Fala da Presidência durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reverência à memória da Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral Nacional e Internacional da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa do Dr. Luiz Carlos Costa, representante da ONU; e dos militares brasileiros vitimados pelo terremoto no Haiti.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Reverência à memória da Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral Nacional e Internacional da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa do Dr. Luiz Carlos Costa, representante da ONU; e dos militares brasileiros vitimados pelo terremoto no Haiti.
Publicação
Publicação no DSF de 24/02/2010 - Página 3959
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ZILDA ARNS, MEDICO, FUNDADOR, ENTIDADE, IGREJA CATOLICA, APOIO, CRIANÇA, IDOSO, SITUAÇÃO, POBREZA, ABANDONO, REPRESENTANTE, BRASIL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), MEMBROS, FORÇAS ARMADAS, POLICIAL MILITAR, DISTRITO FEDERAL (DF), VITIMA, ABALO SISMICO, PAIS ESTRANGEIRO, HAITI, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, TRABALHO, RECONSTRUÇÃO, PAIS.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Convidamos para compor a Mesa, de acordo com a orientação da nossa Secretária-Geral da Mesa, Drª Cláudia Lyra, os subscritores Senador Flávio Arns, do PSDB do Estado do Paraná; o Senador Romeu Tuma, do PTB do Estado de São Paulo. Flávio Arns preside com muita competência e estoicismo a Comissão de Educação da Casa, e Romeu Tuma é o Corregedor do Senado da República. Convidamos V. Exª também para compor a Mesa.

            Convidamos o Comandante Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, Exmº Sr. Coronel Ricardo da Fonseca Martins.

            Convidamos o Sr. Nelson Arns Neumann, filho da Drª Zilda Arns e Coordenador Nacional Adjunto da Pastoral da Criança e Coordenador da Pastoral da Criança Internacional.

            Convidamos a Srª Ana Paula Policarpo Torres, viúva do General de Brigada e ex-assessor parlamentar do Exército no Senado Federal, Exmº Sr. Emílio Carlos Torres dos Santos.

            Convidamos a Srª Emilia Ribeiro Rodrigues Martins e Marina Rodrigues Martins, viúva e filha do Tenente Coronel Francisco Adolfo Vianna Martins Filho.

            Convidamos o Coordenador Residente Interino da ONU no Brasil e Representante da Unesco no Brasil, Sr. Vincent Defourny.

            Convidamos a todos para, de pé, cantarmos o Hino Nacional brasileiro, executado pela Banda do Exército. Em seguida, será executado o Toque de Silêncio.

(Execução do Hino Nacional.)

(Toque de Silêncio.)

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Saudamos todos os presentes: autoridades que compõem a Mesa de honra do Senado da República, Parlamentares presentes, meus senhores, encantadoras senhoras do meu Brasil, com muita emoção, dou início ao Período do Expediente desta sessão deliberativa. Em virtude de requerimento apresentado pelo Senador Flávio Arns, o Período do Expediente é dedicado à memória da Drª Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral Nacional e Internacional da Criança e também da Pastoral da Pessoa Idosa; do Dr. Luiz Carlos Costa, Representante Especial Adjunto da Organização das Nações Unidas no Haiti; e dos militares brasileiros integrantes da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti - Minustah, vitimados pelo terremoto, ocorrido em 12 de janeiro, naquele País da nossa América Central.

            Infelizmente, Srªs e Srs. Senadores, quis o destino que um único evento, uma única manifestação da natureza nos privasse da valiosa contribuição de tantos brasileiros notais, de tantas pessoas que faziam a diferença na luta por um mundo mais justo, mais fraterno, mais solidário; por um mundo, enfim, melhor.

            Quis o destino, Srªs e Srs. Senadores que o terremoto do Haiti nos privasse de Zilda Arns, a iluminada fundadora das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa.

            Sua vida, todos sabemos, foi pautada pelo amor, pela dedicação aos semelhantes, pela correção, pela humildade e pela coerência. Uma incansável atuação em prol da dignidade e da pessoa do ser humano, que a levou a receber inúmeros e merecidos prêmios, nacionais e internacionais; que a levou a ser indicada, com inteira justiça, ao prêmio Nobel da Paz.

            Quis também o destino, Srªs e Srs. Presidente, que o terremoto do Haiti nos privasse de Luiz Carlos Costa, representante especial adjunto do Secretário-Geral da ONU naquele País.

            Com mais de 40 anos dedicado à instituição, o Dr. Luiz Carlos era descrito pelo próprio Secretário-Geral da ONU, Ban Kimoon, como - abro aspas -“uma lenda das operações de paz da ONU, um mentor de gerações de funcionários da ONU” - fecho aspas.

            E quis ainda o destino, Srªs e Srs. Senadores, que o terremoto de 12 de janeiro ceifasse a vida de 18 militares brasileiros, integrantes da Minustah, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti: o Soldado Antônio José Anacleto; o Cabo Ari Dirceu Fernandes Júnior; o 1º Tenente Bruno Ribeiro Mario; o 2º Sargento Davi Ramos de Lima; o Cabo Douglas Pedrotti Neckel; o Coronel Emílio Carlos Torres dos Santos; o Soldado Felipe Gonçalves Júlio; o Major Francisco Adolfo Vianna Martins Filho; o Coronel João Eliseu Souza Zanin; o Soldado Kleber da Silva Santos; o 2º Sargento Leonardo de Castro Carvalho; o Major Márcio Guimarães Martins; o Tenente-Coronel Marcus Vinícius Macedo Cysneiros; o Subtenente Raniel Batista de Camargos; o Soldado Rodrigo Augusto da Silva; o 3º Sargento Rodrigo de Souza Lima; o Soldado Tiago Anaya Detimermani; o Cabo Washington Luís de Souza Seraphin; todos, com muito merecimento, promovidos ao posto imediatamente superior das nossas Forças Armadas.

            Brasileiros, senhoras e senhores, que deixaram seu País, que deixaram suas famílias, seus entes queridos, para cumprir uma nobre missão de paz. Brasileiros que contribuíram para que o nosso País fizesse no Haiti - e continue a fazer - um trabalho mundialmente aplaudido, mundialmente reconhecido, um trabalho que, recentemente, o ex-Presidente Clinton cuidou de classificar como “extraordinário” e “magnífico” - assim se expressou Bill Clinton, ex-Presidente dos Estados Unidos.

            São estes brasileiros, senhoras e senhores - Zilda Arns, Luiz Carlos Costa e os 18 militares integrantes do Minustah -, que aqui evocamos com todo o respeito, com toda a admiração e com todo o carinho de que se fizeram merecedores.

            Desafortunadamente, repito, o Brasil e o mundo perdem sua inestimável contribuição, mas fica o exemplo de todos eles a mostrar que podemos, sim, sonhar com dias mais venturosos para a humanidade.

            Passo a palavra ao nobre Senador Flávio Arns, primeiro signatário do requerimento que deu origem a esta justíssima homenagem do Senado e do povo do Brasil.

            Peço permissão, Senador Flávio Arns, para chamar ainda para compor a Mesa de Honra o Exmº Sr. Embaixador do Haiti no Brasil, Sr. Idalberto Pierre-Jean - a Presidência solicita que V. Exª tome assento -, e o Chefe da Assessoria Parlamentar do Gabinete do Comando do Exército, Coronel João Chalella Júnior.

            Também queremos convidar para prestar esta homenagem - peço à Drª Claudia Lyra, Secretária-Geral da Mesa, para tomar as providências - a Srª Maria Batista Luz Neiva, mãe do Capitão da Polícia Militar do Distrito Federal Cleiton Batista Neiva.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/02/2010 - Página 3959