Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal de Macapá por ter firmado ontem um Protocolo de Intenções com o Instituto Legislativo Brasileiro - ILB/Unilegis.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal de Macapá por ter firmado ontem um Protocolo de Intenções com o Instituto Legislativo Brasileiro - ILB/Unilegis.
Aparteantes
Geraldo Mesquita Júnior, Mário Couto.
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/2010 - Página 54704
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, SENADOR, MANIFESTAÇÃO, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR.
  • CONGRATULAÇÕES, PRESIDENTE, CAMARA MUNICIPAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAPA (AP), REALIZAÇÃO, PROTOCOLO DE INTENÇÕES, INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO (ILB), UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO BRASILEIRO (UNILEGIS).
  • ELOGIO, INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO (ILB), QUALIFICAÇÃO, FUNCIONARIO PUBLICO, LEGISLATIVO, OFERTA, CURSOS, ETICA, QUALIDADE, ENSINO, FOMENTO, INTERCAMBIO, PARLAMENTO, PAIS ESTRANGEIRO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente, Senador Mozarildo Cavalcanti.

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Se V. Exª pudesse me conceder um aparte, antes de V. Exª começar o pronunciamento, até porque não é meu desejo, em absoluto, atrapalhá-lo. Mas eu tenho o desejo de expressar algum sentimento meu em relação a V. Exª. E, se V. Exª me permitisse, eu acho que este seria o momento de aproveitar. Mas eu dependo de V. Exª.

            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP) - V. Exª, mais do que nunca, já que falou sobre o tema, está liberado. Inclusive pode ocupar até todo o meu tempo.

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Eu não estava aqui, Senador Papaléo, quando V. Exª fez o seu milésimo pronunciamento. Eu não me encontrava em plenário. Eu quero aqui externar os meus sentimentos de louvor ao mandato de V. Exª, os meus sentimentos que, tenho certeza, são sentimentos de muitos amapaenses que o escutam e que o conhecem. V. Exª, aqui neste Senado, foi um exemplo de dignidade, de honra, de caráter, de amizade. V. Exª é um homem puro, um homem de muita dignidade. Tenho certeza de que poucos Senadores tiveram a oportunidade de fazer mil pronunciamentos na tribuna do Senado Federal. V. Exª honrou seu Estado. V. Exª sai daqui, deste Senado, no mês de dezembro, já em curso, mas pode chegar na terra em que nasceu e dizer a todos os amapaenses: “Vocês me mandaram cumprir um papel, e eu o cumpri. Não envergonhei nenhum homem e nenhuma mulher do meu Estado do Amapá. Saio daqui honradamente e certo do meu dever cumprido.” Esse é o Senador Papaléo Paes, amigo de todos, amigo de todos os Senadores. Todos os Senadores, tenho certeza, os 81 aprenderam a admirá-lo. Eu gostaria, sim, que a Nação brasileira tivesse por mais tempo Papaléo Paes aqui neste Senado. Infelizmente, o povo do Amapá assim não decidiu. Papaléo Paes, saiba do meu carinho e da admiração que tenho por V. Exª. Meus parabéns.

            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP) - Muito obrigado.

            O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti. PTB - RR) - Senador Papaléo, gostaria também de endossar as palavras do Senador Mário Couto e de dizer que este é o pensamento não dos 81, mas dos outros 80 Senadores, porque V. Exª completa esses 81.

            Também quero aproveitar, Senador Papaléo, antes do seu pronunciamento, para registrar a presença aqui na tribuna de honra do Senado da jornalista Vaneza Targino, Chefe de Redação do jornal Folha de Boa Vista, que é um jornal independente e que faz um trabalho muito importante no nosso Estado. Portanto, quero cumprimentá-la, ela que está abrilhantando, portanto, a audiência do seu pronunciamento.

            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP) - Quero aproveitar os cumprimentos de V. Exª à brilhante cidadã e dizer que seja bem-vinda a esta Casa, que neste momento é presidida pelo Senador Mozarildo Cavalcanti, muito bem conhecido de todos nós, figura ímpar neste Congresso Nacional, pela sua conduta e pelo seu bom senso. Esse é o nosso Presidente Mozarildo, uma pessoa de quem gosto muito.

            O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - AC) - Senador Papaléo, permite-me?

            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP) - Pois não, Senador Geraldo Mesquita.

            O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - AC) - É uma pequena retificação. Eu acho que o Senador Mozarildo é par, porque vale por dois.

            O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti. PTB - RR) - Obrigado, Senador.

            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP) - Pronto, complementou. Ganhou a minha opinião. Ele é par, sim.

            Senhoras e senhores, eu ia até fazer um pronunciamento, mas vou deixar para outro dia. Quero agradecer ao nobre Senador Mário Couto, figura de expressão nesta Casa, no Estado do Pará, grande cidadão que sempre primou, durante seus mandatos, em defender o povo do seu Estado de uma maneira firme, determinada, que fez com que fosse um dos grandes colaboradores para que, a partir do dia 1º de janeiro, o Pará tenha um novo Governo e retorne àquele rumo que teve desde que o PSDB assumiu o Governo do Estado do Pará.

            Admiro V. Exª, Senador Mário Couto, porque V. Exª é um homem firme, justo, determinado. Nunca vi de V. Exª nenhum tipo de hipocrisia e muito menos qualquer palavra ou frase pronunciada por V. Exª que não viesse de dentro do seu coração. Então agradeço as suas palavras e digo que eu fico muito emocionado, não tenho como negar isso, porque veio de V. Exª. Nós conversávamos ainda há pouco, e eu jamais pensei que V. Exª fosse fazer essa surpresa que me comoveu muito.

            Eu vou deixar o meu pronunciamento para outro dia e fazer um registro aqui desta tribuna, que tenho que fazer hoje, porque foi um acontecimento muito importante ontem no Instituto Legislativo Brasileiro/Unilegis: a participação do Município de Macapá num processo extremamente útil e importante para a cidade.

            Trata-se do protocolo de intenções entre a Câmara Municipal de Macapá e o Instituto Legislativo Brasileiro - ILB/Unilegis. Ontem, durante a tarde, aconteceu reunião de trabalho na reitoria do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Participaram do encontro o Diretor-Geral do ILB, Dr. Carlos Roberto Stuckert, e o Presidente da Câmara de Macapá, o Vereador Rilton Amanajás - inclusive ele esteve comigo, é do nosso PSDB também -, o representante da Prefeitura de Macapá em Brasília, o Sr. José Maria Nova da Costa, além do Vice-Reitor da Unieuro, Edmilson de Jesus Costa.

            O ILB é um centro democrático de capacitação técnico-profissional voltado a servidores públicos de todas as esferas e agentes do Poder Legislativo, inclusive a parlamentares. Suas ferramentas educativo-culturais estão disponíveis a todo cidadão que busca ampliar conhecimentos. Os cursos são oferecidos nas modalidades presencial e à distância.

            O ILB promove e difunde conhecimentos com excelência e ética, contribui para o desenvolvimento do País com atividades voltadas ao aprimoramento dos procedimentos legislativos, colabora para o processo de integração e modernização dos Parlamentos brasileiros e estimula o intercâmbio educativo-cultural com os legislativos estrangeiros.

            O ILB, desde 1997, vem contribuindo para a nossa democracia.

            Então, quero parabenizar o Presidente da Câmara Municipal de Macapá, Vereador Rilton Amanajás, que é um jovem, tem visão moderna, por isso a modernização está acontecendo na Câmara Municipal de Macapá, Macapá que concentra 62% da população de todo o Estado. Ficamos muito felizes quando vemos que aqueles que vêm nos suceder são pessoas capazes, são pessoas progressistas e, principalmente, têm responsabilidade com a sociedade que representam.

            Parabéns ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Macapá, Vereador Rilton Amanajás, parabéns aos Vereadores que, logicamente, colaboram para este parabéns ao meu Estado do Amapá, por ter, na cidade de Macapá, a primeira Câmara com esse protocolo de intenções com o ILB - isso no norte do País.

            Muito obrigado. Senador Mário Couto.


Modelo1 3/29/249:47



Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/2010 - Página 54704