; uma obra do CRAS, uma obra importantíssima, porque reúne todos os programas sociais do Governo Federal, tais como, o Bolsa Família, enfim, todos os programas são administrados pelo CRAS; além da entrega de 60 mil m² de asfalto, recursos vindos de emendas de minha autoria e do Deputado Eduardo Gomes, com contrapartida do Município. E mais uma obra importantíssima, Sr. Presidente, de macrodrenagem, uma obra que, na sua primeira etapa, vai embelezar a cidade e melhorar parte da cidade.

         Autoridades presentes e o Prefeito diziam, em seus pronunciamentos, que aquelas pessoas já não tinham esperança. Muitos, ali, queriam entregar suas casas até pelo IPTU, o Imposto Predial Territorial Urbano. No entanto, hoje, estavam sorrindo ao verem pronto o serviço de macrodrenagem, com todo um paisagismo, e uma praça lindíssima que está sendo construída pelo Prefeito em volta dessa macrodrenagem, obra concluída em sua em primeira etapa.

            Sr. Presidente, conseguimos colocar no PAC uma das obras. Dos R$35 milhões que conseguimos junto ao Governo Federal para a macrodrenagem, naquele pacote que o Presidente Lula anunciou há mais ou menos 60 dias, conseguimos mais R$6 milhões para a cidade de Miracema concluir essa obra de macrodrenagem, a fim de proporcionar para a nossa primeira capital do Estado do Tocantins, não só a valorização do ser humano, tal a importância dessa obra, mas sobretudo melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali vivem.

            Sr. Presidente, como eu não pude permanecer lá em Miracema - por isso faço este registro - agora à noite para a solenidade, na Câmara Municipal, de entrega de títulos de cidadania a personalidades da comunidade e da política tocantinense, na qual eu estaria incluído, recebi o título antecipadamente, por volta do meio-dia. À noite, Presidente Mão Santa, além de uma missa que deve estar acontecendo neste momento, a população terá, agora, às 21 horas, um show sertanejo, reunindo toda a população de Miracema e de toda a região, que vai brindar o povo de Miracema com a dupla Rio Negro e Solimões.

            Sr. Presidente, tendo em vista compromissos assumidos aqui em Brasília, não pude permanecer na melhor parte da festa de comemoração dos 61 anos da emancipação política de Miracema. Preferi ficar na fase da entrega das obras, o que se deu na parte da manhã, para que eu aqui estivesse, em Brasília, fazendo este registro importante desta tribuna.

            Como disse, Sr. Presidente, uma cidade que viveu no ostracismo, que ficou adormecida por um período de sua história, uma cidade importante, passou a viver um momento diferente, um momento de progresso e de desenvolvimento; ressurgiu. E, principalmente, o Prefeito Júnior Evangelista reacendeu a autoestima das pessoas, o desejo de ver na cidade de Miracema o progresso e o desenvolvimento.

            Então quero fazer este registro com muita alegria. O Prefeito Júnior Evangelista é do PSDB, mas é meu aliado, meu companheiro e não apenas isso. Independentemente da questão político-partidária, é um Prefeito correto, honesto, trabalhador, por isso foi reeleito com mais de 60% dos votos da população de Miracema, cidade de aproximadamente 13 a 15 mil eleitores. É uma das vinte maiores cidades do Estado de Tocantins.

            Portanto, deixo aqui, Sr. Presidente, esse meu registro, e o faço com alegria nesta terça-feira, porque a população de Miracema, hoje, vive momento muito importante, inclusive pelos anúncios das obras realizadas pelo Prefeito e também por aquilo com que nós nos comprometemos a continuar fazendo pela população de Miracema e por todos os irmãos tocantinenses de todos os Municípios que represento, com muito orgulho, aqui nesta Casa, Sr. Presidente.

(Interrupção do som.)

            O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO) - Sr. Presidente, tenho vindo pouco à tribuna do Senado porque sou um Senador que tem procurado trabalhar bastante junto aos Ministérios, ao Governo Federal, na tentativa de ajudar o meu querido Estado do Tocantins, um Estado que vive momentos de profundas dificuldades políticas. Daí por que termos de ajudá-lo, sobretudo neste momento em que os Municípios vivem também suas dificuldades com a chegada da crise internacional ao Brasil. Parece que a crise já está indo embora, mas ela atingiu fortemente os Municípios, porque é lá que o cidadão vive - sempre falamos isso. Portanto, como Senador, tenho trabalhado muito no sentido de apoiar prefeitos e Municípios de modo geral, porque não podemos, Sr. Presidente, deixar de estar presente no Município.

            Por isso, Sr. Presidente - vou encerrar minha fala -, saí ontem à noite, embora tendo chegado em Brasília depois de compromissos que eu tive no fim de semana, retornei ao meu Estado do Tocantins, por achar que a presença do parlamentar, do político na comunidade é extremamente importante, sobretudo no momento em que a população está comemorando. Algumas vezes a população não tem muito o que comemorar, mas, quando tem a oportunidade, temos de estar lá apoiando firme e fortemente aqueles que são corretos com o povo e com nossa população.

            Encerro, portanto, minha fala, agradecendo V. Exª e a paciência que V. Exª tem tido como Presidente. Antes, porém, quero dizer algo: acho que eu não teria a paciência que V. Exª teve hoje nesta tarde. Sr. Presidente, vou fazer uma crítica construtiva. V. Exª tem sido muito complacente no sentido de até deixar as coisas andarem da forma como ocorreram hoje. Mas vou dar aqui um conselho a V. Exª, que tem muito mais experiência do que eu. Acho que V. Exª tem de ser mais rigoroso na questão do tempo, para que nós respeitemos aqueles que também desejam falar. A tribuna é livre, e cada um fala aquilo que acha melhor falar. Tem uns que tratam de tema nacional; outros, de temas internacionais; outros, da questão municipal ou estadual, enfim, cada um fala o que quer, não é? Mas, eu acho que temos de ser mais rigorosos, Sr. Presidente, na questão do tempo.

Hoje mesmo eu fiquei até agora há pouco, tinha compromisso, tive que sair e voltar, para tentar fazer uma fala. Às vezes a gente até desiste, Presidente, de falar.

         Não quero ser aqui cansativo para também não incorrer no mesmo erro que os outros cometeram, mas quero dar, como amigo e admirador de V. Exª, este conselho: seja mais duro na questão do tempo. Sei que V. Exª tem tido todo o tempo do mundo para com esta Casa, está aqui na segunda, na sexta, é um dos Senadores mais presentes nesta Casa e tem presidido bastante as sessões em função da sua dedicação à causa do Brasil e do Senado Federal. Mas gostaria que V. Exª - é um pedido que faço como seu amigo e admirador - fosse mais rigoroso na questão do tempo. Os apartes não podem ser de dez, quinze minutos, como tem acontecido aqui na Casa. Um Senador não pode ficar duas, três horas na tribuna, porque prejudica o tempo do outro Senador que está aguardando para falar e que tem compromissos nos Ministérios e em seus gabinetes.

            Portanto, esta é uma fala que faço no sentido de aconselhar o Presidente Mão Santa, que admiro e respeito muito, para que V. Exª seja mais duro no sentido de não permitir que os Senadores façam da maneira que quiserem. Aqui sempre tem aquele jogo de um ficar aconselhando, pedindo: “Ah, mas fulano de tal teve duas horas tal dia.” Acho que está errado. Se meu tempo for de dez minutos, que eu fale dez minutos e que tenha dois ou três minutos de tolerância.

            Eu até já falei mais do que deveria, mas considere que esta última parte da minha fala é só no sentido de fazer essa reclamação, mas uma reclamação de um admirador de V. Exª, Sr. Presidente. Seja mais rigoroso na questão da condução do tempo e tenho certeza de que V. Exª terá muito mais sucesso do que já tem na condução dos trabalhos nesta Casa.

            Muito obrigado, Presidente Mão Santa.


Modelo1 4/20/2410:15



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2009 - Página 38553