Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do ex-Senador Alberto Silva.

Autor
Delcídio do Amaral (PT - Partido dos Trabalhadores/MS)
Nome completo: Delcídio do Amaral Gomez
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do ex-Senador Alberto Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 30/09/2009 - Página 47725
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ALBERTO SILVA, DEPUTADO FEDERAL, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), ENGENHEIRO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, CONHECIMENTO, INFRAESTRUTURA, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, ENERGIA, DEBATE, Biodiesel.

            O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero fazer coro às palavras do Senador Paulo Paim, meu companheiro e amigo, e registrar também aqui a grande figura que era o Senador Alberto Silva. Foi Deputado, foi Governador, foi Senador, mas, acima de tudo, engenheiro, e engenheiro piauiense, formado em Itajubá, Minas Gerais, uma das melhores escolas de engenharia deste País, um conhecedor da infraestrutura brasileira, um grande conhecedor da área de energia.

            Eu estava ouvindo o Senador Paim falar: um dos primeiros Parlamentares que trataram da questão de biocombustíveis - cana, mamona, biodiesel - foi o Senador Alberto Silva. E o mais importante, meu caro Presidente, Senador Jefferson Praia: um homem que sonhava, um homem ousado nas suas ideias. Em tudo que o Senador Alberto Silva fez, ele não trazia só a experiência como administrador, como Parlamentar e como engenheiro, mas a de um grande brasileiro que queria projetar o seu País e o seu Estado, o Piauí, cada vez mais. Inovador, às vezes até polêmico. Mas os grandes realizadores são polêmicos. Por isso, eles acabam fazendo, porque eles são arrojados, eles arriscam, eles têm ousadia.

            Então, eu não poderia deixar de registrar aqui a minha solidariedade, o meu carinho, o meu respeito. E gostaria de cumprimentar todos os familiares do Senador Alberto Silva. O Piauí e o Brasil perdem um grande homem público.

            Aproveito para cumprimentar também os Senadores do Piauí, agora presentes em Teresina nas cerimônias fúnebres, a Bancada do Piauí na Câmara dos Deputados, e me solidarizar neste momento difícil que toda população piauiense enfrenta com o falecimento do nosso querido Senador Alberto Silva. E, em nome do povo do meu Estado de Mato Grosso do Sul, mais do que nunca, orar junto à família do Senador Alberto Silva e deixar aqui as minhas lembranças, o nosso carinho e, acima de tudo, o nosso respeito por mandatos dignos de uma das melhores personalidades que tive oportunidade de conhecer.

            Muito obrigado, Senador Jefferson Praia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/09/2009 - Página 47725