Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Necessidade de se mudar a ocupação social diante do aumento dos desastres naturais.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Necessidade de se mudar a ocupação social diante do aumento dos desastres naturais.
Publicação
Publicação no DSF de 11/02/2010 - Página 2185
Assunto
Outros > HOMENAGEM. CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, HOMENAGEM POSTUMA, BRASILEIROS, MORTE, PAIS ESTRANGEIRO, HAITI, VITIMA, ABALO SISMICO, ELOGIO, ATUAÇÃO, SOLDADO, ZILDA ARNS, MEDICO, DIPLOMATA.
  • ANALISE, AUMENTO, DESASTRE, NATUREZA, CORRELAÇÃO, ALTERAÇÃO, CLIMA, MUNDO, NECESSIDADE, REDUÇÃO, EMISSÃO, GAS CARBONICO, QUESTIONAMENTO, MODELO, DESENVOLVIMENTO, DEFESA, ATENÇÃO, MUNICIPIOS, PLANEJAMENTO, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, PREVENÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, TRANSFERENCIA, CIDADÃO, AREA, RISCOS.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, pedi permissão só para registrar um pronunciamento, sem atrapalhar os oradores inscritos. Mas, antes, gostaria de parabenizar o Senador Romeu Tuma pelo pronunciamento. Eu já tive oportunidade de me pronunciar sobre o Haiti da tribuna do Senado, destacar o trabalho dos nossos militares presentes no Haiti, um trabalho humanitário, neste momento, e destacar o trabalho da nossa eterna companheira e militante Zilda Arns e também dos diplomatas brasileiros que lá estão, estavam e que também perderam a sua vida.

            Mas eu quero fazer o registro, Sr. Presidente, de um outro tema, após parabenizar o Senador Romeu Tuma. É com relação aos desastres naturais que estamos enfrentando.

            Quero registrar o pronunciamento, porque na semana que vem teremos um número pequeno de sessões aqui, no Senado, e estamos vivenciando uma situação de muita anormalidade, que cada vez mais parece ser uma normalidade, com uma sequência de desastres naturais, chuvas torrenciais, inundações, às vezes, estiagens, tufões, furacões, ciclones, que não tínhamos. E é natural e lógico que isso esteja relacionado às mudanças ambientais globais que estamos vivendo, que precisam ser enfrentadas com a redução das emissões, com um novo modelo de desenvolvimento, para que nós lancemos menos gases de efeito estufa na atmosfera. Mas tem que servir também de alerta, cada vez mais, para que os Municípios tenham planos municipais de enfrentamento dessa situação, com investimentos em infraestrutura, com definição de mapas de vulnerabilidade, com projetos de obras que possam conter a água, ou que possam realizar a sucção da água, e que possam fazer com que pessoas que estejam em área de risco sejam removidas, de forma paulatina, em um trabalho que às vezes demora anos e anos.

            São Paulo é um grande exemplo, mas outras regiões do Brasil também sofrem a mesma situação, ou com o excesso ou com a falta.

            Quero fazer este registro e agradecer a V. Exª e aos parlamentares que estão inscritos a paciência.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR RENATO CASAGRANDE.

*********************************************************************************


Modelo1 3/28/2411:38



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/02/2010 - Página 2185