Discurso durante a 207ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resumo das atividades de S.Exa. nos quatro anos de mandato como Senador da República, do qual se despede para assumir, em 1º de janeiro, o cargo de Governador do Estado do Espírito Santo.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Resumo das atividades de S.Exa. nos quatro anos de mandato como Senador da República, do qual se despede para assumir, em 1º de janeiro, o cargo de Governador do Estado do Espírito Santo.
Aparteantes
Adelmir Santana, Alvaro Dias, Antonio Carlos Júnior, Antonio Carlos Valadares, Augusto Botelho, César Borges, Cícero Lucena, Edison Lobão, Eduardo Azeredo, Eduardo Suplicy, Flexa Ribeiro, Gerson Camata, Gilberto Goellner, Heráclito Fortes, Jayme Campos, José Agripino, Lúcia Vânia, Marco Maciel, Marina Silva, Mão Santa, Roberto Cavalcanti, Sergio Guerra.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2010 - Página 58669
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, JOÃO TENORIO, SENADOR, DESPEDIDA, MANDATO.
  • DESPEDIDA, ORADOR, MANDATO PARLAMENTAR, PROXIMIDADE, POSSE, CARGO ELETIVO, GOVERNADOR, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), BALANÇO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, INICIATIVA, SENADO, DIVULGAÇÃO, INTERNET, PRESTAÇÃO DE CONTAS, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, DETALHAMENTO, MATERIA, TRAMITAÇÃO, AUTOR, RELATOR, BENEFICIO, INTERESSE NACIONAL, PARTICIPAÇÃO, MISSÃO, EXTERIOR, AUDIENCIA PUBLICA, TRABALHO, COMISSÃO.
  • REGISTRO, GESTÃO, FAVORECIMENTO, MUNICIPIOS, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), COBRANÇA, INVESTIMENTO PUBLICO, GOVERNO FEDERAL, AREA, TRANSPORTE, INFRAESTRUTURA, DESENVOLVIMENTO.
  • AGRADECIMENTO, APOIO, SENADOR, SERVIDOR, BANCADA, POVO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), QUALIDADE, CANDIDATO ELEITO, REGISTRO, COMPROMISSO, GOVERNO ESTADUAL.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (PSDB - AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

            Srs. Senadores, Srªs Senadoras, senhoras e senhores, hoje é a terça-feira do adeus. Muitos de nós estamos nos despedindo desta Casa. Já aparteei o Senador Papaléo Paes e quero agora dar meu abraço ao Senador João Tenório, que acabou de fazer seu pronunciamento de despedida do Senado. Que S. Exª possa ter, cada vez mais, sucesso na sua vida profissional, na sua vida pessoal, bem como no seio da sua família.

            Que Deus possa te acompanhar sempre! Parabéns e obrigado pelo convívio de quase quatro anos aqui, nesta Casa. Obrigado, Senador João Tenório!

            Sr. Presidente, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, é com profunda e sincera emoção que, neste mandato, subo pela última vez a esta tribuna. Talvez, Senador Marconi, não seja a última vez, porque teremos sessão amanhã. Talvez eu suba novamente à tribuna, mas, para me despedir, considero, simbolicamente, que, neste mandato, esta é a última vez que subo à tribuna.

            Há cerca de um mês e meio, quando me pronunciei sobre o resultado das eleições de outubro, atribuí minha vitória não apenas à bela campanha que fizemos, mas, principalmente, ao nosso histórico de vida política e pessoal.

            Os quatro anos que passei no Senado Federal constituem, sem sombra de dúvida, um dos capítulos mais importantes dessa história. Talvez o mais importante. O Senado foi uma experiência e um processo de amadurecimento que consegui estabelecer na minha vida política. Isso significa dizer que atribuo boa parte da significativa votação que recebi nas eleições ao trabalho que realizei desde 1º de fevereiro de 2007, quando assumi o mandato de Senador da República.

            Saio desta Casa profundamente transformado pelas experiências que vivi. Assumo o Governo do Estado do Espírito Santo com uma maturidade, uma capacidade de reflexão e um olhar sobre a sociedade brasileira que só uma passagem pelo Senado poderia proporcionar.

            Foram anos intensos, durante os quais me entreguei de corpo e alma ao exercício do mandato. Fui fiel às minhas convicções em todos os meus atos e em todas minhas ações.

            Minha passagem por diversas comissões teve o efeito, para mim, de um curso superior na arte e na ciência do processo legislativo. Aprendi muito e orgulho-me, especialmente, de ter contribuído para a criação, por exemplo, do Portal da Transparência, quando o Senado se viu mergulhado em uma série de denúncias, por todos conhecidas. Em março do ano passado sugeri, e o Presidente Sarney - a Mesa Diretora - colocou rapidamente em prática o Portal da Transparência, que divulga online a prestação de contas e o controle funcional do Senado. Foi uma conquista da sociedade, que agora pode acompanhar, em tempo real, os gastos públicos da Casa.

            Apresentei, como todos os Congressistas, minha parcela de proposições legislativas: foram 117 ao todo, entre as quais 11 propostas de emenda à Constituição, 50 projetos de lei e 4 projetos de resolução. Destes, destaco o projeto que criou a Comissão Mista Permanente sobe Mudanças Climáticas, da qual também fui o Relator. Outro importante projeto de lei de minha autoria foi o da chamada qualidade fiscal. O texto estabelece normas gerais de finanças públicas voltadas à qualidade na gestão.

            Cada uma dessas proposições visava ao bem comum, à racionalização administrativa, à aplicação mais eficiente e à distribuição mais justa dos recursos públicos. Fui ainda designado relator de 363 matérias. Concentrei meus principais esforços em projetos e iniciativas que protegessem os direitos dos consumidores, que contribuíssem para a preservação do meio ambiente e que estimulassem e desburocratizassem as atividades das cooperativas e das pequenas e microempresas.

         Tive a feliz oportunidade de representar o Senado em algumas missões no exterior e participei de eventos e audiências públicas fora de Brasília, o que enriqueceu minha perspectiva sobre o papel do Senado e alargou os horizontes da minha visão do Brasil e da minha visão do mundo.

         Outra frente de trabalho, Sr. Presidente, foi na Presidência da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Além de realizar diversas audiências públicas, em dois anos conseguimos deliberar sobre 294 matérias. Entre as contribuições que a CMA deu à sociedade, ressalto a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que foi aprovada em reunião conjunta de comissões e, atualmente, é uma realidade, pois se tornou uma lei sancionada pelo Presidente Lula. Essa lei que regula o gerenciamento do lixo em todo o País está em fase de implementação pelo Governo Federal, pelos governos estaduais, pelos governos municipais, pela sociedade brasileira.

            Além disso, venho lutando intensamente pela modernização e pelo aperfeiçoamento do ordenamento jurídico brasileiro. Neste ano em que celebramos os 20 anos do Código de Defesa do Consumidor, apresentei propostas e discuti com meus colegas iniciativas que visam a consolidar e expandir os direitos do consumidor e aprimorar o ambiente em que se desenvolvem as relações de consumo no País. Com a ajuda de um grupo de trabalho constituído pela CMA, formado por técnicos do Senado e do Ministério da Justiça, promovemos um ciclo de debates com autoridades do setor e, após colher subsídios, foram apresentados a esta Casa 11 projetos de lei que visam à modernização do Código de Defesa do Consumidor.

            Ainda por intermédio da CMA, promovemos, em 2008, o ciclo de debates “Controle Público - Instrumento de Cidadania”. O objetivo do evento foi aumentar a participação da sociedade e a transparência das ações dos órgãos públicos brasileiros.

            Outra iniciativa da qual me orgulho de ter participado foi a modernização do Código de Processo Penal, de que V. Exª, Sr. Presidente, também participou. Às vésperas de completar 70 anos, o Código de Processo Penal precisava se adequar aos novos tempos, às novas práticas jurídicas, às demandas sociais por celeridade processual e por medidas que coíbam a impunidade e os privilégios.

            Como proponente da Comissão Externa de Juristas e, posteriormente, como Relator do projeto, tive a satisfação de participar intensamente de todas as fases de formulação da proposta do novo Código de Processo Penal, e foi com muita alegria que aprovamos, na sessão do dia 7 de dezembro deste ano, o PLS nº 156, de 2009, que agora inicia sua tramitação na Câmara dos Deputados.

            Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, também tive a oportunidade de, como Parlamentar aqui no Senado, participar do intercâmbio com todos os Municípios do meu Estado, com o Governo do Estado do Espírito Santo. Conquistamos vitórias importantes na área da educação profissional, da ampliação da universidade; conquistamos vitórias importantes na infraestrutura de fornecimento e transmissão de energia; conquistamos vitórias importantes nos investimentos da Petrobras lá no Estado do Espírito Santo, mas deixo, ainda, tarefas que não foram cumpridas, porque não tivemos sucesso na articulação com o Governo Federal.

            O Estado do Espírito Santo, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, Sr. Presidente José Sarney, é um Estado maravilhoso pelo seu potencial, pela realidade que vivemos lá hoje, mas é um Estado que depende muito, ainda, de investimentos do Governo Federal, para que possamos desobstruir o nosso processo de desenvolvimento. A duplicação das BRs e o investimento na área portuária, na aeroportuária e na ferroviária são tarefas do Governo Federal. Nessas áreas, nessa agenda velha, nós não conseguimos avançar.

            Eu tenho certeza de que, como Governador do Estado, Senador Gerson Camata, vou colher frutos, para a população capixaba, do trabalho que eu fiz, que V. Exª fez, que o Capitão Assumção fez, que a Deputada Sueli, que aqui esteve, fez, que o Deputado Manato também fez - eles estiveram, aqui, presentes comigo nesse momento -, que o Senador Magno Malta fez. Nós vamos colher frutos, porque não é possível mais continuarmos, nessa área de infraestrutura, com a velha agenda que está atingindo o Estado do Espírito Santo ainda. Avançamos em muitos pontos nessa área de infraestrutura, mas temos muito, ainda, no que avançar.

            Senador Gerson Camata, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Isaac Newton, um dos maiores gênios da humanidade, admitiu que suas contribuições à ciência só foram possíveis porque ele subiu nos ombros de gigantes. A história, portanto, é uma sucessão cumulativa de atos, de ideias e de realizações. Devemos continuar o trabalho daqueles que vieram antes de nós e, como Newton, postar-nos sobre seus ombros e darmos nossa contribuição, por mais modesta que seja, dentro das possibilidades de cada um.

            Apoiei-me sobre os ombros dos gigantes do passado que tornaram o Senado Federal uma instituição respeitada e representativa. Busquei honrar a belíssima tradição desta Casa, tão rica em realizações e tão fundamental em diversos pontos da história brasileira. Mas foram os ombros de outros gigantes, que não os do passado, que mais me serviram de apoio nesses quatro anos: os dos gigantes do presente, que renovaram em mim a crença no trabalho em equipe e no poder da colaboração entre as pessoas.

            Em primeiro lugar, sem o permanente auxílio de meus colegas Senadores e Senadoras, nenhuma de minhas iniciativas, por mais nobres e bem intencionadas que fossem, teria prosperado.

            Muito obrigado aos Senadores, muito obrigado às Senadoras pelo apoio que me deram nesses quase quatro anos em que estive e estou presente aqui no Senado.

            O Sr. Gerson Camata (PMDB - ES) - V. Exª me permite?

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Sr. Senador Gerson Camata, já lhe passo a palavra, mas agradeço, Sr. Senador Gerson Camata, ex-Governador, que está concluindo, também, mais um mandato exitoso, o terceiro mandato no Senado - 24 anos no Senado da República. V. Exª merece, da minha parte, os meus parabéns, as minhas homenagens pelo trabalho, pela história, pelas conquistas e pelos resultados nesses anos todos de vida pública.

            Agradeço, Senador Gerson Camata, sinceramente, o apoio que recebi e espero que meu apoio aos projetos dos colegas tenha sido tão fundamental quanto foi o apoio de V. Exªs aos meus projetos e às minhas ações aqui no Senado.

            Senador Gerson Camata com a palavra.

            O Sr. Gerson Camata (PMDB - ES) - Ilustre companheiro, Governador Renato Casagrande, quase ex-Senador daqui a pouco, eu quero, primeiro, cumprimentar V. Exª pela belíssima vitória. V. Exª foi, se não me engano, o segundo Governador mais votado do Brasil.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - É verdade.

            O Sr. Gerson Camata (PMDB - ES) - V. Exª mereceu isso. Eu vi que V. Exª fez um resumo rápido da sua atuação aqui, mas, como seu companheiro e seu conterrâneo, eu quero testemunhar: V. Exª teve um mandato altamente produtivo e honrou os votos que V. Exª recebeu do povo do Estado. Eu tive orgulho de ser um cabo eleitoral de V. Exª durante a campanha.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - O que eu agradeço, pois muito me honrou.

            O Sr. Gerson Camata (PMDB - ES) - Como cabo eleitoral e eleitor, orgulho-me do voto que dei. Foi um voto que valeu, um voto que representou o Estado do Espírito Santo. Tudo isso o guindou à posição de Governador, e eu tenho certeza de que, na verdade, o povo elegeu o Vereador da cidade de Castelo, o homem que começou a sua vida lutando pelo povo do interior, batalhando pelo Espírito Santo, e que, com o curso de Agronomia, como Vice-Governador que foi, como Deputado Federal e como Senador, olhou muito de perto para o interior do Estado do Espírito Santo. Agora, é guindado a se preocupar com a totalidade do Estado. Eu ouço as declarações de V. Exª e vejo a maturidade com que V. Exª enfrenta essa nova tarefa, a maneira como V. Exª vem se destacando nas posições que coloca, na magistral escolha do secretariado de V. Exª, que, eu tenho certeza, há de fazer com que o Estado cresça e progrida ainda mais. Nós estamos aqui - o Manato, o Capitão Assumção, e eu tenho certeza de que se o Magno aqui estivesse também o faria - para apresentar a V. Exª os cumprimentos pelo grande mandato que exerceu aqui, honrando o seu Estado, seus conterrâneos e seu eleitores, e desejar que V. Exª, no Governo, repita o êxito, a vitoriosa carreira e o vitorioso caminho que V. Exª percorreu no Senado. O nosso coração é elevado a Deus, neste instante, com essa prece. Tenha certeza de que V. Exª conta tanto com o Manato, com o Assumção, comigo e com seus companheiros que aqui estiveram para a contribuição que for necessária ao Governo de V. Exª, pelo êxito do Espírito do Espírito Santo. Que Deus continue mantendo a Sua mão sobre a sua cabeça, iluminando seu pensamento, para que V. Exª tenha, lá, o êxito que teve aqui. Parabéns!

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senador Gerson Camata.

            Eu quero fazer um Governo me espelhando muito no Governo de V. Exª, que foi um Governador competente, realizador, alegre, que ancorou as forças políticas num Governo plural. Então, quero fazer um Governo me espelhando também em V. Exª, como vou me espelhar no Governador Paulo Hartung. Obrigado por tudo: me ajudou na campanha, me ajudou aqui no mandato e vai me ajudar, com toda certeza, no Governo do Estado, com a sua experiência, com o seu dinamismo, com a sua juventude nos seus 70 anos de idade.

            Parabéns pela juventude que tem, pelo dinamismo e pela energia que tem!

            Srs. Senadores, agradeço também, especialmente, aos servidores da Casa, que constituem, efetivamente, a memória, os músculos e, principalmente, o coração do Senado Federal.

            Deputado Manato, obrigado pela sua presença. Agradeço também a presença do Capitão Assumção e a presença de toda a Bancada, que, fisicamente ou não, sempre esteve junto comigo, dando-me apoio: o Senador Gerson Camata, que está aqui, o Senado Magno Malta, que não está aqui, e todos os parlamentares.

            Impressionaram-me o desprendimento, o profissionalismo e a capacidade de produção dos servidores com os quais trabalhei. A atividade legislativa, Senador Agripino, simplesmente não aconteceria sem o trabalho dos servidores da Secretaria-Geral da Mesa, dos servidores lotados nas Comissões, dos Consultores Legislativos e de Orçamento, dos analistas e técnicos legislativos lotados nas diversas secretarias do Senado; enfim, cada servidor do Senado Federal merece o nosso reconhecimento pela contribuição dada a esta Casa. Muito obrigado a todos.

            Quero dedicar um agradecimento especialíssimo aos servidores do meu gabinete, que estão aqui presentes. Muito obrigado. A colaboração de cada um de vocês foi fundamental para o sucesso que obtivemos nesses quatro anos de mandato. Ninguém constrói nada sozinho, portanto, desejo a todos boa sorte no futuro. Espero que um dia voltemos a formar essa equipe maravilhosa, com a qual tanto aprendi e da qual nunca me esquecerei. Que essa equipe possa ser representada no trabalho que vou fazer no governo; que a gente possa ter a mesma integração de equipe como tivemos aqui no Senado.

            Agradeço, ainda, a todos os integrantes da imprensa - jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas -, que cobrem o dia a dia desta Casa. A gente acaba ficando amigo dessas pessoas, que têm papel importante na divulgação das atividades que envolvem o Legislativo e terão papel importante agora na divulgação do melhor Estado deste País, que é o Espírito Santo. Essa divulgação será boa para todo o Brasil.

            Finalmente, Sr. Presidente, quero agradecer ao povo do meu Estado que, há quatro anos, confiou em minha capacidade de trabalho e renovou essa confiança nas eleições de outubro passado. Espero ter me comportado à altura das expectativas do povo do Espírito Santo; espero continuar contribuindo para o desenvolvimento do meu Estado nos anos que virão, seja no Governo de Estado, seja em outras empreitadas que o futuro me reserva.

            Meus agradecimentos a todo mundo.

            Concedo o aparte ao Senador José Agripino; depois, ao Senador Mão Santa, ao Senador Cícero Lucena, ao Senador Augusto Botelho.

            O Sr. José Agripino (DEM - RN) - Senador Casagrande, lamentavelmente, não estava presente nos discursos dos Senadores Papaléo e João Tenório, nossos companheiros, que apresentam suas despedidas na sessão de hoje. A ambos quero manifestar o meu mais sincero apreço, admiração, companheirismo. Papaléo foi um companheiro de posições muito definidas, muito claras, em todos os momentos em que ocorreram embates entre Governo e oposição, em torno das causas que defendiam; igualmente o Senador João Tenório, homem marcado pelo equilíbrio, pela sensatez, pela moderação, que vai fazer falta a esta Casa exatamente por esse trunfo da sua personalidade, esse traço característico de sua personalidade, que é o equilíbrio, que é exatamente, Senador Renato Casagrande, o que lhe sobra: equilíbrio. V. Exª foi Líder do seu partido, o PSB. Eu lhe digo com toda a franqueza, só trato as pessoas pelo primeiro nome quando me sinto à vontade com elas. V. Exª, um Senador de oposição, mas V. Exª sabe que eu lhe trato por Renato,...

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - É verdade.

            O Sr. José Agripino (DEM - RN) - ...porque lhe respeito e me dou a intimidade de lhe tratar com intimidade, porque V. Exª é um homem que merece o meu respeito e o respeito do meu partido. Acho que o Espírito Santo vai ganhar com a eleição de V. Exª. É um Estado pequeno e poderoso que cresce a cada ano. Eu sei, porque fui Governador, que Estado cresce quando é bem governado; quando não é bem governado, quando falta padrão ético, quando falta espírito público, por mais potencialidade que o Estado tenha, a trava acontece pela má condução dos negócios públicos. Tenho certeza de que o Espírito Santo, um Estado que está indo bem, vai melhorar mais ainda com a sua gestão, porque V. Exª é, como acabou de dizer, um homem plural: conversa política, conversa administração, conversa assunto técnico com intimidade de quem vê a coisa de cima e não com a mediocridade dos que olham de baixo para cima. V. Exª é dos que olham de cima para baixo, com equilíbrio, sabendo que os assuntos existem, que as dificuldades existem para serem examinadas, aprofundadas, discutidas e equacionadas. Foi assim a sua permanência no Senado. V. Exª foi um Senador eficiente, competente, que produziu consenso em muitas matérias importantes, pelo seu talento, pela sua competência e pela sua característica básica: ser um homem equilibrado, um homem plural, capaz de conversar com os seus colegas de Governo e conversar com os seus companheiros de oposição. Eu quero visitá-lo no Espírito Santo. Eu tenho muitos amigos lá. Tenho certeza de que irei visitar um Governador exitoso, que irá conduzir bem um Estado importante da Federação. Dito isso, quero registrar, em nome do meu partido, o nosso apreço pessoal pelo Senador Renato Casagrande e desejar ao amigo Renato um profícuo governo. Que Deus o proteja!

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senador José Agripino. Suas palavras foram profundas. Interessa-me muito o que V. Exª diz, assim como o que diz cada um dos Senadores, porque trazem uma representatividade. Traz consigo, além da sua palavra, aquilo que representa. V. Exª acaba de ser reeleito no Rio Grande do Norte, um Estado importante do Nordeste brasileiro. Eu passei a respeitar muito o trabalho de V. Exª aqui no Senado. Mesmo como líder de um partido de oposição, sempre manteve a elegância do diálogo. Se eu tenho equilíbrio, V. Exª também o tem. Penso que no momento em que as pessoas prudentes e equilibradas se encontram, só se pode produzir bons frutos, bons resultados. Muito obrigado.

            V. Exª já está convidado para comer a melhor moqueca que existe neste País: a moqueca capixaba. V. Exª está convidado a nos visitar no Espírito. Aliás, V. Exª já visita o Espírito Santo de vez em quando. Então, V. Exª está convidado.

            Ouço o Senador Mão Santa.

            O Sr. Mão Santa (PSC - PI) - Senador Renato Casagrande, V. Exª revive aquilo que, na nossa adolescência, vimos e vibramos: um político extraordinário do Poder Legislativo, que emocionou todo o País. Falo do grande legislador, que foi Carlos Werneck Lacerda. Mas ele emocionou muito mais quando foi Governador do Estado, obedecendo àquilo que está na Bíblia: “Fé, sem obra, já nasce morta”. V. Exª, essa brilhante inteligência, que fez leis boas e justas para o Espírito Santo e para o País, agora vai ter a grande oportunidade de continuar a obra do grande Deus, que fez as belezas lá do seu Estado. V. Exª vai obedecer ao que disse Tiago, o Apóstolo: “Fé, sem obra, já nasce morta”. V. Exª terá a oportunidade de fazer obras que engrandecerão o seu Estado e o nosso País.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senador Mão Santa, que também se despede do Senado. Parabéns pela carreira de V. Exª, que continuará militando na política. Muito obrigado pelas suas palavras.

            Ouço o Senador Cícero Lucena, meu Vice-Presidente na Comissão de Meio Ambiente.

            O Sr. Cícero Lucena (PSDB - PB) - Senador Casagrande, uma das missões que tivemos juntos nesta Casa foi a Comissão de Meio Ambiente, na qual tive o prazer e a satisfação de ser o seu vice. Mas também tivemos a oportunidade de representar esta Casa em encontros internacionais sobre o aquecimento global como convidados da Globe. E, a exemplo de outras comissões e do plenário, tive a oportunidade de ver a sua correção, a sua responsabilidade e o seu espírito público, a sua vontade de servir ao Brasil e ao seu Estado. Quando da sua candidatura ao governo do seu Estado, tivemos lado a lado acompanhando...

(Interrupção do som.)

            O Sr. Cícero Lucena (PSDB - PB) - ... a sua candidatura e vendo o seu compromisso e a sua vontade de servir a seu Estado e a seu povo. Então, cabe-me neste momento dar o meu testemunho de reconhecimento, porque o Brasil e o seu Estado já vêm lhe acompanhando com o exercício do seu mandato, e apenas pedir a Deus, pois eu o considero muito, para que Ele lhe dê discernimento e sabedoria, para que V. Exª possa cumprir todo o anseio, toda a vontade e a confiança depositada na sua pessoa, através de algo que é tão legítimo no processo democrático: o voto. Então, renovo as minhas preces a Deus para que Ele possa-lhe proteger, dando-lhe sabedoria e discernimento para fazer o bem daquele povo.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senador Cícero. Obrigado por sua ajuda na Comissão de Meio Ambiente e nas tarefas que desenvolvemos junto a Globe International.

            Concedo o aparte ao Senador Augusto Botelho.

            O Sr. Augusto Botelho (S/Partido - RR) - Senador Casagrande, é com prazer que faço este aparte a V. Exª. Sabe V. Exª que as minhas raízes paternas estão todas naquele bonito Estado...

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - V. Exª é capixaba.

            O Sr. Augusto Botelho (S/Partido - RR) - Sou capixaba. Exato. Minhas raízes estão todas naquele Estado, de praias lindas, de praias bonitas. Ao aparteá-lo, quero apenas frisar que fui testemunha do seu trabalho nesta Casa, na qual trabalhamos bastante, inclusive em momentos difíceis aqui.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - É verdade.

            O Sr. Augusto Botelho (S/Partido - RR) - V. Exª foi firme nas posições que colocavam o ser humano e a ética acima de qualquer coisa. Tenho certeza de que o governo de V. Exª honrará a brilhante eleição que o povo capixaba lhe deu. Meus parabéns! Conte comigo para o for necessário para que V. Exª consiga melhorar cada vez mais a vida do povo capixaba.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senador Augusto Botelho. Obrigado pelo seu companheirismo, pela sua ajuda. Estivemos sempre juntos nas horas difíceis aqui, nos embates do Senado. Muito obrigado pela forma como V. Exª me tratou e me considerou sempre, nesses quatro anos de mandato que vivemos juntos aqui. Sorte lá no seu Estado - o seu Estado é o Espírito Santo, mas sorte lá em Roraima, onde você está vivendo já há bastante tempo e já virou um cidadão de Roraima.

            Senador Flexa Ribeiro.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Senador Renato Casagrande, V. Exª faz este pronunciamento hoje, despedindo-se do Senado Federal, onde, por quatro anos, representou com competência, dignidade e muito trabalho o Estado do Espírito Santo. Tive o prazer e a honra de ser presidido por V. Exª na Comissão de Meio Ambiente, onde V. Exª se houve, como sempre, com a competência que lhe é peculiar. Também aceitou ser o Vice-Presidente da Subcomissão de Implantação do Projeto de Belo Monte no meu Estado, o Estado do Pará. V. Exª vai nos deixar nessa tarefa, mas irá sempre acompanhar do Espírito Santo os trabalhos que continuarão a ser desenvolvidos aqui, no Senado Federal. O Pará, Senador Renato Casagrande, é uma terra de capixabas também.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Há muitos capixabas lá.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Muitos capixabas. Muitos! Amigos nossos que foram chamados ao Pará para ajudar os paraenses a desenvolver o nosso Estado e lá constituíram família. E digo que já são paraenses de coração e naturais do Espírito Santo, mas estão integrados na sociedade e ajudam o desenvolvimento. Quero desejar a V. Exª todo o sucesso e que Deus abençoe a sua administração naquele querido Estado, que desponta no cenário nacional pelas suas potencialidades. E agora, estando à frente do Governo, V. Exª vai dar sequência ao governo também competente do atual Governador, que por oito anos colocou o Espírito Santo na posição que hoje se encontra. Nós temos várias peculiares em comum, o Pará com o Espírito Santo. O Espírito Santo é um porto de escoamento do produto da Vale do Rio Doce que vem das Minas Gerais, mas conseguiu, ao longo de tempo, fazer com que também houvesse a verticalização do minério de ferro no Estado do Espírito Santo, que estamos tentando e conseguindo agora no Estado do Pará. Sucesso! Tenho certeza absoluta de que V. Exª será um grande governador. Tenha aqui no Senador Flexa Ribeiro um quarto Senador do Espírito Santo para atender e defender o seu querido Estado.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Muito obrigado, Senador Flexa. Obrigado pelo apoio da Comissão de Meio Ambiente e obrigado pelo apoio da Comissão de Ciência e Tecnologia, que V. Exª preside. O Pará e o Espírito Santo são dois Estados exportadores, de comércio internacional forte, dependentes desse comércio internacional. Então, temos muito por que continuar dialogando e trabalhando juntos.

            Senador Adelmir Santana.

            O Sr. Adelmir Santana (DEM - DF) - Senador Casagrande, perde o Senado, naturalmente, a inteligência, a convivência pacífica, mas sempre marcante na defesa de seus princípios não apenas do meio ambiente, mas também da micro e pequena empresa, que eu tive a oportunidade de presenciar aqui na atuação de V. Exª. Ganhou o Espírito Santo, certamente, e o fez pela via democrática, demonstrado pelo eleitor que lhe deu uma votação expressiva já no primeiro turno. Saiba que nós todos aqui admiramos sua atuação como Senador e certamente haveremos de admirá-lo também, no futuro, pelo exercício do Poder Executivo. Nós lhe desejamos, sinceramente, que tudo de bom ocorra em sua gestão naquele Estado que todos nós aprendemos a amar e com o qual temos ligações profundas. O senhor sabe bem que já fui várias vezes àquele Estado como membro do Sebrae, membro do Sistema “S”. Temos um Presidente da Confederação Nacional do Comércio, Presidente do Sesc e do Senac, originário daquele Estado. E temos relações íntimas com algumas pessoas lá no Estado que também têm admiração por V. Exª. Tenha aqui em Brasília um amigo que estará sempre à sua disposição naquilo que eu puder ajudar e colaborar com V. Exª. Meus parabéns pela sua eleição. Sucesso na sua gestão como Governador!

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senador Adelmir Santana, pelo apoio. V. Exª esteve presente conosco sempre lá, no Espírito Santo, e aqui, na luta pela micro e pequena empresa, pela regulamentação dos cartões de crédito. Então, obrigado por tudo. E continue nos visitando. O Presidente da Confederação, Antonio Oliveira Santos, vai gostar muito que V. Exª continue nos visitando lá no Estado.

            Antes de passar a palavra ao Senador Roberto Cavalcanti, quero registrar a presença em plenário da Deputada Sueli Vidigal. Muito obrigado, Sueli, pela sua presença aqui junto conosco. Já registrei a presença do Deputado Capitão Assumção e do Deputado Manato. Muito obrigado pela sua presença aqui junto conosco.

            Senador Roberto Cavalcanti.

            O Sr. Roberto Cavalcanti (Bloco/PRB - PB) - Senador campeão, na verdade, foi um privilégio conviver com V. Exª para aprender, entre outras coisas, o dom da onipresença. V. Exª conseguiu ser um campeão de votos, estando automaticamente em plena campanha no Estado de V. Exª, sem perder a referência, a participação e a presença no Senado Federal. Na verdade, esse dom da onipresença é uma lição que V. Exª traz para todos nós. Serei bastante rápido porque há uma dezena de outros colegas. Muitas vitórias no Espírito Santo e muitas vitórias na vida de V. Exª! Parabéns!

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senador Roberto Cavalcanti. Nós também militamos juntos em algumas comissões, trabalhamos juntos, e foi sempre uma alegria contar com a sua participação, com a sua colaboração e com a sua contribuição ao mandato que acabo de vencer. Boa sorte no seu Estado da Paraíba a partir do ano que vem.

            Senador Jayme Campos.

            O Sr. Jayme Campos (DEM - MT) - Meu caro Senador Renato Casagrande, não poderia deixar de manifestar aqui, nesta oportunidade em que V. Exª está fazendo o seu discurso de despedida desta Casa, a minha alegria, o meu contentamento, sobretudo da convivência que tivemos aqui no Senado. V. Exª demonstrou que é um homem reto, sobretudo quando relatou mais de trezentos projetos nesta Casa, foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e, desta feita, como relator do Código de Processo Penal, fez um trabalho extraordinário. Não tenho dúvida alguma, pela sua experiência como ex-Deputado, ex-Vice-Governador, ex-Vereador e, sobretudo, como Senador, de que V. Exª vai fazer um extraordinário governo em favor do povo capixaba. Quero crer que V. Exª deixa aqui um legado para que outros futuros Senadores que venham para cá aprendam muito, na medida em que V. Exª deu uma lição de como exercer um mandato de maneira coerente, sensata e sobretudo respeitosa com seus Pares. De maneira que, como mato-grossense, porque represento aquele Estado, em nome de todo capixaba que mora em Mato Grosso - com certeza, falo em nome dele, pois tive a procuração para representá-lo aqui no Congresso -, tenho certeza de que V. Exª vai fazer um governo com progresso, desenvolvimento e, acima de tudo, com justiça social para aquele povo bom e sábio, que vai ter na pessoa do senhor, realmente, um grande governador, para transformar verdadeiramente o Estado do Espírito Santo, como é o sonho de todos aqueles brasileiros que moram naquele pujante Estado da Federação. Parabéns! Sucesso! Que Deus abençoe V. Exª nessa nova missão.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senador Jayme Campos, que foi Governador do Estado de Mato Grosso, Senador da República, um homem de carreira vitoriosa. Obrigado pela sua ajuda também nesses quatro anos aqui no Senado.

            Senador Gilberto Goellner.

            O Sr. Gilberto Goellner (DEM - MT) - Senador Casagrande, quero me juntar aos demais colegas que o estão hoje homenageando em seu último pronunciamento e dizer que a nossa convivência em várias Comissões, entre elas a do Meio Ambiente, que V. Exª presidiu com muita isenção, com muita competência... Matérias importantes foram discutidas naquela Comissão e também em outras, como na de Assuntos Econômicos e na de Agricultura, principalmente, em que V. Exª sempre teve uma posição firme e permanente. De tal forma que eu o parabenizo pelo novo mandato que V. Exª assume no Espírito Santo, desejando-lhe sucesso. Muito obrigado.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Muito obrigado, Senador Gilberto Goellner. V. Exª foi um militante presente, um Senador presente na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e nas demais Comissões, um Senador que trabalhou e trabalha muito nas Comissões. Parabéns pelo seu trabalho, pela forma como representa o seu Estado. Conte sempre conosco, lá como Governador e em qualquer lugar que estivermos, pode contar sempre conosco.

            (Interrupção do som.)

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Senadora Marina Silva.

            A Srª Marina Silva (PV - AC) - Senador Casagrande, sei que a Mesa já está a nos cobrar um pouco mais de síntese, mas eu não poderia deixar de cumprimentar V. Exª pelo relevante trabalho que realizou nesta Casa durante o seu mandato nem de parabenizá-lo pela maravilhosa vitória que teve em seu Estado. Isso é uma combinação do trabalho que antecede sua vinda a esta Casa e uma complementação desse trabalho com o esforço que realizou. Para além das demais questões em que se envolveu neste Parlamento, eu gostaria de registrar a contribuição que deu para a agenda socioambiental do nosso País. Em muitos momentos, eu sei que V. Exª funcionou como mediador, como ponto de equilíbrio e também como grande colaborador da agenda pelo desenvolvimento sustentável. De sorte que, agora, V. Exª, como Governador do Estado do Espírito Santo, vai ter a oportunidade de colocar em prática, no meu entendimento, aquilo que lá no Acre, em uma experiência de doze anos - primeiro, com o Governador Jorge Viana; depois, com o Governador Binho Marques; e agora, se Deus quiser, com o Senador Tião Viana -, nós iniciamos: o esforço para a mudança do modelo de desenvolvimento, partindo de uma experiência local para mostrar ao Brasil, como um todo, que é possível integrar economia e ecologia. V. Exª tem um Estado rico, enfim, na parte de mineração, principalmente na exploração do petróleo. E eu sei que é fundamental utilizar a economia de alto carbono para produzir a economia de baixo carbono. Esse é o grande esforço de V. Exª. Se V. Exª fizer este encontro economia e ecologia, procurando fazer uma gestão transparente, envolvendo as pessoas, buscando novas práticas, nova base de conhecimento, aumento de produção por ganho de produtividade, tenho certeza de que V. Exª será um Governador que trilhará um outro caminho na história do desenvolvimento econômico e social do nosso País. Parabéns. Que Deus lhe dê força, entendimento e sabedoria para assumir a responsabilidade para a qual o povo do seu Estado o chamou, confirmando-o como Senador e como Governador do seu Estado!

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senadora Marina. Eu lhe agradeço pela referência que V. Exª foi para o meu trabalho no Senado, especialmente na área do meio ambiente e da sustentabilidade. Parabéns pela sua carreira, pela sua vida, pela coragem de ter sido candidata à Presidência da República e pela coerência com que exerce o mandato! Recebo suas palavras como encorajamento para o trabalho que preciso fazer no Estado do Espírito Santo, especialmente na conciliação do setor econômico com a preservação dos nossos recursos naturais. Muito obrigado, Senadora.

            Ouço o Senador Eduardo Suplicy.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Senador Renato Casagrande, quero cumprimentá-lo pela sua extraordinária atuação como Senador, que fez com que a população do seu Estado o levasse ao Governo do Estado do Espírito Santo. Meus parabéns, inclusive por muitas ações que realizou no Senado Federal! Quero lhe agradecer a interação que teve comigo e com o Senador Osmar Dias no projeto sobre cooperativas. Se possível, eu gostaria até que votássemos essa matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) amanhã, se chegássemos a um bom entendimento entre todas as partes interessadas. Quero também cumprimentá-lo por iniciativas na administração do Senado, como a do seu projeto do Portal da Transparência, que significa uma preocupação fundamental e que, certamente, estará presente no seu governo, dando retidão e transparência ao seu governo no Estado do Espírito Santo. Quero também dizer algo na linha daquilo que a Senadora Marina Silva acabou de falar: a importância da diretriz de um desenvolvimento sustentável no Espírito Santo. Quem sabe possa V. Exª, para aproximadamente 3,215 milhões de habitantes do Espírito Santo, ainda mais diante da riqueza do pré-sal...

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - São 3,5 milhões de habitantes.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Quem sabe possa V. Exª instituir, em breve, ali, em cooperação com a Presidenta Dilma Rousseff, uma renda básica de cidadania! Nesse sentido, inclusive, quero colocar-me à sua disposição. Pode me chamar, a qualquer momento, para trocarmos ideias a esse respeito. Meus parabéns!

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Eu o parabenizo por sua extraordinária condução aqui e pela eleição no Espírito Santo, bem como ao PSB, seu Partido.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Ouço o Senador Antonio Carlos Júnior e, em seguida, o Senador César Borges.

            O Sr. Antonio Carlos Júnior (DEM - BA) - Senador Renato Casagrande, a convivência com V. Exª aqui durante esse período, nos últimos quase quatro anos, foi muito rica, pela sua participação ativa tanto nas Comissões como no plenário. É um Senador ativo, lutador, participante. É um bom relator de projetos. Sua atuação culminou com um trabalho superimportante, que foi o de relatar o Código de Processo Penal. Foi uma grande contribuição que V. Exª e este Senado deram para a diminuição da violência e para a contenção da criminalidade. Parabéns! V. Exª vai deixar o Senado por uma causa muito mais nobre, que é a de governar o seu Estado.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Muito obrigado.

            O Sr. Antonio Carlos Júnior (DEM - BA) - Com uma vitória retumbante e com números recordes no País, em termos relativos, V. Exª teve uma votação brilhante, uma eleição brilhante. Portanto, sua saída se deve a uma causa nobre, que é a de governar seu Estado. O sonho de todo político é governar seu Estado, e V. Exª vai agora cumprir essa missão, tenho certeza, com muito brilho e com muito destaque. Parabéns a V. Exª!

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senador Antonio Carlos. Parabéns pela dedicação de V. Exª ao mandato! Assumiu o mandato como suplente do saudoso Antonio Carlos Magalhães e está dando conta do recado. Está dando conta do recado. Não é fácil, não! Depois da referência de Antonio Carlos Magalhães, V. Exª dá conta desse trabalho, desse recado. Parabéns pelo trabalho! Obrigado pela ajuda e também pela parceria que estabelecemos aqui, nesses anos de convivência. Obrigado, Senador.

            Ouço o Senador César Borges.

            O Sr. César Borges (Bloco/PR - BA) - Senador Renato Casagrande, minha admiração por V. Exª vem desde o período em que V. Exª exercia, na Câmara dos Deputados, seu mandato, com brilhantismo, inclusive exercendo a liderança do seu Partido. Aqui, V. Exª só deu continuidade a esse trabalho, mostrando sua inteligência, seu compromisso com o Brasil e, principalmente, com o seu Estado, o Espírito Santo, o que, agora, fez V. Exª depositário da confiança de todo esse povo capixaba, do qual nós, baianos, sentimo-nos muito honrados de sermos vizinhos. Estamos aliados no desenvolvimento do norte do Espírito Santo e do extremo sul da Bahia.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - É verdade.

            O Sr. César Borges (Bloco/PR - BA) - É muito querido para todos nós, baianos, o extremo sul da Bahia, que os capixabas usam como se fosse sua própria terra. Então, sentimo-nos honrados com essa amizade do povo capixaba. E não tenho dúvida de que V. Exª, como Governador, vai fortalecer essa amizade, esse entrosamento do Espírito Santo com a Bahia, para que possamos desenvolver tanto o nosso Estado como o de V. Exª. O Estado do Espírito Santo dá um exemplo ao País hoje. Acompanho a economia do Espírito Santo, o seu desenvolvimento, e vejo como ela tem crescido, e V. Exª, agora, tem essa responsabilidade. Não tenho dúvida em dizer que V. Exª vai cumprir, com brilhantismo, esse caminho de sucesso no Espírito Santo. São os votos que faço: os de que V. Exª possa cumprir, com brilhantismo, esse período à frente do Estado do Espírito Santo. Muito obrigado.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senador César Borges. De fato, os capixabas e os baianos, os do norte do Espírito Santo e os do sul da Bahia, têm uma relação muito intensa. Gostamos muito da Bahia, do sul da Bahia, e o baiano gosta muito do norte do Espírito Santo. Obrigado. V. Exª é um Senador competente, que se aprofunda em temas, que se dedica ao estudo. Então, parabéns pela forma como administra o seu mandato! V. Exª foi um bom Governador e é um excelente Senador. Parabéns pela história e pela vida de V. Exª!

            Concedo o aparte ao Senador Alvaro Dias.

            O Sr. Alvaro Dias (PSDB - PR) - Senador Casagrande, em nome do PSDB, dou-lhe nossos cumprimentos. Essa é uma despedida que vale a pena. É uma despedida de quem deixa o Legislativo, depois de ter oferecido resposta à sua gente com um mandato extremamente competente, de quem avança, porque vai para o Executivo, que gratifica mais, já que as realizações são visíveis no cotidiano. Certamente, V. Exª, que foi um grande Senador, será também um grande executivo, e sua extraordinária vitória será, certamente, a vitória do povo do Espírito Santo. É o que todos nós desejamos. Parabéns a V. Exª! Muito sucesso na nova etapa da sua brilhante trajetória política!

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senador Alvaro Dias.

            Ouço o Senador Heráclito Fortes e, em seguida, a Senadora Lúcia Vânia.

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Senador Casagrande, posso dizer que tive o privilégio de conviver com V. Exª na Câmara dos Deputados e, posteriormente, aqui, nesta Casa. V. Exª tem algo que é impressionante no homem público: tem sempre o mesmo ritmo de trabalho, está sempre com toda a potência. Não há dia ruim, não há dia bom. É uma batida contínua. V. Exª, tenho certeza, se for para o Espírito Santo no ritmo com que se comportou nesta Casa, vai ter essa campanha sobre o seu Estado redobrada. Aliás, foi uma campanha muito bonita, muito positiva. Quero dar um depoimento aqui: V. Exª me ajudou muito. No momento em que eu, como Primeiro Secretário da Casa, tive de tomar algumas medidas duras, V. Exª me ajudou muito, quando, por meio da Comissão que eu presidia, a Comissão de Fiscalização...

            O SR. RENATO CASAGRANDE (PSB - ES) - Comissão de Fiscalização e Controle.

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Na Comissão de Fiscalização e Controle, transformou em uma espécie de audiência pública sessões em que tínhamos a oportunidade de mostrar à Casa e, principalmente, à imprensa os atos que estavam sendo tomados naquela Comissão. V. Exª, então, proporcionou-me a oportunidade de abrir, digamos assim, a caixa-preta de 14 anos de coisas não explicadas nesta Casa. Devo muito a V. Exª essa oportunidade que me foi dada. É verdade que, em alguns momentos, até rasgamos o Regimento, mas, naquele momento, isso era necessário.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (PSB - ES) - Isso foi feito no entendimento.

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Transformamos aquela Comissão em um muro de lamentações, em que as pessoas traziam verdades e discutiam e em que a imprensa, inclusive, teve a oportunidade de participar. Tenho certeza, Senador Renato Casagrande, de que sua atitude de trazer para a Comissão essa discussão fez com que a crise tivesse fim antes do tempo e com que o Brasil pudesse conviver com o Senado da maneira de que todos nós gostamos: transparente e, acima de tudo, atuante. Parabéns a V. Exª e ao povo do Espírito Santo, que o escolheu para conduzir seu destino nos próximos quatro anos!

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senador Heráclito. V. Exª é um Senador espontâneo, tem uma característica própria, transparente. V. Exª traz aqui discursos, às vezes, afiados, o que o transformou em referência no Senado. Parabéns pelo seu trabalho feito até agora! Que Deus também possa acompanhá-lo na sua vida, após o término do mandato! Obrigado pela amizade, Senador Heráclito.

            Ouço a Senadora Lúcia Vânia.

            A Srª Lúcia Vânia (PSDB - GO) - Senado Renato Casagrande, eu gostaria de lhe desejar muito sucesso nesse novo desafio que V. Exª vai enfrentar. Pela competência de V. Exª demonstrada nesta Casa, V. Exª fará um bom governo no Espírito Santo. Quero dizer da minha alegria de ter podido estar aqui, durante oito anos, de sentar ao seu lado, podendo assistir à sua dedicação, à sua determinação e, acima de tudo, à forma brilhante com que exerceu seu mandato nesta Casa. Senador de primeiro mandato, V. Exª aqui chegou, exercendo postos de destaque e, em todos eles, mostrou serenidade, mostrou seu espírito conciliador. Naturalmente, esse espírito é que o levou ao Governo do Espírito Santo. Desejo a V. Exª muito sucesso. Que sua gestão seja brilhante, como foi a gestão do nosso companheiro e amigo Paulo Hartung!

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senadora Lúcia Vânia. Parabéns pela sua reeleição! V. Exª é uma lutadora, uma mulher guerreira. Muito obrigado. Fomos vizinhos.

            Quero registrar a presença aqui do Deputado Jurandy Loureiro. Vivemos quatro anos de muita intensidade no trabalho no Senado.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE) - Senador Renato Casagrande, V. Exª me concede um aparte?

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Concederei o aparte a V. Exª. Depois, vou encerrar, porque o Senador Marconi também tem de fazer seu discurso de despedida, e está na hora dele.

            Ouço V. Exª, Senador Antonio Carlos Valadares, meu Líder.

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Senador Casagrande, é uma alegria e, ao mesmo tempo, uma tristeza vê-lo na tribuna, despedindo-se desta Casa para assumir o exercício de uma função que considero relevante para a carreira de qualquer político: a de ser Governador do seu Estado. É um sonho de cada um de nós dirigir, em determinado momento da nossa carreira política, o Estado onde nascemos e vivemos. Assim aconteceu comigo; assim está acontecendo com V. Exª, que exerceu, com muita moderação, eficiência e dedicação, o mandato de Senador da República nos últimos quatro anos. V. Exª foi Líder do nosso Partido nos dois primeiros anos e preside, ainda hoje, a Comissão de Fiscalização, Controle e Meio Ambiente do Senado Federal, para a qual trouxe o debate a respeito de questões atuais da vida nacional, principalmente do meio ambiente, convocando diversas autoridades do nosso País para uma redução substancial, por meio das nossas empresas, das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. V. Exª deu exemplo de honestidade, de coragem, em muitas horas decisivas, nesta Casa, e de compromisso com o seu Estado, o Espírito Santo, que ganhou um grande administrador e um grande político, que teve uma vitória insofismável nessa última eleição, dando prova de que é um homem querido e estimado por seu povo. V. Exª se despede desta Casa com a fronte erguida. V. Exª, entre tantos projetos que relatou, notabilizou-se, principalmente, pela relatoria do Código de Processo Penal, uma obra jurídica de efeito extraordinário nos nossos Tribunais para a realização do bom Direito e também para a celeridade processual. Por isso, meus parabéns, minhas felicitações! Que Deus o ajude à frente do Governo do Espírito Santo! V. Exª terá aqui um quarto Senador à disposição do Espírito Santo.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Muito obrigado, Senador Valadares, meu Líder. Cheguei aqui, no meu primeiro mandato, e V. Exª me recebeu muito bem. Orientou-me, fomos parceiros na nossa Bancada. Então, muito obrigado por tudo. Obrigado de coração mesmo pela forma como me recebeu, com simplicidade, com humildade e com muita presteza. Obrigado pelo seu apoio.

            Sr. Presidente, muito obrigado. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar V. Exª, Senador Marconi Perillo, Governador eleito numa eleição muito disputada, numa eleição que mostrou que, para enfrentá-la, é preciso ter equilíbrio psicológico - é preciso obter voto, mas também tem de se ter equilíbrio psicológico. Parabéns pelo resultado eleitoral! Hoje, V. Exª se despede aqui.

            Muitos goianos estão presentes aqui. Quero cumprimentá-los e desejar que, junto com o Senador Marconi Perillo, façam um excelente governo naquele belo Estado de Goiás, cujo potencial é enorme. Muito obrigado.

            Agradeço a todos os Senadores e Senadoras.

            O Sr. Edison Lobão (PMDB - MA) - Senador Casagrande, peço a V. Exª que me dê oportunidade de fazer uma ligeira interferência.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Ouço o Ministro Edison Lobão.

            O Sr. Edison Lobão (PMDB - MA) - Quero dizer a V. Exª: vá exercer suas novas e relevantes funções e, daqui a oito anos, volte ao nosso convívio! Quem desta Casa saiu por alguma razão, como é o caso de V. Exª, dela não se esquece, leva saudades. V. Exª, que teve aqui, entre nós todos, um desempenho fecundo, deve levar, portanto, ao povo da sua terra, que, uma vez mais o elegeu, a segurança e o orgulho de ter cumprido seu papel de Senador da República, de representante do povo do Espírito Santo, da melhor maneira possível. Cumprimentos a V. Exª e cumprimentos ao nosso querido Presidente, que também vai ser Governador do Estado de Goiás!

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Obrigado, Senador Edison Lobão. Parabéns a V. Exª, que retornará ao Ministério de Minas e Energia, Ministério importante para o Estado de Marconi Perillo, importante para meu Estado, importante para o Brasil todo. Parabéns pelo retorno de V. Exª ao Ministério!

            Um abraço a todos os Senadores e Senadoras! Obrigado por tudo. Agradeço à Bancada capixaba aqui presente. E quem for ficar aqui que permaneça com toda a capacidade de aperfeiçoar cada vez mais a gestão e a representação desta Casa importante para o equilíbrio federativo.

            Obrigado, Sr. Presidente. Um abraço a V. Exª!

            O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Esta Presidência se associa a todos os ilustres colegas Senadores na saudação ao eficiente Senador Renato Casagrande. É um Senador de conteúdo, de ação política, de ação legislativa, é um Senador que deixa uma contribuição inestimável à Casa e à legislação brasileira, quer no aperfeiçoamento das nossas relações com outros Poderes do controle externo, quer na apreciação do novo Código de Processo Penal, quer em muitas outras iniciativas, sobretudo nas áreas da defesa do consumidor e do meio ambiente.

            Nossos Estados, Senador Casagrande, complementam-se muito na economia. Vamos precisar muito dos portos do Espírito Santo, notadamente dos portos de Vitória, e V. Exª e os capixabas vão precisar muito da nossa produção, da nossa matéria-prima.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - É verdade.

            O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - E tenho certeza de que o Governador do Espírito Santo e o Governador de Goiás terão uma excelente relação, uma relação complementar, uma relação que será notadamente boa para as nossas economias. Parabéns a V. Exª!

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Muito obrigado.

             O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Convido o Senador Cícero Lucena para assumir a Presidência, para que eu possa fazer o meu pronunciamento. Pela ordem, Senador Marco Maciel.

            O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE. Pela ordem. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, sei que o Senador Renato Casagrande acaba de encerrar a sua oração.

            Gostaria apenas de cumprimentá-lo pelo desempenho aqui no Senado Federal e fazer votos de continuados êxitos em sua vida pública, pois vai assumir agora as funções relevantes, importantes de Governador do seu Estado, o que não deixa de representar um coroamento da sua vida pública. Nossos cumprimentos, portanto, ao Senador Renato Casagrande.

            O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - O pedido de V. Exª será registrado.

            Com a palavra, pela ordem, o Senador Eduardo Azeredo.

            O SR EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu não podia deixar de me manifestar porque, afinal de contas, o Senador Renato Casagrande vai ser Governador do Estado vizinho a Minas Gerais, vai governar uma boa parte de mineiros que vão sempre, anualmente, ao Espírito Santo, e foi meu colega também na época, quando ele era vice- governador.

            Felicidades e muito sucesso, Casagrande!

            O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Senador Sérgio Guerra.

            O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Essa razão é fraca. Tenho razões maiores para falar, que não é essa citada pelo Senador Eduardo Azeredo: dizer ao Senador Renato que ele é um companheiro da melhor qualidade e que vamos sentir muito a falta dele... Eu, não, que estarei na Câmara, mas, de toda maneira, o Brasil e o Senado vão perder um grande Senador.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2010 - Página 58669