Fala da Presidência durante a 151ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Informa que, também no Amapa, há inúmeras denúncias de corrupção na FUNASA.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Informa que, também no Amapa, há inúmeras denúncias de corrupção na FUNASA.
Publicação
Publicação no DSF de 31/08/2010 - Página 43424
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, RECEBIMENTO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAUDE, COBRANÇA, PROPINA, OBSTACULO, PAGAMENTO, EMPREITEIRO, ABASTECIMENTO DE AGUA, CONLUIO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO AMAPA (AP).

            O SR. PRESIDENTE (Papaléo Paes. PSDB - AP) - Senador Mozarildo, muito obrigado pela sua participação.

            E quero registrar, Senador, também lá no meu Estado, principalmente nestes últimos dias, que tenho recebido muitas denúncias, e peço até ser melhor subsidiado, sobre corrupção na Funasa. A Funasa tem uma certa autonomia de promover obras em qualquer Estado e, lá no nosso, há uma grande corrupção e me informaram sobre uma grande corrupção com dinheiro público federal na Funasa lá no Município, no fornecimento de água, e que o entrave entre o cidadão que ganhou as licitações - é bom que se diga aqui - e aquele que deu condições para o dinheiro ser liberado, ele não quer pagar o percentual. Parece que, em uma obra de R$1,6 milhão, estão cobrando de propina deles R$400 mil. E ele disse que não recebe o dinheiro, mas também não dá propina. Quem dera pudéssemos ter todos esses cidadãos que lidam com obra pública. Infelizmente, tenho dó e piedade dos donos de empreiteira. Eles é que ficam taxados como os que enriquecem neste País.

            Mas quero dizer a todos os brasileiros e brasileiras e aos senhores e senhoras que estão aqui presentes que eles são apenas “laranjas”, no sentido financeiro, porque a corrupção acontece exatamente retirando desses cidadãos... Muitos pioram a qualidade de suas obras. Muitos não cumprem todo o contrato por causa das propinas que têm de dar, principalmente nas campanhas políticas.

            Eu lamento isso profundamente e digo, Senador Mozarildo, que este País não aguenta mais isso. O meu Estado, que é um Estado pequeno como o é o de V. Exª, não aguenta mais ter um bando de corruptos, um bando, porque é uma verdadeira gangue, saqueando os nossos Estados, participando de eleições políticas e, infelizmente, pela força do poder econômico, conseguem se eleger.

            Estou falando com o espírito de médico. E V. Exª, como médico, entende muito bem qual a doutrinação que a gente recebe durante toda a nossa vida de estudo e de convivência com nossos pacientes.

            Nós lamentamos profundamente que a nossa saúde brasileira esteja na decadência que está, como está a do seu Estado, como está a do meu, por atos puramente de corrupção. Dizem de gerenciamento, como se fosse alguém que não soubesse gerenciar o processo. Não. Ele sabe gerenciar, mas sabe muito mais roubar, porque ele foi colocado ali por indicação de algum político que o coloca para fazer fundo de campanha para promover a sua eleição ou reeleição. Lamento profundamente. E quero dizer que estou esperando fatos concretos para denunciar também esses atos.

            Então, V. Exª será atendido, na solicitação que fez, de acordo como Regimento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/08/2010 - Página 43424