Discurso durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifesta-se contrário a qualquer tipo de restrição ao uso da Internet na legislação eleitoral e perplexo com as amarras colocadas aí pelo Senado.

Autor
Delcídio do Amaral (PT - Partido dos Trabalhadores/MS)
Nome completo: Delcídio do Amaral Gomez
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO ELEITORAL.:
  • Manifesta-se contrário a qualquer tipo de restrição ao uso da Internet na legislação eleitoral e perplexo com as amarras colocadas aí pelo Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 09/09/2009 - Página 42212
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO ELEITORAL.
Indexação
  • REGISTRO, AUSENCIA, PARTICIPAÇÃO, DEBATE, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, MANIFESTAÇÃO, REPUDIO, IMPOSIÇÃO, RESTRIÇÃO, INTERNET, CAMPANHA ELEITORAL, PERDA, INSTRUMENTO, DEMOCRACIA, INTEGRAÇÃO, CLASSE POLITICA, POPULAÇÃO.

            O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu só gostaria de registrar - não tive oportunidade de participar dessa discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), mas, com certeza, neste plenário, vamos ter essa chance - que acompanho, surpreso, as restrições que estão sendo impostas, na legislação eleitoral que vai viger no próximo ano, à Internet, que, sob o meu ponto de vista, é a forma mais democrática e econômica de divulgação e que, mais do que nunca, garante oportunidade a todos, especialmente àqueles candidatos que têm menos estrutura que outros.

            Eu não poderia deixar de destacar, Sr. Presidente, essa minha surpresa e perplexidade com o fato de o Senado colocar uma série de amarras na Internet, que, hoje, talvez, seja o instrumento de mídia social mais extraordinário, que, mais do que nunca, a cada dia, traz mais pessoas, cria toda uma série de possibilidades de integração, de capilarização das nossas ideias, questionamentos, críticas e elogios. É uma oportunidade excepcional para todos os políticos mostrarem suas ideias e debaterem com a população. Por meio desse instrumento poderoso, que é a Internet, os políticos podem debater aquilo que, efetivamente, defenderão e cumprirão ao longo do seu mandato.

            Portanto, vejo com extrema surpresa a maneira como essa questão está sendo conduzida e já aproveito para fazer o registro de que sou contra qualquer tipo de amarra na Internet.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/09/2009 - Página 42212