Discurso durante a 258ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Agradecimentos a todos que acompanham o trabalho do Senado Federal, desejando um feliz Natal e um bom Ano-Novo. Felicitações ao prefeito de Palmas, à primeira-dama, aos secretários e vereadores da capital, bem como ao governador do Estado, destacando o trabalho por eles desenvolvido em prol da cidade de Palmas e do Estado do Tocantins.

Autor
Sadi Cassol (PT - Partido dos Trabalhadores/TO)
Nome completo: Sadi Cassol
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • Agradecimentos a todos que acompanham o trabalho do Senado Federal, desejando um feliz Natal e um bom Ano-Novo. Felicitações ao prefeito de Palmas, à primeira-dama, aos secretários e vereadores da capital, bem como ao governador do Estado, destacando o trabalho por eles desenvolvido em prol da cidade de Palmas e do Estado do Tocantins.
Aparteantes
Cristovam Buarque, João Ribeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 22/12/2009 - Página 73754
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • OPORTUNIDADE, CONCLUSÃO, SESSÃO LEGISLATIVA, CUMPRIMENTO, POVO, AGRADECIMENTO, APOIO, CONGRATULAÇÕES, AUTORIDADE, MUNICIPIO, PALMAS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ELOGIO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, ESCOLA PUBLICA, TEMPO INTEGRAL, COMPLEMENTAÇÃO, ENSINO, ESPORTE, CULTURA, ASSISTENCIA, ODONTOLOGIA.
  • AGRADECIMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LIBERAÇÃO, RECURSOS, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • QUALIDADE, SUPLENTE, LEOMAR QUINTANILHA, SENADOR, REITERAÇÃO, HONRA, COMPROMISSO, EXERCICIO, MANDATO PARLAMENTAR, AGRADECIMENTO, APOIO, CONGRESSISTA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, este é um momento muito oportuno, ao findar mais um exercício do Senado da República, para aproveitar esses minutos finais para agradecer, parabenizar e desejar um feliz Natal e um bom Ano Novo a todos que nos acompanham nesse trabalho diário no Senado da República.

            Especialmente, quero agradecer ao povo do Tocantins por haver me dado a oportunidade, juntamente com o Senador Leomar Quintanilha, de poder participar de um trabalho de nível nacional, junto com os demais Pares, Senadores e Senadoras.

            Gostaria de agradecer ao nosso Prefeito de Palmas, Raul Filho, à Primeira-Dama, Solange Duailibi, e a todos os Secretários e Vereadores da nossa capital que fizeram um bom trabalho neste ano.

            A nossa capital é uma referência, Sr. Presidente, em diversos setores, especialmente na educação, onde o Senador Cristovam Buarque teve a oportunidade de conhecer o trabalho da nossa escola em tempo integral. E eu estou muito agradecido a V. Exª, Senador, em nome do povo palmense, tocantinense, por ter dado destaque nesta tribuna da importância e da qualidade das nossas escolas em tempo integral. E também gostaria de dizer a V. Exª, Senador Buarque, que, não só como V. Exª visitou as nossas escolas, nós estamos recebendo missões do país e também internacionais, quase todas as semanas e todos os meses, para conhecer o sistema de escola em tempo integral, na nossa capital, que é um orgulho. Orgulho-me muito de ser palmense, tocantinense, com esse trabalho.

            Para terem uma noção da qualidade e de como funciona, vou ser muito objetivo. As crianças entram de manhã, às 8h, e saem às 18h. Meio período é para o trabalho didático e, no outro período, nós temos sessenta modalidades de esportes e cultura. Enfim, são sessenta modalidades que a criança escolhe para aprender, desde tocar um instrumento musical, até fazer teatro, cinema, aquilo que bem imaginar. São sessenta modalidades que funcionam nas nossas escolas com tempo integral, com piscinas olímpicas... E ultimamente, o Sr. Prefeito instalou o gabinete dentário nas escolas, onde as crianças são atendidas. Uma criança chega de manhã com dor de dente ou alguma outra coisa e já tem atendimento odontológico.

            Enfim, é um período, eu diria, quase que perfeito para uma criança sair dali com toda a orientação e com todo o aprendizado que qualquer criança, qualquer pai gostaria de ver. Nas olimpíadas do ano passado, as escolas públicas municipais se saíram sempre em primeiro lugar.

            Então, vejam bem como que é. Antigamente, quando falava-se em escola pública, falava-se daqueles mais pobres, aqueles que tinham uma qualidade de ensino pior. Hoje, nós nos orgulhamos de dizer que todos os palmenses querem uma vaga nas escolas municipais da nossa capital. Isso é um orgulho para todos nós.

            Gostaria de parabenizar a administração. E quero parabenizar também o Governo do Estado, Carlos Henrique Gaguim, o seu Vice - que agora está no exercício do mandato, pela viagem do Governador à Índia - o Eduardo Machado, como Vice-Governador, que vem trabalhando. Estive acompanhando-o, na semana, em diversos Ministérios, aqui, em busca de recursos para o nosso Estado. E um trabalho muito até... O Governador Gaguim, quando assumiu, disse que slogan dele seria “Acelera Tocantins”. E ele, realmente, acelera com todo o seu secretário, com todos os Deputados. E foi uma votação praticamente unânime na eleição do Governador - 23 votos a favor e uma abstenção - dos 24 Deputados. Então, foi feita uma articulação muito boa em benefício da administração.

            Quando se fala em Governo, em Executivo, eu acho que é preciso falar sempre em administração para uma comunidade. A política tem que ser tratada na hora certa, no momento certo. É preciso fazer política, mas a administração vem em primeiro lugar. E parece que temos sorte no Tocantins com bons governos, com o Governo Federal, com o Presidente Lula. Eu já disse, nesta tribuna, repito aqui, que o melhor Governador do Estado do Tocantins que já tivemos e que temos, hoje, é o Presidente Lula, porque destinou recursos para todas as áreas. E isso não é pejorativo aos Governadores que passaram, não, Presidente, nem o atual. Eles sabem disso. Sabem que todo mundo usa essa expressão, que é uma forma carinhosa de agradecer ao Presidente Lula por tudo o que tem feito para o nosso Estado, 

            Por tudo que tem feito pelo nosso Estado e todos os recursos que tem demandado. Temos grandes obras, sempre contínuas, com recursos federais.

         Então, é um Estado que tem tido privilégio dentro da administração pública federal. Nós não temos jamais que questionar alguns recursos que não tenha sido liberado dentro dos projetos que foram encaminhados que foram solicitados.

        Então, quero fazer um agradecimento a todos e desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo aos nossos senadores daqui, aos nossos Pares, aos funcionários da Casa, enfim todo o Congresso Nacional que nos recebeu aqui de uma maneira muito confortável.

        Quando eu assumi aqui, confesso, Sr. Presidente, que eu vim com certo receio por ser suplente de Senador. Ouve-se de vez em quando na mídia que suplente está aqui sem voto. Eu não gosto nem de responder essas afirmações e nem concordo com elas, porque senão não poderia assumir o vice-Presidente da República, o vice-Governador, o vice-Prefeito e tantos outros.

            Eu acho que, se a legislação é esta, no momento em que você presta juramento, que assume uma Cadeira no Senado ou na Câmara Federal, ou em qualquer outro lugar, você está cumprindo a legislação. Então, nós não inventamos nada. Nós estamos apenas diante de um cumprimento, de uma legislação que, com a ausência de um titular, assume o suplente. E eu, com muita honra, assumi a Cadeira no lugar do Senador Leomar Quintanilha. Confesso que vim um pouco com receio, Senador Cristovam Buarque - e já vou lhe conceder o aparte - porque, por ser um suplente Senador de um Estado pobre do País, de repente eu poderia encontrar algumas dificuldades de avançar no meu projeto. Apresentei diversas matérias boas aqui e tenho participado diuturnamente de todos os trabalhos do Senado. Tenho aproveitado cada minuto que passou aqui durante esses meses que estou aqui tentando utilizar aquilo que é do meu direito, tentando utilizar aquilo que me faz parte como Senador da República, não pensando de ser suplente, porque eu não sou meio senador. Não tenho 50% de Senador; eu sou 100% de Senador, enquanto estiver aqui. E quero usar, dentro da minha atribuição, esses 100% com toda a lealdade, com toda a transparência e com toda a vontade.

            Então, eu confesso que eu poderia encontrar alguma resistência, mas, ao contrário, eu fui muito bem recebido pelo meu Partido dos trabalhadores, com o nosso Líder Mercadante, e com todos os ministros, e com todos os partidos da base do Governo, e com todos os partidos também que não são da base do Governo. Eu fui muito bem recebido neste Congresso. Consegui sentar na cadeira em poucos meses, sendo Presidente do Senado - talvez em três meses que estou aqui - mais de 20 vezes, o que muito me honrou, foi muito gratificante. Com certeza, o povo tocantinense será muito grato a tudo que de bom está acontecendo aqui. O povo tocantinense ficará muito orgulhoso por ter um tocantinense fazendo parte deste trabalho tão importante, que é o Senado da República.

            Concedo um aparte ao nobre Senador Cristovam Buarque, com muito prazer.

            O Sr. Cristovam Buarque (PDT- DF) - Senador Sadi Cassol, eu não poderia deixar, em primeiro lugar, de pedir esse aparte, em primeiro lugar, para dizer do respeito que o senhor adquiriu nesses poucos meses que estão conosco.

            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO) - Muito obrigado, muito obrigado.

            O Sr. Cristovam Baurque (PDT - DF) - Tem sido um Senador presente, e Senador de tempo integral. Suplente não é meio Senador como o Senhor disse; suplente é Senador inteiro. E eu quero da minha satisfação de ver o seu trabalho. Dizer que de fato eu tenho ido, com uma certa constância ao Estado de Tocantins.

            e, na última vez, tive oportunidade de visitar uma escola que é um exemplo. O Prefeito me acompanhou e via-se o orgulho dele, o orgulho da diretora, o orgulho dos professores e a alegria da população de Tocantins por ter uma escola daquele calibre.

            (O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            O Sr. Cristovam Buarque (PDT - DF) - Eu quero dizer que Tocantins mostra como é possível, com recursos da capital, de Palmas - não é nem uma escola estadual, é uma escola municipal -, que uma cidade, quando quer, faz. Só que precisamos multiplicar essa por algumas vezes ainda em Palmas e por centenas de vezes no Brasil inteiro. Mas Palmas mostrou que é possível quando tem um Governo que quer fazer e que tem o cuidado de fazer. Eu não digo que é competência. Competência a gente tem, competência existe por aí. Quando o governante não tem competência, ele contrata. Vontade, sim, é preciso que os governantes tenham. Vemos que, quando há vontade, aparece. Tenho visto em outros Estados também escolas desse tipo. O problema nosso é o número, é não deixar que uma única seja diferente dessa, é fazer com que todas sejam como aquela que eu vi e que, com tanta alegria, pude comprovar que existe no Estado de Tocantins, na cidade de Palmas. É um exemplo para o Brasil inteiro. Quando eu voltei, fiz um discurso sobre isso e agora aproveito este aparte para felicitar o senhor e, através do senhor, todo o povo de Palmas e de Tocantins, pelo exemplo que deram, e o Prefeito, que fez esse trabalho, porque é graças à vontade de governantes que conseguimos fazer as coisas.

            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO) - Muito obrigado, Senador Cristovam Buarque. Para mim, é uma honra muito grande poder ceder um aparte a um Senador do nível de V. Exª, que tem o respeito do País e que é uma referência para o País.

            Eu recebi um e-mail esta semana, Senador, que me parabenizava pelo pronunciamento que fiz referente à corrupção neste País. Recebi cerca de quinhentos a seiscentos e-mails, e um deles diz que V. Exª faz parte desse conjunto de pessoas que são uma referência de honestidade no País. Então, para mim, é uma satisfação muito grande poder ceder-lhe um aparte.

            Para concluir, Sr. Presidente, quero dizer que a capital de Tocantins, Palmas, para vocês terem uma noção do privilégio e da importância que ela tem, do privilégio para nós tocantinenses, com vinte anos de existência e 200 mil habitantes, tem dez universidades. É coisa que não existe em nenhuma outra capital do País, com 200 mil habitantes, ter dez universidades. O Senador João Ribeiro, que está chegando a este plenário, sabe muito bem da importância das nossas universidades, que são uma referência para toda a região Norte e também para a região Sul, pois lá vão fazer vestibular estudantes de todos os Estados do País, de São Paulo, do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Santa Catarina, de Minas Gerais, de toda parte. São dez universidades com três ou quatro centenas de cursos disponíveis para a população do Brasil todo.

            Concedo, com um prazer muito grande, um aparte ao nobre Senador João Ribeiro, do meu Estado do Tocantins.

            O Sr. João Ribeiro (Bloco/PR - TO) - Senador Sadi Cassol, primeiro, quero cumprimentar V. Exª pelo seu desempenho, pela sua atuação

            aqui no Senado Federal, neste período em que V. Exª esteve e está aqui representando o Senado Federal, já que o Senador Leomar Quintanilha está na Secretaria de Educação do Estado do Tocantins tentando melhorar o ensino da nossa educação, da querida gente tocantinense, já que Tocantins é o penúltimo Estado na avaliação do Enem. Nós esperamos que ele, mesmo no curto período em que está e que ainda vai estar à frente da Secretaria de Educação do Estado, possa melhorar a situação, porque a questão da educação é mais uma questão de gestão do que até de qualificação. Os profissionais da educação, de modo geral, são bons. Acho que é mesmo uma questão de gestão. O nosso Governador Carlos Henrique Gaguim ainda está em Copenhague, pois o Presidente Lula convocou e convidou todos os Governadores da Amazônia, e nós estamos na Amazônia, para estarem ali discutindo a questão da preservação da nossa floresta, do aquecimento, e avaliando tudo que foi discutido em Copenhague. Lamentavelmente, parece que as coisas não foram muito bem. Parece, pelo que vi na imprensa, que as coisas não estão resolvidas. Essa questão de meio ambiente é um problema sério. Mas V. Exª, que tem vindo constantemente à tribuna do Senado para falar dos diversos assuntos que envolvem o nosso Estado do Tocantins, dos assuntos do Brasil e do mundo, com certeza,

            conseguiu desempenhar muito bem a sua função. Eu quero aqui dar este testemunho, porque eu convivo de perto com V. Exª, sei da cabeça, da capacidade do homem público que é o Senador Sadi Cassol, homem apaixonado pelo Tocantins, líder empresarial, que já foi vereador da nossa capital, muito atuante, e, portanto, de que V. Exª desempenha muito bem a sua função. Então, quero aqui cumprimentar V. Exª neste ano que termina - estamos a poucos dias do final do ano, a dez dias - e dizer que aguardamos que muitas coisas que ainda não aconteceram venham a acontecer neste final de ano. Os Municípios ainda estão aguardando - sei que V. Exª, Senador Sadi, está lutando por isso também -, um dinheirinho para fazer uma escola, para fazer um posto de saúde, para asfaltar uma rua, já que o nosso Estado ainda está em formação. Não temos um Estado totalmente consolidado. Portanto, V. Exª desempenhou muito bem aqui a sua função de Senador representante do nosso Estado. E para não tomar todo o tempo de V. Exª, embora o Presidente... Eu também quero ver se consigo falar daqui a pouco. V. Exª pode ter a certeza de que tem um admirador, que é este amigo que fala a V. Exª, que o acompanha há muito tempo. V. Exª esteve comigo e com o Senador Leomar na campanha. Ainda há sete anos fizemos um brilhante trabalho. E V. Exª é um homem muito sério, muito íntegro, e sei que esta Casa deixará

            registrado aqui o orgulho de tê-lo tido neste período. Quem sabe se muito em breve V. Exª poderá voltar aqui, assim que concluir este período, para ter um mandato efetivo de Senador, porque V. Exª merece. Meus cumprimentos e que Deus o ilumine muito na sua caminhada e na sua jornada.

            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO) - Agradeço a V. Exª, Senador João Ribeiro, pelas referencias e quero dizer que estamos juntos, Senador, nos bons projetos para o nosso Estado, para a nossa capital.

            Conte sempre com este seu amigo, e o povo tocantinense também pode contar sempre com o nosso trabalho.

            Então, quero agradecer pela tolerância, Sr. Presidente, mas acho que era oportuno, neste fim de ano, que nós, Senadores, tivéssemos a oportunidade de conversar com os nossos conterrâneos. Então, de forma bem carinhosa, agradeço a V. Exª, pela tolerância, ao João Ribeiro, pela referência, ao Senador Buarque e a todos aqueles que nos acompanham através da TV Senado, no nosso Tocantins, no nosso Rio Grande do Sul, porque sempre falo que há dois Estados de que falo para todos com muito orgulho. Nasci no Rio Grande do Sul e hoje sou tocantinense, já há vinte anos, mas a minha vida está se desenvolvendo toda no Tocantins.

            Muito obrigado a todos e desejo a todos um Feliz Natal e um próspero Ano-Novo para todo o Brasil!


Modelo1 4/19/249:42



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/12/2009 - Página 73754