Discurso durante a 213ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de apoio a dois projetos dos quais S.Exa. é Relatora na CE, destacando a contribuição do ensino das artes para a formação da cidadania.

Autor
Rosalba Ciarlini (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: Rosalba Ciarlini Rosado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. CAMARA DOS DEPUTADOS. POLITICA CULTURAL.:
  • Manifestação de apoio a dois projetos dos quais S.Exa. é Relatora na CE, destacando a contribuição do ensino das artes para a formação da cidadania.
Publicação
Publicação no DSF de 18/11/2009 - Página 59606
Assunto
Outros > HOMENAGEM. CAMARA DOS DEPUTADOS. POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RAMEZ TEBET, SENADOR, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • APOIO, REPUDIO, MARIO COUTO, SENADOR, IMPEDIMENTO, APOSENTADO, ENTRADA, GALERIA, CAMARA DOS DEPUTADOS.
  • REGISTRO, PRESENÇA, PREFEITO, MUNICIPIO, GOVERNADOR, DIX-SEPT ROSADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, ORADOR, QUALIDADE, EX PREFEITO, MUNICIPIO, MOSSORO (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), CRIAÇÃO, TEATRO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, MUSICA, INCENTIVO, EDUCAÇÃO, INTEGRAÇÃO, CULTURA.
  • REGISTRO, VISITA, ORADOR, EXPOSIÇÃO, ARTES PLASTICAS, SENADO, DIVULGAÇÃO, TRABALHO, PINTOR, ESCULTOR, BRASIL.
  • DEFESA, QUALIDADE, RELATOR, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, ESTABELECIMENTO, OBRIGATORIEDADE, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, EDUCAÇÃO BASICA, EXIBIÇÃO, FILME NACIONAL, INCENTIVO, OPINIÃO, FORMAÇÃO, JUVENTUDE, PROJETO, SATURNINO BRAGA, EX SENADOR, INCLUSÃO, DISCIPLINA ESCOLAR, ARTES, ENSINO, MUSICA, ARTES PLASTICAS, ARTES CENICAS, CRESCIMENTO, ALUNO, RESPEITO, DIREITOS, CRIANÇA, COMPROMISSO, PAZ.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª ROSALBA CIARLINI (DEM - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente. Antes de iniciar o meu pronunciamento desta tarde, eu gostaria, aqui, de também dizer ao Senador Valter Pereira, que tão bem fez a sua homenagem ao Senador Ramez Tebet, aquele cidadão de bem, que só cultivou amizades, atenções, lutas em defesa da democracia e da cidadania do povo... Então, quero me associar a todos os Senadores que aqui fizeram os seus apartes ao pronunciamento do Senador Valter Pereira, também dizendo do respeito, da admiração. Eu não era Senadora ainda, mas todo o Brasil ouvia, conhecia o grande trabalho, o grande homem que foi Ramez Tebet.

            Eu queria também aqui me associar ao Senador Mário Couto em mais essa notícia, Senador Mão Santa, que realmente nos deixa a todos indignados: proibir os aposentados, homens e mulheres de cabelos prateados, homens e mulheres que passaram toda a sua vida de luta, de trabalho, e que agora estão numa luta, já de tanto tempo, por algo que é um direito que eles têm, de receber pelo que eles contribuíram, algo com que, quando chegassem na sua velhice, quando chegassem na hora do descanso, pudessem ter tranquilidade.

            Por essa luta, aqui nós já fizemos vigília, já estivemos em marcha, e o Governo, de forma insensível - insensível! -, ainda, há quanto tempo lá na Câmara, segura a votação, porque o Senado já fez a sua parte: nós aprovamos os projetos do Senador Paim, que por aqui passaram.

            E a Câmara, a grande maioria da base do Governo, vem protelando essa decisão, tão importante para milhões e milhões de brasileiros. E agora, com essa informação de que estão proibidos de entrar?! Não é possível. Eu não acredito que o Presidente da Câmara, o Deputado Michel Temer, tome uma atitude assim, tão... Não são baderneiros, não são pessoas que estejam para promover qualquer tipo de distúrbio. Eles estão ali tentando assistir à sessão, querem, unidos, observar o Plenário da Câmara dos Deputados, até para saber quem é quem, quem está a favor e quem está contra um projeto tão importante, de grande alcance social, que é fazer com que a aposentadoria volte a ter o seu valor. O que eles pedem é tão pouco - 5% -, mas o Governo não quer dar. Querem a quebra do Fator Previdenciário, mas o Governo também está negando. Espero que tudo isso seja solucionado, que realmente eles possam assistir aos trabalhos. Já que estamos aqui falando em liberdade, já que estamos falando em democracia: a democracia tem de começar dentro de casa, não é só da boca para fora, ela tem de ser real. E os idosos participarem de uma sessão na Câmara Federal é democrático. Então, em nome da democracia, queremos que se respeite o direito e a liberdade do povo brasileiro.

            Quero também aqui fazer o registro de que se encontra nas galerias a Prefeita - e amiga - Lanice, lá da cidade de Governador Dix-Sept Rosado, cidade que fica na minha região; fica bem próxima à cidade de Mossoró e recebe esse nome - Governador Dix-Sept Rosado -, porque por aquela terra passou o ex-Governador Dix-Sept Rosado, que muito marcou a vida e a história desse povo. Queria, então, registrar a presença da Prefeita Lanice, que vem a Brasília mais uma vez em busca de apoio para emendas e para ações que podem ajudá-la a desenvolver um trabalho que eu sei que é o seu sonho, a sua vontade. Ela sabe que conta conosco para que possa realmente fazer transformações, possa fazer com que sua cidade tenha mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para o seu povo. Ao seu lado estão também o Vice-Prefeito e Vereadores, que acompanham a Prefeita para ajudá-la nesse trabalho.

            Mas, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, todos nesta Casa conhecem a minha atuação firme e determinada em relação aos projetos da área social, sobretudo aqueles ligados às áreas da criança e da saúde, que são a minha formação.

            Nas áreas da educação e da cultura, minha atuação é, da mesma maneira, proativa, dedicada, sempre na defesa dos projetos que representem um futuro melhor para as pessoas. E eu não tenho dúvidas de que não conseguiremos chegar a um futuro melhor se não investirmos de maneira prática e objetiva em ações efetivas na educação.

            Eu vivi essa experiência quando fui Prefeita de Mossoró.

            Naquela oportunidade, entre tantas ações sociais que pude plantar em benefício da comunidade, a que mais me comoveu, pelos resultados positivos, foi o estímulo dado à educação sem distanciá-la da cultura, foi o estímulo que pude dar na área cultural que resultaram em evidentes avanços para a educação.

            Transformei a estação ferroviária antiga e abandonada na Estação das Artes, criando ali um espaço para as mais diversas manifestações culturais da cidade. E não se tratava apenas de criar um espaço, mas de estimular o interesse por manifestações culturais desde a escola, com festivais folclóricos, com exposições, com a valorização da leitura, com a dança, com a música, com todas as formas de expressão, para que os jovens e as crianças pudessem entender que, com a cultura, estavam, cada vez mais, reforçando seus passos no caminho da educação.

            Também criei o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. Aliás, não apenas criei, mas construí o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, que é modelo para todo o nosso Nordeste. Senador Mão Santa, V. Exª precisa ir conhecê-lo, o convite já foi feito; precisa conhecer a nossa região, a região da sua família, que é Açu, e aproveitar e dar uma chegada a Mossoró para conhecer o Teatro Dix-Huit Rosado, que foi feito com muito carinho e muita dedicação, com uma estrutura moderna, com a parceria decisiva da Petrobras. Ali eu ia quase todos os dias, porque sabia que lá estava o espaço que nos permitiria, cada vez mais, potencializar todo o movimento cultural, toda aquela vocação natural que já existia na cidade e que nós estimulávamos e apoiávamos por meio das mais diversas ações que passavam pela escola - foram desenvolvidos projetos culturais na escola, como Cordel na Escola, salões de pintura, uma moderna biblioteca, inclusive restaurando e transformando prédios que eram antigos e que poderiam ser, a qualquer momento, destruídos, apagando a marca da história de uma época da cidade.

            Criei a Escola de Música, o Auto e o Cortejo Cultural da Liberdade, além da Cidade Junina e do Festival Folclórico. Então, todos esses eventos, todo esse trabalho, todas essas ações voltadas para a valorização, o apoio, o incentivo e o estímulo à cultura fizeram com que o nosso Município fosse reconhecido, no Rio Grande do Norte, como a sua capital cultural.

            Mas o motivo que me traz à tribuna nesta tarde, Srªs e Srs. Senadores, é o fato de hoje ter podido reviver a experiência de participar diretamente de ações efetivas que poderão representar muito para os brasileiros.

            Primeiro, quero aqui abrir parênteses para dizer que hoje tive oportunidade de estar na exposição de pintores de todo Brasil, pintores e escultores - é uma ação que este Senado realiza. Cada Senador indica um artista do seu Estado, que aqui traz a sua peça, o seu quadro, a sua pintura, para que o Brasil deles tome conhecimento. O Senado apóia e ajuda a divulgar esses trabalhos e, assim, podemos, cada vez mais, reconhecer os valores e descobrir grandes talentos que existem pelo nosso Brasil.

            Começamos o dia pela exposição e, depois, chegando à Comissão de Educação, fui relatora de dois projetos muito importantes: um, do Senador Cristovam Buarque e, outro, do ex-Senador Saturnino Braga.

            O projeto do Senador Cristovam, sobre o qual apresentei o meu parecer favorável, é de extrema felicidade: estabelece a obrigação, nas escolas de educação básica, da exibição de obras cinematográficas nacionais. Esse contato das crianças com o cinema - eu não tenho dúvida - além de proporcionar um enriquecimento cultural para os alunos, trará, como reflexo futuro, um jovem mais crítico e culturalmente melhor preparado para a cidadania.

            Como reflexo positivo, teremos ainda a formação de platéias para a área cinematográfica.

            Mensalmente, as escolas de educação básica exibirão, por no mínimo duas horas, filmes de produção cinematográfica nacional, conforme o projeto pedagógico.

            Com isso, será muito mais fácil o aprendizado. Eles poderão refletir, registrar e poder projetar o futuro, porque um povo que não registra os fatos heróicos do passado e não faz uma crítica dos seus erros do passado não pode preparar um grande futuro. E é para preparar esse grande futuro que nós precisamos não somente do cinema, mas de todas as formas de manifestação cultural. Que as discussões e apresentações na área cultural estejam presentes na escola, desde os pequenininhos, porque isso é um processo de transformação e de melhoria da qualidade da nossa educação.

            Um grande ganho é o fato de a exibição poder se dar de forma contextualizada, o que vai gerar um grande potencial para auxiliar na aprendizagem do tema que estiver em debate. Por isso quero aplaudir esse projeto que relatei. Espero que tenhamos quorum na próxima reunião para a sua aprovação final.

            O outro projeto que também relatei e defendi hoje na Comissão de Educação é igualmente digno de aplauso. De autoria do ex-Senador Saturnino Braga, inclui no ensino de artes a obrigatoriedade do ensino da música, das artes plásticas e das artes cênicas.

            Vejam a importância e o alcance desse projeto para a formação da cidadania.

            O projeto do Senador Saturnino, o PLS nº 337/06, resgata o valor da arte na formação integral do ser humano. Além de estimular o crescimento cultural do aluno, o projeto estimula a geração de empregos, na medida em que estabelece um novo campo de trabalho e dá um prazo de cinco anos para que as providências relativas à formação de professores sejam concluídas.

            Quantos valores temos espalhados pelo Brasil que muito bem podem repassar o seu conhecimento e arte para estimular, para fazer com que as nossas crianças cresçam na educação com o conhecimento e convivência com a arte e a cultura. Com certeza, se conseguirmos ter na escola sempre presentes a música, a dança, o teatro, o cinema, vamos ter da escola o que sempre queremos: um território de paz, onde a criança vai ter os seus direitos respeitados e, mais do que nunca, vai se sentir feliz. Consequentemente, vamos fazer com que todas elas possam, dentro de uma cultura de paz, ter mais sucesso em sua vida futura.

            Não tenho dúvida de que este deve ser o papel das instituições de ensino: fazer com que a paz seja motivada e, mais do que nunca, apoiada dentro das mais diversas expressões que venham para engrandecer a nossa criança.

            Esta é a razão do meu entusiasmo em defender esses dois projetos: a minha percepção clara dos resultados positivos que ambos trarão para as crianças e para a formação da cidadania.

            Esperamos que, após a sua aprovação, eles possam ser rapidamente sancionados e que, dentro das nossas escolas, nos currículos escolares, possamos ter a presença cada vez mais forte da arte e da cultura como instrumentos de promoção social, de justiça e de desenvolvimento educacional do nosso povo.

            Era isso que eu tinha a dizer, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.

            Muito obrigada.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/11/2009 - Página 59606