Discurso durante a 244ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Aplauso à implantação do "Programa Aluno Nota 10 na Escola, na Vida e no Esporte", implantado no município de Cabeceiras, no Piauí. Apoio às reivindicações dos servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Piauí, que estão em greve. Voto de aplauso ao programa Globo Rural, da TV Globo. Registro de visita realizada ao município de Barras-PI, por ocasião dos festejos de Nossa Senhora da Conceição. Registro de visita ao município de Luzilândia-PI, para receber o título de cidadão luzilandense.

Autor
João Vicente Claudino (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PI)
Nome completo: João Vicente de Macêdo Claudino
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL. HOMENAGEM. MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Aplauso à implantação do "Programa Aluno Nota 10 na Escola, na Vida e no Esporte", implantado no município de Cabeceiras, no Piauí. Apoio às reivindicações dos servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Piauí, que estão em greve. Voto de aplauso ao programa Globo Rural, da TV Globo. Registro de visita realizada ao município de Barras-PI, por ocasião dos festejos de Nossa Senhora da Conceição. Registro de visita ao município de Luzilândia-PI, para receber o título de cidadão luzilandense.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2009 - Página 66599
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL. HOMENAGEM. MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • ELOGIO, PARCERIA, SETOR PUBLICO, SETOR PRIVADO, MUNICIPIO, CABECEIRAS (GO), ESTADO DO PIAUI (PI), LANÇAMENTO, PROGRAMA, INCENTIVO, ESPORTE, CRIANÇA, ADOLESCENTE, BENEFICIO, CIDADANIA, PREVENÇÃO, DROGA, SAUDAÇÃO, AUTORIDADE MUNICIPAL.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, FESTA, SANTO PADROEIRO, MUNICIPIO, BARRAS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), DESPEDIDA, SACERDOTE, AGRADECIMENTO, ORADOR, RECEPÇÃO, AUTORIDADE.
  • AGRADECIMENTO, RECEBIMENTO, TITULO, CIDADÃO, MUNICIPIO, LUZILANDIA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), REGISTRO, FESTA, REITERAÇÃO, ORADOR, COMPROMISSO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, COMENTARIO, VISITA, MUNICIPIOS.
  • ELOGIO, JORNALISTA, ESTADO DO PIAUI (PI), LANÇAMENTO, LIVRO, BIOGRAFIA, MÃO SANTA, SENADOR.
  • ELOGIO, PROGRAMA, EMISSORA, TELEVISÃO, DIVULGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, ZONA RURAL, ESPECIFICAÇÃO, RIQUEZAS, REGIÃO SEMI ARIDA, ESTADO DO PIAUI (PI), CULTIVO, CAJU, BENEFICIAMENTO, CASTANHA DE CAJU, OFERTA, EMPREGO.
  • SOLIDARIEDADE, REIVINDICAÇÃO, GREVE, FUNCIONARIOS, JUSTIÇA DO TRABALHO, ESTADO DO PIAUI (PI), EXPECTATIVA, NEGOCIAÇÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO VICENTE CLAUDINO (PTB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Mão Santa, Senador Heráclito Fortes, eu não quero me estender muito no pronunciamento até porque queremos ouvir o pronunciamento do Senador Pedro Simon, mas quero fazer alguns registros, Sr. Presidente Mão Santa.

            Algumas visitas fizemos nesse fim de semana ao interior do Estado do Piauí, por exemplo, ao Município de Cabeceiras, onde um projeto piloto entre a empresa privada e o Poder Público foi lançado. Trata-se do Programa Aluno nota 10 na Escola, na Vida e no Esporte, em que 120 crianças de 10 a 16 anos desenvolvem um projeto de cidadania por meio do esporte. Não meramente formamos atletas, formamos cidadãos. E esse projeto começa agora em janeiro.

            Sr. Presidente, nossa juventude se encontra cada vez mais vulnerável - institutos de pesquisas têm feito estudos nesse sentido -, e investimentos no esporte, na cultura, no fortalecimento do tecido social, como por exemplo esse programa a que me referi, podem proporcionar à nossa juventude condições melhores para enfrentar a escalada vertiginosa das drogas no nosso País.

            Eu queria aproveitar para saudar o Prefeito José Belinho, o Vice-Prefeito José Peres, o ex-Prefeito José Osíris, o Marinho Filho, Presidente da Câmara e o Secretário de Esporte Duílio, que desenvolve esse programa.

            No mesmo dia estivemos em Barras, nos festejos de Nossa Senhora da Conceição. Fomos padrinhos da noite lá, levamos toda a família e desfrutamos do convívio amigável, carinhoso, ameno daquele povo tão fraterno que é o povo de Barras. O Padre Francisco, que está se despedindo da paróquia, encerrou esses festejos com um número jamais visto de fiéis nas comemorações de Nossa Senhora da Conceição, em Barras.

            Quero aqui saudar e agradecer porque fomos acompanhados do ex-Prefeito Joaquim Lucas, Juarez Rocha - que é seu amigo também, Presidente Mão Santa - nosso rei da melancia lá no Piauí, Vereador Carlos Monte, Neto Cavalcante, Cláudio César Filho.

            No sábado, estivemos - e quero aqui agradecer o Senador Heráclito Fortes, que esteve presente também - recebendo o título de cidadania de Luzilândia, cidadão luzilandense. Isso nos remete a uma responsabilidade muito grande em relação àquela grandiosa terra, aquele povo tão determinado e forte que constroi com muita dignidade e trabalho o futuro de Luzilândia como referência econômica no Estado do Piauí e ali vizinho ao Estado do Maranhão.

            Quero saudar a Prefeita Janaína Marques, o vice-Prefeito Alberto, todos os Vereadores, cumprimentando a Presidente da Câmara, a Vereadora Edguimá.

            Lá recebemos o título de cidadania junto com o empresário João Claudino Fernandes e o Deputado Federal Mainha e presenciamos não só os festejos de Santa Luzia, em Luzilândia, o show do Padre Zezinho, que abrilhantou aquela noite, mas também a inauguração da cidade natalina que é, sem dúvida alguma, a decoração de Luzilândia, a mais bela do Natal do Estado do Piauí. Então, está de parabéns o povo de Luzilândia, todos os irmãos daquela terra e irmãs que nos agraciaram com esse título. Tenho a certeza de que seremos os filhos que honraremos muito a história daquele povo.

            Também visitamos Joaquim Pires, o Prefeito Genival, o Vice-Prefeito João Henrique. Quero cumprimentar todos os Vereadores cumprimentando o Vereador Robson, o Líder Romualdo, o Domingos Madeiro, e parabenizar aquele povo pela excelente administração. Presenciamos o trabalho competente, eficiente do Prefeito Genival, e queremos parabenizar Joaquim Pires por essa eficiência administrativa que muda a face econômica daquele Município.

            Quero também Presidente Mão Santa, cumprimentá-lo e ao jornalista Zózimo Tavares pelo lançamento do livro “Atentai bem - Assim falou Mão Santa” .

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Agora mesmo o Pedro Simon está comentando, elogiando, e eu estava dizendo que os aplausos são para o autor, que é o Cervantes.

            O SR. JOÃO VICENTE CLAUDINO (PTB - PI) - Jornalista competente. É o Cervantes, como Pedro Simon coloca. E é tão competente o Zózimo que nós aqui do Senado, ano que vem, estaremos homenageando, Senador Pedro Simon, 30 anos de falecimento do nosso Senador, ícone político do Piauí, Petrônio Portella. O Senado contratou justamente o jornalista Zózimo Tavares para que nós possamos lançar essa obra para que entre para o acervo das referências políticas do Senado Federal.

            E eu também queria, Presidente Mão Santa, dar entrada a um requerimento de voto de aplauso ao Programa Globo Rural, da Rede Globo de Televisão, do dia 6 de dezembro. Durante mais de um terço do programa - 25 minutos, para ser mais preciso -, ele destacou uma das maiores riquezas, se não uma das mais importantes, principalmente do semiárido do Estado do Piauí, que é a cajucultura.

            Quando fui Secretário - o senhor gosta de relembrar sempre do seu Governo -, instalamos diversas beneficiadoras de castanha-de-caju, para não sermos meramente exportadores de matéria-prima, mas para que pudéssemos agregar valor a isso, gerar emprego, gerar desenvolvimento e transformar essa produção interna no Piauí.

            E lá ouvimos depoimentos de diversos trabalhadores. Focaram a Fazenda Planalto, do maior produtor e exportador de caju do mundo, que é o Jaime de Aquino. Quatrocentos empregos diretos são oferecidos na cidade de Pio IX. E ele disse, respondendo a uma das perguntas do repórter do Globo Rural, que o caju também estava dentro do coração dele e não saía da sua cabeça, pelo amor que ele tem, Senador Zambiasi, àquela cultura e por saber da importância social que têm a cajucultura no Estado do Piauí e a cajuína, um produto também referencial do caju que V. Exª teve a oportunidade de provar.

            Neste domingo, Senador Zambiasi, o Programa Globo Rural vai continuar falando justamente do efeito em cima dos pequenos produtores do Estado do Piauí, numa região de semiárido, onde o caju é a grande redenção da economia.

            Por isso, estamos dando entrada nesse voto de aplauso à Rede Globo, ao Globo Rural, por essa referência importante.

            E, para finalizar, fui procurado por funcionários públicos, há alguns dias, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Piauí, que têm um pleito que achamos justíssimo - foram José Martins de Oliveira, Cibele Lima, Walter Ribeiro e Luciano dos Santos Nunes - no sentido de que fizéssemos um pronunciamento aqui. Os funcionários estão em greve e têm uma pauta de reivindicações, que achamos justa pelas condições de trabalho, em que colocam: implantação imediata do plano, melhoria das condições de trabalho, regulação da jornada de trabalho de 30 horas com dois turnos para ampliar o atendimento ao trabalhador, política de treinamento e capacitação, ampliação de vagas, concurso para melhorar a eficiência e o atendimento da Justiça do Trabalho, paridade salarial para ativos e inativos, isonomia do auxílio-alimentação com o Judiciário e retorno do regime de solidariedade no desconto do Geap.

            Então, queremos registrar essa reivindicação dos funcionários da Justiça do Trabalho. Essa é nacional, mas esse pleito é dos funcionários da Superintendência do Estado do Piauí, que achamos justo e queremos registrar nesta tarde.

            Era o que eu tinha a dizer, Presidente Mão Santa.


Modelo1 4/19/246:01



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2009 - Página 66599