Discurso durante a 20ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Participação de S.Exa. na aula inaugural dos cursos de Agronomia, de Licenciatura em Matemática e de Tecnólogo em Rede de Computadores, do Instituto Federal Catarinense, nos municípios de Santa Rosa do Sul e de Sombrio. Análise da política adotada pelo Presidente Lula de interiorização das universidades federais e de expansão do ensino profissionalizante federal.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • Participação de S.Exa. na aula inaugural dos cursos de Agronomia, de Licenciatura em Matemática e de Tecnólogo em Rede de Computadores, do Instituto Federal Catarinense, nos municípios de Santa Rosa do Sul e de Sombrio. Análise da política adotada pelo Presidente Lula de interiorização das universidades federais e de expansão do ensino profissionalizante federal.
Publicação
Publicação no DSF de 03/03/2010 - Página 5053
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • QUALIDADE, PROFESSOR, PARTICIPAÇÃO, INAUGURAÇÃO, CURSO SUPERIOR, AREA, AGRONOMIA, MATEMATICA, INFORMATICA, CAMPUS AVANÇADO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ELOGIO, DIRETRIZ, GOVERNO FEDERAL, AMPLIAÇÃO, ACESSO, INTERIOR, ENSINO SUPERIOR, INTEGRAÇÃO, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, APRESENTAÇÃO, BALANÇO, CRIAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, PREVISÃO, CONTINUAÇÃO, PROCESSO, CONGRATULAÇÕES, DIRETOR.
  • ANALISE, DISPUTA, GRATUIDADE, VAGA, ESCOLA PUBLICA, EFEITO, MIGRAÇÃO, ESTUDANTE, IMPORTANCIA, DESCENTRALIZAÇÃO, MUNICIPIOS.
  • JUSTIFICAÇÃO, APROVAÇÃO, SENADO, PROPOSIÇÃO, RESERVA, VAGA, EXAME VESTIBULAR, ALUNO, ORIGEM, ESCOLA PUBLICA, ENSINO MEDIO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Agradeço-lhe, Sr. Presidente.

            Quero saudar todos os Senadores aqui presentes neste início de sessão desta terça-feira e dizer, Senador Mão Santa, que o que me traz à tribuna, para esta comunicação inadiável, é exatamente a emoção de professora.

            Ontem, tive a oportunidade de participar da aula inaugural de três cursos de nível superior nos campi do Instituto Federal Catarinense, localizados no Município de Santa Rosa do Sul e no Município de Sombrio. O Município de Santa Rosa tem aproximadamente nove mil habitantes, e o de Sombrio, 25 mil habitantes. São dois Municípios de base agrícola - Sombrio já está com um perfil se encaminhando também para a área industrial - que estão quase na fronteira do nosso querido Rio Grande do Sul, Senador Paulo Paim. A aula inaugural desses três cursos foi muito emocionante pelo contato, como não poderia deixar de ser, com alunos, com nossa juventude. Cento e quarenta jovens vão ter a oportunidade de estudar gratuitamente, com qualidade, em três cursos importantes. O primeiro deles é o de Agronomia; depois de cinco anos de estudo, tornar-se-ão engenheiros agrônomos. O outro, com cinquenta vagas, é o de Licenciatura em Matemática, uma disciplina importantíssima na formação das nossas crianças e dos nossos jovens, na qual, infelizmente, há uma deficiência muito grande de professores habilitados. E o terceiro curso é o de Tecnólogo em Rede de Computadores, já que a área da Informática se sobrepõe cada vez mais em termos de necessidade de capacitação e de formação de pessoal.

            Essas aulas inaugurais, que foram dadas no campus de Santa Rosa do Sul à tarde, Senador Neuto de Conto, e no campus de Sombrio à noite, emocionaram-me muito, porque, quando iniciamos nosso trabalho como Senadora, representando Santa Catarina no Senado, havia, de Florianópolis até a fronteira com o Rio Grande do Sul, na região sul de Santa Catarina, que abrange mais de 15% da população - 39 Municípios dos 293 do nosso Estado estão localizados naquela região, que é muito importante -, uma única escola federal, que era a antiga Escola Agrotécnica Federal de Sombrio, que, na realidade, tinha o nome de Sombrio, mas que não funcionava lá, pois sua localização era no Município de Santa Rosa do Sul. Essa antiga Escola Agrotécnica Federal se multiplicou ao longo desses anos, deixando de ser a única escola federal a atender a juventude do sul do nosso Estado, do sul catarinense, por conta de uma política muito correta, adotada pelo Presidente Lula, de interiorização das nossas universidades federais e de expansão do ensino profissionalizante federal.

            Portanto, essa região, que abrange mais de 15% da população catarinense e 13% dos nossos Municípios, em que havia uma única escola federal, a antiga Agrotécnica, já conta com o campus da Universidade Federal, que funciona há mais de dois anos no Município de Araranguá; com o campus do Instituto Federal Catarinense, que funciona há mais de três anos em Araranguá; com o campus de Sombrio, que já funciona há mais de um ano, também do Instituto Federal Catarinense. Já há cursos avançados do Instituto Federal no Município de Içara, que é um Município que vem crescendo de forma significativa. Estamos construindo, para inaugurar ainda neste primeiro semestre e para iniciar aulas, o campus do Instituto em Criciúma. Há ainda a construção do restaurante-escola, para formar pessoal para o atendimento de hotelaria e de gastronomia em Laguna. Além disso, quatro Municípios já estão engatilhados, com a perspectiva de também virem a contar com um campus do Instituto Federal Catarinense ou do Instituto Federal de Santa Catarina, até porque, em Santa Catarina, há dois institutos: são eles os Municípios de Turvo, de Braço do Norte, de Imbituba e de Tubarão.

            Portanto, de uma única escola federal, localizada no pequeno Município de Santa Rosa do Sul, já estamos atuando em vários Municípios, com perspectiva de cobrir praticamente toda a região sul de Santa Catarina com ensino público gratuito, de qualidade, tanto de nível médio, profissionalizante, como de nível superior.

            Sabemos, Senador Paim, que isso faz toda a diferença. Os olhos brilhando da juventude, daqueles 140 jovens que vão ter a oportunidade de iniciar seus estudos universitários a partir desses três cursos feitos lá, em Municípios muito pequenos, na fronteira do Rio Grande do Sul, são a prova inequívoca do acerto da política educacional do Presidente Lula e do Ministro Fernando Haddad.

            O Ministro Fernando Haddad, junto com sua equipe, teve a ideia do Instituto Federal, ou seja, a ideia de aproveitar o corpo docente, os laboratórios, os equipamentos, as instalações, para que, no mesmo espaço, na mesma escola, houvesse ensino profissionalizante e ensino superior. Em qual outra condição um Município de nove mil habitantes teria um curso público, federal, de Engenharia Agronômica? Isso seria impossível. Então, foi essa engenharia educacional, essa bela ideia, que permitiu que, hoje, estivéssemos em tantos locais, em tais condições.

            Veja os números, Senador Paulo Paim - fiquei impressionada -, relativos aos alunos de Santa Catarina. Uma das grandes questões é que, nas instituições federais de ensino, há tanta disputa de vaga, que, normalmente, os alunos aprovados, em sua grande maioria, não são do Estado onde está sediada a Universidade. Mas, no vestibular, no processo seletivo para o curso de Engenheiro Agrônomo, de Licenciatura em Matemática e de Tecnólogo de Redes de Computação, a grande maioria é de Santa Catarina: no de Matemática, 98% são do Estado; no de Tecnologia de rede de Computação, 88%; e, no de Agronomia, 78%. Portanto, a ampla maioria dos catarinenses, quase a totalidade do sul de Santa Catarina, pode estudar de forma gratuita, perto da sua casa, sem grandes despesas para a sua família.

(Interrupção do som.)

            A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Vou concluir, Sr. Presidente.

            Isso também está permitindo que, ao não se deslocar para outro grande centro, o jovem, depois de formado, fique na comunidade, permaneça na sua região, contribuindo com o engrandecimento da sua região, sem que a região acabe perdendo os mais importantes talentos, os mais promissores, que normalmente acabam se afastando.

            Há outro dado importantíssimo. Até quero fazer um apelo para que, de uma vez por todas, este Congresso, o Senado da República aprove a vinculação, a reserva de vagas para alunos vindos de escola pública, porque é de fundamental importância que quem termine o segundo grau, o ensino médio, em escola pública tenha a oportunidade de fazer seu curso em uma universidade pública.

            Estivemos lá com essa interiorização e com essa distribuição dos cursos: em Licenciatura em Matemática, 98% dos alunos são egressos de escola pública; no de Tecnólogo de Rede de Computação, esse índice é de 88%; e, no de Agronomia - fiquei muito gratificada! -, 87% vieram de escola pública, sendo que metade era de ex-alunos do curso médio da própria ex-Escola Agrotécnica de Sombrio.

            Então, aqui, em primeiro lugar, eu queria parabenizar toda a equipe, os professores, o diretor do campus do Instituto Federal Catarinense de Santa Rosa do Sul e de Sombrio, o Professor Adalberto Reinke. Saúdo todos os professores que estão lá atuando, a equipe técnica e também o Professor Cláudio Koller, que é o reitor do Instituto Federal Catarinense.

            E, mais uma vez, quero agradecer, em nome desses 140 jovens que, ontem, iniciaram seu curso universitário, ao Presidente Lula e ao Ministro Fernando Haddad, por propiciarem tudo isso em todo o Brasil. Fiz um relato do que aconteceu numa região de Santa Catarina, mas tenho a certeza de que isso é a realidade do Brasil como um todo, com a interiorização, com a expansão e com a criação de novas universidades e com a ampliação significativa da nossa rede de ensino profissionalizante federal.

            Era isso que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Agradeço-lhe a gentileza de me conceder um tempinho a mais.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/03/2010 - Página 5053