Discurso durante a 188ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem póstuma ao Ex-Governador e Ex-Senador Gilberto Mestrinho, falecido no dia 19 de julho deste ano, em Manaus-AM.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem póstuma ao Ex-Governador e Ex-Senador Gilberto Mestrinho, falecido no dia 19 de julho deste ano, em Manaus-AM.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/2009 - Página 54471
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, GILBERTO MESTRINHO, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), EX PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, EX-DEPUTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), EX PRESIDENTE, COMISSÃO MISTA, ORÇAMENTO, LUTA, APROVAÇÃO, SENADO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, OBRIGATORIEDADE, EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, CONTRIBUIÇÃO, DEMOCRACIA, VITIMA, CASSAÇÃO, MANDATO, DITADURA, REGIME MILITAR, REGISTRO, ATUAÇÃO, DEFESA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, REGIÃO AMAZONICA, DESENVOLVIMENTO, SUPERINTENDENCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS (SUFRAMA), DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Arthur Virgílio, que preside esta sessão de homenagem ao grande homem público Gilberto Mestrinho e que fez aqui um verdadeiro e histórico pronunciamento; Senador Jefferson Praia; Senador João Pedro; Senador e Deputado João Thomé Mestrinho, filho de Gilberto Mestrinho, que foi também nosso companheiro na Câmara dos Deputados e no Senado Federal; Sr. Luiz Carlos Mestrinho, também filho daquele querido amigo; Srª Maria Raposo, filha do Mestrinho; Srª Leila Raposo, também filha daquele grande amigo; familiares; amigos; Srªs e Srs. Senadores; Srªs e Srs. Deputados - nesta sessão de homenagem, vi o Deputado Pauderney Avelino, o Deputado Pércio Ramos, a Deputada Rebecca Garcia -, como Líder do PMDB, Senador Arthur Virgílio, quero, sinceramente, em nome de todos os nossos companheiros de bancada, homenagear esse que foi um dos mais importantes quadros do nosso Partido. Gilberto Mestrinho foi uma das pessoas mais amigas e solidárias que conheci. Tive a sorte e o grato privilégio de sua companhia no Senado por muitos anos e de privar de sua amizade pessoal, inclusive. Com seu carisma, com sua simpatia, Gilberto Mestrinho não precisava fazer qualquer esforço para ser querido e respeitado.

            Mestrinho nasceu em Manaus em 1928. Como já foi dito aqui pelo Senador Flexa Ribeiro, é filho de mãe indígena e de pai cearense. Merecidamente, é reconhecido como um grande líder político brasileiro, tendo se destacado pelas ações em defesa da democracia, da liberdade e dos mais humildes e pelo desenvolvimento do Estado do Amazonas. Mestrinho foi um homem que amou a vida e que, corajosamente, enfrentou hipocrisias.

            O emocionado discurso do Senador Arthur Virgílio é a melhor radiografia, a melhor fotografia do homem Gilberto Mestrinho. Arthur e Mestrinho tiveram - o Senador José Agripino já disse aqui, e sou testemunha disto - encontros, desencontros, mais encontros que desencontros, e posso testemunhar o respeito que o Arthur tinha pelo Mestrinho e o carinho e o respeito que o Mestrinho também tinha pelo Senador Arthur.

            A trajetória de Gilberto Mestrinho foi brilhante e completamente honrada. Prestou relevantes serviços ao seu Estado natal e ao Brasil. Foi Prefeito de Manaus ainda muito moço, aos 26 anos de idade, foi Deputado Federal, Senador e Governador do Amazonas por três vezes. Mestrinho era um hábil político, tinha o melhor relacionamento com todos nós. Perseverante, determinado, estudioso, culto, Mestrinho foi sempre um patriota. Ninguém, na nossa Bancada, foi mais importante e mais influente do que o Senador Gilberto Mestrinho.

            Aqui, no Congresso, Gilberto Mestrinho presidiu, por três vezes consecutivas, com muito zelo e com muita competência, a mais importante de todas as Comissões, que é a Comissão Mista de Orçamento. Gilberto Mestrinho conhecia e dominava, como poucos, as intrincadas questões orçamentárias. Defendeu mudanças, mudou aquela Comissão, deu-lhe transparência, e, por tudo isso, merece o respeito de todos nós.

            Aqui, juntamente com o Senador Antonio Carlos Magalhães, Gilberto Mestrinho ajudou a aprovar uma importante proposta de emenda à Constituição que, infelizmente, não avançou na Câmara dos Deputados, que fazia uma mudança fundamental na Lei de Meios, na Lei Orçamentária, e a tornava impositiva, o que seria, indiscutivelmente, uma coisa muito boa para o Parlamento e para o Brasil.

            Democrata convicto, sua carreira política sofreu, muitos já o disseram, com o golpe de 1964. Ficou afastado por longos dezenove anos. Essa injusta perseguição ideológica não afetou o prestígio de Gilberto Mestrinho com o povo, com nosso Partido, porque Gilberto Mestrinho foi sempre um grande brasileiro.

            No seu retorno à vida pública, elegeu-se Governador do Amazonas em 1983 e em 1994. Foi Senador de 1999 a 2007. Nas eleições de 2008, já com 80 anos de idade, doente, Gilberto Mestrinho ainda desempenhou um papel decisivo nas eleições do seu Estado.

            Coerência e firmeza em suas posições políticas e coragem e disposição para enfrentar assuntos polêmicos eram características marcantes de sua atuação. Gilberto Mestrinho tinha lado, sempre teve lado; sempre foi um político afirmativo. Posso me lembrar, inclusive, da defesa que Gilberto Mestrinho fazia da soberania do Brasil na Região Amazônica e do manejo sustentável quando a moda era o preservacionismo pura e simplesmente.

            Durante sua vida, manteve uma luta permanente pelo desenvolvimento de Manaus, pelo polo industrial de Manaus, que tem sido o esteio da economia amazonense nas últimas décadas. Trabalhou por emprego, por segurança pública, por saúde, por moradia e por escola para seu povo. Poucos fizeram tanto pelo Amazonas como Gilberto Mestrinho.

            Gilberto Mestrinho foi um exemplo de vida. Tinha muita sensibilidade social e dedicou boa parte do seu tempo trabalhando pelos caboclos e pelos ribeirinhos.

            Gilberto, aqui também já falaram isso, era um humanista. Não me ocorre, Senador Arthur Virgílio, melhor definição para esse querido amigo e homem público que nos deixou. Estamos órfãos de Gilberto Mestrinho, de seu otimismo invencível, de sua admirável sagacidade política e de sua incomparável compreensão dos fatos. Também estamos órfãos das lições diárias de sabedoria que Gilberto Mestrinho nos dava. Mestrinho era um político sempre presente. Tinha invariavelmente uma palavra inteligente e bem humorada para expressar sua exata compreensão da realidade que nos cerca. Sofria com as pequenas e grandes misérias humanas que tanto atormentavam todos.

            Pensar que ainda há tanto por fazer lembra-nos que Gilberto Mestrinho era imprescindível nesse esforço. Ele faz muita falta não apenas à família e aos muitos amigos que deixou, sobretudo ao Amazonas, à Amazônia, ao Senado Federal e ao cenário político brasileiro como um todo.

            Foi político exemplar. Quantos não foram os episódios históricos cujas orientações apontadas por Mestrinho foram seguidas por todos nós? Mestrinho tinha sinceridade e firmeza de caráter. Como eu disse no início, ele era um dos melhores quadros do PMDB, tendo presidido o Partido no Amazonas por mais de vinte anos e tendo cumprido, nacionalmente, tarefas relevantes para o Partido, que ajudou a construir e que muito ajudou a fazê-lo grande.

            Desta tribuna, que, muitas vezes, ele usou para defender a Amazônia e o povo amazonense, expresso meu humilde reconhecimento e minha reverência pelo bem que fez ao País e pelas vigorosas lições de vida que deixou para todos nós. Como eu dizia, foram lições de coragem, fraternidade, lealdade, dignidade, transparência e invulgar sabedoria.

            Chamavam-no, com muita justiça, de professor. Mestrinho foi sempre um extraordinário professor, um mestre, um professor da boa convivência, do otimismo, da bondade. Era de excepcional talento político. Foi maestro do Senado, maestro de todos nós e baluarte da causa pública para todo o sempre. É um dileto amigo que se foi e que deixou em todos nós muita saudade. Todos nós, seus amigos, sua família, vamos honrar seu legado humano e político, como forma de compensar, Senador Arthur Virgílio, essa dolorosa ausência.

            Era, em poucas palavras, o que eu tinha de falar desse grande homem público, desse grande patriota, desse grande brasileiro, que foi meu amigo Senador Gilberto Mestrinho.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)


Modelo1 4/25/247:44



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/2009 - Página 54471