Discurso durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Informa a presença do Sr. Ministro Edison Lobão na Comissão de Infraestrutura para esclarecer a questão do pré-sal.

Autor
Wellington Salgado (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: Wellington Salgado de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Informa a presença do Sr. Ministro Edison Lobão na Comissão de Infraestrutura para esclarecer a questão do pré-sal.
Publicação
Publicação no DSF de 10/09/2009 - Página 42686
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, PRESENÇA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), COMISSÃO, INFRAESTRUTURA, SENADO, ESCLARECIMENTOS, PROJETO, MODELO, PARTILHA, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, RESERVATORIO, SAL, RESULTADO, APERFEIÇOAMENTO, EXPERIENCIA, PAIS ESTRANGEIRO.

            O SR. WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA (PMDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é só para dizer que hoje nós tivemos a visita do Ministro Edison Lobão, do nosso Partido, do meu Partido e do Partido de V. Exª, na Comissão de Infraestrutura, que veio esclarecer, durante cinco horas, a questão do pré-sal. Segundo o ex-Ministro e Senador Dornelles, foi uma das grandes explanações que já ele vivenciou nesta Casa e que ele teve experiência de participar.

            Alguns Senadores estavam presentes - alguns, não, vários, só que entramos e saímos, porque havia as demais comissões; o Senador Flexa estava presente também - e foi muito esclarecedor a apresentação do Ministro Senador Edison Lobão. 

            S. Exª, inclusive, tirou algumas dúvidas que eu ainda tinha a respeito da questão do pré-sal. Eu, ontem, já estava propenso a acompanhar o Governo e depois de hoje estou convicto da boa intenção desse projeto e de quanto ele será excepcional para o Brasil, mostrando que o novo modelo já é um modelo implantado em vários países. Não é uma criação do Brasil esse modelo da partilha. Vários países no mundo já utilizam esse modelo. Muitos achavam que era uma invenção do Ministro, do Governo Lula, da Ministra Dilma, e não é. Nada mais é do que um aperfeiçoamento das demais experiências que existem mundo afora.

            Isso demonstra que a riqueza de um país tem que estar na mão do país. Não se pode simplesmente deixar que empresas venham aqui, peguem a nossa riqueza que é o petróleo e utilizem, tendo um lucro estupendo, e que não seja esse lucro investido na Nação brasileira. Então, foi muito esclarecedor.

            Eu queria só deixar claro aqui para as pessoas que também estão assistindo à TV Senado. E se tiverem oportunidade - com certeza vai repetir - assistam a explanação do Ministro Lobão na TV Senado, porque vai ser bem esclarecedor. Algumas partes eu perdi porque estava presidindo a CCJ, mas, com certeza, vou voltar e assistir toda a apresentação do Ministro.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/09/2009 - Página 42686