Discurso durante a 69ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Agradecimentos de S.Exa. pela presença de autoridades e amigos a sua cerimônia de posse .

Autor
Jorge Yanai (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jorge Yoshiaki Yanai
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Agradecimentos de S.Exa. pela presença de autoridades e amigos a sua cerimônia de posse .
Publicação
Publicação no DSF de 11/05/2010 - Página 19324
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PRESENÇA, AUTORIDADE, CONGRESSISTA, POSSE, ORADOR, SENADO, RECEBIMENTO, HOMENAGEM, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DIVERSIDADE, ENTIDADE, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO.
  • ANUNCIO, PRIORIDADE, ORADOR, DEFESA, INTERESSE, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), AMPLIAÇÃO, INVESTIMENTO, CRESCIMENTO, SETOR, PRODUÇÃO, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, GARANTIA, MELHORIA, SEGURANÇA PUBLICA, SAUDE, EDUCAÇÃO.
  • IMPORTANCIA, AGRICULTURA, ECONOMIA NACIONAL, ANUNCIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SEMINARIO, CAMARA DE COMERCIO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DEMONSTRAÇÃO, CAPACIDADE, DESENVOLVIMENTO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), INVESTIMENTO, BRASIL, HIDROVIA, DEFESA, APERFEIÇOAMENTO, TRANSPORTE RODOVIARIO, TRANSPORTE FERROVIARIO, OBJETIVO, MELHORIA, CONCORRENCIA, PAIS, MERCADO EXTERNO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JORGE YANAI (DEM - MT. Pronuncia o seguinte. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, que representa os trabalhadores do País, com ênfase especial aos aposentados, para nós que sempre acompanhamos seu trabalho brilhante, é uma satisfação muito grande estar aqui nesta Casa.

            Srs. Senadores, Srªs Senadoras, quero aproveitar aqui, Sr. Presidente, esta oportunidade para agradecer, de forma especial ao Presidente desta Casa, o Senador José Sarney, que me deu posse para que viesse aqui ocupar a minha cadeira no Senado Federal, e que o fez de uma maneira muito gentil e que realmente causou uma sensibilização muito grande no meu Estado.

            Agradecer as autoridades que estiveram aqui na minha posse, de forma especial a minha família, aos meus amigos da cidade, aos meus amigos do Estado de Mato Grosso; agradecer a presença dos parlamentares que estiveram aqui, de forma especial, ao Deputado Estadual Dilceu D'albosco, José Domingos Fraga. Tivemos aqui também a presença do Deputado Federal Wellington Fagundes, o Deputado de São Paulo Willian Gu. Tivemos aqui a presença de três ex-prefeitos da minha cidade. O primeiro prefeito eleito do Município de Sinop, Geraldino Dalmaso. Esteve aqui também o ex-prefeito Antonio Contini, e também o ex-prefeito Nilson Leitão.

            Foi uma satisfação muito grande receber essas pessoas, que certamente fazem com que aumente minha responsabilidade diante do povo de Mato Grosso.

            E dizer que agradeço muito às pessoas que me prestaram homenagem na cidade de São Paulo. No dia seguinte, dia 7, recebi uma homenagem do grupo de Parlamentares do Brasil-Japão, da Aliança Cultural Brasil-Japão, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, da Comunidade Nipo-Brasileira, da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, do jornal Nippak e da Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil, com o apoio do Santander e demais entidades nipo-brasileiras.

            Tive também a oportunidade de visitar a empresa Sansuy, na qual fui recebido pelo Presidente Toshio Nakabayashi. Essa empresa Sansuy, que representa um investimento muito grande em nosso País e que tem a sua sede localizada na cidade de São Paulo, mas que também está no Polo de Camaçari, na Bahia, é uma empresa com 1.500 funcionários distribuídos por estas duas regiões - Embu, São Paulo, e Polo de Camaçari, na Bahia -, uma empresa cem por cento brasileira que tem seus produtos utilizados em vários países, como Arábia Saudita, com 170 mil tanques estacionários, e Haiti, com mil barracas, além de criar e fabricar produtos de pulverização agrícola. Mas ela é especializada em resinas plásticas, em construção de silos que estão também servindo para a estocagem de grãos, tanto no nosso Estado como em todo o País.

            Atendendo a uma solicitação nossa, a empresa Sansuy pretende fazer um investimento no nosso Estado de Mato Grosso e, se possível, na nossa região. Obtive a garantia, a intenção de que a empresa estudará em qual modalidade poderá se encaixar no Estado de Mato Grosso. Nós demos até a opinião de que uma coisa muito interessante para o nosso Estado seriam os biodigestores.

            Quero também aproveitar para cumprimentar o Estado de Mato Grosso, que faz agora a comemoração do Estado. O Estado de Mato Grosso é muito acolhedor, muito gentil. Recordo-me que, vindo do Paraná, em 1979, fui a cidade Sinop, no Norte do Estado.

            Naquela época, não existia asfalto, não existia telefone, não existia televisão, rádio, não havia nenhum meio de comunicação. A única forma que tínhamos para nos comunicarmos com o resto do País era pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

            De 1979 até agora já se passam trinta anos, e o Estado de Mato Grosso, em especial a região norte do Estado, cresceu e evoluiu muito. Nós, então, considerávamos a região de florestas, a região dos cerrados improdutiva, mas ela passou a ser um orgulho e um exemplo não só para o Estado de Mato Grosso, mas para a região Norte e para todo o País. Certamente, ela contribui de forma muito positiva para que Mato Grosso seja o campeão na produção de grãos do nosso País e também o detentor do maior rebanho do Brasil.

            Quero dizer que, muitas vezes, a região Norte do Estado, por pertencer à Amazônia Legal, é criticada pelo seu comportamento diante do meio ambiente. Consideram que nós estamos lá para derrubar as matas, provocar o desmatamento da nossa região. Na verdade, fomos lá por um chamamento, na época, do Governo Federal, do Presidente João Figueiredo, que dizia “plante que o João garante” e também que era para integrar para não entregar a Amazônia.

            Nós cumprimos o nosso papel. Estivemos lá a custa de muito sofrimento, de vidas até. Nós fizemos com que aquela parte do Estado correspondesse e tivesse uma grande participação na produção de divisas e de alimentação para o nosso País e que nós, orgulhosamente, enviamos para outros países também.

            Quero dizer também que fui convidado para, na próxima sexta-feira, fazer uma palestra na Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, provavelmente com a participação também da Fiesp, o que é um motivo de satisfação, porque a palestra que fui convidado para fazer em São Paulo foi a respeito das nossas potencialidades no Estado de Mato Grosso, a capacidade de investimento naquele Estado e também da importância que têm as hidrovias brasileiras no contexto da economia futura do nosso País.

            No meu ponto de vista, nós temos uma grande capacidade de investimento no setor das usinas hidrelétricas, das pequenas usinas hidrelétricas e das grandes também. E nós temos também a oportunidade de iniciar esse movimento. Costumo dizer que, no País, todo nós sabemos da importância das hidrovias brasileiras. Todos falam, todos utilizam, mas eu vejo que não existe realmente uma ação efetiva como deveria haver em relação à importância que representam as hidrovias no futuro do nosso País.

            Então, vim a esta tribuna hoje para aproveitar e agradecer a presença dos meus amigos e de Parlamentares aqui na minha posse e também dizer que estarei muito honrado de representar o Estado de Mato Grosso aqui nas questões sociais, nas questões que envolvem a saúde, porque todos nós sabemos que a saúde realmente anda numa situação precária não só no nosso Estado, nas nossas cidades, como no nosso País todo, e, de forma também especial, contribuir para o bom desenvolvimento da educação. Consideramos que um país que não investe no setor da educação não tem possibilidade de crescimento futuro. E precisamos trabalhar também no setor da segurança pública, porque hoje o nosso País vive assombrado com a falta de segurança que ocorre nas cidades, não só nas grandes cidades, mas também nas cidades médias e de pequeno porte, indo até em direção aos campos, que eram intocáveis no passado.

            Embora tenhamos uma atenção de forma globalizada para a saúde, educação, segurança pública, nós estaremos atentos para o crescimento no setor produtivo. Para que haja realmente um crescimento adequado do setor produtivo, para que o Brasil possa se tornar cada vez mais competitivo, possa realmente, no futuro, ocupar um lugar de destaque, nós precisamos trabalhar no sistema de transporte, melhorar nossas rodovias, aprimorá-las, trabalhar no setor das ferrovias, para que elas ocupem de norte a sul e de leste a oeste, e também as nossas hidrovias brasileiras. O Brasil é o segundo país mais caudaloso do mundo, perdendo só para a Rússia. Nós temos um compromisso com o nosso País de brigar aqui, no bom sentido, para que realmente tenhamos um bom desenvolvimento à custa do transporte evidentemente competitivo.

            Agradeço-lhe a oportunidade, Sr. Presidente.

            São estas as minhas palavras.


Modelo1 4/25/243:35



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/05/2010 - Página 19324