Discurso durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do recebimento por S.Exa. do título de cidadã de Alto Taquari/MT e de agenda cumprida por S.Exa. naquele Município.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA. ESTADO DE MATO GROSSO (MT), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • Registro do recebimento por S.Exa. do título de cidadã de Alto Taquari/MT e de agenda cumprida por S.Exa. naquele Município.
Publicação
Publicação no DSF de 14/10/2009 - Página 51325
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA. ESTADO DE MATO GROSSO (MT), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SESSÃO SOLENE, CAMARA MUNICIPAL, RECEBIMENTO, TITULO, CIDADÃO, MUNICIPIO, ALTO TAQUARI, ENTREGA, VOTO, CONGRATULAÇÕES, BRAVURA, POLICIAL MILITAR, ESTADO DE GOIAS (GO), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), EMPENHO, PRISÃO, ASSALTANTE, AGRADECIMENTO, TRABALHO, DELEGADO DE POLICIA.
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, INAUGURAÇÃO, INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL, ATENDIMENTO, CRIANÇA, HOMENAGEM, PROFESSOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), OPORTUNIDADE, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL.
  • IMPORTANCIA, UNIÃO, CLASSE POLITICA, MUNICIPIO, ALTO TAQUARI, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, SAUDAÇÃO, PREFEITO, VEREADOR.
  • DEFESA, DESCENTRALIZAÇÃO, POLITICA, RECURSOS, SETOR PUBLICO, DESTINAÇÃO, MUNICIPIOS.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Obrigada. Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o início da nossa sessão hoje foi marcado pela palavra do primeiro orador, educador e Senador Cristovam, que lembrou a todos nós o dia de ontem, o Dia da Criança, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Dia da Leitura. Ele fez um arrazoado muito interessante, que chamou a minha atenção, pessoalmente, com relação a um problema que nós achamos - tanto ele, quanto eu e muitos de nós - da maior relevância para o Planeta Terra, que é a questão das mudanças climáticas.

            Muitos de nós achamos que, às vezes, jogar uma latinha de refrigerante na rua não tem importância, que jogar um copo descartável num lugar indevido não tem importância, que cortar uma árvore, jogar lixo no mar ou no rio, que nada disso tem importância.

            É aquela velha história: o oceano existe porque gotinha por gotinha d’água o constitui. Então, tudo o que nós fizermos que maltrate a natureza, com certeza, fará com que a natureza se rebele contra nós. E ela é brava, ela é muito brava. Os tsunamis, os Katrinas e Santa Catarina estão aí. Talvez nós aqui no Distrito Federal, eu em Mato Grosso pensemos: “Mas aqui nem mar há. Qual o problema? Nós não vamos ter problemas dessa ordem”. Podemos ter e talvez mais ferozes do que os próprios Katrinas ou tsunamis. Não será invasão de mar. Mas existem outras formas tão violentas ou mais ainda que podem nos atacar.

            Então, a corresponsabilidade é de cada um de nós. Cada um de nós adultos, cada um de nós jovens, das nossas crianças, que precisam ser orientadas, no dia a dia da sua família e da sua escola, pela educação no sentido de que a proteção do meio ambiente é uma causa de cada um de nós, dos menores aos maiores atos... Mas nós voltaremos a falar desse assunto em um outro momento.

            Hoje, cumpro o compromisso que tinha assumido com os meus amigos e as minhas amigas do Município de Alto Taquari, que me homenageou há poucos dias com o honroso título de cidadã. É terra de um povo hospitaleiro e trabalhador, que fica no extremo leste mato-grossense, entre duas grandes bacias fluviais: a da Prata e a do Tocantins. Bonito mesmo em Alto Taquari é seu povo, que recebe sempre seus convidados com muita alegria, com muita confraternização.

            Convido todos os brasileiros e brasileiras a visitar Alto Taquari e constatar o que estou afirmando.

            Participei de uma sessão solene na Câmara Municipal para receber o título de cidadã taquariense e participei também da entrega de moção de aplausos e congratulações por bravura aos policiais militares de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso que lá foram homenageados por ocasião de terem participado de forma integrada as Polícias dos três Estados, num grande, quase cinematográfico assalto que houve na cidade há poucos meses. As Polícias dos três Estados levaram dez dias, inclusive tocaiados nas matas, para conseguir debelar o assalto e realmente prender os assaltantes.

            Nessa cerimônia foram entregues aos Comandantes Militares e ao Delegado de Polícia local, Dr. João Borges, moções honrosas de agradecimento pelo empenho e trabalho realizado no desfecho desse assalto.

            Agora, com muito orgulho, também sou cidadã de Alto Taquari, nesse gesto generoso do meu querido amigo Fábio Garbujo e do meu grande companheiro Marco Aurélio. Esse título foi aprovado pela unanimidade dos Vereadores e Vereadoras e representa muito em minha biografia. Agradeço, realmente, essa deferência, que guardarei comigo para sempre.

            Saúdo também, aqui, o Capitão Fernando, Comandante de Polícia da região.

            Aliás, um dos momentos mais emocionantes que vivi em Alto Taquari foi ter participado da inauguração do Centro Educacional Infantil Professora Maria Auta de Medeiros, um prédio moderno, muito bonito e importante para nossas crianças, como, aliás, tudo em Alto Taquari.

            A família da professora Maria Auta, emocionada, lá esteve assistindo a tudo o que foi dito e às homenagens feitas a respeito de todos os feitos de Dona Maria Auta. Dona Tica, sua filha, representou a família e falou do trabalho que há dezenas de anos realizou a professora Maria Auta.

            Esta semana, temos o Dia do Professor, e faço aqui a minha homenagem aos professores de Mato Grosso também em nome de Maria Auta, que há quarenta anos dava aula, era a merendeira, era a faxineira da escola e fazia todos os trabalhos além daqueles pertinentes, não importando as dificuldades com que convivia à época, lá no Município.

            O que nos chama a atenção em Alto Taquari é a união da classe política. É o Prefeito Maurício e os Vereadores e as Vereadoras dos mais diversos partidos, trabalhando em prol do desenvolvimento do Município, desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental. É bonito ver que lá eles esquecem as divergências políticas e se unem de fato.

            Exemplo disso foi a construção dessa escola, que contou com o empenho decisivo do ex-Prefeito Lairto Sperandio. Lairto Sperandio não estava preocupado se o Prefeito que assumiu, que estava assumindo, era Maurício. Ele simplesmente ajudou da forma como pôde, e isso foi decisivo para que esse centro educacional - é um centro educacional fantástico - fosse realmente construído no tempo recorde em que foi, nas condições em que foi construído. Parabéns ao Maurício, parabéns ao Lairto.

            Agradeço especialmente ao Prefeito Maurício de Sá, que, aliás, nos emocionou com seus agradecimentos. Obrigada, Prefeito Maurício e a sua esposa, pela imensa generosidade.

            Da solenidade na Câmara Municipal, agradeço as presenças de todos e todas, registrando as participações do Ilmº Dr. Wagner Plaza, Juiz de Direito da Comarca de Alto Taquari; do Vereador Ariovaldo, do DEM; da Vereadora Cristine, uma mulher de discurso determinado e firme; do Vereador Eudes, do PSB; do João Fábio, do PSDB; do Marco Antonio, do PDT; do meu companheiro Vereador Marco Aurélio, figura importantíssima e nosso guerreiro pelas boas causas; do meu amigo querido, o Vereador Mário Donizetti, do PR; da Vereadora Vânia Regina. Vânia, você, que preside a Câmara, é uma Vereadora do DEM, mas estava lá, firme, colocando sua postura de mulher consciente diante da Presidência da Câmara de Vereadores do nosso Município de Alto Taquari. Agradeço ainda a presença do Zulmiel Barbosa, do PSB; enfim, de todos e todas que participaram. Que Deus os proteja, a todos e todas de Alto Taquari. Sou taquariense de fato e de direito, com muito orgulho.

            Parabenizo o Legislativo de Alto Taquari pela atitude de reconhecimento aos policiais e a todos os envolvidos durante - como já falei - as perseguições que duraram mais de dez dias a um assalto que parecia interminável.

            Agradeço também o carinho com que fui recebida pela Presidente da Câmara, a Vereadora Vânia Regina, em sua residência. Lá tive a felicidade de ver e ouvir o Edis, acompanhado do Vilson, que cantaram e encantaram a todos nós com seu canto.

            Srªs e Srs. Senadores, às vezes parece que não é importante ressaltarmos o trabalho dos munícipes. Digo sempre: sou municipalista por excelência, porque é lá no município que os problemas estão, é lá no município que as pessoas vivem e moram, é lá no município que as pessoas sabem onde está o problema na escola, no posto de saúde, o buraco na rua, a falta de condições, a ponte que caiu, a estrada vicinal que não permite que o pequeno produtor rural - o grande também, mas especialmente o pequeno - consiga escoar seus produtos para a cidade e lá vendê-los, é lá que estão os problemas bem concretos, é lá que a população vive e mora, e as autoridades de lá são as que têm condições de resolver, com a rapidez necessária, os problemas existentes.

            E é muito mais difícil, é óbvio, chegar ao Governador do Estado, ao Presidente da República, à Senadora, ao Senador, ao Deputado Federal ou Estadual, mas é muito fácil chegar ao Vereador, à Vereadora, ao Prefeito, no Vice-Prefeito, às autoridades partidárias da localidade. É muito fácil chegar às lideranças da localidade. Por isso, defendemos que, cada vez mais, consigamos descentralizar a definição de políticas públicas para os municípios e, principalmente, de recursos também.

            Sei que o nosso Presidente Lula e a nossa Ministra Dilma Rousseff, quando pensaram o Programa Luz para Todos, por exemplo, pensaram realmente na localidade, pensaram no município, naquele cidadão, naquela cidadã que estava na área rural, no pequeno produtor rural, com parquíssimas condições de produção e que não tinha a menor possibilidade, nem em sonho, de ver um dia um bico de luz acendendo, uma geladeira sendo ligada em uma tomada, uma pequena máquina de produzir farinha ou de produzir pão ou de produzir macarrão, enfim, uma máquina movida por energia elétrica. E, hoje, o Luz para Todos, pelo menos em meu Estado de Mato Grosso, está chegando de ponta a ponta, e vamos decretar lá, sim, Presidente Lula, Ministra Dilma Roussef, escuridão zero. Se Deus quiser e o projeto continuar da forma como está indo, em dezembro de 2010 teremos o programa cumprido praticamente na sua integralidade em nosso Estado de Mato Grosso. E isso nós estamos buscando, com a certeza de que será possível concretizar.

            Tudo isso sem falar na alimentação escolar, um programa tão importante, mas de que não posso falar agora, na federalização das estradas de Mato Grosso, na telefonia celular. Havia 53 municípios sem telefonia; hoje, são apenas oito. Enfim, são questões importantes, que só não dá valor quem já as tem; quem não as tem, com certeza, valoriza, e muito.

            E essas políticas macro estão sendo concretizadas no Brasil, como um todo, e em Mato Grosso principalmente, porque lá é que eu posso conhecê-las.

            Muito obrigada, Sr. Presidente.


Modelo1 4/18/248:20



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/10/2009 - Página 51325