Discurso durante a 155ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da aprovação, pelo Conselho de Administração da Embrapa, da criação de uma unidade daquela Empresa no Estado do Tocantins voltada para aqüicultura e sistemas agrícolas.

Autor
Leomar Quintanilha (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA AGRICOLA.:
  • Registro da aprovação, pelo Conselho de Administração da Embrapa, da criação de uma unidade daquela Empresa no Estado do Tocantins voltada para aqüicultura e sistemas agrícolas.
Publicação
Publicação no DSF de 15/09/2009 - Página 43349
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, TELEJORNAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DIVULGAÇÃO, INFORMAÇÃO, BRASIL.
  • SAUDAÇÃO, INICIATIVA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), CRIAÇÃO, UNIDADE, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), DESENVOLVIMENTO, AQUICULTURA, SISTEMA, AGRICULTURA, REGISTRO, DADOS, INVESTIMENTO, PREVISÃO, AUMENTO, PRODUTIVIDADE, ESPECIFICAÇÃO, SOJA, ARROZ, CANA DE AÇUCAR, PESCA, MODERNIZAÇÃO, APROVEITAMENTO, RECURSOS HIDRICOS, IMPORTANCIA, PESQUISA CIENTIFICA, CONSOLIDAÇÃO, ECONOMIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PMDB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Mão Santa, que tão bem representa o glorioso Estado do Piauí nesta Casa e no Congresso Nacional, Srs. Senadores, quero também associar-me à manifestação do Senador Suplicy, cumprimentando-o pela felicidade da iniciativa e pelo reconhecimento do valor e da importância que o Jornal Nacional tem para a informação dos fatos que ocorrem no Brasil e fora do Brasil ao povo brasileiro. As minhas homenagens, portanto, às Organizações Globo pelo extraordinário trabalho que faz por meio do Jornal Nacional.

         Venho também a esta tribuna, Sr. Presidente, Srs. Senadores, para trazer uma notícia que considero extremamente alvissareira para o Brasil e particularmente para o meu Estado do Tocantins.

            O Conselho de Administração da Embrapa aprovou, no dia 4 último, a criação de uma unidade daquela Empresa no Estado do Tocantins, voltada para aqüicultura e sistemas agrícolas. A nova unidade da Embrapa será construída em Palmas com recursos do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa. Estão previstos R$12 milhões para a construção das suas instalações físicas, sendo a primeira metade investida ainda neste ano.

            Trata-se, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, da concretização de uma antiga e justa aspiração do povo tocantinense, Estado que possui grande vocação para a agricultura e que tem procurado investir fortemente nessa atividade econômica. Aliás, a agricultura tem se revelado como uma das principais atividades econômicas do Tocantins. Temos ali trabalhos que revelam a competência dos nossos agricultores, obtendo produtividades elevadas, sobretudo na produção de soja, arroz e, agora, também derivando para a produção de cana, com vistas à produção de álcool e açúcar.

            A aquicultura, processo de produção em cativeiro de organismos com habitat predominantemente aquático, tais como peixes, camarões, rãs, entre outras espécies, tem garantido cada vez mais a presença do peixe na mesa do consumidor. Enquanto muitos estoques pesqueiros naturais já se encontram em seu limite máximo de exploração, a produção de pescado pela aquicultura tem aumentado muito nos últimos anos. Atualmente, este é o setor de produção de alimentos de maior crescimento no mundo e o Brasil é um País com grande potencial para o desenvolvimento dessa atividade.

            Aliás, o Tocantins, que detém hoje duas das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil, a do Araguaia e do Tocantins, foi durante muito tempo destino de muitas pessoas do Centro-Oeste e de outras regiões do País que iam visitar os seus rios, atraídos pela abundância de peixes que sempre existiu naquela região. Os seus lagos, que circundavam o baixo Araguaia sobretudo, sempre foram reservatórios riquíssimos e extraordinários da mais variada gama de peixes que alimentou muitas populações com esse extraordinário alimento. E é claro que essa pesca, que foi envolvida com pesca predatória, acabou reduzindo a produção de peixes, sobretudo nesses rios Estou seguro de que a aquicultura, com a criação altamente tecnificada em tanques-rede ou em outros processos modernos, haverá de colocar o Tocantins, em razão de seus recursos hídricos sobretudo, como um dos maiores produtores do Brasil de pescado.

            É indiscutível a importância da pesquisa científica para o aumento da qualidade e da produtividade da agricultura brasileira.

            Os pesados investimentos em ciência e tecnologia caracterizam as nações mais desenvolvidas do mundo, que têm no conhecimento o seu maior patrimônio.

            A Embrapa tem, ao longo da sua existência, contribuído de maneira decisiva para o fortalecimento da atividade agropecuária no nosso País, resultado da qualificação do seu corpo técnico e dos investimentos em tecnologia de ponta. A posição de destaque que ocupamos no cenário econômico mundial como um dos principais países produtores de carne e grãos deve-se, em grande parte, ao suporte científico-tecnológico propiciado pela Embrapa. O agronegócio brasileiro tem dado mostras seguidas do seu potencial, respondendo pela melhora do desempenho da economia brasileira, mesmo em momentos de crise.

            Por essas razões, Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, considero da maior relevância o anúncio da criação da Embrapa Aquicultura e Sistemas Agrícolas no Tocantins, certo de que a presença da Embrapa no nosso Estado marcará uma nova fase da atividade agrícola no Tocantins.

            Veja, Sr. Presidente, que o Tocantins, ainda muito novo, com pouco mais de 20 anos, busca se consolidar, consolidar a sua economia, aproveitando o extraordinário potencial econômico que tem, basicamente centrado na agricultura, na pecuária e, agora, na atividade pesqueira.

            Seguramente, com a presença da Embrapa, com os investimentos científico-tecnológicos, com a pesquisa aplicada que ali será realizada, teremos, por certo, avanço nas condições sociais e, consequentemente, nas condições econômicas e, por decorrência, a melhoria da qualidade de vida, na oportunização da mão de obra no Tocantins, que espera o crescimento do Estado para ter o seu crescimento pessoal.

            Era o que eu gostaria de registrar esta noite, agradecendo a V. Exª pela deferência do tempo concedido.


Modelo1 4/20/246:02



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/09/2009 - Página 43349