Questão de Ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Questão de ordem referente à votação do Veto Parcial 7, de 2010, na sessão do Congresso Nacional realizada ontem.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
REGIMENTO COMUM.:
  • Questão de ordem referente à votação do Veto Parcial 7, de 2010, na sessão do Congresso Nacional realizada ontem.
Publicação
Publicação no DSF de 11/02/2010 - Página 2164
Assunto
Outros > REGIMENTO COMUM.
Indexação
  • OPINIÃO, ERRO, ANTONIO CARLOS VALADARES, SENADOR, CONTESTAÇÃO, QUESTÃO DE ORDEM, ALVARO DIAS, CONGRESSISTA, MOTIVO, AUSENCIA, QUORUM, VOTAÇÃO, VETO PARCIAL, ORÇAMENTO, ANTERIORIDADE, SESSÃO CONJUNTA, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, ANULAÇÃO.

            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero registrar aqui, não por demagogia nem por hipocrisia, o respeito que tenho pelo Senador Antonio Carlos Valadares pela convivência e pela experiência que tem como ex-Governador, como membro desta Casa e principalmente pela competência - inclusive, já tive oportunidade de conviver com ele quando dirigia a Comissão de Assuntos Sociais e não tenho dúvida alguma quanto a isso.

            Agora, Senador Antonio Carlos, acredito que a forma açodada e até surpresa como V. Exª foi pego agora com a matéria aqui, com uma questão de ordem do Senador Alvaro Dias, fez com que V. Exª, no afã de responder em nome do Governo, fizesse-o de uma maneira completamente equivocada. Eu até nem quero lhe dar conselho, absolutamente, mas uma sugestão, porque, às vezes, os nossos assessores estão também um pouco desvinculados do espírito, do raciocínio do documento e fazem a gente cometer erros. Então, eu pediria a V. Exª que lesse a matéria apresentada pelo Senador Alvaro Dias e dela fizesse a análise, para que V. Exª venha realmente a contraditar essa matéria, baseado na lei, de acordo com o Regimento.

            Só vou lhe citar uma palavra: a Câmara disse “sim”, o Senado não disse “sim”, mas nós não tínhamos a maioria dos Senadores presentes votando lá. Tínhamos só 28 Senadores. Então, não é só Câmara que decide: é a Câmara e o Senado. Só uma matéria para a gente fazer uma reflexão.

            Quero dizer que a matéria do Senador Alvaro Dias foi muito bem estudada, profundamente estudada. Quer dizer, de ontem para cá, 24 horas, deu muito tempo de trazer a apresentação de uma matéria bem estudada, bem consubstanciada. Quero que o Governo venha a contraditar de uma maneira compatível com o que foi dito aqui pelo Senador Alvaro Dias.

            Então, permita-me, não é desrespeito nenhum, mas eu estou contraditando as palavras de V. Exª, porque realmente não compõem uma resposta acessível à tentativa de desfigurar a apresentação do Senador Alvaro Dias.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/02/2010 - Página 2164