Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Balanço dos quase três anos em que S.Exa. desempenhou o mandato de Senador da República.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Balanço dos quase três anos em que S.Exa. desempenhou o mandato de Senador da República.
Aparteantes
Arthur Virgílio, Augusto Botelho, Cristovam Buarque, César Borges, Eduardo Azeredo, Eduardo Suplicy, Garibaldi Alves Filho, Ideli Salvatti, Inácio Arruda, Jefferson Praia, Marconi Perillo, Paulo Paim, Romeu Tuma, Sadi Cassol, Tião Viana, Valdir Raupp, Wellington Salgado.
Publicação
Publicação no DSF de 31/03/2010 - Página 10362
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • BALANÇO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, PARTICIPAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), SUBCOMISSÃO, RISCOS, MEIO AMBIENTE, CONSELHO, DECORO PARLAMENTAR, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, VIAGEM, PAIS ESTRANGEIRO, HAITI, GUINE-BISSAU, IMPORTANCIA, AUXILIO, SENADO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, AMPLIAÇÃO, ACESSO, SAUDE, POPULAÇÃO.
  • RECONHECIMENTO, INSUFICIENCIA, ATUAÇÃO, ORADOR, ATENDIMENTO, INTERESSE, REGIÃO AMAZONICA, EXPECTATIVA, CONTINUAÇÃO, EMPENHO, BANCADA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), AGRADECIMENTO, RECEPÇÃO, SENADOR, APOIO, SERVIDOR, SENADO, ASSESSORIA, FAMILIA, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, DEBATE, REFORÇO, DEMOCRACIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente Mão Santa, pelas palavras. Acho que há um excesso nas suas palavras, mas muito obrigado pela forma carinhosa e amigável de V. Exª.

            Sem nenhuma pretensão, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, mas com espírito público, farei rapidamente um balanço desses quase três anos aqui no Senado da República.

            Cheguei aqui numa tarde do início do mês de abril, 3 de abril de 2007, depois das eleições gerais de 2006. Vim por conta da minha militância, do meu partido, o Partido dos Trabalhadores, lá no Estado do Amazonas. Em 2006, fizemos uma coligação com o PR, com o PCdoB, com o PSB, e fui escolhido para suplente do Senador Alfredo Nascimento, que ganhou as eleições, e muito bem, em 2006. E foi chamado, pela segunda vez, pelo Presidente da República para compor o seu Ministério.

            Alfredo é um amazonense vindo do Rio Grande do Norte. É um homem público, já passou por vários espaços no Estado, e com muita competência. É Senador e Ministro por conta também da sua história política.

            O Ministro volta para cá. Eu volto para o meu Estado, com certeza, diferente, por conta da convivência, por conta dos embates políticos, por conta das amizades, por conta da construção ou da tentativa de fazer do mandato um pouco da utopia, um pouco do sonho de construir um Brasil melhor. Eu volto. Volto ao meu partido para continuar a minha militância como cidadão, como um homem que acredita no Brasil.

            Vou continuar com a mesma vontade. Não sei fazer outra coisa senão fazer política, todos os dias. A saída para o Brasil é política; a saída para as contradições vividas pelo Brasil está na política.

            Evidentemente foram um grande aprendizado a convivência e as discussões no período mais duro, no momento mais duro do Senado ou dos espaços aqui no Senado, nas nossas Comissões - e fui titular e suplente de várias comissões.

            A minha assessoria fez um pronunciamento. Confesso que já o li; o pronunciamento é bonito, mas peço desde já a inserção deste pronunciamento na íntegra. E quero já fazer um parêntese para registrar a minha assessoria aqui do Senado; os funcionários do Senado que compõem a minha assessoria, na pessoa do Igor; os meus assessores que estão em Manaus. Tive, ao longo desses três anos, um escritório aberto todos os dias. E eu quero dar um abraço na minha assessoria, que sempre esteve presente e construiu esse mandato.

            Na condição de membro do Senado, quero dizer que fui titular na Subcomissão Permanente de Águas; fui titular também da Subcomissão de Risco Ambiental em Municípios Relacionados pelo Inpe, que são os Municípios do Arco de Fogo; fui da CPI dos Cartões Corporativos; fui membro titular da CPI da Petrobras, na condição de Presidente; do Apagão Aéreo, naquele momento tão crítico que o Brasil viveu; do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar; e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, quando fiz uma viagem que até hoje não esqueço, não da viagem, mas daquela situação do povo do Haiti.

            E quero, nesse último discurso deste período - espero voltar pra cá, Senador Tuma -, porque a minha voz neste pronunciamento encerra uma etapa de convivência aqui no Senado, lembrar que este Senado não pode esquecer a situação do povo haitiano, que é um povo latino-americano, que é um país vítima da colonização. Essa tragédia é uma extensão da tragédia vivida pelo povo do Haiti, e o Senado não pode esquecer o povo do Haiti, as crianças do Haiti, as mulheres do Haiti, a juventude daquele país. O Haiti não pode ser esquecido por esta Casa.

            Fiz também uma viagem em que pude conhecer povos da África. Nós não podemos esquecer jamais, neste Senado de construir, nas nossas comissões, nos nossos orçamentos, nos debates na Comissão de Relações Exteriores, na Comissão de Assuntos Econômicos desta Casa... O Brasil, o nosso Governo, perdoa dívidas; o Governo aprova a remessa de recursos para países, o que às vezes provoca debates intensos aqui dentro.

            Mas eu conheci a Guiné Bissau, numa comitiva de parlamentares, e eu saí de lá impressionado, indignado, porque um país como a Guiné Bissau, Senador Tuma, não tem um aparelho de hemodiálise. Ou seja, aquele povo não pode tratar de enfermidades renais! Quem pode vai para Portugal, e quem não pode fica ali e morre. É inaceitável essa indiferença, principalmente da Europa, com os países africanos. E aqui eu estou lembrado, por conta de uma viagem, de uma missão do Parlamento, do Senado, da situação vivida pelo povo da Guiné Bissau.

            Então, Sr. Presidente, foram várias as comissões. Aprendi muito nas comissões, na relação, no debate, no contraditório, e aprendi também a importância do Senado para a República, para o Brasil. No momento mais crítico da crise vivida pelo Senado, ele continua um pilar estratégico da democracia. A sociedade brasileira não pode viver sem um parlamento bicameral, e o Senado joga um papel importante, fundamental, no sentido de compreender os gargalos, as dificuldades, os debates que às vezes são refletidos com muita força aqui dentro do Senado, e de forma legítima.

            Então, Sr. Presidente, ao povo do Amazonas que me concedeu este mandato, quero dizer da minha alegria, mas da minha insatisfação. Não fiz tudo; poderia fazer mais pelo povo do Amazonas, da Amazônia, pelos povos indígenas da minha região, que, às vezes, é incompreendida do ponto de vista de compor essa diversidade cultural, essa diversidade étnica do nosso povo e, principalmente, do povo da Amazônia.

            Eu penso que fiz, mas não fiz tudo o que deveria fazer em defesa dos povos da Amazônia, dos ribeirinhos da Amazônia, que vivem, às vezes, sem um olhar, sem a atenção, sem a solidariedade do Estado brasileiro.

            Sr. Presidente, a Amazônia é complexa. Tentei, nesses três anos de mandato, trazer para esta Casa a Amazônia, não como uma região, mas como parte estratégica fundamental da nossa Nação, do nosso País.

            Concedo um aparte a V. Exª, Senador Romeu Tuma.

            O Sr. Romeu Tuma (PTB - SP) - Senador João Pedro, a pior coisa que tem é despedida, mesmo que temporária. Eu tenho certeza de que o povo do Amazonas lhe dará cartão verde para voltar ao convívio desta Casa, para continuar o seu trabalho brilhante não só em favor do Amazonas, mas de todo o povo brasileiro. V. Exª tem sido um exemplo brilhante aqui, tem mostrado o que é o Amazonas para o Brasil e para o mundo. Eu sou um amazonense de coração, sou um homem que pisou descalço na mata do Amazonas, percorri quase todas as suas regiões. Dizem, aliás, que eu sou o quarto Senador do Amazonas, e eu tenho muito orgulho disso.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - O Amazonas agradece.

            O Sr. Romeu Tuma (PTB - SP) - Ao fazer uso da palavra, V. Exª tem chamado a atenção de cada um de nós pela seriedade com que aborda os assuntos referentes a essa região tão importante. Hoje foi citada aqui uma reunião da qual participaram vários empresários e vários conhecedores, inclusive estrangeiros, para tratar da manutenção da Amazônia, da autossustentação daquela região. Antes, aqui, a Senadora Serys Slhessarenko falou um pouco de V. Exª e também pela manhã, numa reunião das liderança empresariais. V. Exª vem se despedir numa hora ruim. Aliás, não dá um adeus, dá um tchau para nós. Eu sei que o Ministro dos Transportes tem o direito de voltar, mas, quem sabe, se ele pedir licença para continuar na sua campanha, poderá V. Exª continuar aqui, e ele ser eleito para o cargo que pretende disputar no seu Estado. Deus abençoe o senhor.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado.

            O Sr. Romeu Tuma (PTB - SP) - O senhor tem dois nomes de santos, João e Pedro, que foram os braços mais importantes de Jesus. Continue a trabalhar pelo seu Estado e saiba que pode contar, sem dúvida, com vários parlamentares que estarão aqui à sua disposição.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado, Senador.

            Senador Valdir Raupp, agora vamos construir uma ponte no rio Madeira ligando os estados do Amazonas e de Rondônia. Ouço V. Exª.

            O Sr. Valdir Raupp (PMDB - RO) - Até que enfim, Senador João Pedro! A rodovia 319, que já serviu tanto os estados do Amazonas e de Rondônia no passado, foi abandonada, mas agora, com a posse do Ministro Alfredo Nascimento, teve sua reconstrução retomada: 250 quilômetros no sentido Manaus-Porto Velho e 200 quilômetros no sentido Porto Velho-Manaus, trechos que foram inaugurados recentemente pela Ministra Dilma e pelo Ministro Alfredo Nascimento. E na semana passada, a Ministra Dilma e o Ministro Alfredo Nascimento deram a ordem de serviço para a construção da ponte no rio Madeira que ligará os estados de Rondônia e do Amazonas. Então, eu diria que o Amazonas e a nossa região, Senador João Pedro, ganharam duplamente. Por quê? Porque ganhou um Ministro e ganhou um grande Senador, que foi V. Exª durante esses três anos. Muitos pensam que o suplente não tem a mesma representatividade que tem o titular, mas V. Exª provou o contrário, V. Exª provou totalmente o contrário. O Ministro Alfredo Nascimento é mais afeto à área administrativa, já foi Prefeito de Manaus, Vice-Governador e foi por três anos Ministro dos Transportes, fazendo um grande trabalho, fez uma grande gestão à frente...

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - O Ministro Alfredo ocupou o Ministério no primeiro mandato do Presidente Lula e no segundo.

            O Sr. Valdir Raupp (PMDB - RO) - No primeiro e no segundo, ocupou o Ministério por duas vezes já. Agora volta para cá temporariamente para disputar o Governo do Estado do Amazonas, e há grandes chances de se eleger Governador e V. Exª voltar para cá como Senador e ir até o final do mandato. Eu o parabenizo pelo brilhante trabalho que fez não só aqui no plenário do Senado, mas em todas as comissões em que atuou, inclusive como relator de diversas matérias, até em CPI. V. Exª deu conta do recado. Então, parabenizo V. Exª e o povo do Estado do Amazonas, que, como já disse, ganhou um grande Ministro, que foi o Ministro Alfredo Nascimento, e um grande Senador, que foi V. Exª. Que Deus o abençoe e que V. Exª continue trilhando essa trajetória de defesa do seu povo, o povo do Estado do Amazonas, e do Brasil. Parabéns.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Muito obrigado.

            Senador Paim, ouço V. Exª.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senador João Pedro, eu quero primeiro me dirigir a você, meu amigo, me dirigir à sua esposa, que está aqui, e aos seus familiares. Sem sombra de dúvida, neste pequeno período de três anos, você se mostrou aqui como um dos melhores Senadores desta Casa. Não tenho nenhuma dúvida quanto a isso. V. Exª é daqueles homens que em nenhum momento dobrou a espinha em qualquer debate, V. Exª esteve sempre ao nosso lado quando tratamos dos temas sociais. Tive a alegria de caminhar também ao lado de V. Exª. Quero dizer que tenho entendimento diferente: assim prescreve a legislação, mas infelizmente o Presidente Lula perde um grande Ministro e o Senado perde um grande Senador. O Ministro Nascimento vai ser candidato a Governador, e V. Exª deverá retornar a esta Casa. V. Exª volta para casa com o peito cheio de orgulho, ciente do dever cumprido, não só com o Amazonas, mas com o povo brasileiro, pela forma determinada como V. Exª aqui defendeu o governo do Presidente Lula. Enfim, estou triste, mas sei que é sempre bom voltar para casa. É bom voltar para casa, visitar os amigos, caminhar pela nossa querida Amazônia, que V. Exª aqui defendia e defende muito bem...

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Dar mais atenção para o meu neto...

            O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Neto é neto - tenho quatro netos também. Enfim, Senador João Pedro, estou controlando um pouco as palavras para não deixar a emoção ir além do limite, porque considero V. Exª meu amigo, e amigos são poucos, amigos podemos contar nos dedos da mão.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - V. Exª é meu amigo. Muito obrigado.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado.

            Ouço o Senador Garibaldi Alves, Presidente desta Casa.

            O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Senador João Pedro, eu também me incorporo a esses Senadores que estão lhe dirigindo uma palavra de elogio por sua atuação em favor de sua região, a região amazônica, e em favor até mesmo da América Latina - V. Exª foi um daqueles que sempre tratou dos problemas da nossa América Latina. Eu diria que V. Exª soube preencher o vazio que se criou com a perda que tivemos do nosso Senador Jefferson Péres. V. Exª veio para cá substituir o Ministro Alfredo Nascimento e, com a determinação e com a obstinação com que V. Exª assume as boas causas, V. Exª fez de cada um de nós um seguidor seu. Quero dizer a V. Exª que não tenho motivos maiores para me irmanar a V. Exª na defesa das causas que abraça porque tenho a minha região com um imenso desafio também. No entanto, quando ouvia V. Exª falar, ficava realmente muito entusiasmado e muito certo de que V. Exª é um homem que fala com uma convicção imensa, com sinceridade. Não sei se V. Exª era um admirador dele, mas acredito que todos nós hoje sejamos admiradores do Senador Gilberto Mestrinho. Tivemos a perda desses Senadores do Amazonas, mas, no lugar deles, vieram V. Exª e o Senador Jefferson Praia. Quero dizer a V. Exª que o Amazonas sempre esteve bem representado, mas nunca esteve tão bem representado como com a representação de V. Exª.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado, Senador Garibaldi.

            Concedo um aparte ao Senador César Borges, que é meu companheiro de bancada.

            O Sr. César Borges (Bloco/PR - BA) - Senador João Pedro, realmente sou seu companheiro em vários aspectos. Um deles é que sentamos aqui, lado a lado, nesta cadeira que é originalmente do Senador Alfredo Nascimento, meu companheiro de partido. Veja V. Exª, eu era de um outro partido, mas por meio dessa ligação física com o Senador Alfredo Nascimento, mudei para o Partido de S. Exª, pois foi a convite dele que vim para o PR e passei a ter uma posição de destaque dentro deste Partido da República que me possibilita, hoje, como Senador, estar muito bem acomodado e dentro da base do Presidente Lula. E quando V. Exª o substituiu eu disse: perdi um amigo - que naquele momento ia para o Ministério -, pois sempre fica aquela dúvida sobre quem chegaria. Mas chegou a pessoa com as virtudes de V. Exª: um jovem aberto, alegre, companheiro de toda hora e, acima de tudo, uma pessoa que, como Senador, se destacou aqui nesta Casa. Sabe V. Exª que sou muito assíduo, mas V. Exª é até mais assíduo que eu, mas sempre estamos aqui juntos. Às vezes, no plenário, não temos nem muita presença, mas está V. Exª aqui do lado e eu aqui defendendo os interesses da minha querida Bahia e V. Exª defendendo os interesses do Amazonas, daquele grande Estado do Amazonas. E eu lhe digo que essa companhia foi extremamente agradável. Aprendi a admirá-lo, a respeitá-lo, e por isso mesmo vou torcer imensamente por vários motivos para que V. Exª volte rapidamente para esta Casa. Primeiro, porque quero ver a eleição do meu querido amigo Alfredo Nascimento como Governador daquele Estado, pois sei que ele será um grande Governador do Amazonas. Então, acho que essa ausência de V. Exª será de apenas de seis meses, já que, a partir de outubro, provavelmente o Senador Alfredo Nascimento vai ter que se ausentar para organizar o seu governo no Amazonas e vamos ter novamente a sua convivência aqui, que, para mim, foi enriquecedora e me honrou muito a sua amizade e o seu coleguismo aqui neste plenário. Muito obrigado e que volte breve para cá entre nós.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado, Senador César Borges.

            Meu companheiro de Partido, Senador Eduardo Suplicy.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Caro Senador João Pedro, quero, aqui, dar o meu testemunho: se já nos conhecíamos e éramos amigos, aprofundou-se a nossa amizade nesse período em que V. Exª se tornou Senador em substituição ao Senador Alfredo Nascimento, hoje Ministro dos Transportes. Infelizmente, dada a circunstância de ele voltar aqui para o exercício de seu mandato e ser candidato à eleição no Estado do Amazonas, V. Exª segue para caminhos que, certamente, serão de muita importância para o nosso Partido, pois é o Presidente do Partido dos Trabalhadores no Estado do Amazonas e, hoje, tem imensa responsabilidade. Mas quero lhe transmitir quão importante foi a nossa convivência, os alertas que V. Exª sempre colocou para cada um de seus companheiros e companheiras. V. Exª, muitas vezes, aqui me avisou de fatos importantes que estavam ocorrendo, de assuntos que deveríamos estar tratando. V. Exª trocou idéias comigo;

            V. Exª, nas Comissões onde estivemos juntos, sempre foi um colaborador extraordinário nas reuniões de nossa bancada, mas também em momentos como o que há pouco vivemos juntos ali na Comissão do Meio Ambiente, onde ouvimos o Sr. João Vaccari e o Dr. Pedro de Abreu Dallari, onde trocamos ideias de como fazer uma boa arguição relativamente aos propósitos de esclarecimento de tudo aquilo que se refere ao caso Bancoop. E cito isso como um exemplo do nosso cotidiano, pois quero lhe dizer, Senador João Pedro, que terei muita alegria de acompanhá-lo no seu Estado nas mais diversas missões que, porventura, possamos juntos ali realizar. Transmiti a V. Exª, por exemplo, que eu quero um dia conhecer o Município de São Gabriel, as suas características, coisas tão interessantes que ouvi falar a respeito. E V. Exª disse que um dia vamos juntos lá. Quero isso de fato e também possivelmente conhecer mais o Estado do Amazonas, Manaus mesmo, mas outros lugares que não conheço ainda do nosso querido Brasil e, sobretudo, da imensidão da Amazônia, das nossas florestas, das nossas águas e rios, da população ribeirinha dos indígenas e tantas coisas que quero aprender com V. Exª, visitando a sua terra e irmanando-me mais com respeito aos objetivos que tem o nosso Presidente Lula, assim como também quero nos irmanar na campanha pela eleição da Ministra Dilma Rousseff. Quero parabenizá-lo e a sua esposa também por aqui ser uma companheira e a todos os seus filhos que o estimulam a caminhar na excelente direção. V. Exª merece os meus cumprimentos pelo trabalho tão positivo que realizou aqui em todos os dias do seu mandato, inclusive nas suas preocupações relativas às relações externas. Por exemplo, V. Exª recentemente esteve na Faixa de Gaza, na Cisjordânia, na Palestina, e voltou com a preocupação de que nós aqui aprovássemos - e hoje, finalmente, conseguimos aprovar na Comissão de Assuntos Econômicos - o apoio do Governo brasileiro à reconstrução da Faixa de Gaza.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - É verdade.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - ... em benefício dos palestinos que teve o seu parecer na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania como o primeiro parecer. Dou aqui alguns exemplos da preocupação de V. Exª. Vamos continuar trabalhando juntos.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Agradeço as palavras de V. Exª. Também aproveito para dizer que V. Exª é um grande militante do PT, é um grande Senador. Agora mesmo, o gesto público de V. Exª em abrir mão de uma candidatura em favor da candidatura de nosso companheiro Aloizio Mercadante. V. Exª, que tinha as assinaturas suficientes para legitimar o seu pleito legítimo de ser candidato ao governo, por nosso Partido, em São Paulo. V. Exª é um grande homem, um grande militante e um grande pai.

            Ouço, com muito prazer, o Senador Eduardo Azeredo, Presidente da Comissão da qual sou titular. Aproveito para me despedir dessa Comissão tão importante para o Senado, para o Brasil e para a política externa brasileira, já que propicia a que consolidemos a presença do Brasil em nível internacional.

            Concedo o aparte a V. Exª.

            O Sr. Eduardo Azeredo (PSDB - MG) - Senador João Pedro, eu quero, neste aparte, primeiro, lembrar que, quando V. Exª chegou ao Senado, eu perguntei ao Senador Arthur Virgílio ao pé do ouvido: “Como é que é esse novo Senador?” Ele me deu informações positivas e disse assim: “Olha, é gente boa, apesar de ser petista.” O fato é que, no dia-a-dia, nós pudemos ter uma convivência muito boa aqui no Senado e sua participação na Comissão de Relações Exteriores sempre foi muito produtiva. Fomos juntos conhecer a realidade do Haiti no mês de agosto passado, as questões ligadas à Palestina, que tem, exatamente, uma percepção clara - também da Oposição do Senado - de que nós temos que ter uma visão que, já no início de Israel, já se previa a criação dos dois Estados: o Estado Palestino e o Estado Israelense. De forma que, Senador João Pedro, quero, neste seu discurso de despedida, cumprimentá-lo pela sua atuação. Temos, normalmente, dentro do processo democrático, algumas opiniões divergentes nessa questão internacional, inclusive, mas a sua permanente dedicação é que, realmente, chamou muito a atenção, a sua presença sempre nos momentos importantes na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e aqui no plenário. Meus parabéns pela sua atuação e sucesso nas suas lutas futuras.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Muito obrigado, Senador Eduardo Azeredo.

            Concedo o aparte a esse companheiro, Inácio Arruda, Senador militante, meu companheiro da Bancada que defende o Socialismo.

            O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - Grande Senador João Pedro, primeiro, é uma alegria imensa nossa - minha e do PCdoB - de tê-lo encontrado aqui no Senado da República. V. Exª disputou a eleição com Alfredo Nascimento, que foi para o Ministério, tendo V. Exª assumido aqui a vaga dele com grandeza. Primeiro, defendendo o seu Estado do Amazonas, uma defesa intransigente do Estado do Amazonas; segundo, defendendo todos os Estados da Amazônia brasileira; terceiro, defendendo todos os países da Amazônia, realizando encontros, debates, reuniões. A posição de V. Exª sobre o papel do Estado brasileiro, o enfrentamento desse discurso falso do neoliberalismo, que quase destrói a nossa Pátria e toda a América do Sul, que colocou o nosso povo, o povo brasileiro de todos os Estados, em situação de calamidade, desempregado, envolvido com a droga, o estado de violência. Esse é o resultado dessa política conservadora e, nos últimos anos, anteriores ao Governo de Lula, da chamada política neoliberal, conduzida no Brasil especialmente pelo governo de Fernando Henrique, que era aquela ideia de desmontar o Estado brasileiro, de liquidar o Estado brasileiro. Então, V. Exª assume a posição de Senador da República, defendendo que o Estado tem que ter um outro papel, o papel de defender a nossa Pátria, defender a nossa indústria, defender o nosso comércio, educar o nosso povo, ampliar as universidades. V. Exª fez um mandato de brilho aqui no Senado da República.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Muito obrigado.

            O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - O mandato de V. Exª é de grande qualidade, de qualidade no debate. V. Exª não fugiu do debate político, porque o mais fácil entre nós é se acovardar. Basta um canhão midiático se apresentar, basta uma câmera de televisão se apresentar para a coceira da covardia se colocar à frente de muitos políticos no Brasil. Ou então, alguns que querem fazer cena para enganar o povo brasileiro. Há muitos. Eu assisti ontem ao lançamento do PAC. O que essa mídia nacional concentrada na mão de quatro famílias disse? Basta olhar para ela, eles são os que clamam por liberdade de expressão. Quer dizer, liberdade de expressão exclusivamente deles, para eles darem uma única opinião para os brasileiros. Eles não querem liberdade para que o povo possa ter o conjunto das opiniões. V. Exª foi firme sempre, sem perder a ternura. O bom combate bem combatido aqui. Enfrentou esse discurso neoliberal, debateu com esses conservadores, firmou sua posição como posição de partido, digo, além do partido, porque às vezes muitas posições não são de partido, mas são as convicções que V. Exª defendeu. Isso no plano nosso, no plano do nosso País.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - Uma questão central: a defesa da política externa do Presidente Lula - V. Exª o defendeu em todas as questões, mas defendeu especialmente a política externa que se aprofundou no Governo Lula - e a defesa das Nações socialistas e das lutas dos povos. O enfrentamento da causa palestina V. Exª levantou aqui, assim como fez a defesa da Venezuela, da Bolívia, do Equador, do Uruguai, governos socialistas, muitos dos quais se aprofundando no caminho socialista. Eu disse aqui que Lula teve coragem, sim, de defender Cuba nessa orquestração midiática que questiona o Estado cubano, quando aqui não resolvemos questões mínimas do povo.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - Eles não tiveram coragem de resolver questões mínimas do povo brasileiro e questionam o governo cubano. V. Exª foi o primeiro da fila aqui no Senado Federal para defender o Estado cubano, o governo de Cuba e deixar que as críticas fossem para ajudar um país socialistas e não críticas para desmontar as conquistas do socialismo. Considero que V. Exª teve uma atuação destacada. Então, eu não poderia deixar de dar este depoimento de um mandato destacado de V. Exª. Com certeza, o povo do Amazonas o reconduzirá para o Congresso Nacional, seja na posição de Senador da República, seja na posição de Deputado Federal. V. Exª mostrou que é um quadro da política muito importante para o Estado do Amazonas e para o nosso País. Parabéns pela atuação.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado, Senador Inácio Arruda.

            Meu companheiro de Amazônia, Senador Augusto.

            O Sr. Augusto Botelho (Bloco/PT - RR) - Senador João Pedro, eu aproveito parte das palavras do companheiro Inácio, porque V. Exª é um amazônida mesmo, que defende o nosso pedaço. Nas nossas conversas iniciais, quando nós começamos a discutir a respeito de indígenas e tal, naquela época, você me conquistou quando eu lhe disse: “Você já dormiu alguma vez numa comunidade indígena?” Você disse: “Não dormi, mas vou dormir”. Nem quinze dias depois, você dormiu no meio dos atroaris. Depois, veio e me contou como foi a experiência e tudo. Aí eu disse: “Esse cara aqui é dos pequenos, vai lutar pelos pequenos mesmos.” Apesar de nós termos divergências, eu tenho também em relação ao pequeno País, porque eu acho que liberdade é a coisa mais importante do ser humano.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Mas a divergência constrói a amizade que nós temos.

            O Sr. Augusto Botelho (Bloco/PT - RR) - Mas são coisas que a gente superou e foi para a frente. Eu espero que V. Exª vá para lá, vista a camisa e lute para trabalhar, para manter o seu lugar. O Alfredo vai vir para esta Casa agora, vai disputar o Governo no Amazonas. Pessoalmente, já torço pelo Alfredo Nascimento. Por causa de V. Exª, agora, sou um torcedor fanático também do Alfredo, porque quero que V. Exª volte para cá para trabalhar conosco, João Pedro. Eu acho que o Brasil ganhou com a sua presença aqui e vai ganhar, porque tenho certeza de que V. Exª continuará aqui. Espero que o povo do Amazonas reconheça o trabalho feito pelo Ministro dos Transportes em relação à Amazônia. O trabalho que V. Exª também fez aqui é mais um motivo para eles elegerem o nosso companheiro que vai disputar lá a vaga. O seu trabalho aqui foi muito positivo para as pequenas pessoas, para as causas dos menores, dos mais fracos. V. Exª sempre esteve firme para lutar. Use aquela sua veemência para lutar lá, defendendo o companheiro Alfredo, e V. Exª voltará para cá. Tenho certeza de que nós trabalharemos juntos mais outros anos.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado, Senador Augusto Botelho, meu companheiro de Amazônia.

            Nesses três anos de convivência aqui, de discussão política, de debate político, quantas coisas bonitas este Senado votou, decidiu! Evidentemente que, na condição de homem de Governo, Parlamentar do Governo, nós temos momentos de muita dificuldade, mas isso constrói a nossa relação.

            Quero lembrar aqui - já concedo um aparte a este grande brasileiro que é o Senador Cristovam, aqui de Brasília - que nós tivemos um grande momento, grandes momentos da história do Brasil e não só do Senado, como, por exemplo, a aprovação do piso nacional dos professores, que vivemos aqui, aprovamos há um ano, um ano e meio. V. Exª, Senador Garibaldi, era o Presidente da Casa quando aprovamos essa que era uma decisão justa para o conjunto dos professores do Brasil e para com a educação no nosso Pais.

            Concedo um aparte a V. Exª, Senador Cristovam Buarque.

            O Sr. Cristovam Buarque (PDT - DF) - Caro amigo João Pedro, eu não poderia estar fora deste momento, pois quero dizer que é muito comum a gente parabenizar os Senadores quando chegam aqui, mas o certo é parabenizá-los quando eles saem daqui: quando eles saem daqui com a ficha limpa, quando eles saem daqui com a ficha cheia de atividades e com a cabeça erguida. Fico feliz de dizer que estou diante do senhor, que cumpriu estas três coisas: uma ficha limpa, um currículo pleno de participação e coerência. O senhor é uma pessoa cheia de coerência. Creio que se pode resumir bem seu período aqui com coerência, com coragem de assumir as posições e com presença. O senhor é um dos que mais vemos aqui usando da tribuna, fazendo os apartes, participando intensamente.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado.

            O Sr. Cristovam Buarque (PDT - DF) - Então, aqui, dou meus parabéns ao Estado do Amazonas, por sua presença aqui como Senador desse Estado. O Estado está de parabéns! Espero que o Estado o mande outra vez para cá e que possamos continuar essa luta por um Brasil melhor. Finalmente, expresso minha satisfação de vê-lo sempre preocupado com a Amazônia, obviamente, com o Amazonas especialmente, e também sempre ligado aos aspectos de educação, sobretudo da educação superior. Sempre que pudemos, aqui tivemos um diálogo muito fraterno e positivo nesse sentido. Então, parabéns por poder chegar ao final desse seu mandato e sair daqui com o prestígio bem maior do que aquele que tinha quando aqui chegou! É aí que é a hora de dar os parabéns, não quando se chega aqui. Parabéns ao senhor!

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado, Senador Cristovam.

            Concedo um aparte a essa que é minha querida companheira, que faz parte desse processo que tem o Presidente Lula como liderança, que, desde que cheguei aqui, deu-me absolutamente 100% de atenção, que é essa grande Senadora do Brasil e de Santa Catarina, minha companheira Ideli Salvatti.

            A Srª Ideli Salvatti (Bloco/PT - SC) - Senador João Pedro, eu estava muito angustiada, porque estava acompanhando o encerramento dos trabalhos da Comissão de Meio Ambiente e Direitos Humanos e não poderia perder a oportunidade, de público, de fazer aqui o registro do quanto V. Exª fará falta no Senado e, de forma muito especial, na bancada do Partido dos Trabalhadores. Aqui, quero dar o testemunho de que eu não o conhecia antes, eu o conheci chegando ao Senado, apesar de sermos do mesmo Partido. Este País imenso, que é o Brasil, acaba propiciando isto: pessoas da mesma sigla só se conhecem quando têm uma tarefa comum a realizar, como é o caso aqui, de responder pelos nossos Estados frente ao nosso País no Senado da República. Conhecê-lo foi para mim uma grata surpresa, pela sua competência, pela sua determinação e pela sua garra e também por essa maneira de fazer política - no Senado, isso é preciso, porque, às vezes, o ambiente tende mais a azedar do que a ser de flores, apesar do azul do tapete neste chão. Essa alegria, esse dinamismo e essa juventude que V. Exª trouxe para a bancada do PT foram muito importantes. Em muitos momentos difíceis, quando havia alguma dificuldade na bancada de dar encaminhamento a alguma matéria, sua coragem, sua determinação, seu bom humor, esse seu jeito amazônico, de coração aberto, espaçoso, grande, sempre foram para nós muito importantes. Tenho certeza absoluta de que V. Exª voltará aqui no ano que vem. O Ministro Alfredo Nascimento está se licenciando, e tenho quase certeza absoluta de que haverá um páreo muito forte na disputa ao Governo do Estado do Amazonas. Então, o Senado da República, com certeza, contará por mais quatro anos com a presença, com o trabalho, com a dedicação, com a energia e com a juventude e alegria de V. Exª. Eu queria aqui deixar meu carinho. V. Exª me propiciou um dos momentos mais bonitos, em termos culturais, no Brasil, quando, a seu convite, estive acompanhando o Festival de Parintins. Eu queria deixar aqui o registro desse companheiro valioso, precioso, que V. Exª é.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado, minha querida companheira Ideli.

            Essa grande liderança da oposição, que é o Senador Marconi Perillo, está pedindo o aparte. Já falei há pouco e fiz um balanço muito rápido da minha passagem aqui. V. Exª fica no Senado. V. Exª não pode deixar o povo da África, a Guiné-Bissau, Cabo Verde, tão distante. Quero dizer que a Europa é responsável por isso. É evidente que a relação do Brasil com os países africanos deve ser uma relação de estreitamento dos laços históricos que temos com a África. V. Exª viu aquele pobreza, a miséria, o abandono da África. A Europa é responsável por isso. V. Exª vai continuar aqui, e estou voltando. Não deixe Guiné-Bissau, principalmente, aquele povo bonito, ficar esquecido. V. Exª esteve lá, estivemos lá juntos, e V. Exª tem um papel importante nesta Casa no sentido de levantar questões relevantes para os povos da África.

            Concedo um aparte a V. Exª.

            O Sr. Marconi Perillo (PSDB - GO) - Senador João Pedro, é com um misto de tristeza e de alegria que me dirijo a V. Exª. Falo com tristeza por saber ser esse seu discurso um discurso de encerramento, pelo menos nesse período de sua passagem pelo Senado, e falo com alegria por tê-lo conhecido: V. Exª é vibrante, atuante, eloquente, sensível às causas dos mais pobres, dos mais humildes, e muito comprometido com sua região, com seu Estado. Tive a oportunidade de conhecê-lo melhor durante a incursão que fizemos juntos à África, quando pudemos entrar em contato grande parte da nossa memória e da nossa história, oportunidade também em que pudemos perceber o quanto, no Hemisfério Sul, ainda imperam a fome, a pobreza, a miséria e a falta de oportunidades. Juntos, compartilhamos, naqueles dias, ao lado do Senador Nery e do Senador Heráclito, de muitas discussões e de muitos diálogos com parlamentares daqueles países todos. Compartilhamos suas angústias e seus problemas, mas também suas riquezas, principalmente a riqueza cultural, turística e histórica e sua riqueza do subsolo. Percebi, naqueles dias, o quanto V. Exª é sensível, o quanto V. Exª se entristeceu e se preocupou ao vislumbrar todos aqueles problemas, ao enxergar toda aquela pobreza e todo aquele estado de necessidade. Depois, ouvi o pronunciamento de V. Exª neste plenário, falando um pouco de tudo aquilo que tinha sido visto por nós durante aquela missão. A viagem só fez crescer meu carinho, minha admiração e meu respeito por sua atuação. Saiba que, no Congresso, no Senado e no meu querido Estado de Goiás, estaremos sempre de portas abertas para receber V. Exª, torcendo pelo seu sucesso. Muito obrigado pelo aparte.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Muito obrigado, Senador Marconi.

            Senador Arthur Virgílio, meu companheiro de representação da Amazônia, desejo que V. Exª continue defendendo a Zona Franca, o verde da nossa Região e do nosso Estado, a preservação da Amazônia. Continue essa missão que V. Exª tem como homem público, já de algum tempo. Quero, antes de lhe conceder um aparte, registrar aqui nossa relação, mesmo nesse contraditório que constrói a democracia. V. Exª já foi homem de governo e, hoje, é líder da bancada de oposição, e sempre mantivemos opiniões comuns e, muitas vezes, no debate, contrárias - agora mesmo, saímos de um debate -, mas, nem por isso, confundimos isso com a relação de amizade e de respeito que temos um pelo outro, que vai além da relação pessoal e que envolve, inclusive, nossas famílias. Respeitamo-nos como homens de oposição, respeitamo-nos como homens que têm a incumbência de defender os interesses legítimos do nosso povo, do nosso Estado.

            Concedo um aparte a V. Exª.

            O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Obrigado, prezado amigo e companheiro Senador João Pedro. Para mim, é um dia de tristeza pessoal o desta separação, que se marca pelo término do seu período no Senado Federal, 1º Suplente que V. Exª é do Senador Alfredo Nascimento, que, até o momento, vem exercendo o Ministério dos Transportes. Devo fazer alguns registros, e o primeiro deles é a lembrança do seu primeiro discurso. Se, agora, não fui o primeiro a aparteá-lo, já é sinal do prestígio que V. Exª granjeou. O primeiro aparte a V. Exª, quando V. Exª adentrou neste plenário, foi meu, e eu dizia que V. Exª era muito bem-vindo para o debate, para a troca de farpas, para a troca de ideias, para as convergências, para as divergências. V. Exª cumpriu à risca aquilo que eu supunha que fosse seu papel, e sei que V. Exª sai com a consciência do dever cumprido. É um homem de partido, é um homem que tem lado, é um homem que fez opção e que não se mistura com os que vão e vêm. V. Exª é. Está no seu lugar. Da mesma forma, V. Exª reconhece que não vou e venho. Eu sou. Eu estou no meu lugar. É, portanto, com respeito que faço este aparte, que é de despedida dessa fase, pelo menos, da sua vida, dizendo que V. Exª, em nenhum momento, perdeu a cordialidade, mesmo nas horas mais duras, com seus colegas. Nos momentos mais duros, V. Exª, que vinha de certo jejum na atividade parlamentar, não deixou que seu temperamento, que é um temperamento forte - eu o conheço bem - , turvasse as relações pessoais e ajudou em muitas soluções. V. Exª me contava, noutro dia - e nossa conversa pessoal é intensa, é fraterna -, que se sentia outra pessoa, que isto aqui tinha sido um grande aprendizado. Eu dizia: “Mas é mesmo!”. Aí, eu lhe lembrei meu pai, Senador Arthur Virgílio Filho, que dizia que daqui a gente vê de um platô os problemas brasileiros todos - não mais da planície, mas, sim, de um platô - e que daqui dá para se ter uma noção muito grande do conjunto brasileiro. Aqui se percebe o valor do adversário, aqui se percebe o valor do aliado, aqui se percebe o aliado que não demonstra a valentia necessária na hora própria, aqui se percebe o aliado que tem coerência e que vai para um sacrifício, o que faz com que a gente o respeite, ou seja, aqui há uma interação tão rica, que faz desta Casa, apesar das suas crises, sem dúvida, a Casa mais expressiva dos Parlamentos brasileiros. Não tenho dúvida do que estou dizendo. Apesar das suas crises todas, o Senado é a Casa de maior excelência dos Parlamentos brasileiros.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Com certeza.

            O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Digo isso sem demérito para as câmaras municipais - tenho a frustração de não ter sido Vereador; V. Exª o foi - e para as assembleias legislativas - tenho a frustração de não ter percorrido o caminho que meu pai percorreu como Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual como foi. Tenho a convicção de que foi muito válida minha experiência como Deputado Federal, mas aqui me parece que é o ápice mesmo. Esta Casa haverá de se soerguer e de recuperar todo o seu prestígio perante a sociedade, e V. Exª não trabalhou, em momento algum, para que esse prestígio não voltasse. V. Exª cumpriu seu dever. Creio que V. Exª sai cercado do respeito e da consideração dos seus colegas todos, de diversos partidos. Vejo o Senador Mão Santa já pronto para lhe pedir um aparte. Eu não sei se alguém, na sua bancada, conseguiu ter posições tão nítidas, tão nítidas, junto com uma cordialidade tão marcante. Posições nítidas e, ao mesmo tempo, construindo simpatias a sua volta, construindo alianças possíveis, táticas, a sua volta, porque ter posições nítidas e enclausurar-se numa trincheira e não conversar com ninguém é fazer o papel daquele japonês que não percebeu que a guerra tinha terminado e ficou por 30 anos perambulando pelo mato. V. Exª não agiu assim. V. Exª dialogou, V. Exª cumpriu seu papel. Muitas vezes, seu papel a mim me desagradou; outra vezes, me agradou, Mas V. Exª não está aqui para me agradar, nem veio aqui, precipuamente, para me desagradar. Veio para cumprir com seu mandato, e cumpriu com seu mandato. Eu, então, lhe digo, como seu amigo pessoal, como seu conterrâneo, que sua família tem tudo para estar orgulhosa de V. Exª, inclusive seus irmãos todos, sua mãe, que, da sua família, é a mais coerente, porque foi a única que jamais deixou de votar em mim. Então, essa é uma coerência marcante, que faz dela uma liderança que deveria ser obedecida pela família. Já não se fazem matriarcas como antigamente, enfim. Mas eu lhe apresento minhas saudações, Senador João Pedro.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado.

            O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Dou-lhe um abraço muito fraterno ao descer V. Exª da tribuna e lhe digo que foi, para mim, um grande prazer. Sempre será um prazer reencontrá-lo. V. Exª sabe da amizade que sempre lhe dediquei, uma amizade de irmão mesmo, pelas lutas que travamos. V. Exª foi das primeiras figuras que me apoiaram quando retornei a Manaus para disputar as eleições em 1978. São 32 anos quase, 31 anos e quebrados, enfim.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Essa é a ingratidão de V. Exª, porque já votei muitas vezes em V. Exª e V. Exª insiste em não votar comigo aqui, neste Senado.

            O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Aqui, sim, mas já votei em V. Exª. Agora, aqui, neste Senado, fica complicado. Aí, já seria... Mas já votei em V. Exª, tive essa honra.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Mas muito obrigado. Muito obrigado. Muito me honra.

            O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Eu, então, lhe digo, Senador João Pedro: seja muito feliz.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado.

            O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Seja muito feliz, porque V. Exª teve um reingresso de primeira classe na vida pública e logo com a inserção nacional que teve. Portanto, meu abraço fraterno, meus parabéns! Seja muito feliz, de fato.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado.

            Meu companheiro Wellington Salgado, grande Senador.

            O Sr. Wellington Salgado de Oliveira (PMDB - MG) - O Senador Tião Viana me pediu para apartear antes de mim.

            O Sr. Tião Viana (Bloco/PT - AC) - Caro Senador João Pedro, agradeço, inicialmente, ao Senador Wellington pela cordialidade em me ceder a antecipação do aparte. Quero dar apenas o testemunho de alguém que teve a oportunidade de conviver com V. Exª na vida partidária nacional, dentro da Região Amazônica e aqui, no Senado. V. Exª chegou aqui cumprindo uma missão partidária, ocupando um entendimento político local e honrou a função de Senador, substituindo o Ministro Alfredo. Tenho certeza de que V. Exª voltará, com a eventual vitória dele nas eleições deste ano, para cumprir o mandato já adquirido legalmente por V. Exª. Mas o mais importante para nós é que o seu exercício como Senador confirmou a coerência com a concepção programática do nosso partido, o PT.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Quero registrar que aprendi muito com V. Exª.

            O Sr. Tião Viana (Bloco/PT - AC) - A sua vinculação à concepção programática do partido, o seu respeito ao estatuto partidário, a militância disciplinada e solidária ao PT foram...

(Interrupção do som.)

            O Sr. Tião Viana (Bloco/PT - AC) -... sem dúvida alguma, uma marca muito especial para todos nós. V. Exª chegou aqui na condição de um representante do Estado do Amazonas e sai na condição de um líder regional e de alguém que participa do grande debate da política brasileira. Foi coerente, teve lado, enfrentou os momentos difíceis, a própria dificuldade de ser Governo, em alguns momentos, que é ter de assumir posições que não são, muitas vezes, compreendidas de imediato - mas, a longo prazo, se pode perceber o valor das posições que se assumem -, e elevou o debate dentro do Senado Federal. Quando tratou de questões sobre a nossa América Latina, quando tratou de questões multilaterais, que envolviam o Governo e a posição do Presidente Lula, quando tratou das liberdades, quando defendeu o movimento camponês brasileiro, as forças organizadas da sociedade pelo movimento sindical, fez jus à sua história de vida, à sua coerência e aos seus valores, como o grande democrata que é. Visitou o Acre muitas vezes nesse período, na sua passagem pela fronteira de Calha Oeste, que nos une, entre o Amazonas e o Acre. Então, das cabeceiras do rio Amazonas, dou o testemunho do seu valor como grande democrata...

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Muito obrigado, Senador Tião.

            O Sr. Tião Viana (Bloco/PT - AC) - ...um grande Senador e um grande brasileiro. Parabéns e volte em breve!

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado.

            Senador Wellington Salgado.

            O Sr. Wellington Salgado de Oliveira (PMDB - MG) - Senador João Pedro, costumo falar que a nossa passagem pelo Senado - o que muitos se esquecem de falar - nos deu a felicidade de ocorrer no melhor momento do Brasil. Independentemente das discussões que acontecem aqui, no nosso currículo vai estar que, no melhor momento do Brasil, estávamos no Senado Federal - eu, V. Exª e os demais Senadores. Muitas vezes, temos discussões internas, brigas por questões políticas, posicionamentos, mas, de alguma maneira, o Senado participou para que este momento do Brasil fosse o melhor momento da sua História. Aqui, V. Exª teve posição importantíssima. Hoje, o Presidente Lula tem 80% de aprovação. Quando V. Exª entrou aqui, o principal item de seu curriculum vitae era: amigo do Presidente Lula. Muitos falavam: João Pedro é amigo pessoal do Presidente Lula. Quer dizer, o danado do Presidente até escolher amigo sabe escolher muito bem. Ele já é bom Presidente e ainda escolhe amigo bem. Eu não conhecia V. Exª, começamos a trabalhar juntos e, nos momentos difíceis, V. Exª teve a posição que achava correta, tranquila, como bem colocaram outros Senadores, sem ir para o confronto pessoal, mas defendendo as suas ideias, defendendo o Governo. E eu, ao lado de V. Exª. Foram grandes momentos, momentos difíceis, em que chegávamos aqui e bastava um olhar de V. Exª para mim para eu saber que era hora de chegarmos e colocarmos o posicionamento deste Governo, o nosso posicionamento. Então, ocorreu entre a minha pessoa e a pessoa de V. Exª aquela energia positiva, que é boa, aquele aperto de mão, do qual vem a energia boa, aquele olhar. Sinto-me muito feliz por ter participado aqui, independentemente do que já colocaram outros Senadores, da defesa que V. Exª faz de seu Estado, dos menos favorecidos, da luta que V. Exª travou aqui pelas ideias deste Governo. Eu costumo fazer referência a uma reunião que tive com o atual Ministro e meu titular da cadeira, Ministro Hélio Costa, e com o seu amigo, o Presidente Lula, em que ele falava o seguinte, antes de tomar posse, no primeiro mandato: “Vou criar algo para botar comida na barriga da população, para que ela possa ter energia para procurar emprego, porque, com barriga vazia, não dá nem para sair de casa para ter energia para procurar emprego. E depois eu vou gerar o emprego”. Oito anos depois, foi isso que o Presidente Lula fez. Ele fez o Bolsa Família e, depois, lançou o PAC 1 e o PAC 2, que nada mais são do que a geração de emprego para aqueles que estão bem alimentados. E V. Exª fez parte desse momento que foi decisivo para que pudesse este Governo ter a base de governo nesta Casa para poder aplicar as suas idéias. Então, sinto-me muito feliz por ter, nestes cinco anos que passei aqui, convivido com V. Exª, lutado com V. Exª, por ter combatido ao seu lado aquele combate sadio, para o bem do País. Perdemos algumas - claro que 10%, ganhamos 90% -, mas foi muito bom e estou muito feliz. Eu acho que muitas vezes as pessoas ficam tristes com o que vai acontecer com V. Exª e comigo, de sairmos daqui, mas penso que o destino foi generoso com V. Exª e comigo. Não temos do que reclamar. Passar por esta Casa, discutir com Srs. Senadores de alto nível, como os que nós temos aqui, Senador João Pedro, é algo de que não temos o que reclamar. Temos de sair felizes desta Casa e felizes por nós dois termos tido oportunidade de conviver com pessoas tão ilustres quanto os Senadores aqui presentes. Até la vista, companheiro!

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado, Senador Wellington Salgado.

            E quero dizer também do meu reconhecimento, da amizade que construímos aqui, do respeito e do bom combate que travamos aqui no Senado.

            Concedo o aparte a V. Exª, Senador Sadi Cassol, companheiro de PT.

            O Sr. Sadi Cassol (Bloco/PT - TO) - Eu cheguei neste instante mesmo, meu voo atrasou um pouco, mas tive sorte ainda de poder pegar um gancho e já peguei também aqui o direcionamento do que está acontecendo. Estou vendo que é uma prestação de contas de V. Exª por deixar o Senado nos próximos dias, como vai acontecer comigo amanhã - já me inscrevi para isso -, e tantos outros suplentes que estão aqui, com a volta dos titulares. Mas eu fico muito honrado de ter participado deste tempo aqui, em companhia de todos os caros colegas e também de Senadores da capacidade de V. Exª. Eu estava observando o relatório do Senado da República de 2009. V. Exª, no ano de 2009, usou a tribuna 79 vezes e presidiu a Casa 16 vezes. Isso demonstra a atuação, o compromisso que o Senador tem não só de presidir a Casa, de usar da tribuna, mas de estar presente no dia a dia em todos os trabalhos do Senado da República. Confesso que foi uma grata surpresa o fato de construir uma amizade com V. Exª. Com certeza, vamos nos encontrar lá adiante outras vezes. Carregaremos para o resto da vida essa experiência no currículo, que é nada menos do que aquilo que todo político almeja: o topo do Poder Legislativo deste País. E tivemos esse privilégio. Parabéns pelo seu trabalho, pela amizade que nós construímos e pelo seu desempenho. Fico muito orgulhoso de V. Exª. Parabéns, Senador

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado, Senador Sadi Cassol.

            Sr. Presidente Mão Santa, quero falar, antes de terminar, que muitas vezes nós trabalhamos aqui até às 22 horas por conta de V. Exª. Quero deixar um abraço muito carinhoso, muito especial, aos senhores e às senhoras que compõem a Taquigrafia. Quero deixar um abraço especial para a Drª Cláudia Lyra, para a sua equipe, para a Secretaria, enfim, para os servidores, também para o Zezinho, esse incansável servidor aqui do Senado. Quero deixar um abraço muito fraterno para os servidores do Senado, que sempre estiveram presentes, em nossas formulações, no âmbito das Comissões. Deixo um abraço muito especial aos servidores desta Casa, aos funcionários do Senado que compõem a TV Senado, instrumento democrático e tão fundamental para que o Brasil acompanhe os nossos trabalhos; à equipe que faz o jornal, que faz a Rádio aqui no Senado. Deixo um abraço especial a esses funcionários, um abraço especial ao José Newton, ao pessoal que fica atrás das câmeras, ao Carlos, ao Osmar, servidores abnegados que compõem a grandeza desta Casa.

            Antes de terminar, eu não poderia deixar, Presidente Mão Santa, de ouvir este meu companheiro do Amazonas, este homem público que compõe a representatividade do Amazonas aqui no Senado, que é o Senador Jefferson Praia.

            O Sr. Jefferson Praia (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador João Pedro. Fiquei muito feliz por chegar aqui a tempo do pronunciamento de V. Exª, que se despede, neste período, do trabalho que realizou aqui no Senado. Quero dizer que V. Exª representou o Estado do Amazonas de forma muito dedicada, atenciosa, muito intensa. Fez com que nossa bancada continuasse, é claro, com um bom nível de representação do Estado do Amazonas. Fico feliz de estar aqui, neste momento, com a presença de V. Exª, companheiro de longa data, já que somos oriundos de um curso de Agronomia. Lá conheci V. Exª como líder estudantil. Aquele curso, na verdade, mudou a minha vida, já que eu tinha feito a minha primeira opção por Medicina e a segunda para Agronomia. Mas, no primeiro dia de aula, cheguei em casa e disse para minha mãe que não ia mais fazer Medicina, e sim Agronomia. Tudo isso em razão de ter encontrado um grupo de jovens idealistas, que queriam dar a sua contribuição para a universidade, para o Amazonas e para o Brasil. V. Exª estava entre esses jovens. Portanto, em nome do povo do Estado do Amazonas, agradecemos e, é claro, V. Exª continuará na luta, por ser um idealista, em prol de um País melhor, de uma Amazônia melhor e de um Estado do amazonas cada vez mais forte, preservado, conservado e com uma boa qualidade de vida. Muito obrigado pelo aparte.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado, Senador Jefferson Praia. O meu desejo é que V. Exª continue representando o Amazonas aqui nesta Casa. V. Exª tem eleição pela frente. Desejo um resultado exitoso a V. Exª. Que V. Exª continue, ao longo de 2010, defendendo de forma intrépida os interesses do nosso Estado, como sempre V. Exª fez.

            Está presente aqui a minha assessoria. Quero agradecer, mais uma vez, a participação de todos os meus assessores e assessoras, que contribuíram com este mandato. A minha querida companheira e esposa, Leda Mara, que está aqui conosco. Ela esteve aqui no primeiro dia do mandato e está aqui comigo. Pelo desejo, minha querida companheira, dos Senadores, nós vamos para o Amazonas, e voltaremos para cá. É mais trabalho! Mas não temos um mandato sem a participação, sem a solidariedade, sem a compreensão, sem a paciência dos nossos filhos, da nossa esposa. A família, com certeza, contribui muito. Quero registrar aqui que a minha família contribui em muito com paciência, com idéias, com sugestões, com observações acerca da minha vida pública.

            Senador Mão Santa, V. Exª estava ali e pediu um aparte. Eu acabei não o concedendo a V. Exª, que é um grande Senador um grande companheiro. Eu gostaria de ouvi-lo mais uma vez.

            Encerro aqui esta minha reflexão, este balanço que faço das atividades aqui no Senado em defesa do Brasil, mas fundamentalmente em defesa dos interesses do meu Estado, da minha gente, do povo do Amazonas.

            Muito obrigado, Senador.

 

************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR.SENADOR JOÃO PEDRO

            **************************************************************


Modelo1 3/29/2411:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/03/2010 - Página 10362