Discurso durante a 155ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração dos quarenta e cinco anos de criação da profissão de Administrador.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos quarenta e cinco anos de criação da profissão de Administrador.
Publicação
Publicação no DSF de 10/09/2010 - Página 45159
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, CRIAÇÃO, PROFISSÃO, ADMINISTRADOR, ELOGIO, ATUAÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL, CONTRIBUIÇÃO, MELHORIA, GESTÃO, EMPRESA, ESFORÇO, OBTENÇÃO, CONHECIMENTO, DIVERSIDADE, AREA, REGISTRO, AUMENTO, DEMANDA, MERCADO DE TRABALHO, AMPLIAÇÃO, NUMERO, UNIVERSIDADE, BRASIL, ACOMPANHAMENTO, NECESSIDADE, SETOR.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ACIR GURGACZ (PDT - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmo. Sr. Senador Adelmir Santana; Presidente do Conselho Federal de Administração, Sr. Roberto Carvalho Cardoso; Presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal, Sr. Carlos Alberto Ferreira Júnior; Presidente do Congresso Nacional de Administração, Sr. Samuel Albernaz; senhoras e senhores administradores aqui presentes, quero parabenizar todos os administradores do Brasil, que têm a data de hoje como marco na regulamentação da profissão, em 1965.

            Essa profissão vem ganhando cada vez mais importância nos dias de hoje, com as mudanças das relações profissionais e a criação de novos formatos de trabalho.

            Cada vez mais é necessário lidar com equipes e grupos de trabalho, com recursos físicos e humanos e até mesmo com o tempo. Sempre buscando, esse profissional, as melhores relações entre pessoas, estrutura e recursos.

            Da mesma forma, cresce a quantidade de conhecimentos necessários para esse profissional, como Direito, Contabilidade, Economia, Matemática, Estatística, Psicologia, Sociologia e, hoje, principalmente, Informática.

            Essa ciência humana é jovem, tem apenas 45 anos, na prática, mas é uma das que mais se desenvolveu ao longo dos últimos anos. Se, há algumas décadas, as empresas eram reduzidas a sistemas de produção simples, regidos em geral pela atividade de manufatura e industrialização, hoje, numa era pós-industrial, os elementos da produção ou da produtividade estão cada vez menos tangíveis.

            Daí a necessidade cada vez maior do entendimento de tecnologias refinadas e avançadas e da Psicologia, dentro das atividades administrativas. O avanço da sociedade do conhecimento e os inexoráveis desafios da qualidade, produtividade, competitividade, inovação e sustentabilidade pediram uma urgente ascensão da categoria dos administradores ao topo da hierarquia das decisões. E isso ocorreu e continua ocorrendo em um processo constante.

            As universidades brasileiras e outras instituições de ensino superior e de pós-graduação vêm conseguindo, no Brasil, acompanhar as necessidades do setor. Não faltam para nós o material humano, o teórico ou o prático para que os acadêmicos em Administração tenham certeza de obter, em nossas instituições, a bagagem necessária para enfrentar os desafios no mercado de trabalho, em qualquer setor que seja.

            Tendo em vista esse poder de adaptação dos profissionais, a consciência da expansão de suas áreas de atuação e da necessidade do embasamento teórico, o setor cresce no Brasil e se prepara para alçar voos ainda mais altos nos próximos anos.

            Portanto, meus cumprimentos a todos os profissionais de Administração de todo o nosso País.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Modelo1 4/25/248:45



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/09/2010 - Página 45159