Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Críticas ao governador do Estado do Piauí, Wellington Dias. Manifestação de repúdio por notícias veiculadas pela imprensa piauiense envolvendo o nome de S.Exa.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. ELEIÇÕES.:
  • Críticas ao governador do Estado do Piauí, Wellington Dias. Manifestação de repúdio por notícias veiculadas pela imprensa piauiense envolvendo o nome de S.Exa.
Publicação
Publicação no DSF de 03/02/2010 - Página 117
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. ELEIÇÕES.
Indexação
  • CRITICA, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), DESCUMPRIMENTO, PROMESSA, OBRAS, MANIPULAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA.
  • PROTESTO, TENTATIVA, PERSEGUIÇÃO, ORADOR, ESCLARECIMENTOS, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, IRREGULARIDADE, ELEIÇÕES, CONCLAMAÇÃO, SENADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PROVIDENCIA, INDIGNIDADE, DESRESPEITO, INTIMIDAÇÃO, CONTRADIÇÃO, IMPUNIDADE, ANTECIPAÇÃO, CAMPANHA ELEITORAL, ESTADO DO PIAUI (PI), PARTICIPAÇÃO, JOSE DIRCEU, EX-DEPUTADO.
  • GRAVIDADE, INEXATIDÃO, DECLARAÇÃO, GOVERNADOR, REFERENCIA, OBRAS, ESTADO DO PIAUI (PI), ABANDONO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Paulo Duque, que preside esta sessão com muita competência, brilho, mérito e tempo de serviço prestado ao Legislativo brasileiro, Parlamentares, brasileiras e brasileiros aqui presentes e que nos assistem pelo sistema de comunicação do Senado, Senador Mozarildo, Senador Magno Malta, evangélico, eu hoje presido, no Piauí, o Partido Social Cristão, Jesus disse: “Eu sou a verdade, o caminho e a vida”. Magno Malta, nesse negócio de verdade nós temos que primar. O próprio Cristo dizia: “Em verdade, em verdade, eu vos digo”... Mas o Piauí... Romeu Tuma, vendo isso aqui - Romeu Tuma representa o simbolismo da defesa de que se deve premiar o bem e punir o mal -, disse aqui que era caso de polícia. E é. Esse negócio de verdade, Efraim...

            Eu me lembro - eu votei no Presidente Luiz Inácio e no Governador do PT - que o Presidente Luiz Inácio, numa reunião, meteu a mão no meu cabelo, o assanhou e disse: “Mão Santa, tome conta do meu menino lá no Piauí”!

            Mas acontece, Efraim, que o menino dele lá no Piauí mente muito. Está ouvindo, ô Magno Malta?

            Então, hoje, aqui eu trago... Eles pensavam que governar era da maneira que Goebbels disse: “Uma mentira repetida se torna verdade”. Deu certo, Efraim, no tempo de Hitler - e deu no que deu -, porque só tinha uma rádio e era a dele. E o Goebbels dizia: “Lá vai o Hitler com 40 mil soldados”. .. Era com três, então os países europeus iam se entregando. Só havia a voz do Hitler.

            Agora, nessa parafernália da comunicação, na terceira onda, que Alvin Toffler, cientista, disse que íamos viver. A primeira onda é a da agricultura; a segunda é a do domínio da indústria, que o homem fixou, buscou, saiu do campo para as cidades grandes em busca de emprego, e a terceira onda seria o que Alvin Toffler disse: a desmassificação da comunicação.

            Então, já não é como no tempo de Hitler. Tem aí esses instrumentos, esses portais, esses blogs, twitters, tem tudo, que o Governo compra - o grosso -, mas tem desmassificação da comunicação.

            E aqui tem um blog que me deram, um portal, GT1, do Piauí.

            Olha, e o Luiz Inácio disse: Tome conta do meu menino. Mas ele não sabia, e eu muito menos, que o menino dele era travesso e mentiroso. É o Governador do Piauí.

            Então o Portal botou.... Ele é Wellington Dias. Então lá são Dias de Mentira. E ele premiou o Portal GP1, que eu trouxe aqui para mostrar. E eu sou adepto da sabedoria popular, dos provérbios que dizem: A mentira tem perna curta; é mais fácil tapar o sol com a peneira do que esconder a verdade. Então o Portal GPI, Dias de Mentira, é o Wellington Dias, Governo Wellington Dias, Dias de Mentira. Primeiro ele prometeu cinco hidrelétricas no Rio Parnaíba. Passaram aí sete anos. Passou o oitavo. “Vou construir cinco”. O Piauí só tem uma banda de uma, porque falta a eclusa que possibilita a navegação do Rio Parnaíba. Prometeu uma hidrelétrica no Rio Poti, asfaltamento das Estradas do Cerrado, uma refinaria de petróleo, barragens etc.

            Um quadro vale por dez mil palavras. Tudo que está aqui é mentira. Então eu acho e eu entendo, Efraim, que isto aqui é interesse... Não tem Justiça neste País, não.

            Eu, por exemplo: botaram um outdoor. Aí a Justiça me multou por 50 UFIRs. Eles ganham dinheiro fácil. São malandros! Vendem liminar! Como é que eu vou roubar, assaltar por 50 UFIRs? Esta Justiça podre do Brasil!

Cinqüenta UFIRs.

            Uns palhaços aí de uns oficiais de justiça, Magno Malta, andam atrás de um Senador da República para entregar, dizendo que eu fiz uma carreata no dia da eleição. Esses bandidos da justiça, Efraim. Ô Demóstenes, Demóstenes! Esses bandidos da justiça mandam aí um oficial de justiça atrás de mim para entregar, dizendo esses palhaços da justiça brasileira - Demóstenes, tenha vergonha de ser dela e venha para cá - que eu fiz uma carreata no dia da eleição. Atentai bem, onde andamos, Efraim Morais? Essa justiça neste País. E anda aí. Está vendo?

            Cheguei de Parnaíba no dia da... Eu sou eleitor em Parnaíba. Peguei um táxi aéreo, saí três horas e cheguei às quatro horas. Estavam no aeroporto a minha esposa, Adalgisinha, o meu irmão e o Ciro Nogueira, que também está respondendo. Então foram votar quatro carros. E eu fiz uma carreata no dia da eleição? Só para esses palhaços da justiça botarem aí um palhaço que anda no corredor...E esses Senadores são fracos. Vocês têm que se dar vergonha, e eu vou contar um fato. Nós temos que nos dar vergonha. Ô Demóstenes, essa justiça aí tem que aprender. Anda aí. E o que eles querem, o PT?

            Aí, nós saímos do aeroporto, quatro horas. Quatro carros! Quatro carros! Eu fazer uma passeata em Teresina com menos de mil carros? Eu sou é líder mesmo. Eu tenho é amigos. Ganhei muitas eleições.

            Mas, Efraim, José Dirceu, aquele aloprado carimbado fez domingo carreata eleitoral com o Governador na minha cidade - zoada e tudo. E andam aí esses aloprados da Justiça. Ô Demóstenes, um palhaço aí. E o Ciro está também se escondendo. Para dizer o que eles querem, o PT. Daí pegaram, às quatro horas em Teresina, quatro carros, quatro carros, e disseram que eu fiz uma carreata. Quatro mil, o que ia mudar o resultado? De quatro carros, ô Demóstenes, você está entendendo a palhaçada? É só para colocar no jornal: Mão Santa está sendo processado. Mão Santa é sujo.

            Suja é mãe deles. É uma palhaçada. Quatro carros. É, Demóstenes. Chamam atenção esses aloprados também da justiça. Quatro carros. Um palhaço aí. Agora nós não somos homens não. Vou dizer quem é homem. Aprendam. Eu era Prefeito. Eu vim aqui atrás de um Senador de vergonha e moral. Naquele tempo havia Senador de vergonha e moral.

            Ó Presidente Sarney, peguei Lucídio Portela. Vocês conheceram? Efraim, era o negócio de umas casas populares que invadiram em Parnaíba. Quando eu fui com esse Lucídio Portela, macho, de vergonha e dignidade, mais velho que o Petrônio, eu fui com ele à Previdência, um conjunto que invadiram em alagados.

            Foram colocar um crachá lá. Sabe o que é que disse o Dr. Lucídio? “Me respeita, rapaz. Eu sou é Senador da República. Não bote isso aqui, não.”

            Ô Demóstenes, eu estou falando é para você mesmo. Vá lá. Isso é um insulto. É uma indignidade. Aqui, para eu assinar. Quatro carros. Nem sei, Efraim. Quando eu vi, quatro carros, no dia, quando eu vi, foi o Ciro discutindo com o advogado do PT. Aí armaram esses palhaços da justiça. Quatro carros e eu fiz carreata no dia da eleição! E eles não veem o seu Dirceu aloprado condenado, agora domingo, em Teresina, ao lado do Governador do Estado, em uma campanha. Essa podridão gente...

(Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Demóstenes, que vergonha esse negócio de justiça. Tuma, tu não é corregedor? O que é que tem? Hein? Isso é uma humilhação. Um palhaçada dessas, ouviu, ô Demóstenes? Demóstenes, isso não pega não. O negócio não é brincadeira, não. Isto já teve moral. E aí sabe o que eles querem? Quando eu vi, eles estavam discutindo e o Ciro também, para eu assinar o negócio e aí eles colocam no jornal: Mão Santa é sujo. Mão Santa está sendo julgado. Suja é a mãe de vocês. Respeitem. Essa é a verdade. Essa é a democracia desse Partido dos Trabalhadores que está aqui, que domina o Piauí. Esses cafajestes estão aqui. Tudo é mentira. Tudo é mentira. Que é do Ministério Público? Isso aqui é mentira, porque o Governador

Isto aqui é mentira que o Governador fez uma revista e diz que fez. Não tem nada. Ele é que bandido. Eu não sou, não. Isto aqui é mentira. Não existe.

            Gruta de Betânia. Não existe. É mentira.

            Santuário de Santa Cruz dos Milagres. Ô Mozarildo, isto aqui é mentira. Não existe. Isso é que é vergonha. Cadê o Ministério Público e a Justiça?

            Paes Landim. A cidade do Governador não tem isso, não. Só tem no livro que ele botou.

            Aeroporto de Luís Correia. Ô imoralidade. Não tem nada disso. Tudo é mentira. Atentai bem, Efraim.

            Piracuruca. Tudo é mentira. Mentira, não existe. Está aqui um quadro.

            Esse prédio de Pedro II, de hotel. Tudo é mentira.

            Isso aqui, Porto dos Tatus. É na minha cidade. Eu era Prefeito de Parnaíba. Para se visitar o delta saindo de Parnaíba, demorava muito. Então eu imaginei esse porto. Quando Prefeito, fiz calçamento. Quando Governador, asfaltei. E só tem o que tinha aqui. É melhor do que Miami. É mentira, viu, José Nery?

             isso aqui. Foi por isso aqui que houve aquele imbróglio do Heráclito e do Suplicy. O Heráclito, com a verdade, dizia que era mentira, que não tinha avião. E não tem nada, não. Isso é aqui é mais bonito que o Charles De Gaulle. O Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato... É mentira.

            Cristino Castro, é mentira. Não tem isso. Dias de mentira. E é mentira esse negócio. Ô Demóstenes... Cadê o Demóstenes? Já foi, envergonhado de ser da Justiça. Envergonhado!

            Ô Casagrande, como mentiram que eu fiz uma carreata, quatro e meia, no dia da eleição - quatro horas. Aí forjaram, uns palhaços aí. Estão vendo? Quatro carros para ir... Está aqui no Senado da República.

            Olha, Casagrande, eu fui educado, li I-Juca Piranga, José Nery: “Pai forte não dá filho covarde. Menino, eu os vi.”

            (Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Isso é para intimidar a gente.

            Outro dia me multam, um outdoor, faz de tudo, 50 mil. Agora, uma ameaça extemporânea, idiota. Vem um processo aí - antes de irem atrás dos bandidos e tudo - vem o processo, que nós fizemos uma carreata no dia da eleição em Teresina, de quatro carros, e tudo. 

            E aí o Piauí assistiu ontem, Efraim, comandada por José Dirceu. Carreata em Teresina, carreata em Parnaíba, e política, e nada. Então, este é o momento que vivemos deste mundo do PT e que lá no PT se diz “dias de mentira”

            Então, eu queria dizer...

            (Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - ... essas mentiras do Governador. Ele não tem, mas o Piauí agradeceria. E verdade seria se o Governo concluísse o Porto de Luís Corrêa. O que está aqui é mentira, não tem nada. A estrada de ferro; a ZPE prometida; a universidade do Delta; a faculdade de medicina da universidade do Delta; o hospital universitário de Teresina; a estrada do cerrado, que nos garante a produção de grãos; a eclusa da barragem de Boa Esperança, a única hidrelétrica que nós temos pela metade e acabou com a navegabilidade do rio. E agora esse Governo promete cinco no rio Parnaíba e uma no Poti, enganando o povo e mentindo. A refinaria de petróleo em Paulistana, que é equidistante de todas as capitais e é um projeto viável, que está na Petrobras; a conclusão da ponte de 150 anos, que há 8 anos está sendo construída; uma fábrica de leite em pó da cooperativa delta.

            Essas, sim, são as reivindicações que fazemos em nome do povo do Piauí e da verdade. E isso é o que vivemos. São mentiras, são intimidações. Por isso que as pesquisas dão falta de credibilidade nos poderes. E não é só no Legislativo, não: é no Judiciário, é no Executivo.

            Então, essas são as nossas palavras e um apelo para o Presidente da República, que comprovou recentemente isto, quando o próprio Presidente da República disse que as obras que o governo da mentira do Piauí tinha eram dele, que mandou um DVD, mas as obras eram dele, que o governador tinha furtado.

            Então, nós vivemos nesse Estado. E mentira dessas, de intimidação. E é mentira esse negócio e esse processo todo sujo. Isso é que é justiça suja, Magno Malta, que viu uma carreata de quatro carros acompanhado com o Deputado Cid Nogueira. Recebeu, assinou, aí no outro dia, está nas páginas dos jornais... Mão Santa está sendo processado, é sujo. Sujo uma ova! Eu quero é uma CPI na minha vida. E esse é o apelo e à Corregedoria...

            Que esse Senado volte aos tempos em que os senadores eram respeitados, os senadores eram chamados pais da Pátria e não agora... isso não existe, essa coisa não... Vamos ter respeito aos poderes.

            Estamos à disposição de qualquer um do nosso nível, da justiça, para darmos as nossas explicações, mas processos forjados pelo PT, esses aloprados que aí estão para nos intimidar, não. Somos do Piauí, e aquilo que está no I-Juca Pirama: “Um covarde não pode nascer de um homem forte”, e nasci dos homens fortes do Piauí!


Modelo1 3/29/248:27



Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/02/2010 - Página 117