Discurso durante a 144ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimenta a equipe técnica do Senado por idealizar e colocar no ar a campanha do voto consciente: Seu Voto Faz o Congresso Nacional - Você decide quem faz as leis do Brasil.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. ELEIÇÕES.:
  • Cumprimenta a equipe técnica do Senado por idealizar e colocar no ar a campanha do voto consciente: Seu Voto Faz o Congresso Nacional - Você decide quem faz as leis do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2010 - Página 42865
Assunto
Outros > SENADO. ELEIÇÕES.
Indexação
  • ELOGIO, CAMPANHA NACIONAL, CONSCIENTIZAÇÃO, VOTO, PROMOÇÃO, SENADO, CUMPRIMENTO, SERVIDOR, PLANEJAMENTO, DIVULGAÇÃO, LEITURA, TEXTO, CAMPANHA, REGISTRO, VINCULAÇÃO, TELEVISÃO, RADIO, INTERNET.

            O SR. ACIR GURGACZ (PDT - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu não poderia deixar de fazer um cumprimento especial à equipe dos técnicos do próprio Senado Federal que idealizaram e colocaram no ar, hoje, uma campanha, a campanha do voto consciente: Seu Voto Faz o Congresso Nacional - Você decide quem faz as leis do Brasil.

            Vou ler o que está no escopo da campanha, que está à disposição de todos por meio do site do Senado Federal e também estará na TV Senado e na Rádio Senado:

As eleições são um dos momentos mais importantes de uma democracia representativa, como é o caso do Brasil e da maioria das nações do planeta. Neste segundo semestre de 2010, cidadãos de 58 milhões de lares, distribuídos em mais de 5 mil municípios, estarão elegendo os novos integrantes dos poderes executivo e legislativo do País, entre eles os integrantes do Congresso Nacional, ou seja, Deputados Federais para a Câmara dos Deputados, e os Senadores para o Senado Federal.

O que isso tem a ver com você, cidadão?

O Congresso Nacional vota projetos de leis muito importantes para a vida do País. Um voto consciente do cidadão, ao Congresso, faz a diferença na composição do Congresso e, em conseqüência, diferença na vida do Brasil e, por extensão, na sua própria vida. O Senado Federal tem consciência de seu papel de guardião da estabilidade do sistema democrático e, por conseguinte, do valor de uma campanha de esclarecimento sobre a importância desse ato e atitude cívicos pelos quais a sociedade escolhe seus representantes em nível nacional.

A campanha Seu Voto faz o Congresso foi realizada com recursos humanos e tecnológicos próprios do Senado Federal, sem uso de verba publicitária ou agência externa de propaganda. A ideia de uso da temática do futebol de botão é uma metáfora ligando algo mais abstrato e complexo, como o sistema legislativo, a algo mais próximo e cotidiano de boa parte das pessoas, que é o futebol. Nesse jogo, é como se você escalasse os jogadores, ou as leis que compõem as regras do jogo de sua vida. E como se dá essa escalação? Por seu voto consciente no dia 3 de outubro de 2010.

Dessa forma, a campanha busca favorecer uma maior compreensão da finalidade e importância do Congresso Nacional junto ao eleitorado nacional e incentivar o comprometimento da sociedade com o cenário político do País, ao engajar-se no ato do voto consciente para os cargos em disputa no Congresso. Trata-se de mostrar a relação de causa e efeito no gesto cívico da votação.

[No site do Congresso] você encontrará e poderá fazer download das principais peças de comunicação da campanha, tais como VT, spot de rádio, cartaz e um game alusivo ao tema para uma aprendizagem lúdica sobre cidadania. O material é de livre uso e reprodução por cidadãos e entidades interessadas no tema, uma vez que, quanto mais reflexão e discussão houver sobre esse momento tão importante do exercício da cidadania, a sociedade como um todo é que sai ganhando. Estamos à disposição para sua manifestação sobre a campanha pelo e-mail seuvotofazocongresso@senado.gov.br.

            Era essa a minha comunicação. Eu não poderia deixar de falar sobre a importância dessa campanha, Sr. Presidente, uma campanha feita pela equipe do Senado, uma campanha que vem ao encontro de tudo aquilo que espera a sociedade brasileira neste momento.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2010 - Página 42865