Discurso durante a 203ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo para que o Senado aprecie projetos de decreto legislativo que tratam do Acordo Internacional do Café e do Acordo do Mercosul Preferencial entre o Mercado Comum (Mercosul) e a União Aduaneira da África Austral (Sacu). Encaminhamento à Mesa de requerimento de homenagem aos compositores Noel Rosa e Adoniran Barbosa. Manifestação de apoio aos ministros escolhidos pela presidente eleita, Dilma Rousseff. Registro do crescimento da economia brasileira, segundo dados apurados pelo IBGE.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. HOMENAGEM. POLITICA SOCIO ECONOMICA.:
  • Apelo para que o Senado aprecie projetos de decreto legislativo que tratam do Acordo Internacional do Café e do Acordo do Mercosul Preferencial entre o Mercado Comum (Mercosul) e a União Aduaneira da África Austral (Sacu). Encaminhamento à Mesa de requerimento de homenagem aos compositores Noel Rosa e Adoniran Barbosa. Manifestação de apoio aos ministros escolhidos pela presidente eleita, Dilma Rousseff. Registro do crescimento da economia brasileira, segundo dados apurados pelo IBGE.
Publicação
Publicação no DSF de 10/12/2010 - Página 57944
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. HOMENAGEM. POLITICA SOCIO ECONOMICA.
Indexação
  • CONCLAMAÇÃO, APOIO, SENADOR, VOTAÇÃO, APROVAÇÃO, ACORDO INTERNACIONAL, CAFE, PREFERENCIA, COMERCIO EXTERIOR, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), GRUPO, PAIS, AFRICA.
  • JUSTIFICAÇÃO, REQUERIMENTO, SESSÃO ESPECIAL, SENADO, HOMENAGEM, CENTENARIO, NASCIMENTO, COMPOSITOR, MUSICA POPULAR.
  • DISCORDANCIA, CRITICA, ESCOLHA, MINISTERIO, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MANIFESTAÇÃO, APOIO, ORADOR.
  • SAUDAÇÃO, DADOS, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), CRESCIMENTO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), BRASIL, MELHORIA, INDICE, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, SUPERIORIDADE, RESULTADO, PROGRAMA, ACESSO, ELETRIFICAÇÃO RURAL.
  • AGRADECIMENTO, GESTÃO, PRESIDENTE, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, VISITA, BRASIL, CIDADÃO, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, DEBATE, INTERNET.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Senador Adelmir Santana, quero aqui assumir um compromisso com o Senador Eduardo Azeredo. Quero assumir o compromisso com V. Exª de que falarei apenas por cinco minutos, pela atenção que tenho com V. Exª.

            Quero, em primeiro lugar, Sr. Presidente, requerer - e espero que todos os Senadores estejam de acordo - que possamos também agora, além do acordo com respeito à Marinha, considerar o PDS nº 627, de 2010, que aprova o texto do Acordo Internacional do Café, de 2007, assinado pelo Brasil em 19 de maio de 2008, e o PDS nº 628, de 2010, que aprova o texto do Acordo do Mercosul Preferencial entre o Mercado Comum (Mercosul) e a União Aduaneira da África Austral (Sacu), integrada pela República da África do Sul e Botswana, Reino do Lesoto, República da Namíbia, Reino da Suazilândia, assinado pelos Estados partes do Mercosul em Salvador em 2008 e pelos Estados membros do Sacu também, este em abril de 2009. Ambos se encontram prontos para serem apreciados.

            Sr. Presidente, encaminho à Mesa também um requerimento assinado por pelo menos seis Senadores. Inclusive, a proposta original é que façamos uma sessão especial de homenagem, no dia 16 do corrente, quinta-feira próxima, ao centenário de Noel Rosa e, na mesma sessão, a homenagem ao nascimento do compositor e cantor Adoniran Barbosa, pois ambos são esteios da Música Popular Brasileira. Inclusive, fui informado ontem de que o próprio Coral do Senado aqui estará presente para conosco homenagear tanto Noel Rosa quanto Adoniran Barbosa.

            Trata-se de uma iniciativa do Senador Inácio Arruda, mas, quando eu soube, avaliei que seria importante também homenagearmos o autor de tantas músicas cantadas pelo povo brasileiro, a exemplo de Saudosa Maloca, Samba do Arnesto e tantas outras que poderemos aqui todos cantar juntos na próxima quinta-feira.

            Acredito que já está em suas mãos, Presidente, o requerimento assinado pelos Senadores presentes.

            Com respeito às observações dos diversos Senadores, como o Heráclito Fortes e o Alvaro Dias, que fizeram uma avaliação crítica da designação até agora dos Ministros e Ministras escolhidos pela Presidente Dilma Rousseff, eu quero, diferentemente deles, anunciar o meu contentamento e admiração que tenho pelas pessoas designadas. Todas até agora correspondem a valores de excepcional qualidade, e tenho convicção de que a Presidente Dilma Rousseff está fazendo uma escolha com a maior tranquilidade, dignidade e com o apoio dos 56 milhões de brasileiros que deram seus votos a ela.

            Inclusive, Sr. Presidente, quero aqui registrar, hoje, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou - e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou essa notícia no seu diálogo hoje com as bancadas de Deputados Federais e Senadores, ali no Palácio do Planalto - que a economia brasileira, este ano, está tendo um crescimento do Produto Interno Bruto da ordem de 7,5%. É uma notícia alvissareira. Significa que o Brasil, de fato, saiu muito bem da crise econômica, e com extraordinário vigor. Felizmente estamos sentindo isso por toda parte, inclusive, por exemplo, no Ceará, onde o Senador Tasso Jereissati ontem avaliou que as coisas não estavam tão bem. Mas são os números que dizem. É o crescimento da economia a taxa de 7,5%, é o coeficiente de Gini que está diminuindo para 0,53, para 0,52, quando estava em 0,59 no início da década.

            São notícias muito alvissareiras. Aqui digo do entusiasmo do Presidente Lula com o Programa Luz para Todos, quando ele disse hoje, no lançamento do PAC: - Quando a Dilma me fez a proposta do Programa Luz para Todos, nós trabalhávamos com os números do IBGE de que havia dois milhões de residências no Brasil que não tinham energia elétrica. Nós nos propusemos a fazer dois milhões. Quando nós atingimos os dois milhões, em 2009, os nossos companheiros que tinham entrado em campo para fazer o Luz para Todos descobriram que o IBGE estava defasado, que os números do IBGE, que não eram mais dois milhões, eram dois milhões e novecentos e poucos mil. Fui a Recife, e nós assumimos o compromisso de fazermos mais 900 mil. Agora, eles foram em campo para fazer as 900 mil e descobriram mais 500 mil, o que significa que o que eram dois milhões estão virando praticamente 3,9 milhões. Mas nós já cumprimos a primeira fase. Agora, 2.655.352 casas, e já está defasado, porque hoje já devem ter feito algumas. Este número aqui já tem alguns dias. Pois bem, já atendemos 13.276.760 pessoas com o Luz para Todos. O objetivo eram 10 milhões e, portanto, foi ultrapassado.

            Assim, Sr. Presidente, quero também agradecer a atenção e responsabilidade do Presidente da Comissão de Relações Exteriores, Senador Eduardo Azeredo, com respeito às providências que está tomando junto ao Embaixador de Cuba com respeito à solicitação que foi feita para que a Srª Yoani Sánchez, blogueira do Generación Y, possa fazer uma visita ao Brasil.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/25/2410:05



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/12/2010 - Página 57944