Discurso durante a 186ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discorda da possibilidade de criação de cargo em comissão para ocupar chefia de gabinete de senador.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Discorda da possibilidade de criação de cargo em comissão para ocupar chefia de gabinete de senador.
Publicação
Publicação no DSF de 22/10/2009 - Página 53961
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, POSIÇÃO, LIDER, PARTIDO POLITICO, DIRETORIA DE ENGENHARIA DA MARINHA (DEM), DISCORDANCIA, CRIAÇÃO, CARGO EM COMISSÃO, SENADO, OCUPAÇÃO, CHEFIA, GABINETE, SENADOR.
  • DEFESA, QUALIFICAÇÃO, COMPETENCIA, CONHECIMENTO, SERVIDOR, CARGO DE CARREIRA, SENADOR, EFICACIA, EXERCICIO, CHEFIA, GABINETE.

           O SR. JOSÉ AGRIPINO (DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu acho que o que V. Exª concluiu é a expressão da pura verdade.

           Ontem, estive com um grupo numeroso de chefes de gabinete que me traziam essa preocupação, e eu disse a eles: “Fiquem tranquilos, porque uma decisão dessa natureza o Presidente Sarney vai submeter ao Plenário”. É o que V. Exª acaba de dizer.

           Eu não sei qual é a dúvida: se se está falando na possibilidade de os chefes de gabinete serem funcionários de fora, ou alguma outra versão que esteja provocando essa hipótese de contratação de 102 funcionários, o que V. Exª já rechaçou de plano.

           Agora, é claro: pensar em contratar 102 pessoas com salário perto de R$10 mil, a essa altura da história do Senado, com as suas dificuldades, seria a completa insensatez. Não passa pela cabeça de V. Exª, nem pela de nenhum de nós. Afastada essa hipótese.

           Mas o que eu gostaria de deixar claro? Eu acho que todos nós conhecemos - e conhecemos muito bem - os nossos chefes de gabinete e muitos chefes de gabinete de outros gabinetes. Eu, por exemplo, como V. Exª, devo ser dos mais antigos desta Casa; eu tenho três mandatos de Senador, V. Exª tem cinco mandatos de Senador. Eu conheço a minha chefe de gabinete há 20 anos. Quando eu fui Senador pela primeira vez, eu não desempenhei o mandato dos oito anos inteiros, eu me licenciei para voltar ao governo do meu Estado. E a minha chefe de gabinete, quando eu voltei ao Senado, foi convocada para ser a mesma, pela qualificação dela, ela que é funcionária efetiva do Senado.

           São todos funcionários da melhor qualificação, do melhor nível profissional. Não há por que mexer em time que vai bem. Eles conhecem a história do Senado, têm na memória as dificuldades da Casa, os caminhos para os acertos necessários, eles são elementos preciosos do funcionamento dos gabinetes. Não é do meu gabinete, nem do de V. Exª: é no entendimento entre gabinetes.

           De modo que quero manifestar minha opinião, como Líder do meu Partido, absolutamente contrária a qualquer uma das hipóteses: ou à criação de cargos novos, ou à possibilidade de ser trazida de fora gente que não seja dos quadros do próprio Senado.

           Com desculpas ao Senador Arthur Virgílio, essa é a minha opinião.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/10/2009 - Página 53961