Discurso durante a 160ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de encontro do PSDB, DEM e do PTB, na cidade de Barra do Garças, para discutirem sobre a alternância do poder para o próximo pleito eleitoral. Considerações de S.Exa. a respeito da evolução produtiva do Mato Grosso. Satisfação de S.Exa. pelo recebimento de moção de aplauso votada na Câmara de Vereadores para os membros do PTB.

Autor
Osvaldo Sobrinho (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/MT)
Nome completo: Osvaldo Roberto Sobrinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro de encontro do PSDB, DEM e do PTB, na cidade de Barra do Garças, para discutirem sobre a alternância do poder para o próximo pleito eleitoral. Considerações de S.Exa. a respeito da evolução produtiva do Mato Grosso. Satisfação de S.Exa. pelo recebimento de moção de aplauso votada na Câmara de Vereadores para os membros do PTB.
Publicação
Publicação no DSF de 19/09/2009 - Página 45540
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, ENCONTRO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), MUNICIPIO, BARRA DO GARÇAS (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), PARTICIPAÇÃO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), DEMOCRATAS (DEM), DEBATE, ELEIÇÕES, REVEZAMENTO, PODER, SOLIDARIEDADE, REGIÃO SUBDESENVOLVIDA, RIO ARAGUAIA, REIVINDICAÇÃO, INCLUSÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, AMBITO ESTADUAL, AGRADECIMENTO, RECEBIMENTO, HOMENAGEM, QUALIDADE, MEMBROS, COMISSÃO EXECUTIVA.
  • DEFESA, PRIORIDADE, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, BENEFICIO, PACTO, FEDERAÇÃO, ELOGIO, DESENVOLVIMENTO AGRARIO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), PARTICIPAÇÃO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), RESPEITO, MEIO AMBIENTE, RECUPERAÇÃO, AREA, SAUDAÇÃO, PROCESSO, INDUSTRIALIZAÇÃO.
  • APOIO, INDICAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, SECRETARIA, COORDENAÇÃO, POLITICA, CARGO PUBLICO, MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), ELOGIO, VIDA PUBLICA, EX MINISTRO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT) - Sr. Presidente, Srs. Senadores da República, esta é uma manhã feliz porque vim a esta tribuna falar sobre o meu Partido Trabalhista Brasileiro, sobre o encontro que tivemos na cidade de Barra do Garças na semana passada, no sábado, quando aquela cidade fazia tradicional festa anual na exposição agropecuária.

            Lá tivemos a oportunidade de fazer uma reunião entre o PSDB, o DEM e o PTB para fortificar a nossa sigla partidária e, ao mesmo tempo, falar da necessidade que Mato Grosso tem de estudar, de meditar sobre a alternância do poder no próximo pleito eleitoral.

            E ali nós tivemos a oportunidade de conversar com vários companheiros nossos do PTB, que vieram de todas as cidades da região do “vale dos esquecidos”, que é a região de Barra do Garças, principalmente o Baixo Araguaia. Tivemos a felicidade de ouvir aqueles companheiros todos em suas reivindicações e reclamos, porque, verdadeiramente, eles hoje participam do dia-a-dia de uma das regiões mais pobres do Mato Grosso, que é uma região muito distante e que, lastimavelmente, não tivemos ainda a felicidade de vê-la incorporada ao Mato Grosso produtivo, ao Mato Grosso que fez milagre nos últimos anos.

            Mato Grosso é o meu estado, Senador Mão Santa. É um estado que é como a Fênix: ele renasceu das cinzas. É um estado que praticamente não tinha nada. Quando foi divido, nós tínhamos 36 municípios apenas. Hoje, nós estamos com cento e quarenta e poucos municípios, e todos eles pujantes.

            Mas a região mais pobre desse estado nosso ainda é a região do Araguaia, uma região baixa, de terras ainda incultas, terras que precisam ser cultivadas, trabalhadas. Ainda não chegou lá, totalmente, a tecnologia moderna para propiciar maior produção e maior distribuição de riqueza.

            Essa região, na década de 70, recebeu grandes levas de imigrantes do Sul do País, que ali formaram grandes colônias agrícolas - foi a região de Água Boa, Canarana, Xavantina. Todos aqueles municípios grandes, pujantes, estão localizados nessa região. E esse povo teve um período espetacular de desenvolvimento, de crescimento econômico. Ainda tem, mas, na verdade, precisa de muito ainda para mais se desenvolver.

            Barra do Garças, hoje, é uma cidade que já está mudando a sua vocação econômica para a indústria, para a atividade primária, mesmo assim já industrializando seus produtos, mas é uma cidade que ainda precisa muito dos olhos do Governo Federal e do governo estadual para que possa verdadeiramente ser inserida no contexto econômico do Estado de Mato Grosso.

            Mas ali estavam os companheiros daquela região do Baixo Araguaia fazendo seus reclamos, suas reivindicações, pedindo aos Senadores, aos Deputados que, na verdade, olhassem por ela e trouxessem, em nível nacional, os seus reclamos e também as suas reivindicações.

            Naquele momento, ali, usaram da palavra vários Vereadores, inclusive a Vereadora Miriam Lacerda, do PTB, uma competente Vereadora, séria, uma mulher que, na verdade, representa o seu povo com carinho, com respeito e com amizade. E já não é o seu primeiro mandato; ali em Barra do Garças ela já milita por vários mandatos, trazendo sempre uma mensagem de conforto, uma mensagem progressista, uma mensagem de incentivo àqueles que trabalham.

            Inclusive, no dia de hoje, tive a felicidade de receber uma moção de aplauso, votada na Câmara de Vereadores, para os membros do PTB, incluindo a minha pessoa, já que sou, além de Senador, Secretário-Geral do PTB no Estado e da Executiva Nacional; o Deputado Roberto Jefferson, que é nosso Presidente Nacional; o Deputado Norberto Martins, que é o Primeiro-Secretário do PTB Nacional; o Sr. Anderson Xavier, Presidente da Executiva Nacional da Juventude do PTB; o companheiro Altamiro Galindo, Reitor da Unic, também membro do PTB; o companheiro Chico Galindo, Presidente do PTB no Estado de Mato Grosso; e o jovem Niuan Ribeiro Roberto, Presidente da Executiva Estadual junto à Juventude do PTB Estadual.

            Essa moção de congratulação e de aplauso nós queremos agradecer porque se trata da bondade e do carinho que a Vereadora tem pelo nosso Partido. Aliás, o PTB, em Mato Grosso, é uma das siglas que, na verdade, merecem e sempre mereceram o respeito da população daquele Estado, porque os seus representantes sempre tiveram condições de defender as causas maiores daquele Estado e nós sabemos que a região de Barra do Garças sempre teve Câmaras de Vereadores espetaculares, trabalhando na nossa sigla, defendendo a bandeira do PTB e, logicamente, defendendo a bandeira de Getúlio Vargas, que foi, indiscutivelmente, o homem que fez a Marcha para o Oeste. E ela começou exatamente pela cidade de Barra do Garças. Portanto, a marca de Getúlio Vargas, na região de Barra do Garças é muito profunda, porque quando ele mandou uma equipe de técnicos, de políticos para alargar as fronteiras do Brasil, ou seja, a Marcha para o Oeste, ele estava, na verdade, pensando em um Brasil novo, pensando em um Brasil de conquistas de novos territórios, de um pioneirismo que começava alargando as nossas fronteiras, criando oportunidades de colonização e ocupação e assim sucessivamente.

            Portanto, é este o nosso PTB que hoje reflete a imagem de Getúlio Vargas, que foi o nosso fundador e que lá em Barra do Garças traduz a vontade dele por intermédio de um trabalho sério, competente e honrado e que os nossos Vereadores fazem na Câmara Municipal de Barra do Garças. Nós temos três Vereadores naquela Câmara e a Vereadora Miriam foi aquela que fez esta moção de aplauso à Executiva Estadual do PTB.

            Mas não quero parar só por aí, Sr. Presidente. Quero dizer que nosso Partido, em Mato Grosso, é um Partido que tem levado as suas reivindicações com seriedade, com responsabilidade, assim como V. Exª e o Senador Heráclito Fortes fazem aqui, defendendo o seu Estado, com causas maiores e não simplesmente com causas fisiológicas, sempre buscando levantar os valores, mostrando o que se tem feito lá com seriedade e com responsabilidade.

            Acho que todos os Estados que têm assento nesta Casa, todos eles, porque o Pacto Federativo dá a cada Estado três Senadores, todos nós temos que tentar mostrar à União os nossos valores, mostrar aquilo que temos condições de produzir e aquilo que é responsabilidade da União para conosco. O Pacto Federativo tem que valer para todos. Estamos em uma situação hoje que, lastimavelmente, a União, de um tempo para cá, tem dado muito pouca atenção às Unidades Federativas. E tem que dar atenção, principalmente, aos Estados mais pobres, ou seja, aos Estados que estão em franco desenvolvimento, que são os Estados do Centro-Oeste, do Nordeste, da Região Norte do País, porque o resto do País já está resolvido.

            Na verdade, desde 1500, tudo se investe no Brasil Atlântico, no Brasil que está pronto há muito tempo. O que precisamos agora é alargar as fronteiras, fazendo a preservação, evidentemente, como é o caso de Mato Grosso. Mas também temos que dar condições para que se possa, verdadeiramente, trabalhar, lutar e fazer com que esse Estado possa ser incorporado na produção deste País.

            E Mato Grosso é um Estado que não deve nada nesse sentido. É um Estado que há menos de 20 anos era somente cerrados onde não se produzia nada. Hoje, por meio da tecnologia criada pela Embrapa, temos um verdadeiro jardim no Estado de Mato Grosso.

            Quem anda em Mato Grosso, de Cuiabá até Alta Floresta, sente-se como se estivesse andando na região de São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos. Uma região linda, bonita, produzindo tudo - alta produtividade com alta tecnologia. Na verdade, as riquezas de Mato Grosso, hoje, estão inseridas nessa região. É lá que faz com que ocupemos o primeiro lugar na produção de soja do Brasil; é lá que faz com que ocupemos o primeiro lugar na pecuária do Brasil; e também no milho.

            Nós estamos, na verdade, com tecnologia avançada, trabalhando e alargando, logicamente, a nossa produção. Isso sem desmatar áreas novas, porque não precisamos mais tirar uma árvore sequer de Mato Grosso. Temos, sim, que resgatar as áreas que estavam deterioradas, as áreas que já estavam praticamente sem produção, com pecuária antiga. Essas áreas que estamos incorporando à nova agricultura do Estado de Mato Grosso.

            Portanto, quero dizer que o meu Estado tem falado sim ao Brasil. Ele tem dado a sua resposta ao Brasil por meio de brasileiros que saíram do sul do País - Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul - e para lá foram. E além de levarem a sua tecnologia, sua experiência de trabalho, ajudaram-nos a construir um novo Estado.

            Hoje, vai-se na cidade de Sorriso, na cidade de Lucas, na cidade de Mutum, na cidade de Primavera do Leste, enfim, em todas as cidades, é a cidade que tem o melhor índice de qualidade de vida de Mato Grosso. Na verdade, quando se chega a cidade de Sorriso, de Mutum e de Lucas parece que estamos em uma cidade do interior dos Estados Unidos. Portanto, é uma região de extremo progresso, com desenvolvimento de alta tecnologia. Mas precisamos incorporar à riqueza que se produz no Estado de Mato Grosso em regiões de extrema miséria, como é hoje a região do Araguaia.

            Portanto, Sr. Presidente, quero, neste momento, deixar as minhas solicitações a todos aqueles companheiros de todos os partidos que fazem política naquela região do Baixo Araguaia, mas, de forma especial, à nossa Vereadora Miriam Lacerda, que, na verdade, tem feito um trabalho sério, competente e honrado junto ao Vereador Miguelão na cidade de Barra do Garças.

            Meu carinho, meu abraço a todos eles na certeza de que poderemos agora, na reestruturação do nosso Partido, fazer com que tenhamos grandes bancadas, não só nas câmaras municipais, mas também uma bancada importante na próxima legislatura da Assembléia Legislativa de Mato Grosso e também aqui no Congresso Nacional.

            Fica o meu abraço a todos eles na certeza de que nós, juntos, por intermédio dessa agremiação, poderemos fazer um Brasil melhor, um Mato Grosso melhor, um Mato Grosso integrado às riquezas que são produzidas neste País.

            Sr. Presidente, muito obrigado pela oportunidade e deixo aqui o meu abraço a todos os trabalhistas do Brasil. Aliás, na verdade, disse inicialmente que era um dia feliz, porque, na verdade, V. Exª leu a mensagem de um grande trabalhista, de um grande brasileiro, de um homem que é filiado à sigla do PTB e que hoje faz um trabalho muito bonito no Ministério de Relações Políticas do Presidente Lula, que é o Ministro José Múcio, que está sendo indicado para ser Ministro do Tribunal de Contas da União. É um homem competente, honrado, político de escol, é um pernambucano da melhor lavra, um homem que foi candidato a Governador contra Arraes, mas não foi bem sucedido. No entanto, aqui no Congresso Nacional, fez um trabalho espetacular como Deputado Federal. É um homem de fácil acesso, uma pessoa que tem uma cultura espetacular, um intelectual de verdade e que vai substituir outro intelectual, que é o Ministro Vilaça, que fez um grande trabalho quando foi da LBA, no Governo Sarney. Esse homem, na verdade, fez um trabalho muito bom e até hoje Mato Grosso lembra daquilo que ele proporcionou à população pobre e mais distante de Mato Grosso. Hoje vai para o seu descanso merecido depois de um trabalho muito sério, muito competente no Tribunal de Contas da União e depois de um trabalho também sério, tanto que ainda continua na Academia Brasileira de Letras. Mas ele abre a vaga para um trabalhista, um homem competente, honrado, da minha inteira amizade, por quem tenho o maior carinho, que é o Deputado José Múcio Monteiro, que está sendo indicado por esta Casa para que possa ocupar esse cargo no Tribunal.

            Eu desejo a ele, se for aprovado por esta Casa, uma boa estada naquele Tribunal e que possa fazer um grande trabalho pelo Brasil, dando mais humanização ao Tribunal de Contas da União, que, na verdade, precisa estar mais próximo da base para fiscalizar melhor os recursos públicos deste País.

            Portanto, ao Ministro Vilaça, que sai, eu desejo um bom descanso e que possa curtir sua aposentadoria com tranqüilidade; e ao Ministro Múcio Monteiro, que entra, quero crer que estamos escolhendo uma das melhores pessoas que temos no cenário político brasileiro para ocupar essa vaga tão honrosa no Tribunal de Contas da União.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 3/28/2411:18



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/09/2009 - Página 45540