Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com o iminente início de construção de ponte sobre o Rio Mamoré, na divisa com a Bolívia, e com o bom andamento da Rodovia Transoceânica, via Acre, importantes passos no processo de integração com os países vizinhos, para o crescimento econômico e para o desenvolvimento de toda a região amazônica e, em especial, do Estado de Rondônia. (como Líder)

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES. COMERCIO EXTERIOR.:
  • Satisfação com o iminente início de construção de ponte sobre o Rio Mamoré, na divisa com a Bolívia, e com o bom andamento da Rodovia Transoceânica, via Acre, importantes passos no processo de integração com os países vizinhos, para o crescimento econômico e para o desenvolvimento de toda a região amazônica e, em especial, do Estado de Rondônia. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 04/02/2010 - Página 824
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. COMERCIO EXTERIOR.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ANDAMENTO, PROJETO, CONSTRUÇÃO, PONTE, RIO MAMORE, FRONTEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, ESTADO DE RONDONIA (RO), PREVISÃO, FAVORECIMENTO, EXPORTAÇÃO, BRASIL, RESGATE, DIVIDA, GOVERNO BRASILEIRO, TRATADO, HISTORIA, DIRETRIZ, LIGAÇÃO, OCEANO PACIFICO, REGIÃO AMAZONICA, OCEANO ATLANTICO, INCLUSÃO, INSTALAÇÕES, POLICIA FEDERAL, ALFANDEGA, RECEITA FEDERAL, IMPORTANCIA, INTEGRAÇÃO, AMERICA LATINA, COMENTARIO, PERIODICO, PUBLICAÇÃO, DECLARAÇÃO, DIRETOR, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT).
  • ANUNCIO, PRAZO, INAUGURAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, ESTADO DO ACRE (AC), OCEANO PACIFICO, RECURSOS, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, PERU, APROXIMAÇÃO, PRODUTO NACIONAL, COMERCIO EXTERIOR, ASIA, REDUÇÃO, FRETE, ELOGIO, ACORDO, POLITICA EXTERNA, LIBERDADE, TRANSITO, MORADOR, FRONTEIRA, VEICULOS, TURISMO, FACILITAÇÃO, ATIVIDADE, SUPERINTENDENCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS (SUFRAMA), INTEGRAÇÃO, TRANSPORTE FLUVIAL, LEITURA, TRECHO, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE, FEDERAÇÃO, INDUSTRIA, COMERCIO, ESTADO DE RONDONIA (RO).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Romeu Tuma, Srªs e Srs. Senadores, a recente licitação para o estudo do impacto ambiental e para a elaboração do projeto de engenharia da ponte a ser construída sobre o rio Mamoré, na divisa com a Bolívia, nos auguram um futuro promissor para toda a região de fronteira e para os exportadores brasileiros em geral. Além disso, a concretização dessa obra, que faz parte de uma das rodovias transoceânicas, resgatará a dívida brasileira de um compromisso assumido com o país vizinho há mais de um século, nos termos do Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis, de 1903. Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores. Há mais de 107 anos existe essa dívida do Brasil para com a Bolívia.

            Essa obra, Sr. Presidente, juntamente com a conclusão da Rodovia Transoceânica, que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico, atravessando a Floresta Amazônica e os Andes, representa a consecução de um sonho de várias gerações de amazônidas.

            A bem da verdade, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esse não é um anseio apenas dos amazônidas, mas de todos os brasileiros que veem nessa integração com os países vizinhos uma oportunidade ímpar de incremento do desenvolvimento regional e de alavancagem do nosso comércio com o mercado externo pelo Oceano Pacífico.

            A ponte sobre o rio Mamoré, ligando os Municípios de Guajará-Mirim, no lado brasileiro, a Guayaramerin, no território boliviano, terá 1.220 metros de comprimento e 18 km de acessos. O início das obras, que incluem a construção de um complexo alfandegário com instalações para a Polícia Federal e para a Receita Federal, está previsto para o mês de julho, estimando-se que sua inauguração aconteça em 2012. E a determinação do Presidente Lula, Sr. Presidente, é que essa obra se inicie este ano, porque há um compromisso do Governo Lula com o Governo Evo Morales, da Bolívia, para iniciar obra tão importante para os nossos países.

            Além de incrementar o comércio regional, a ponte facilitará o escoamento dos produtos bolivianos via Oceano Atlântico. Para o Brasil, esse acesso se somará aos que alcançarão o Pacífico, cruzando o território boliviano, uma vez que integra o traçado da Rodovia Transoceânica.

            Em sua edição bimestral de novembro/dezembro, a revista Rodovias e Vias cita o Diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Miguel de Souza, um entusiasta do empreendimento.

            Para ele, “a ponte sobre o rio Mamoré vai possibilitar o deslocamento por terra até os portos de Arica, no Chile, além de Matarani e Ilo, ambos no Peru”. A obra, portanto, representará um passo importante para a integração do desenvolvimento sul-americano, além de reduzir de 20 mil para 14 mil quilômetros o percurso para levar os produtos brasileiros ao mercado asiático.

            Enquanto isso, a construção da outra Rodovia Transoceânica via Acre segue acelerada, podendo ser concluída ainda neste ano. Numa recente viagem do Presidente Lula ao Peru, acertou-se com o Presidente Alan García a inauguração para outubro deste ano dessa rodovia tão importante. Ao todo, está sendo aplicado na rodovia US$1,8 bilhão, com a participação dos Governos Brasileiro e Peruano, além da iniciativa privada.

            Saindo de Rio Branco, no Acre, a rodovia percorre 344 quilômetros no Território Brasileiro e outros 2.256 em território peruano até chegar aos portos de Ilo, Matarani e San Juan de Marcona. O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, José Francisco Salomão, é enfático ao comentar a obra. Da mesma forma, o Presidente da Federação da Indústria e Comércio de Rondônia também fala a mesma coisa:

“Ela abre uma nova rota comercial para o Brasil, via Oceano Pacífico, com inegável impacto no processo logístico do comércio internacional, principalmente nas exportações à Ásia, o mercado externo mais dinâmico atualmente.”

            Ele destaca a redução de até seis mil quilômetros no percurso em direção aos consumidores chineses, japoneses, coreanos e indianos, entre outros. E assinala:

“Isso representará uma sensível redução de custo dos fretes, agregando mais um diferencial competitivo aos manufaturados e commodities brasileiros no comércio exterior”.

            Tendo integrado a caravana que debateu detalhes desse empreendimento tanto no Peru quanto na Bolívia, Sr. Presidente, é com satisfação que vejo, neste momento, a concretização de uma obra tão ansiosamente reivindicada. Aliás, é bom lembrar que os acordos firmados em dezembro pelos Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alan García, contemplam diversas outras medidas com o objetivo de incrementar o comércio e o desenvolvimento regional, tais como o livre trânsito dos moradores de fronteira e de veículos turísticos, facilidades para as atividades da Suframa e integração dos transportes fluviais.

            Como falei, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, teremos duas vias de acesso ao Oceano Pacífico, uma passando por Guajará Mirim, via La Paz, o Porto de Arica e Matarani; e outra, indo de Porto Velho a Rio Branco, Porto Maldonado, indo ao Porto também de Ilo, Matarani e San Juan.

            Enfim, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao registrar minha satisfação por esse importante passo no processo de integração com nossos vizinhos, quero expressar também a satisfação dos rondonienses e dos amazônidas em geral, que vislumbram nesses empreendimentos um passo importante para o crescimento econômico e para o desenvolvimento de toda a região amazônica e, em especial, do meu Estado de Rondônia.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/02/2010 - Página 824