Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da construção de uma refinaria de petróleo em Paulistana, no sul do Piauí.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Defesa da construção de uma refinaria de petróleo em Paulistana, no sul do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2010 - Página 9267
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COBRANÇA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), CONSTRUÇÃO, REFINARIA, MUNICIPIO, PAULISTANA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), TERMINAL MARITIMO, CARGA, PETROLEO, GASODUTO, LIGAÇÃO, FORTALEZA (CE), ESTADO DO CEARA (CE), SÃO LUIS (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA), CAPITAL DE ESTADO, IMPORTANCIA, OBRAS, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CRITICA, GOVERNO ESTADUAL, PRIORIDADE, PROGRAMA, GOVERNO FEDERAL, ASSISTENCIA SOCIAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Sem revisão do orador.) - Senador Roberto Cavalcanti, que preside esta sessão, parlamentares presentes, brasileiros e brasileiras aqui no plenário e que nos assistem pelo sistema de comunicação do Senado, ontem, eu me manifestei sobre Petrobras, pré-sal, pós-sal, Constituição, divisão de riquezas. Mas, hoje, com objetividade, para ser breve, não queria juntar aquela minha mensagem, entendendo que esta Casa tem como única função ser um poder moderador e revisor. A Câmara jogou, e nós temos, sem pressa... O próprio Presidente Luiz Inácio uma vez disse - ele tem umas tiradas, viu Lúcia Vânia?: “Quem come com pressa come cru”. Então, ninguém pode ter pressa para fazer essas leis. As leis têm que ser inspiradas nas leis de Deus - viu, José Nery? -, que entregou para Moisés, e ainda hoje vivem. Há mais de 2.000... Muito mais, 2.010 anos de Cristo, foi muito antes. Então, não se pode fazer isso em 45 dias, como o Governo queria.

            Mas, para o meu Piauí, essa Petrobras, que é grande, o que ninguém nega, que Monteiro Lobato na nossa infância já cantava e que Getúlio Vargas fez existir, em 1952... A Petrobras é rica, embora sacrifique o povo brasileiro, porque aqui é o lugar em que é mais caro o combustível. É a gasolina, é o querosene, é o gás de cozinha, tudo! Todos os combustíveis são mais caros. Mas, para o meu Piauí, lembraria a Sua Excelência o Presidente da República que o Governo do PT, o Governo Estadual, foi um fracasso, um caos. Lá no Piauí, a turma diz: “Olha, aqui nunca deu um terremoto, mas deu um governo do PT, que dá muito malefício”. Mas, com objetividade, queria ajudar o Presidente da República, em nome do Piauí, que representamos.

            A grande redenção do Piauí, que a Petrobras poderia providenciar - se o Governo do PT que lá se instalou, em vez do tripé da mentira, da corrupção e da incompetência, tivesse uma visão de futuro -, seria um projeto que existe na Petrobras, uma refinaria em Paulistana. Fala-se em refinaria, e eu queria... Isso tem, os técnicos fizeram. Roberto Cavalcanti, todo mundo sabe, está-se pedindo refinaria. Aí se diz: “Ah! Mas Paulistana, não, é no sul do Piauí”.

            Mas, segundo os técnicos da Petrobras - e nós estamos vendo aí, sonhando com a riqueza do pós-sal -, a dificuldade maior hoje não é o óleo bruto, que dizem que há lá no fundo do mar, a 400 quilômetros da costa, a oito quilômetros de profundidade: é o óleo refinado. Essa é a deficiência. A deficiência maior do Brasil é no Norte e no Nordeste, nas suas capitais. Então, Paulistana, como os técnicos dizem - podem ver no mapa - fica no sul do Piauí. Eles defendem essa tese de uma refinaria em Paulistana.

            Eu defendo. É dos técnicos. E dou essa luz ao Presidente Luiz Inácio, que a miopia do Governo do PT nunca viu. O projeto existe pelos técnicos, porque Paulistana é equidistante, Lúcia Vânia. Então, pega-se Paulistana - podem olhar no mapa, no sul do Piauí - e de lá vai-se para Boa Vista, capital de Roraima, para Belém, para Manaus, para São Luís, para Fortaleza, para a própria Teresina, para Natal, para João Pessoa, Aracaju. É mais ou menos equidistante.

            É mais caro, porque é interior? É. Brasília era mais cara, Lúcia Vânia. Brasília era mais cara. Poderia ter sido Goiânia. Brasília foi mais cara, mas foi fundamental para integrar o País.

            Então, essa refinaria de Paulistana, Senhor Presidente da República, seria a redenção do Piauí, para o seu desenvolvimento. E seria uma maneira de haver combustível refinado mais barato em todas as capitais do Norte e do Nordeste.

            E outra, é muito simples essa obra - nós sabemos -, porque o Piauí tem o Porto de Luís Correia em construção há quase um século, iniciado por Epitácio Pessoa. Evidentemente, sabemos, entendemos - e bem - que o transporte marítimo para carga pesada e para longa distância não existe mais no Piauí. É um litoral pequeno.

            O Sarney fez o Porto de Itaqui, que é fabuloso, um dos melhores do mundo. Há linha que sai de São Luís do Maranhão para a Holanda, grandes navios - quanto maior o navio, mais barato é o frete. E o Ceará já está com dois portos. Então, não há grandes distâncias. Mas tem-se de tirar o lucro do prejuízo.

            Então, com pouco dinheiro, um governo inteligente faria um terminal de petróleo. Um terminal de petróleo. Perto de Fortaleza, a cem quilômetros, está a cidade de Paracuru. São uns canos, é simples... Aproveitar-se-ia isso. Se o Governo do PT do Piauí tivesse cérebro, conseguiria com o Presidente da República - ele não tem culpa - e far-se-ia como em Paracuru: uns canos e o terminal de petróleo.

            José Nery, com pouco dinheiro, você que é cearense... Há ali em Paracuru, são alguns canos. Mas o petróleo do Norte do Piauí é o mais... O do Brasil já é caro, e o de lá é o mais caro do mundo! Ele vem de Fortaleza, vai para Teresina e volta para o nosso litoral, para Parnaíba. Ou, então, de São Luís, vai a Teresina e volta. Isso traz prejuízos.

            E se desenvolveria o porto. Eu mesmo, para os pescadores, quando governei o Estado, dei uns 80 barcos de pesca. Mas eles não foram à frente, porque o petróleo é mais caro, o óleo é mais caro. Isso não os torna competitivos com os barcos de pesca do Ceará. Camocim tem muito mais.

            O meu Governo entregou umas 80 embarcações, mas o petróleo é mais caro. Então, isso tornaria competitivo.

            O nosso pescado vem, para abastecer o Piauí, quase sempre de Belém. Vem lá do Pará o pescado, porque o petróleo é caro e consegue...

            Então, com dinheiro pouco, ele faria esse terminal de petróleo. Surgiria lá um porto pesqueiro, porque seria mais barato, competitivo, e viria, com certeza, a recuperação da ferrovia, que foi prometida por Sua Excelência o Presidente da República ao nosso engenheiro Alberto Silva, quando era Senador. Em 60 dias, esse trem iria para a praia de Parnaíba, e, de Parnaíba, em quatro meses, para Luis Correia. Não trocaram um dormente! E uma ZPE, que foi criada no Governo do Presidente Sarney e que está lá parada: só andou em conversa, em discurso e promessa.

            E outra, que o Piauí, para uma visão de futuro, foi ... Inácio Arruda, fomos campeões, com o Maranhão, em bolsa, essa Bolsa Família. Eles estão disputando. Mas não vejo nisso uma riqueza futura, não vejo nesse investimento. Vejo um ato de caridade. Ninguém é contra caridade. O Apóstolo Paulo, José Nery, já dizia: “Fé, esperança e caridade”. Caridade é que é bom. Mas, em termos de riqueza e de futuro, ninguém vê. Então, o míope, anencéfalo Governo do Piauí buscou só a bolsa. Bolsa! É o campeão. Ele, com o Maranhão, estão disputando quem tem mais Bolsa Família.

            Então, queria dizer que essas obras, não, essas trariam riqueza.

            E, simples, um gasoduto. Aí é que não continuam. Quando governei o Estado, havia um projeto de gasoduto de Fortaleza a São Luís, duas capitais. Então, ele passava pelo litoral do Piauí, que é pequeno, Parnaíba, e de Parnaíba voltava para Teresina. O gás, que há em todo o Brasil e que é mais econômico. Chegamos a criar até uma companhia de gás. Eu me lembro de que nomeei para ser o Presidente da Companhia de Gás do Piauí o Dr. Severo Eulálio, um engenheiro, meu segundo suplente, irmão do líder de lá Kléber Eulálio. Então, essa obra paralisou-se, não foi à frente.

            São esses os instrumentos que nós, do Estado do Piauí, pediríamos, apelando para a sensibilidade e visão do Presidente da República, que faltou ao Governador do Piauí, que só reivindicou o Bolsa - podem ver que estamos disputando com o Maranhão o pódio, mas isso não leva ao futuro.

            Em nome dos que pensam, dos que estudam, dos que nos têm amor, dos que têm uma visão, eu, que represento o Estado, pediria ao Presidente da República esses três itens da nossa forte Petrobras: a refinaria em Paulistana, o terminal de petróleo no Porto de Luís Correia e o gasoduto, que era planejado para Fortaleza-São Luís, passando pelo nosso norte, em Parnaíba, voltando a Teresina. Essa é a solicitação ao Presidente da República e ao Ministério do Planejamento, pelos piauienses que represento, que têm cérebro, que pensam, que têm visão de futuro.

            Era o que tinha a dizer.


Modelo1 3/28/2411:10



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2010 - Página 9267