Fala da Presidência durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradece a presença de todos na sessão de homenagem à memória da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral Nacional da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa; do Dr. Luiz Carlos Costa, representante da ONU; e dos militares brasileiros vitimados pelo terremoto no Haiti.

Autor
Flávio Arns (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Agradece a presença de todos na sessão de homenagem à memória da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral Nacional da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa; do Dr. Luiz Carlos Costa, representante da ONU; e dos militares brasileiros vitimados pelo terremoto no Haiti.
Publicação
Publicação no DSF de 24/02/2010 - Página 4005
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MÃE, GENERAL DE EXERCITO, COMANDANTE, FORÇAS ARMADAS, MISSÃO, PAIS ESTRANGEIRO, HAITI, APRESENTAÇÃO, VOTO DE PESAR.
  • AGRADECIMENTO, AUTORIDADE, LIDERANÇA, FAMILIA, PRESENÇA, SESSÃO, HOMENAGEM POSTUMA, ZILDA ARNS, MEDICO, LIDER, ENTIDADE, IGREJA CATOLICA, REPRESENTANTE, BRASIL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), MILITAR, FORÇAS ARMADAS, VITIMA, ABALO SISMICO, PAIS ESTRANGEIRO, HAITI.
  • REGISTRO, INICIO, TRABALHO, ENTIDADE, IGREJA CATOLICA, MUNICIPIO, FLORESTOPOLIS (PR), ESTADO DO PARA (PA), REDUÇÃO, MORTALIDADE INFANTIL.
  • RELEVANCIA, ESFORÇO, MILITAR, FORÇAS ARMADAS, RECONSTRUÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, HAITI, GARANTIA, CIDADANIA.

            O SR. PRESIDENTE (Flávio Arns. PSDB - PR) - Eu agradeço a presença do Prefeito de Forquilhinha, que também esteve em Curitiba, com uma delegação grande do Município, no velório da Drª Zilda.

            Forquilhinha tem a Casa Mãe Helena, que é uma grande casa da Pastoral da Criança, de organização e de treinamento. Eu tive a felicidade de estar lá neste final de semana, comemorando os 90 anos de idade de Irmã Gabriela, que é uma das irmãs da Drª Zilda, da Ordem das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Então, toda a família, de fato, se reuniu em Forquilhinha.

            Parabéns pelo trabalho.

            Mas quando eu falo tudo isso do Exército, da Pastoral, do trabalho, sempre penso nas famílias das pessoas que nós estamos homenageando. Por isso quero levar esta mensagem forte também para a Ana Paula, para a Emília - que está aqui -, para a Marina - que está lá embaixo, filha da Emília - e para todos os demais que estão acompanhando esta sessão solene, este momento solene do Senado Federal. Ao Nelson Arns Neumann, meu primo, que também continue batalhando, lutando, como tem feito nesses últimos 27 anos, desde o início da Pastoral da Criança.

            E lembro o trabalho das Forças Armadas e o trabalho da Pastoral no sentido de que quem faz a diferença é o povo unido, com informação, com entusiasmo, com determinação, com esperança, sabendo que todos são capazes e competentes, e, se organizados, podem fazer a grande diferença, não é verdade?

            Então, Vera Altoé, que ainda está aqui também e é Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, e Dom José Moura, que está aqui também presente, representando a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa são pastorais da CNBB -, antes de eu declarar encerrado este primeiro momento para depois termos um intervalo, ouviremos, agora, a música Valsa da Despedida, composta por Robert Burns, na versão de Alberto Ribeiro e Braguinha, apresentada pelo Exército Brasileiro, a quem também agradecemos a presença, transmitindo mensagem de esperança, mensagem de paz e mensagem de continuidade do legado de cada um dos homenageados.

(Procede-se à execução da música Valsa da Despedida.)

            O SR. PRESIDENTE (Flávio Arns. PSDB - PR) - Agradecemos novamente a participação brilhante de todos vocês e, ao mesmo tempo, agradecemos a presença das lideranças, muitas delas, não todas, porque são quase 300 mil lideranças no Brasil, representando as 300 mil da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa.

            E aproveito este momento para dizer: vamos em frente, o trabalho continua, há muita coisa a ser feita e muita coisa boa para mostrar para a tia Zilda, a Drª Zilda Arns: que todos nós somos bons, entusiasmados, competentes e trabalhamos com esperança, assim como as Forças Armadas, a favor das pessoas, particularmente das crianças e dos idosos, para terem vida, vida plena, vida em abundância, com dignidade e com cidadania. Isso é possível.

            Agradecemos a presença de todas as autoridades e de todas as pessoas que estão aqui presentes, agradecemos a todos que nos acompanharam pelos meios de comunicação do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/02/2010 - Página 4005