Discurso durante a 247ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações a respeito da quinta Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Considerações a respeito da quinta Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2009 - Página 71120
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, REALIZAÇÃO, SENADO, SEMANA, VALORIZAÇÃO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, REGISTRO, INICIATIVA, ORADOR, GESTÃO, EX PRESIDENTE, CUMPRIMENTO, PRESIDENTE, CONTINUAÇÃO, PROGRAMAÇÃO, AGRADECIMENTO, CONTRIBUIÇÃO, SERVIDOR, ELOGIO, PARCERIA, ESCRITOR, INCLUSÃO, HOMENAGEM, CENTENARIO, NASCIMENTO, AUTOR, CODIGO BRAILLE.
  • REGISTRO, APROVAÇÃO, SENADO, REMESSA, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, REFERENCIA, DIABETES, PREVENÇÃO, CEGUEIRA.
  • JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, DESTINAÇÃO, PERCENTAGEM, ARRECADAÇÃO, LOTERIA, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), PROGRAMA NACIONAL, GOVERNO FEDERAL, ATENDIMENTO, JUVENTUDE, PROMOÇÃO, REINTEGRAÇÃO, EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, POSSIBILIDADE, AMPLIAÇÃO, APOIO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Quinta Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, que se iniciou, hoje, no Senado Federal, e vai até sexta-feira, é um momento que muito me orgulha e alegra.

            É que a primeira edição desse evento, Sr. Presidente, ocorreu em 2005, no meu primeiro ano como Presidente do Senado Federal.

            Lembro bem dessa iniciativa, que hoje faz parte do calendário do Senado. É um trabalho fabuloso que é desenvolvido pelos servidores da Casa e que contou com todo o meu apoio, naquele ano e nos anos seguintes.

            Parabéns ao Presidente Sarney, pela continuidade dessa programação.

            Aproveito ainda para agradecer aos Senadores Tião Viana, Garibaldi Alves Filho, que igualmente reconheceram o mérito do evento.

            Na condição de Líder do PMDB no Senado, não posso deixar de louvar, ainda, a qualidade e a iniciativa do corpo técnico da Casa, que, verdadeiramente, contribui para o aperfeiçoamento da atividade parlamentar e da inclusão social.

            Vejo com bons olhos as novas parcerias institucionais que se estabelecem, a cada programação da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

            Neste ano, contamos com o apoio da Turma da Mônica e do seu criador, Mauricio de Sousa, entre tantas outras contribuições.

            Isso mostra a sintonia do Senado Federal com as demandas da sociedade organizada, o que revela a importância das atividades de relacionamento institucional no Parlamento.

            Evidencia também a valorização daquilo que é nosso, de todos, como a imensa contribuição cultural e artística desse emérito cartunista Maurício de Souza.

            Srªs e Srs. Senadores, a Quinta Semana insere-se nas homenagens ao bicentenário de Braille, inventor do sistema de leitura e escrita para cegos.

            Devemos todos ao Senador Flávio Arns a feliz lembrança dessa justa homenagem.

            Nesse sentido, lembro que o Senado já aprovou em plenário e enviou à Câmara dos Deputados uma das três proposições que apresentei, relacionadas ao diabetes, doença que, sabemos, é uma das causas da cegueira.

            Sr. Presidente, aproveito esta ocasião para informar que apresentei, na última quarta-feira, um projeto de lei que destina 2% da arrecadação bruta das loterias administradas pela Caixa Econômica ao Programa Nacional de Jovens.

            O Projovem é um dos principais programas do Governo do Presidente Lula e se destina a jovens de 15 a 29 anos, tendo como objetivo principal promover sua reintegração ao processo educacional, sua qualificação profissional e seu desenvolvimento humano.

            A aprovação dessa proposição de minha autoria, Sr. Presidente, poderá, segundo estimativas, assegurar recursos da ordem de R$150 milhões por ano para o Projovem.

            Poderemos, inclusive, com esses recursos criar novas ações do Projovem especificamente para pessoas com deficiência.

            Por fim, quero desejar a todos um natal com muita harmonia e paz de espírito. Que 2010 seja um ano de conquistas para o Brasil e para o povo brasileiro.

            Muito obrigado.


Modelo1 4/25/244:57



Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2009 - Página 71120