Discurso durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos, agradecimentos e breve relato biográfico, por ocasião da posse de S.Exa. no cargo de Senador da República, em substituição ao Senador Jayme Campos.

Autor
Osvaldo Sobrinho (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/MT)
Nome completo: Osvaldo Roberto Sobrinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Cumprimentos, agradecimentos e breve relato biográfico, por ocasião da posse de S.Exa. no cargo de Senador da República, em substituição ao Senador Jayme Campos.
Aparteantes
Alvaro Dias, Arthur Virgílio, Expedito Júnior, Gilberto Goellner, Jorge Afonso Argello, José Agripino, Romeu Tuma, Valter Pereira.
Publicação
Publicação no DSF de 10/09/2009 - Página 42379
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • EXPECTATIVA, ATUAÇÃO, ORADOR, PERIODO, LICENÇA, JAIME CAMPOS, SENADOR, EMPENHO, DEFESA, INTERESSE, DESENVOLVIMENTO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), PACTO, FEDERAÇÃO, AGRADECIMENTO, AUTORIDADE, FAMILIA, APOIO, VIDA PUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Presidente do Senado Federal, Presidente José Sarney, em seu nome, quero cumprimentar todos os Senadores da República Federativa do Brasil que têm assento nesta Casa.

            Não posso negar que este é um momento importante na minha vida. Tenho 34 anos de vida pública, e, para mim, este é um momento muito feliz, quando chego ao Senado Federal, mesmo que seja por quatro meses. Deus quis me reservar este momento de alegria, de emoção e de felicidade de, na ausência do Senador Jayme Campos, representar meu Estado de Mato Grosso.

            O Senador Jayme Campos é um homem que tem uma vida pública eivada de grandes projetos: foi prefeito, por três vezes, na cidade de Várzea Grande, foi Governador do Estado. Tive a honra de ser seu Vice-Governador e de ser Secretário de Educação do seu governo. Agora, quis Deus me dar a oportunidade de ser seu segundo suplente. Nesta oportunidade, em que o primeiro suplente, o Dr. Antônio Pagot, está também exercendo uma missão importante para o Brasil no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) - e, por isso, não pôde assumir este mandato -, coube a mim a honra de aqui estar para, nesses quatro meses, falar e defender meu Estado no pacto federativo. Quero agradecer ao Governador e Senador Jayme Campos, que, com abnegação, com respeito à nossa amizade e com o carinho que sempre teve por mim - a recíproca é verdadeira -, deu-me esta grande oportunidade.

            Chego aqui com a felicidade de um homem que tem uma vida pública quase completa. Sou filho de um homem sem terra, trabalhador rural, peão de roça, homem que teve e educou quatorze filhos, dos quais nove sobreviveram, e que, no cabo da enxada, conseguiu dar oportunidade para que todos tivessem dignidade e oportunidade de seguir um caminho na sua vida.

            Fui engraxate, sapateiro, doceiro, faxineiro, balconista de loja.

            O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Permite-me um aparte, Senador?

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - Exerci as profissões mais dignas - todas são dignas - na minha vida, quando na infância ainda.

            Dou o aparte ao Senador Virgílio Neto.

            O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - De maneira bastante breve, quero dizer que o recebo como colega, como companheiro de lutas democráticas e como um querido amigo pessoal. Seja bem-vindo e muito feliz nesta Casa!

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - Muito obrigado, Senador Virgílio.

            Depois, fui professor primário, professor secundário, professor universitário e, hoje, sou professor da Universidade de Cuiabá (Unic).

            Na vida pública, tive oportunidade de ser Deputado Estadual por dois mandatos, Secretário da Assembleia por duas vezes e Deputado Federal constituinte. Inclusive, fui vice-líder do seu governo, Presidente José Sarney, no Congresso Nacional.

            Tive a oportunidade, depois, de ser Vice-Governador do Estado do Mato Grosso no Governo Jayme Campos e assumi o governo por várias vezes, o que me deu a honra de ser Governador na minha terra. Depois, fui candidato a governador contra um monstro sagrado, que era o Governador Dante de Oliveira. Perdi a eleição para ele, mas, em 1998, voltei como primeiro suplente de Deputado Federal nesta Casa e exerci meu mandato.

            Depois de voltar para casa, achei que tinha encerrado minha vida pública, mas eis que me dão a oportunidade de voltar como segundo suplente. E o destino me coloca aqui, agora, neste momento, para dizer que estou, mais uma vez, prestando serviço ao meu Estado e exercendo uma cadeira que foi exercida por tantos mato-grossenses ilustres, como o Senador Villas Boas, da antiga União Democrática Nacional (UDN); o Senador Filinto Müller, orgulho do nosso Estado; Roberto Campos; Vicente Vuolo; Jonas Pinheiro, o pai da agricultura do Brasil; Pontes de Arruda; Fernando Corrêa da Costa; o estadista José Fragelli, que foi Presidente desta Casa; Pedro Pedrossian; Louremberg Nunes Rocha, meu irmão, meu companheiro Louremberg; Carlos Bezerra, Gastão Müller; Senador Canelas; Júlio Campos; Saldanha Derzi; Canale; Maggi; Lacerda e muitos outros que honraram este Senado Federal no período em que aqui passaram.

            O Sr. Expedito Júnior (Bloco/PR - RO) - V. Exª me concede um aparte, Senador Osvaldo?

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - Com muito prazer, concedo um aparte a V. Exª.

            O Sr. Gim Argello (PTB - DF) - Muito obrigado, Senador Osvaldo Sobrinho. Apenas lhe quero dizer que V. Exª é muito bem-vindo. V. Exª citou vários ilustres Senadores que vieram de Mato Grosso, mas V. Exª está à altura deles. V. Exª é um Deputado tradicional. Vários Senadores me procuraram, dizendo: “Gim, essa é uma joia valiosa. Osvaldo Sobrinho é homem público tarimbado, experimentado, foi Deputado Federal brilhante, foi Deputado Federal constituinte”. Sua história o precede nesta Casa. Seja muito bem-vindo, Senador! Temos a certeza de que o Mato Grosso, como bem disseram o Senador Gilberto e o Senador Renan, está muito bem representado por V. Exª aqui. Seja muito bem-vindo! Eu, na condição de Líder do nosso Partido, o PTB, nesta Casa, hoje estou realmente muito alegre por V. Exª ter assumido esse mandato, substituindo a tempo um grande Senador também, que é o nosso Senador Jayme Campos, dos Democratas. V. Exª é muito bem-vindo a esta Casa. Tenho a certeza de que, no período em que aqui estiver, V. Exª vai deixar sua marca, como todo bom mato-grossense conseguiu fazer neste Senado da República.

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - Muito obrigado, meu Líder Gim Argello.

            Portanto, quero dizer Sr. Presidente...

            O Sr. Expedito Júnior (Bloco/PR - RO) - Senador Osvaldo, V. Exª me concede um aparte?

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - Com muito prazer.

            O Sr. Expedito Júnior (Bloco/PR - RO) - Quero das as boas-vindas a V. Exª, o que é motivo de muita alegria, primeiro por que tive a oportunidade, junto com V. Exª, de defender, na Câmara dos Deputados, os interesses dos nossos Estados: V. Exª defendia Mato Grosso; e eu, o Estado de Rondônia. V. Exª atuou naquela Casa por dois mandatos, e eu, por quatro mandatos como Deputado Federal. Eu não poderia deixar de fazer o registro da minha alegria de vê-lo chegar também a esta Casa, representando o Estado do Mato Grosso, ainda mais vindo para preencher a vaga do grande Senador Jayme Campos, que esteve no Estado de Rondônia recentemente na apuração da Comissão externa, criada nesta Casa, sobre a operação Arco de Fogo. Então, fica aqui nossa alegria. Eu não poderia deixar de fazer este registro aqui, de dar as boas-vindas a um colega vizinho do meu Estado, um colega com quem tive oportunidade de defender os interesses dos nossos Estados - V. Exª defendia os do Mato Grosso, e eu, os do Estado de Rondônia - na Câmara dos Deputados. Seja bem-vindo ao Senado!

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - Obrigado, Senador Expedito.

            Concedo aparte ao Senador Romeu Tuma e, depois, ao Senador Valter Pereira, por favor.

            O Sr. Romeu Tuma (PTB - SP) - Senador Osvaldo, apenas quero cumprimentá-lo, até pelos elogios que V. Exª recebeu, antes de assumir, de vários líderes desta Casa, que manifestaram as qualidades políticas, morais e éticas de V. Exª. E V. Exª demonstra a escada da vida em que subiu, degrau por degrau, até chegar a esta Casa, onde vai bem representar e honrar seu Estado, até porque está substituindo Jayme Campos, grande amigo e grande Senador, que deve estar se devotando a um trabalho dentro da sua programação política. Então, saudamos V. Exª pelo PTB e também por esta Casa. Tenho a certeza de que seu Estado estará bem representado aqui, com V. Exª entre nós.

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - Muito obrigado, Senador Romeu Tuma, do meu Partido.

            Ouço o Senador Valter Pereira, com prazer.

            O Sr. Valter Pereira (PMDB - MS) - Senador Osvaldo Sobrinho, eu não poderia deixar de dizer a V. Exª da minha alegria de vê-lo nesta tribuna do Senado Federal nesta tarde em que inaugura sua participação, sua atividade nesta Casa do Congresso. Conheço V. Exª, da mesma forma que V. Exª me conhece. Conheço sua vida, como V. Exª conhece a minha. E sei de todo o esforço, de todas as dificuldades, de todas as lutas que enfrentou, de todo o carinho e de todo o apreço que sempre demonstrou pela causa pública. V. Exª prestou relevantes serviços ao Estado vizinho, do Mato Grosso, e eu o acompanhei e o acompanho e sei da sua simplicidade, da sua humildade e da sua devoção à causa de Mato Grosso. V. Exª está substituindo, embora temporariamente, o eminente Senador Jayme Campos, mas não tenho dúvida de que vai seguir na mesma trilha de devoção, de dedicação à causa pública, que orienta a atividade do Senador Jayme Campos e que orienta sua vida política e sua vida privada. Então, ao fazer esta intervenção, quero dizer que estou muito feliz e que desejo que sua passagem seja profícua, de grandes serviços prestados a Mato Grosso.

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - Muito obrigado, Senador Valter. É uma honra tê-lo como aparteante.

            Ouço o Deputado Gilberto Goellner, ou melhor - desculpe-me -, o Senador Gilberto Goellner.

            O Sr. Gilberto Goellner (DEM - MT) - Senador Osvaldo Sobrinho, V. Exª, por muito tempo, foi Deputado e, agora, como Senador, vai precisar adaptar-se. Mas quero cumprimentá-lo por termos aqui mais um colega brilhante, com experiência legislativa, que conhece os problemas do Estado de Mato Grosso, que nos vai ajudar sobremaneira na ausência de quatro meses do Senador Jayme Campos. Eu já quero fazer um convite a V. Exª, Senador Osvaldo Sobrinho. Existem vários problemas quanto a restrições para novos investimentos, para novas localizações de usinas de álcool e de açúcar, na fabricação do etanol brasileiro, que, hoje, está com barreiras muito grandes na sua expansão. O Estado de Mato Grosso ficou de fora da nova expansão do etanol. Nesse sentido, haverá uma audiência agora - e já estou de saída - com o Ministro da Agricultura, para que tenhamos uma maior explicação sobre esse cerceamento da atividade em áreas de cerrado. Não estamos falando de áreas do bioma amazônico, mas, sim, de áreas de cerrado, de áreas de pastagens degradadas, enfim, de áreas que precisam ser utilizadas convenientemente, para se produzirem álcool, biocombustível e alimentos, para, enfim, melhorarmos a oferta de todos esses biocombustíveis para o Brasil e para o mundo. Nesse sentido, tenho plena convicção de que V. Exª, nesse período de quatro meses, vai ombrear com a Senadora Serys e conosco, honrando seu mandato como Senador, em substituição ao Senador Jayme Campos. Meus parabéns!

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - Muito obrigado, Senador Gilberto. Incorporo todos os apartes que recebi ao meu pronunciamento. Sei que tenho de ser rápido, até porque...

            O Sr. Alvaro Dias (PSDB - PR) - V. Exª me permite um aparte, Senador?

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - É um prazer imenso.

            O Sr. Alvaro Dias (PSDB - PR) - É uma satisfação recebê-lo. V. Exª vem representar um Estado que é celeiro agrícola do Brasil, que, hoje, é o maior produtor de grãos do nosso País. Certamente, é uma voz importante, sobretudo nos momentos cruciais que a agricultura vive, como ocorre agora no meu Estado, o Paraná, por exemplo, onde as chuvas intensas geram prejuízos para a lavoura de trigo e fazem com que os produtores rurais do Paraná peçam apoio ao Governo Federal no que diz respeito ao Proagro, sobretudo, e no que diz respeito ao seguro agrícola também. É exatamente nesses momentos em que um Senador como V. Exª, que vem para esta Casa, torna-se da maior importância, por representar um Estado que tem essa força de produção, que é o Mato Grosso. Desejamos que seja muito feliz aqui e que possa corresponder às expectativas da sua gente.

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - Muito obrigado, Senador Alvaro Dias.

            Sr. Presidente, quero, para concluir meu pronunciamento, agradecer...

            O Sr. José Agripino (DEM - RN) - Senador Osvaldo Sobrinho, permita-me dar uma palavrinha rápida?

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - Ouço o Senador José Agripino, por favor.

            O Sr. José Agripino (DEM - RN) - Bons ventos o tragam de volta! Desde os tempos da Constituinte, convivíamos muito positivamente. E, agora, V. Exª volta ao Senado, suplente que é de um companheiro muito caro, que é o Senador Jayme Campos, e, com certeza, volta com os compromissos que o Senador Jayme Campos tem com o Estado do Mato Grosso, e sei que V. Exª os honrará. Quero dizer que nós, dos Democratas, recebemos V. Exª como um companheiro, como um amigo, porque V. Exª cerra fileiras no Mato Grosso com o Senador Gilberto Goellner, com o Senador Jayme Campos, e é da nossa família. Seja muito bem-vindo e sinta-se em casa.

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - Muito obrigado, Senador Agripino.

            Sr. Presidente, continuando, quero dizer, mais uma vez, que minha honra é muito grande, até porque vir ao Senado da República do Brasil é uma distinção que somente 81 brasileiros têm a cada quatro anos. Aqui, a missão, por mais que a vida pública esteja conturbada, é a de sempre defender nosso pacto federativo, que, acima de tudo, sustenta nossa República e aquilo que nossos antepassados pregaram. Nesta Casa, defendermos as questões maiores do País é, acima de tudo, nossa obrigação como representantes daqueles que ajudam a construir este Brasil nos mais longínquos rincões desta Pátria.

            Portanto, para ser breve, quero dizer que estou feliz com isso. Quero agradecer, de antemão, primeiramente, ao Senador Jayme Campos, que me deu esta oportunidade, e ao povo de Mato Grosso, logicamente, que, junto com S. Exª, deu-nos esta oportunidade.

            Agradeço ao Dr. Luiz Antônio Pagot, que declinou de aqui estar, porque preferiu dizer um “sim” ao Brasil. Ele, logicamente, não podia estar aqui no Senado, porque continua no Dnit, onde está fazendo um trabalho para todos os brasileiros. Agradeço a ele também por isso.

            Quero agradecer ao Governador Blairo Maggi, que também tem feito um grande trabalho por Mato Grosso, um trabalho sério, competente, da melhor qualidade.

            Agradeço ao Prefeito Wilson Santos, da Capital, meu primo, que está fazendo também um grande trabalho naquela Capital. É um homem que tem edificado e construído um Mato Grosso com a Capital que queremos.

            Agradeço à Senadora Serys, também uma grande companheira, que nos honra aqui, no Senado da República. Tive oportunidade de com S. Exª digladiar, por muitas vezes - S. Exª estava de um lado; eu, de outro -, mas sempre nos prestigiando, sempre respeitando os pontos de vistas, opiniões, projetos e ideologias. Portanto, a Senadora Serys, eu sei, será nossa grande instrutora aqui, como educadora, e vai nos dar a oportunidade de também, junto com S. Exª, trabalhar para fazermos a grandeza da defesa dos assuntos maiores de Mato Grosso.

            Quero também agradecer ao Senador Gilberto, homem da mais alta estirpe, trabalhador, homem da zona rural, que ali também edifica suas convicções, trabalhando para construir um Brasil melhor, com alimentos para todos. Faz com que o Brasil, logicamente, atinja suas metas, pelo seu trabalho, por sua iniciativa e por sua criatividade.

            Agradeço também ao Presidente do Partido no meu Estado, Francisco Galindo, que também - tenho certeza - está se regozijando com nossa presença aqui, no Senado Federal.

            Quero agradecer ao Deputado Ricardo de Freitas, que, à época, era o Presidente do meu Partido e que me indicou para que eu pudesse assumir a vaga de suplente de Senador.

            Quero agradecer a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que aqui estivéssemos, hoje, para trazer nosso abraço.

            Agradeço aos Deputados da Bancada Federal de Mato Grosso que aqui estão presentes. Na verdade, é um prazer partilhar com eles este trabalho no Congresso Nacional.

            Agradeço à minha esposa, Dilza Ribeiro Roberto, que tem sido minha companheira em todos os momentos e em todas as horas. Todo o sacrifício da vida, eu lhe tenho imposto para seguir minha vida pública, e ela o tem aceitado, ao longo de 33 anos de casados, com abnegação, com carinho e com retidão no sentido de me ajudar para que as coisas possam acontecer.

            Agradeço a meus filhos, que não viram, na sua juventude, na sua puberdade, na sua infância, a presença em casa do pai, que estava sempre nas lides políticas, nos meus 34 anos de vida pública, mas que souberam entender isso e que, hoje, são pessoas que estão contribuindo também com a sociedade por meio de suas profissões.

            Agradeço a meu pai, por seu trabalho diuturno, e à minha mãe, que, sem saber escrever seu nome, deu-me condições para que eu pudesse exercer todos os cargos que um homem público gostaria de exercer, com exceção do cargo de Presidente da República - e seria também muita audácia de minha parte achar que tudo poderia acontecer ao mesmo tempo.

            Agradeço ao meu irmão Ezequiel, que já não está mais aqui conosco, mas que está no etéreo celeste. Tenho a certeza de que também se está regozijando e alegrando-se comigo neste momento importante da minha vida pública.

            Agradeço ao Grão-Mestre da nossa Potência Maçônica em Mato Grosso, companheiro José Ferreira, que, logicamente, também nos incentivou para que o nosso trabalho fosse feito. Agradeço a todos os nossos irmãos da Maçonaria que deram suas forças, para que a gente pudesse, evidentemente, aqui estar.

            A todos aqueles professores, mestres, colegas meus de universidade que nos ajudaram a aqui chegar, quero agradecer, com todo o carinho e com toda a humildade, e dizer que, nesses quatro meses, farei todo o possível para que Mato Grosso seja bem representado, não tanto quanto o era com o Senador Jayme Campos. Mas tentarei fazer o possível para, pelo menos, imitá-lo na condição de Senador pelo Estado de Mato Grosso.

(Interrupção do som.)

            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - Sr. Presidente, para encerrar, quero, de coração, agradecer-lhe por esta oportunidade.

            Também ao nosso Deputado que acaba de chegar aqui, quero agradecer sua presença, porque também tem sido um esteio na constituição do Estado de Mato Grosso.

            Agradeço a todos, neste momento importante. Estamos aqui presentes para trabalharmos juntos, de mãos dadas, por um Brasil melhor, no soerguimento do Congresso Nacional, do Senado da República, compartilhando com os senhores nas lutas maiores da nossa Pátria, do nosso Brasil e da nossa sociedade.

            Agradeço a todos. Felicidades! Que Deus nos proteja nesta luta que estamos iniciando!


Modelo1 4/20/244:34



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/09/2009 - Página 42379