Discurso durante a 164ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração ao Dia Mundial do Turismo.

Autor
Osvaldo Sobrinho (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/MT)
Nome completo: Osvaldo Roberto Sobrinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. TURISMO.:
  • Comemoração ao Dia Mundial do Turismo.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/2009 - Página 47136
Assunto
Outros > HOMENAGEM. TURISMO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, TURISMO, OPORTUNIDADE, DEFESA, IMPORTANCIA, DIVERSIDADE, RECURSOS NATURAIS, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ELOGIO, POLITICA, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, INCENTIVO, SETOR.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. OSVALDO SOBRINHO (PTB - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Mão Santa, que nos honra com a Presidência desta Casa, um dos Senadores mais operosos - trabalhador, inteligente e intelectual - do Senado Federal; Sr. Nelson de Abreu Pinto, Presidente da CNTur; Srªs Senadoras, Srs. Senadores; senhores que representam o turismo no Brasil e que nos dão a felicidade de estar nesta sessão de hoje em que se comemora o Dia Mundial do Turismo.

            Na verdade, falar em turismo está-se falando em uma das economias mais prósperas do mundo, uma atividade que, ao movimentá-la, incrementamos grande parte da geração de empregos deste País e damos oportunidade a vários setores da economia, ao mesmo tempo em que fazemos as pessoas felizes.

            Esta Casa votou, há poucos dias, um decreto lei, digo, uma lei, no sentido de criar um sistema, tirando os S’s - Sesc, Senac, etc -, que dá oportunidade para especializar mão de obra no turismo e, consequentemente, estimular o turismo neste País. Acredito que foi uma das coisas mais positivas que tivemos neste ano no Congresso Nacional.

            Temos de entender que este País é, acima de tudo, um paraíso a céu aberto. O Brasil, principalmente o meu Estado, tem tudo a oferecer, o que outros países do mundo não têm. Um País que tem quase nove mil quilômetros de praias marítimas. Um País que tem praias fluviais em quase toda sua hinterlândia. Um País que tem uma floresta exuberante como a Floresta Amazônica. Um País que tem um cerrado exótico como o nosso. Um País que tem hidrotermas em quase toda hinterlândia. Mato Grosso, por exemplo, tem as termas de águas quentes, que é um paraíso para aquele Estado. Um País de rios caudalosos, como o São Francisco, o Amazonas e outros rios. Um País que tem rios piscosos como temos é um País que tem de vender bem alto essa fatura que Deus nos deu, essas riquezas que Deus nos deu.

            Na verdade, temos de mostrar ao mundo que este País é o lugar que o mundo precisa conhecer. E para tanto, não podemos falar que temos dificuldade em fazer esse projeto. Por quê? Porque está sobrando dinheiro no mundo para lazer. O que falta é gente que venda bons projetos também, dizendo o que temos de bonito; colocar em nossas Embaixadas a riqueza brasileira, colocar em nossas Embaixadas, e em nossas representações, o que temos aqui, para que o mundo conheça e saiba que elas existem aqui. As riquezas do Pantanal Mato-grossense - acredito que não há lugar no mundo mais bonito que o Pantanal Mato-grossense - ainda com a sua flora e fauna intactas, com os seus corixos, riachos. Na verdade, é uma beleza exuberante que o mundo não conhece e que a gente não mostra também, ou mostramos muito pouco, ou é muito mal mostrado. Então, acredito, senhores e senhoras, que precisamos mostrar este Brasil.

            O turismo é, acima de tudo, como se fala no jargão popular, a indústria sem chaminé. É uma indústria limpa. É uma riqueza que, evidentemente, está por explorar ainda.

            Nós temos tudo, Senador Mão Santa, para vender caro este País lá fora, pela sua exuberância, pelas suas riquezas. Um país como o Japão hoje faz questão de financiar a sua população, principalmente a mais idosa, para que saia do País para conhecer o mundo. Está sobrando dólar naquela região. Está sobrando dinheiro no mundo para lazer, para turismo, para viagens, para passeios, e nós temos que saber explorar isso. Nós temos que vender a nossa riqueza lá fora, mostrar que este é um país onde tem tudo para se fazer, que tem um povo bonito, um povo inteligente, um povo que sabe das coisas, um povo que sabe fazer a sua história. Este Brasil precisa ser mostrado.

            E, hoje, quando se comemora o Dia Mundial do Turismo, é bom relembrar isso, é bom alertar as autoridades, alertar o Congresso Nacional, alertar o Ministério do Turismo para que faça essa atividade pulsar. Aliás, já melhorou muito. Quando tivemos o Ministro Walfrido nessa Pasta, ele realmente deu um salto no turismo brasileiro. Um homem preparado, intelectual. Walfrido Mares Guia eu conheço e, na verdade, ele fez a diferença no Ministério do Turismo.

            Portanto, eu quero crer que nós temos, acima de tudo, condições de fazer com que o mundo olhe para todos nós de forma diferente: a nossa flora, a nossa fauna, a coisa mais linda do mundo. Ninguém tem o que nós temos. Às vezes você vai a outros países e diz: não é aquilo que eu queria ver. No Brasil, não. Diz-se: é aquilo que eu queria ver e muito mais estou vendo.

            No meu Estado de Mato Grosso, nos últimos anos, o Prefeito da capital, Wilson Santos, que é do PSDB, tem feito um esforço espetacular na forma de divulgar o nosso turismo, colocar a sua agência de turismo. Agora nomeou o Secretário Bonilha para tratar não só de assuntos da Copa, mas também de assuntos do turismo.

            O nosso Governador Blairo Maggi, que é do PR, também tem feito um esforço espetacular, colocou um Secretário do Turismo que entende da área, Yuri Bastos Jorge,

            Que está fazendo um trabalho espetacular nessa área também.

            Estou aqui acima dos partidos do meu Estado, porque o que me importa é o meu Estado mostrar suas riquezas, riquezas inexploradas. Eu tenho certeza de que, se nós tivermos condições de divulgar, aquele Estado nosso não vai viver só da soja, nem só da carne, nem só do milho, nem só dos produtos primários, mas nós poderemos vender o que nós temos de mais importante, que são as nossas riquezas naturais e a inteligência do nosso povo.

            Portanto, Sr. Presidente, Srs. ouvintes desta sessão especial, eu quero dizer aqui que eu sou entusiasmado, sou um homem entusiasmadíssimo com as riquezas do meu Estado e do meu País. E essa diversidade que oferecemos, principalmente em Mato Grosso, na zona do serrado, na zona da Floresta Amazônica, na zona do Pantanal, nas praias fluviais, eu tenho certeza de que é algo que temos que começar a dar um destaque especial, para que o mundo possa conhecer, e que o Brasil também possa conhecer as suas riquezas internas.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. Parabenizo a todos aqueles que fazem esse trabalho de divulgação do turismo e que fazem essa atividade ficar cada dia mais pujante neste País tão gigante também.

            Muito obrigado. 


Modelo1 4/19/2412:54



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/2009 - Página 47136