Discurso durante a 207ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Despedida da Casa com um balanço dos quatro anos de S.Exa. como Senador por Goiás. Expectativa para com o exercício do mandato de Governador de Goiás, a partir de 2011.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Despedida da Casa com um balanço dos quatro anos de S.Exa. como Senador por Goiás. Expectativa para com o exercício do mandato de Governador de Goiás, a partir de 2011.
Aparteantes
Adelmir Santana, Alfredo Cotait Neto, Alvaro Dias, Antonio Carlos Júnior, Antonio Carlos Valadares, Arthur Virgílio, Augusto Botelho, César Borges, Cícero Lucena, Demóstenes Torres, Eduardo Azeredo, Eduardo Suplicy, Efraim Morais, Flexa Ribeiro, Gilberto Goellner, Heráclito Fortes, Jarbas Vasconcelos, Jayme Campos, José Agripino, Lúcia Vânia, Marco Maciel, Neuto de Conto, Papaléo Paes, Sergio Guerra, Valter Pereira.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2010 - Página 58679
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • DESPEDIDA, MANDATO PARLAMENTAR, PROXIMIDADE, POSSE, CARGO ELETIVO, GOVERNADOR, ESTADO DE GOIAS (GO), AGRADECIMENTO, POVO, VITORIA, ELEIÇÃO, REGISTRO, COMPROMISSO, RESPONSABILIDADE, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, SENADO, FORO, DEBATE, PROBLEMAS BRASILEIROS, APERFEIÇOAMENTO, DEMOCRACIA, BALANÇO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, MATERIA, TRAMITAÇÃO, TRABALHO, COMISSÃO, PARTICIPAÇÃO, MESA DIRETORA, MISSÃO, REPRESENTAÇÃO.
  • COMENTARIO, RELACIONAMENTO, ORADOR, GOVERNO FEDERAL, DIVERGENCIA, POLITICA PARTIDARIA, RESPEITO, VALORIZAÇÃO, DEMOCRACIA.
  • AGRADECIMENTO, APOIO, SENADOR, SERVIDOR, BANCADA, OPOSIÇÃO, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), IMPRENSA, POVO, ESTADO DE GOIAS (GO).

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Srs. Deputados Federais, Deputadas Federais, Prefeitos, Vice-Governador eleito do meu Estado, Dr. José Eliton, autoridades e lideranças do meu Estado aqui presentes, telespectadores e ouvintes da TV Senado e da Rádio Senado, o poeta Mário Quintana nos ensina: “Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo”.

            Cremos que, para o homem público, esse pensamento possa ser traduzido pela necessidade de aproveitarmos os nossos mandatos e escrevermos uma história digna sobre o desejo permanente de servir ao povo e lutar pela prosperidade, pelo desenvolvimento sustentável de uma nação, de um povo. Assim, podemos até errar, mas não nos arrependeremos da condução da coisa pública, tampouco precisaremos passar a limpo a nossa biografia.

            Esta será a última vez que ocuparei a tribuna da Casa de Rui Barbosa na atual Legislatura. Cheguei aqui animado, cheio de idéias, de sonhos e de projetos e, hoje, ao me despedir, confesso que me sinto realizado, muito mais amadurecido. Aprendi muito com as colegas e com os colegas Senadores, que muito me honraram com suas companhias, com suas amizades nesta atual Legislatura, porque, em mais uma etapa da vida pública, assumiremos, em 1º de janeiro próximo, o mandato de Governador de Goiás pela terceira vez, a que nos conduziram, mais uma vez, os cidadãos e as cidadãs do nosso Estado.

            Não há como esconder a emoção e, sobretudo, a responsabilidade que se colocará diante da equipe de governo, porque assumiremos, como já disse, pela terceira vez o Palácio das Esmeraldas por meio das urnas, do voto - fato inédito na história do nosso Estado.

            Foram 8.447.935 votos que recebi ao longo dos últimos 20 anos, em oito eleições disputadas - com a graça de Deus, todas vencidas. Mas, se a responsabilidade é uma preocupação permanente, a alegria pela possibilidade de trabalhar com muito afinco em favor de Goiás é acalento, motivação sem igual. À frente do governo, queremos ser um ourives para traçar políticas públicas eficientes, efetivas e eficazes, progressistas e responsáveis, sobretudo porque esta eleição mostrou com clareza que o povo goiano não se deixa influenciar pelo aparelho político do Estado e vota em propostas, ideias, planos e metas.

            Ao longo da vida pública, temos pautado as disputas políticas pelo confronto de ideias, sem macular a honra dos adversários, porque esse é o caminho para o fortalecimento da democracia e da República. Vencemos nos confrontos, nos debates, nas ruas, no voto! Vencemos pela mão do Criador e pela força das urnas!

            Srªs e Srs. Senadores, ao partir para esta nova empreitada como Governador de Goiás, levamos saudades desta Casa e dos nossos pares, mas, acima de tudo, carregamos sabedoria, amadurecimento, aprendizado. Aqui reafirmamos a importância do confronto de idéias e de diferentes propostas, de diferentes visões de mundo, de diferentes visões em relação ao Estado brasileiro e à forma de compreendê-lo, como forma de fortalecer a democracia e levar o Brasil à modernidade. 

            Seguimos adiante convictos de que o Senado, além de cumprir a agenda legislativa, é um foro permanente de debates sobre os grandes temas do cotidiano da sociedade brasileira, sempre voltado ao aperfeiçoamento constante e à resposta imediata aos anseios de todos os cidadãos.

            Desde que a Assembleia Nacional Constituinte consolidou o processo de redemocratização do Brasil, com a promulgação da Constituição de 1988 - a Carta Cidadã, como dizia o saudoso Deputado Ulysses Guimarães -, o Congresso nunca mais parou de aperfeiçoar o ordenamento jurídico e adequá-lo às demandas da sociedade.

            Não há como negar o impacto positivo na qualidade de vida dos brasileiros com a aprovação do Código de Defesa do Consumidor e do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. No mesmo sentido, contribuíram o Plano Real, o Proer, a mudança do conceito de capital estrangeiro e a flexibilização dos monopólios, dentre tantas outras mudanças estruturais na legislação brasileira, como o novo Código Civil, o novo Código Penal.

            É fundamental reafirmar aqui a importância de o Brasil ter feito a opção pelos órgãos reguladores, um dos mecanismos mais modernos para a regulação dos setores estratégicos de serviços ao público.

            Reafirmamos também o valor da Lei Maria da Penha como marco no ordenamento jurídico, que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do §8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pelo Brasil.

            A Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei da Ficha Limpa são dois exemplos de que se enraízam cada vez mais, entre nós, o Estado de Direito e a vida democrática e republicana. É nesse sentido também que estamos vivendo no Congresso Nacional um momento de revisão dos principais códigos da Nação, aqueles que ainda não haviam sido alterados. Estamos em processo final de discussão e aprovação do novo Código de Processo Penal e do Código de Processo Civil. O novo Código Eleitoral, por sua vez, já começa a tramitar nesta Casa.

            Tivemos a honra de ser Sub-Relator do projeto do novo Código de Processo Penal, já aprovado e enviado para a Câmara, e Sub-Relator do projeto do novo Código de Processo Civil, além de presidir a instalação do processo de discussão do novo Código Eleitoral. Aliás, quero agradecer ao Senador Demóstenes pelas duas indicações para Sub-Relator do novo Código de Processo Penal e do novo Código de Processo Civil.

            Desde que assumimos o mandato de Senador, esforçamo-nos ao máximo para manter um ritmo de trabalho intenso e acelerado para honrar a responsabilidade conferida a nós pelos cidadãos do meu Estado.

            Fomos titulares do Conselho de Ética, da Comissão de Infraestrutura, da Comissão de Educação, da Comissão de Desenvolvimento Regional, da Comissão Mista de Orçamento, além da CCJ, CAE, CMA e CRA.

            Entre os projetos que apresentamos, gostaríamos de destacar o PLS nº 122/08, que determina a nomeação de aprovados em concursos públicos; o nº 156/07, que trata dos recursos mínimos a serem aplicados na saúde; a proposta de regulamentação da Emenda nº 29; e o PLS nº 160, de 2008, que desburocratiza a guarda e a adoção e que serviu de base para a aprovação da Lei da Adoção.

            Destacamos também o PLS nº 344/08, conhecido como o PL das Cotas Sociais, que reserva vagas nos cursos de graduação para alunos oriundos do ensino público; o PLS nº 821/08, que estabelece que a taxa de juros cobrada no cheque especial seja equiparada à taxa cobrada em operação de crédito pessoal. Além disso, ressaltamos a importância dos projetos que autorizam o Poder Executivo a criar escolas técnicas e universidades federais em todas as regiões goianas.

            Não poderíamos deixar de mencionar igualmente as diversas relatorias que assumimos. Entre outras, a do PLS nº 186/06, que trata da obrigatoriedade do exame da OAB para o exercício da advocacia. Ressaltamos, ademais, a relatoria do PLS nº 296/09, que prevê a responsabilidade subsidiária da Administração Pública por encargos trabalhistas; e o PLS nº 712/07, que institui a Semana Nacional de Acessibilidade e Valorização da Pessoa Deficiente.

            Ainda no campo das relatorias, destaco a da MP nº 451, que regulamenta o uso do seguro do DPVAT; a do PLC nº 23/05, que dispõe sobre sanções penais e administrativas para condutas lesivas ao meio ambiente; e a do PLS nº 319/08, que cria o 14º salário dos professores da educação da rede pública. Por fim, ressalto a PEC nº 22, de 2001, que dispõe sobre a aplicação de receita resultante de impostos para a organização e manutenção dos órgãos de segurança pública, o Fundo Nacional de Segurança Pública, vinculando definitivamente receitas da União, dos Estados e dos Municípios para investimentos em segurança pública.

            Além da atividade legiferante, exercemos a presidência do Conselho de Supervisão do SIS, o Sistema de Saúde do Senado. Durante a nossa gestão, procedemos a auditoria no fundo de reserva, em realização pelo TCU e o controle interno do Senado Federal. Efetivamos a licitação para a renovação e contratação de todos os hospitais e clínicas conveniadas com o SIS. Entre outras medidas, mudamos os critérios de pagamentos das despesas, instituindo um modelo adotado pelos planos de saúde do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e do Tribunal de Contas da União. Se não fossem essas providências adotadas nos últimos dois anos, certamente o SIS se estaria encaminhando para a falência, porque o fundo estava sendo a cada dia invadido pela falta de receitas e pela administração acéfala. Havia quase oito anos que o SIS não se reunia, até a nossa chegada à Vice-Presidência da Casa.

            Para nós foi motivo de grande orgulho participar de um momento tão proveitoso da história do Senado Federal. Exatamente por isso, ao longo desta Legislatura que se encerra, podemos dizer que deixamos a Casa na certeza de termos trabalhado com afinco e dedicação. Temos a convicção do dever cumprido.

            Apresentamos 78 projetos de lei e 212 proposições, ou seja, 6 PECs, 69 PLS, 1 PRS, 2 PETs. Ademais, assumimos 416 relatorias, das quais 349 foram concluídas, e apresentamos 350 emendas em comissões e plenário. Fizemos 252 discursos sobre os mais diversos e relevantes temas.

            Concedo, com muito prazer, o aparte ao Senador José Agripino, Líder do DEM nesta Casa; e, logo após, ao Senador Adelmir Santana.

            O Sr. José Agripino (DEM - RN) - Senador Marconi Perillo, há quatro anos esta Casa o recebia, consagrado pela sua eleição como o Senador mais votado, acho, da história de Goiás, uma consequência da qualidade do governo que V. Exª fez no seu Estado. É um Estado do Centro-Oeste, marcado pela iniciativa privada voltada para o meio rural, e V. Exª o transformou num Estado também industrial. Goiás hoje é um Estado poderoso da União. Não é apenas o Estado agrícola, dos grãos e da carne. É o Estado onde até se fabricam automóveis. E esse milagre se deve, em grande medida, à ação corajosa, jovem, de V. Exª, e que produziu um Senador enormemente votado que aqui chegou há quatro anos. E V. Exª tem uma característica que só os líderes guardam: é a capacidade de evoluir. V. Exª era governo no seu Estado, foi consagrado nas urnas pela qualidade do seu governo, mas nós perdemos a eleição presidencial há quatro anos, e V. Exª veio exercer a oposição aqui. E exerceu a oposição - eu fui seu companheiro no exercício da oposição - com equilíbrio, porque V. Exª tem presente um princípio básico: quem ganha a eleição tem a missão de governar; quem perde a eleição tem a missão democrática de vigiar, de fiscalizar, de denunciar, de aprimorar textos. E V. Exª está acabando de prestar contas com mestria, porque V. Exª guarda algumas características. V. Exª é - e eu desejo sublinhar - um líder, porque é homem de palavra. O que V. Exª diz V. Exª faz. V. Exª é um homem ativo, irrequieto, não para. Irrequieto e ativo. É ativo e é combativo, guarda essas duas características muito importantes do homem público. Tem palavra, é ativo e é combativo. Para coroar isso tudo, V. Exª é - e aí falo como amigo - um bom amigo. Isso tudo caracteriza a figura do bom caráter. Estive em Goiás algumas vezes a seu convite para participar de encontros políticos. O meu partido, que é o partido do Senador Demóstenes, fez aliança com V. Exª, e eu estive lá em encontros do meu partido e em encontros do seu partido. Pude, então, ver como a sua liderança - mesmo no exercício da oposição, mesmo divergindo do Governador que V. Exª ajudou a eleger há quatro anos - reunia a sociedade goiana, o povo, os mais humildes e os... não digo poderosos, mas os dirigentes de Goiás, que fizeram com que o sentimento de responsabilidade perante o seu Estado lhe fizesse candidato a Governador de novo. Talvez V. Exª preferisse o convívio com seus companheiros de Senado, mas ou era V. Exª o candidato a governador em Goiás ou as suas iniciativas, as suas ideias, o seu ideal poderiam não ter continuidade. V. Exª, com essas características todas, voltou-se para o seu Estado, embrenhou-se numa luta absolutamente desumana, que acompanhei de perto, e ganhou galhardamente a eleição. Quero dizer que V. Exª vai fazer muita falta a este Senado, porque vamos ter de fazer agora o que não foi feito há quatro anos - fizemos um bocado de coisas, mas não fizemos a reforma política nem a tributária. E V. Exª, que foi um grande companheiro em vitórias, como a derrubada da CPMF, nas denúncias de comissões parlamentares de inquérito que passaram a limpo este País, vai fazer muita falta pela sua atividade e pela sua combatividade. Mas V. Exª vai estar prestando serviços, porque os caminhos da Pátria passam pela terra de cada um de nós, e V. Exª vai estar prestando serviços ao seu Goiás. Vamos estar aqui, vizinhos, muito próximos. Não vamos perder o companheirismo, a amizade e a presença permanente. V. Exª pode dizer a Goiás que Goiás tem um quarto Senador, o Senador José Agripino, que é amigo de Goiás e amigo de Marconi Perillo e vai estar aqui defendendo os legítimos interesses do Estado e do seu governo, impedindo que se cometam injustiças a um governador bem-intencionado, como é V. Exª, a quem desejo cumprimentar, reafirmando a minha amizade e desejando-lhe todo êxito em mais esta etapa de sua vida pública, como Governador consagrado na eleição para o Governo de Goiás. Que Deus o proteja!

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Amém.

            Senador Agripino, suas palavras certamente me calam fundo no coração e me estimulam, mas a companhia de V. Exª me fará muita falta. Sentirei falta da amizade, da lealdade, dos ensinamentos e da experiência de um homem que já foi Governador de seu Estado duas vezes, várias vezes Senador, um homem prudente, mas combativo e corajoso; um homem que, com destemor, ao longo de anos e anos, tem sabido exercer com sabedoria, com coragem e com mestria a liderança da oposição nesta Casa.

            V. Exª também passou, na terra dos potiguares, no Rio Grande do Norte, pelo que passei agora como candidato a Governador de Goiás, pelo que passaram Demóstenes e Lúcia Vânia. V. Exª foi alvo também de uma contundente oposição ao seu projeto de reeleição, mas os rio-grandenses-do-norte, os potiguares, foram sábios, inteligentes e devolveram um dos homens mais lúcidos, mais corajosos e inteligentes, para defender o Brasil aqui, nesta Casa de Rui Barbosa.

            Muito obrigado pelas apreciações, pela amizade e pelo carinho de V. Exª.

            Com a palavra, para um aparte, o Senador Adelmir Santana.

            O Sr. Adelmir Santana (DEM - DF) - Senador Marconi Perillo, V. Exª iniciou o seu discurso fazendo uma retrospectiva de sua atuação aqui, no Senado. Tivemos a oportunidade de conviver, durante esse período, não apenas nas Comissões, nessas relatorias a que V. Exª fez referência, mas também na Mesa do Senado. Sempre acompanhamos a coerência de suas posições, sempre muito firmes, atenciosas e, quando se tratava da defesa do seu Estado, muito altivas. A história de V. Exª, quando se elegeu Governador pela primeira vez, é por todos nós conhecida - em especial por nós do Distrito Federal. Tive a oportunidade de conviver com V. Exª inclusive em viagens internacionais, quando V. Exª defendia com grande interesse investimentos para Goiás. Nosso Líder lembra que V. Exª transformou o Estado de Goiás em um Estado industrial também, inclusive com a produção de automóveis. Destaco aqui, a propósito, o centro de produção de fármacos, iniciativa de V. Exª, no núcleo industrial de Anápolis e também em Goiânia. Várias indústrias farmacêuticas hoje atuam no Estado de Goiás graças à iniciativa tomada por V. Exª quando Governador. Da mesma forma, quero destacar a relação que V. Exª manteve com o setor produtivo daquele Estado, com todas as federações do setor produtivo, com o núcleo do setor produtivo, sempre usando esses setores como uma assessoria, vamos dizer assim, na execução de suas metas e de suas tarefas como Governador. A convivência pessoal que tivemos nesses quatro anos nos deixa, naturalmente, saudades.

            O Senado perde a sua sabedoria e a sua inteligência - isso foi muito bem destacado por nosso Líder -, mas Goiás, certamente, retomará sua visão de futuro e de desenvolvimento. Como Estado que tem se destacado nessa linha, continuará, certamente, no Governo de V. Exª, no caminho do desenvolvimento, com índices de desenvolvimento superiores aos do País. Goiás tem tudo para isso, tem um Governador inteligente, jovem, focado no futuro e com uma visão de desenvolvimento. Meus parabéns por sua eleição. Tenho certeza de que V. Exª saberá conduzir o entorno do Distrito Federal. A Ride é necessária, mas é preciso também que se faça uma alteração constitucional para criar uma região geoeconômica no Distrito Federal. É preciso viabilizar a vinda de recursos do Governo Federal já carimbados para essa região, independentemente de quem seja o Governador de Goiás ou o Governador do Distrito Federal. Sei que essa relação - e aqui me apego à proximidade entre o governo local e o de V. Exª - será muito proveitosa para os dois Estados. Torço por isso. Desejo-lhe, portanto, sucesso em sua gestão como Governador. Fica a tristeza de ver que V. Exª se despede hoje desta Casa que tanto soube engrandecer como Senador da República. Meus parabéns.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Obrigado, Senador Adelmir Santana.

            V. Exª fará muita falta ao Senado.

            O Senado sentirá falta deste grande representante do povo de Brasília, homem preocupado não só com os problemas, com os assuntos, com as demandas de Brasília, mas sempre muito antenado nas questões que envolvem a chamada região geoeconômica de Brasília, o entorno de Brasília. Conversamos muito ao longo desses anos sobre esses assuntos, tomamos muitas iniciativas conjuntas, mas V. Exª vai continuar exercendo a liderança da Confederação do Comércio e do Sebrae e, nessa área empresarial, certamente colaborará muito para que nós possamos - o governo de Goiás e o governo de Brasília - melhorar as condições de vida daqueles que vivem aqui e, sobretudo, dos que vivem no entorno. Melhorar a vida de quem vive no entorno significa também bem-estar para o povo de Brasília, e este é um dos compromissos prioritários do futuro governo: olhar pela região geoeconômica de Brasília, olhar pelo povo do entorno de Brasília, um milhão de irmãos nossos que dependem da nossa capacidade de trabalho, do nosso compromisso de transformar a realidade de suas vidas. Muito obrigado a V. Exª. Tenho certeza de que contarei com a sua colaboração como Governador de Goiás.

            Concedo aparte, com muito prazer, ao Senador Demóstenes Torres, com quem tive a honra de compartilhar momentos felizes de luta, muito sol e muita chuva. Quero também aproveitar para parabenizá-lo pela expressiva, pela grande votação que o elegeu mais uma vez para o Senado.

            O Sr. Antonio Carlos Júnior (DEM - BA) - Senador Marconi...

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Senador Antonio Carlos, ouvirei V. Exª em breve. É que já solicitaram aparte os Senadores Demóstenes, Sérgio Guerra, Alvaro Dias, Eduardo Azeredo, Eduardo Suplicy e Lúcia Vânia.

            Com a palavra, para um aparte, o Senador Demóstenes.

            O Sr. Demóstenes Torres (DEM - GO) - Senador Marconi Perillo, V. Exª hoje se despede do Senado Federal e, com certeza, vai ser um daqueles que deixarão saudades aqui. Por quê?

            Porque V. Exª fez um trabalho belíssimo como Senador. Muitos se recordam de V. Exª como um grande administrador e, efetivamente, V. Exª o é. Vamos lembrar que, há 90 anos, Goiás era o Estado mais pobre do Brasil e, hoje, se inscreve entre os mais ricos da Nação. E a gestão de V. Exª foi profícua. V. Exª modificou a história da administração pública no nosso Estado, que era eminentemente agropecuário - ainda mantém essa vocação -, hoje é também conhecido pela industrialização, pela mão de obra expressiva na área de serviços, pela qualificação que nós experimentamos, e V. Exª tem um papel decisivo nisso. Foi a partir da sua gestão que o Estado de Goiás deu a grande virada: as grandes indústrias foram para o nosso Estado; montadoras de automóveis; área de infraestrutura; a quantidade expressiva de asfalto que V. Exª fez, além do saneamento básico, que é um dos graves entraves ao desenvolvimento do nosso País; o pulo na nossa educação; a criação de uma universidade estadual. V. Exª também teve um papel extraordinário aqui como Senador. Muitos vão se lembrar de V. Exª como legislador, porque realmente teve papel importante. Vou recordar de um momento nesta Casa que acho que o Brasil inteiro recordará: foi V. Exª que presidiu o que talvez tenha sido o último grande momento deste Senado, deste Congresso Nacional, que foi a aprovação da Lei da Ficha Limpa. V. Exª se encontrava na Presidência e, talvez, se isso não tivesse acontecido, jamais teríamos a oportunidade de fazer a aprovação dessa Lei, que nos livrou, querendo ou não, de uma grande quantidade de pessoas que não têm espírito público e que não merecem ter assento no mundo dos políticos. V. Exª pode se recordar, também, da votação da CPMF e do quanto foi importante sua participação. A decisão de V. Exª arrastou, praticamente, toda a Bancada do PSDB e fez com que o Brasil se livrasse de um penduricalho que tínhamos e que ampliava nossa carga tributária. Talvez a maior derrota do Governo Lula... E não é à toa que o Governo Lula não tinha apreço por V. Exª, não é? O Brasil tinha esse apreço. V. Exª se conduziu muito bem, se portou dignamente, foi Presidente da Comissão de Infraestrutura... Eu me lembro do Presidente da República fazendo campanha em nosso Estado, especialmente contra V. Exª, quando ele dizia que V. Exª não tinha colocado um trilho na Ferrovia Norte-Sul. V. Exª provou que, como Presidente da Comissão de Infraestrutura, tinha arrumado mais de R$300 milhões para que essa ferrovia fosse concluída. Lamentavelmente, mais uma vez, a burocracia impediu que a ferrovia fosse concluída. Mas V. Exª cumpriu sua missão também como legislador. Enfrentou uma eleição difícil, mas teve o apoio sistemático da população de nosso Estado, obteve o terceiro mandato como Governador e, se Deus quiser, vai obter o quarto mandato. Tenho certeza de que V. Exª vai, novamente, se desincumbir muito bem dessa tarefa de bem governar nosso Estado. Tem experiência, tem talento, tem honradez, tem decência, tem honestidade, tem prestígio, tem vontade de trabalhar... O que disse o Senador José Agripino é verdade: V. Exª é uma máquina de trabalho, todos nós sabemos disso. Tive a honra de acompanhá-lo no primeiro governo como seu Secretário de Segurança Pública. Ontem lembrava, numa homenagem que houve na Marinha, para algumas pessoas - e estava lá o hoje Ministro do Superior Tribunal Militar, General Renaldo Quintas Magioli -, nós lembrávamos que as operações que hoje o Rio de Janeiro faz nós fazíamos em Goiás, com o Exército nas ruas, com trincheira, com tanque, e obtivemos, sob o seu comando, uma redução sistemática da criminalidade do nosso Estado. Segurança Pública é assim que se faz. Então, temos experiência; V. Exª tem experiência, e pôde demonstrar essa experiência, relatando com brilhantismo uma parte do novo Código de Processo Penal, já aprovado pela Casa, e uma nova parte do Código de Processo Civil, que amanhã também deverá ser concluído pelo Senado. De forma, Sr. Presidente - se posso assim chamá-lo, uma vez que, efetivamente, talvez, V. Exª tenha ocupado mais tempo essa Presidência do que o próprio Presidente -, V. Exª se desincumbiu muito bem dessa tarefa. Por isso, vejo figuras expressivas do Brasil e do nosso Estado de Goiás aqui a saudá-los: Vereadores, Deputados Federais, a exemplo do nosso Roberto Balestra, do Deputado Federal Carlos Alberto Leréia; V. Exª está se ausentando e vai deixar aqui em nossa companhia - minha companhia e da Senadora Lúcia Vânia, eleita tão brilhantemente em nosso Estado - um homem que vai honrar o nosso Estado, o nosso futuro Senador Ciro Miranda, que também tem um passado brilhante, um trabalho expressivo e que vai honrar o nosso Estado. Temos também aqui o nosso Vice-Governador, jovem e talentoso. V. Exª dá oportunidades para muitos, o que é importante, porque vai renovando o quadro político brasileiro, vai renovando o quadro político do nosso Estado. Então, temos Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais, porque V. Exª realmente é essa figura que merece a homenagem de todos os seus colegas. E não é só uma frase de efeito, mas V. Exª vai deixar saudade nesta Casa porque teve um desempenho muito produtivo como Senador. V. Exª não fazia e não faz questão de fazer firulas. V. Exª é o craque - para usar uma linguagem futebolística do nosso Presidente, que V. Exª teve a honra de derrotá-lo no nosso Estado - que enfia a bola para dentro do gol, e quem lucra com isto é a sociedade. Parabéns e que tenha uma grande gestão no Estado de Goiás.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Meu querido amigo, Senador Demóstenes Torres, a companhia de V. Exª me estimulou profundamente nesta campanha e aqui no Senado. Eu aprendi muito com V. Exª e com a Senadora Lúcia Vânia, com quem já milito há mais de 20 anos. V. Exª é um homem público respeitado em todo o País, hoje, pela sua ação corajosa e destemida, pela sua produção legislativa, pela coragem de enfrentar um debate propositivo, um debate pelas mudanças, especialmente comportamentais e éticas, na nossa sociedade e no nosso Parlamento.

            V. Exª protagonizou aqui momentos de coragem cívica impressionantes - fui testemunha disso -, colaborou enormemente com o meu primeiro governo, como Secretário de Segurança Pública, é um grande talento que hoje orgulha os goianos aqui na Casa. E esse aparte de V. Exª muito engrandece este modesto pronunciamento, muito me emociona. Nós vamos, juntos, realizar o melhor governo da vida dos goianos. Vou precisar muito de V. Exª, da Senadora Lúcia Vânia, do Senador Ciro Miranda - daqui a pouco vou falar sobre ele aqui nesta Casa - e vou precisar muito contar com a colaboração de nossos amigos e amigas, Colegas Senadores.

            Muito obrigado, Senador Demóstenes Torres. Parabéns, mais uma vez, pelos mais de 2 milhões e 500 mil votos.

            Concedo a palavra...

            O SR. PRESIDENTE (Cícero Lucena. PSDB - PB) - Senador Marconi Perillo, peço licença para prorrogar a sessão por mais duas horas.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Concedo, com prazer, o aparte ao querido amigo, Senador Antonio Carlos Magalhães Júnior, que substitui aqui um dos melhores Senadores que já tiveram assento nesta Casa.

            O Sr. Antonio Carlos Júnior (DEM - BA) - Senador Marconi Perillo, V. Exª, depois de dois marcantes períodos de governo em Goiás, veio abrilhantar o Senado Federal com a sua presença, com um desempenho, digamos, recorde, inclusive. O balanço que V. Exª fez da sua participação legislativa mostrou um trabalho bastante denso, importante, com grandes participações nos momentos mais importantes da Casa. Inclusive, naquela guerra da CPMF, V. Exª foi um dos grandes batalhadores para que derrotássemos o Governo naquele momento. Ressalto ainda a sua participação na Mesa, não só na Presidência da Comissão de Infraestrutura, como na Vice-Presidência da Casa, também com participações marcantes. E agora, novamente, volta ao desafio de governar Goiás com uma brilhante vitória. Apesar de o Presidente da República ter feito tudo, tudo, tudo que foi possível e impossível para tentar derrotá-lo, a força política e prestígio de V. Exª superaram tudo isso, e V. Exª ganhou um terceiro mandato a que o povo o reconduziu. E a sua saída daqui é unicamente para uma glória maior, que é governar o seu Estado pela terceira vez. A amizade com V. Exª é permanente e vem do Senador Antonio Carlos, que tinha em V. Exª também um grande amigo. E essa amizade com este seu amigo aqui, que também deixa o Senado, voltando à empresa privada, será permanente. Muitas felicidades no seu terceiro mandato. Fica a amizade nossa para a vida toda.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Agradeço, de coração, ao Senador Antonio Carlos Júnior, extensivo a toda a família, que ajudou a construir as páginas mais bonitas da história da Bahia. Senador Antonio Carlos, Senador César Borges e tantos outros Líderes que, ao lado de V. Exª, ajudaram a construir a Bahia moderna, desenvolvida de hoje.

            V. Exª passou pela Casa e deixou aqui um grande legado, uma grande produção legislativa, grandes amigos. É um Senador combativo, um Senador correto, um Senador ético, que, certamente, vai fazer muita falta aos nossos colegas e à Casa de Rui Barbosa.

            Muito obrigado pela palavra amiga.

            Parabéns pelo trabalho de V. Exª.

            Com a palavra, para um aparte, o Senador Sérgio Guerra, Presidente Nacional do meu Partido.

            O Sr. Sérgio Guerra (PSDB - PE) - Senador Marconi Perillo, eu não vou citar nenhuma das conversas laterais que se desenvolviam, de companheiros, porque todas são, neste momento, positivas para V. Exª - todas! -, algumas, mais engraçadas; outras, nem tanto, porque mais consistentes. Mas o fato concreto é o seguinte: V. Exª chegou aqui Senador e já chegou um Senador diferente, não porque fosse maior ou menor de que ninguém - nunca fez, nem passou, nem desejou passar essa impressão -, mas porque a sua história já era importante, apesar dos seus poucos anos de mandato político. Uma história de Deputado Federal - ouvi há alguns minutos -, que teve uma votação importante; uma história de Governador, que teve uma vitória muito importante; uma segunda vitória para Governador muito importante; uma vitória para Senador consagradora; e uma luta dura, vencida agora, com energia enorme para, outra vez, governar o seu Estado. Qual o conteúdo desses anos de participação política? É uma força muito grande, uma energia muito grande. Dos muitos aspectos da sua personalidade, para mim, um faz uma grande diferença: tem uma imensa energia, uma capacidade de enfrentar dificuldades que poucos têm, uma determinação para luta inigualável, uma coragem de enfrentar aparentes muralhas, como ninguém tem. E foi demonstrando isso. Eu dou um depoimento: Presidente do Partido de V. Exª por um tempo, já há três anos, V. Exª nunca requisitou do Partido nada que não fosse absolutamente normal, absolutamente convencional; não é de pedir ajuda, é de ajudar. Eu me recordo, há um tempo atrás, quando aqui cheguei, um companheiro que ganhou a eleição de governador e que me citou, antes de eu descer aqui, como Senador, que a vitória dele devia-se muito à sua solidariedade. Não era um governador, como diz o Senador Eduardo Azeredo, de um Estado próximo, que justificasse a colaboração. Era um governador de um Estado distante, mas que no momento da dificuldade contou com o Deputado, ou Senador, ou Governador Marconi Perillo, na época. E aqui a sua orientação foi sempre esta: colaborar. Colaborar com obstinação. Tem muita obstinação, muita determinação. É muito firme, mas muito compreensivo. E eu acompanhei a relação de V. Exª com a minha amiga Lúcia Vânia - sua amiga também -, e vi que a consideração, a compreensão, a estima, o compromisso central era muito forte, e que o ajuste sempre vinha e o ajuste sempre ajudou a Senadora a desenvolver o mandato dela, a ganhar a eleição que ela ganhou agora e antes também, e V. Exª a continuar como grande líder do seu Estado, um líder que honra o PSDB, um líder que honra o seu Estado, um líder que deve ser fixado e situado no padrão dos novos líderes brasileiros. Falo de Aécio Neves, falo de vários governadores eleitos, do Governador do Paraná, do nosso Partido. Eu não estou, neste momento, lembrando de todos, são muitos. Mas, entre esses todos, V. Exª, seguramente, é um dos mais consistentes, com mais experiência. E é uma experiência que eu conheço, que o Brasil conhece, que o Brasil reconhece, assim como todos nós. Firmeza, determinação, nenhum receio dos poderosos, nenhum temor deles, enfrentou todos, o mais poderoso dos brasileiros nesse tempo de democracia relativa, que não foi respeitar a disputa democrática no seu Estado e contribuir para que ela se desenvolvesse de forma indesejável. Inclusive, enfrentou com coragem, determinação, firmeza e ganhou. Ganhou com o povo, ganhou com o orgulho, com a autoestima do seu Estado e com o seu mérito de administrador público e de líder político. Nenhum pedaço do PSDB é maior do que o pedaço de Goiás. Nunca vi tantos Deputados Estaduais, tantos Prefeitos reunidos com tanta animação, tanta determinação como lá. E, assim, também aqueles que formam aliança com V. Exª. Houve um depoimento importante do Senador Demóstenes Torres, dado aqui hoje, que reportou os fatos muito locais do seu Estado. E o depoimento que eu procuro dar é que, do ponto de vista geral, do ponto de vista do País, do nosso Partido, de fora do nosso Partido, todo o mundo sabe onde está Marconi Perillo, o que ele quer, o que ele faz, o que vai fazer. E todos sabem que quando ele decide fazer faz, e os resultados sempre são favoráveis a ele e ao povo que representa. Quero lhe dar um grande abraço em nome de todos os companheiros do PSDB que estimam, consideram e admiram V. Exª.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Obrigado, querido amigo, Senador Sérgio Guerra, que nos honra presidindo o nosso Partido com sabedoria, grande conteúdo intelectual, grande massa política. É um homem público que honra as melhores tradições do Estado de Pernambuco, que soube enfrentar, com muito equilíbrio, muita sensatez, muito espírito de justiça, momentos difíceis do nosso Partido nesses últimos anos. E enfrentou com autoridade. Autoridade que fez com que, em momentos tensos, pudéssemos alcançar soluções benéficas ao Partido, exatamente porque ele soube ouvir, ouvir muito, soube dialogar, mas, ao mesmo tempo, soube também decidir.

            V. Exª certamente está nas páginas de ouro da história do PSDB. Eu tenho muito orgulho da sua liderança como nosso Presidente e muita honra da sua amizade. Saiba que terá um companheiro que dirigirá um Estado importante da nossa Federação, com essa determinação já descrita por V. Exª, com a certeza de que as coisas por lá vão melhorar muito e de que Goiás vai se inserir, cada vez mais, como um dos Estados mais fortes da Federação brasileira.

            Muito obrigado, Presidente Sérgio Guerra, pela solidariedade permanente, não só a mim, mas a todos nossos companheiros, especialmente nos momentos de dificuldade.

            V. Exª terá em mim um sempre companheiro disposto a enfrentar todas as adversidades. E juntos vamos vencê-las. Nós vamos enfrentar uma quadra difícil nos próximos anos, mas estaremos juntos, unidos, pelo bem do Partido, pelo bem do Brasil.

            Concedo, com prazer, o aparte ao Senador Eduardo Suplicy.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Senador Marconi Perillo, V. Exª foi um Senador que se destacou na oposição nesta Casa, muitas vezes com críticas veemente ao Governo do Presidente Lula e ao próprio Presidente, a tal ponto - e V. Exª sabe bem - de o Presidente, na campanha eleitoral, fazer críticas a V. Exª, inclusive no seu Estado, em Goiás, em apoio a candidatos que eram do outro campo, da base do Governo. Entretanto, quero aqui transmitir a V. Exª, primeiro, os meus cumprimentos pelo fato de ter sido eleito pelo seu povo em eleições democráticas, que tiveram uma característica muito especial: desde as eleições de 1989, as eleições de 2010 constituíram-se num passo de afirmação, de aprofundamento, de aperfeiçoamento de nossa democracia. O povo de Goiás, que o conheceu muito bem na primeira vez que esteve como governador, na medida em que o elegeu, foi certamente porque percebeu qualidades na sua forma de administrar, nas inovações que apresentou. E isso é preciso ser reconhecido, inclusive por aqueles que não o apoiaram. Entre as áreas que V. Exª inovou - e em que eu muito prestei atenção, não só durante o tempo em que era governador, mas também aqui nos nossos diálogos no Senado - estão os passos na direção dos programas de transferência de renda, que hoje se constituem, sobretudo, no programa Bolsa Família. V. Exª aqui acompanhou, nas vezes em que debati esses temas, recordando todos os passos havidos na história, incluindo a maneira como foram instituídos os primeiros programas regionais no Distrito Federal e em Campinas. Também no Estado de V. Exª, quando era governador, V. Exª teve iniciativas que foram muito importantes na área do Cadastro Único, na área de se estabelecer, de forma mais universal, aos trabalhadores uma transferência de renda em moeda. Eu gostaria, inclusive, de estimulá-lo, uma vez que tem consciência de que no Congresso Nacional, tal como no caso do programa Bolsa Escola, como no caso do programa Bolsa Família, do programa de Garantia de Renda Mínima, da Renda Básica de Cidadania, todos esses projetos foram aprovados por consenso de todos os partidos. De tal maneira é importante que tenhamos consciência de que, na verdade, todos somos responsáveis - o PSDB, o PT, o Democratas, o PSB, o PCdoB -, todos os nossos partidos aqui. Nesse aspecto, as iniciativas que acontecem acabam uma beneficiando a outra, porque vamos aprendendo uns com os outros. Eu gostaria de dizer que, na medida que V. Exª, como Governador, desejar avançar na direção da transição do programa Bolsa Família para o de Renda Básica de Cidadania, V. Exª poderá contar comigo. Eu irei ao Estado de V. Exª, seja para experiências municipais - como, por exemplo, a já aprovada para acontecer em Santo Antônio do Pinhal, Município de sete mil habitantes em São Paulo -, seja para instituir em Goiás para toda a população. Quero me colocar, pois, à sua disposição, desejando-lhe êxito, para o bem do povo goiano, e que V. Exª possa efetivamente acertar ainda mais, inclusive realizando ações bem coordenadas, de maneira suprapartidária, com o Governo da Presidenta Dilma Rousseff.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Senador Eduardo Suplicy, agradeço...

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Agradeço imensamente a generosidade do Presidente, Senador José Sarney, de quem eu não esperava outra decisão senão essa. Afinal de contas, tivemos, ao longo desses últimos anos, uma relação correta, uma relação de amizade, uma relação muito respeitosa, especialmente nesses dois anos, como Vice-Presidente da Casa, ao lado de S. Exª.

            Muito obrigado, Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Quero agradecer justamente a V. Exª pela colaboração que deu aos trabalhos da Mesa, pelo seu desempenho extraordinário na Casa, aprofundando-se em todos os problemas e nos ajudando a dirigir e a solucionar os problemas da administração do Senado Federal.

            Muito obrigado a V. Exª.

            Desejamos um excelente governo em Goiás, coisa que V. Exª já fez no seu primeiro governo e que repetirá, sem dúvida, no segundo.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Muito obrigado, Sr. Presidente. As palavras de V. Exª me estimulam e certamente me farão mais preocupado ainda em desempenhar bem a minha missão futura.

            Senador Eduardo Suplicy, o aparte de V. Exª agrega muito valor a este pronunciamento, até porque me dá oportunidade de fazer alguns esclarecimentos.

            Em primeiro lugar, nunca fiz qualquer crítica pessoal a quem quer que fosse, especialmente ao Presidente da República. Fiz críticas políticas, administrativas. Mais do que isso: fiz sugestões a ele. Quando disse ao Presidente que eu tinha informações de que havia mesada no Governo Federal, eu o fiz no sentido de alertá-lo, de ajudá-lo, jamais no sentido de prejudicá-lo. Quando votei contrariamente à CPMF, votei atendendo ao clamor da sociedade brasileira. Mas jamais fiz qualquer crítica pessoal.

            Nessa campanha, fui dura e levianamente atacado por ele. Jamais dei uma resposta! Jamais fui leviano! Jamais levei o debate ao nível do debate que ele propôs no meu Estado, em respeito à condição dele de mais alto magistrado nacional. Acho até que o Presidente,, em alguns momentos, deixou a estatura de mais alto magistrado nacional para imiscuir-se em questões ou em questiúnculas regionais, paroquiais.

            De qualquer maneira, de minha parte, não fica uma mágoa sequer, mágoa ou qualquer tipo de sentimento menor. O que eu exerci aqui foi a crítica construtiva, a crítica como Senador eleito pela oposição, de um partido de oposição que jamais se deixou cooptar ao longo de sua vida. Talvez este seja o meu defeito: eu sou uma pessoa que não aceita cooptação, eu sempre tive o meu lado na vida pública. Colaborei com o Presidente, quando fui governador, ao sugerir a ele que juntasse os programas sociais do governo Fernando Henrique e criasse o programa Bolsa Família. Ele fez esse reconhecimento quando lançou o programa Bolsa Família na minha presença e na presença de V. Exª. Ele fez duas menções, ao abrir aquele discurso do lançamento do Bolsa Família: referiu-se a V. Exª como o político brasileiro que insistiu, ao longo do tempo, na criação do projeto Renda Mínima e se referiu a mim pela colaboração que dei.

            Fui eu também o autor da sugestão, Senador Suplicy, para que o Presidente criasse um programa de auxílio aos estudantes universitários pobres. Eu havia criado, em Goiás, um programa de bolsa para universitários. E ele acabou acatando a sugestão e criou o ProUni.

            Portanto, a minha relação sempre foi uma relação republicana. E aqui na Casa, em momentos difíceis, em momentos de crise, testemunhados por todos os senhores e senhoras, eu mantive o meu equilíbrio, a minha sensatez, a minha responsabilidade institucional.

            Como Presidente em exercício várias vezes, Senador Jarbas, também permiti a Senadores injustiçados que, durante horas, pudessem se defender, pudessem ser aparteados, dando ênfase ao compromisso democrático desta Casa, que nasceu sob a inspiração do grande Rui Barbosa.

            O aparte de V. Exª me engrandece, porque tenho profundo respeito por V. Exª e por toda a sua vida e porque, ao mesmo tempo, dá-me a oportunidade, repito, de esclarecer algumas questões. De minha parte, essa é uma página virada. Procurarei ter com a Presidente Dilma a melhor relação e tenho certeza de que ela também terá uma relação republicana, uma relação de colaboração com todos os Governadores do Brasil, independentemente de terem sido eleitos por partidos da sua base ou por partidos da Oposição. Procurarei dar a minha cota de colaboração para que o Brasil cresça, para que o Estado de Goiás ajude o Brasil a crescer nas exportações, na geração de empregos, no desenvolvimento humano. Farei minha parte e tenho certeza de que não serei retaliado pelo fato de ter sido eleito por um partido de Oposição.

            Muito obrigado a V. Exª pelo aparte.

            Concedo um aparte ao Senador Eduardo Azeredo, que já espera há algum tempo. Logo após, Senador Alvaro Dias, Senador Jarbas Vasconcelos, Senador Goellner, Senador Jayme Campos, Senador Efraim, Senador César Borges, Senador Mão Santa, Senadora Lúcia Vânia, que é do meu Estado, a quem vou pedir um pouquinho de compreensão...

            A Srª Lúcia Vânia (PSDB - GO) - Senador Marconi, eu gostaria de poder usar a palavra na frente do Senador Eduardo Azeredo, porque tenho um compromisso às 19 horas, no Palácio, para tratar de questões da bancada do PSDB.

            O Sr. Eduardo Azeredo (PSDB - MG) - Mulheres à frente.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Com a permissão do Senador Azeredo, concedo, com muito prazer, um aparte à minha querida amiga Senadora Lúcia Vânia, de tantas lutas, de tantos embates em favor de Goiás e dos goianos. Eu tive muito prazer e muita alegria, Lúcia Vânia, de crescer e de amadurecer ao seu lado, ao longo desses últimos anos, e, principalmente, de conhecê-la melhor nessa última campanha eleitoral.

            A Srª Lúcia Vânia (PSDB - GO) - Senador Marconi Perillo, imagino, conhecendo V. Exª, como se sente, neste momento, tendo aqui, nesta Casa, seus amigos. Primeiro, seu suplente, Cyro Miranda, que vem aqui, hoje, apresentar-se. Ele é, sem dúvida nenhuma, um dos goianos brilhantes que, tenho certeza, irão substituí-lo à altura nesta Casa. Tendo a seu lado nosso Vice-Governador, uma revelação, um companheiro leal, competente e trabalhador, que esteve do nosso lado durante toda campanha. Tendo ao seu lado prefeitos de vários Municípios, imprensa, jornalistas, vereadores, lideranças, que vieram aqui para render uma homenagem a V. Exª pelo trabalho que desenvolveu aqui, nesta Casa. Quero dizer que V. Exª, ao aqui chegar, começou a mostrar sua competência como Senador novo e, imediatamente, conseguiu o apoio dos seus pares para assumir a Comissão de Infraestrutura. Ali, V. Exª deu o tom. Uma comissão que, até então, era praticamente desconhecida na Casa, tornou-se competitiva e importante. Quero apenas registrar algumas das suas realizações ali. Talvez, uma seja pouco conhecida no Estado de Goiás e no Brasil, mas que marcou, sem dúvida nenhuma, a gestão de V. Exª: o Plano Nacional de Transportes. Esse plano aqui esteve por muitos anos. E, de acordo com a competência do Senador Eliseu Resende, sob a Presidência de V. Exª, V. Exªs puderam oferecer ao Brasil um dos projetos mais importantes, formatando o transporte no nosso País, integrando os modais ferroviário, aeroviário, rodoviário, fazendo com que nosso País tivesse um plano à altura da grandeza e da necessidade da infraestrutura que todos nós clamamos nesta Casa. Ao lado disso, V. Exª também pontua, no seu discurso, algumas das suas preocupações, as quais pude acompanhar: a preocupação com as agências reguladoras, razão pela qual, por várias vezes, V. Exª ocupou esta tribuna, mostrando a importância da independência dessas agências para que pudéssemos ter um serviço de qualidade. V. Exª pontuou também alguns programas sociais que foram extremamente importantes, principalmente no que diz respeito às pessoas portadoras de deficiência. Esse assunto teve de V. Exª, do Senador Azeredo, do Senador Flávio Arns e também de mim defesa intransigente nesta Casa. V. Exª trabalhou, arduamente, na Comissão de Desenvolvimento Regional, fazendo uma parceria comigo na criação do Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste, da Sudeco e, posteriormente, das ZPEs de Anápolis e de São Simão. Portanto, V. Exª tem uma marca nesta Casa, embora tenha passado pouco tempo aqui. Quero dizer do orgulho e da satisfação de ter estado ao seu lado. Sou sempre a companheira mais crítica, e, muitas vezes, divergíamos naquilo que é fundamental em relação a propostas, a projetos. Mas, durante esses vinte anos, embora estivéssemos sempre conversando e discordando, V. Exª sabe que sempre teve em mim uma companheira leal, uma companheira que esteve ao seu lado em todos os momentos mais difíceis de sua carreira e que acompanhou, de forma silenciosa, às vezes, seu crescimento, seu amadurecimento. Tenho certeza de que V. Exª, à frente do Governo de Goiás, pela terceira vez, irá mostrar ao Brasil a faceta dessa liderança, que já é notória, mas que se fará maior ainda, pela experiência, pela competência e pelas oportunidades que teve de bem representar nosso Estado em todo o nosso País. Tenho certeza de que a gestão de V. Exª fará com que Goiás dê o salto de qualidade que todos esperamos. Tenho certeza de que V. Exª haverá de abrir, como abriu no seu primeiro e no segundo Governo, o Estado de Goiás para o Brasil e para o mundo; e tenho certeza de que o nosso Estado será, na sua gestão, o orgulho de toda a nossa Federação. Receba meu abraço, e que Deus o ilumine e o acompanhe em toda a sua trajetória.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - O meu agradecimento carinhoso à Senadora Lúcia Vânia, de quem guardo as melhores lembranças, do maior carinho que já recebi ao longo de todo esse tempo de militância conjunta. A Senadora Lúcia Vânia é uma das lideranças com o maior espírito público que conheço. Avançada, progressista, responsável, ética, sempre se preocupou em, efetivamente, trabalhar com afinco pelas causas que, ao longo da vida, abraçou. Sempre se diversificou, sempre divergiu do senso comum. Quando muitos esperavam que Lúcia Vânia chegasse à Câmara Federal, na Constituinte, como uma Deputada conservadora, aqui chegou defendendo teses progressistas e avançadas.

            A Senadora Lúcia Vânia sempre abraçou as boas causas do social, da infraestrutura, da logística, do desenvolvimento regional. E é por isso que é respeitada, querida por todos os Senadores, por todos nós, seus colegas, e por todos os goianos, que lhe deram agora mais um crédito de confiança, renovando o seu passaporte por mais oito anos nesta Casa, com uma votação expressiva, mais de 1,5 milhão de votos, com a certeza de que V. Exª será aqui uma grande porta-voz dos anseios, das demandas dos goianos.

            Obrigado pelo seu carinho.

            Antes de conceder o próximo aparte, eu queria agradecer, efusivamente, as presenças dos Deputados Luiz Bittencourt, Sandes Júnior, Roberto Balestra, Carlos Alberto Leréia, João Campos e de todos os outros que por aqui passaram.

            Antes de passar a palavra a V. Exª, eu gostaria de passar ao Senador Eduardo Azeredo, a quem já havia concedido um aparte. Logo após, passarei a palavra a V. Exª, Senador.

            O Sr. Eduardo Azeredo (PSDB - MG) - Serei rápido, Senador Marconi. O Senador Sérgio Guerra já colocou, em nome de todos nós, do ponto de vista político, a importância da sua eleição para governador, que venceu novamente, contra tudo e contra todos, mostrando sua grande liderança. Não é à toa que V. Exª será Governador de Goiás pela terceira vez. Quando estava presente o Senador Casagrande, eu havia mencionado a questão da vizinhança.

E vou repetir: na verdade, nós, hoje, temos Estados que se entrelaçam. Nós temos uma parte de Minas com a qual a gente brinca, dizendo que as pessoas são metade goianas, metade mineiras: são os goianeiros. De maneira que, também em relação a Minas Gerais, a sua atuação sempre foi a de um Estado-irmão, de um governante de Estado que tem relações muito próximas conosco. Não só do ponto de vista dessa relação, mas também do ponto de vista nacional, quero desejar-lhe muito sucesso e, realmente, agradecer todo esse período de convivência aqui, nesses quatro anos como Senadores. V. Exª honrou o Estado de Goiás e, agora, volta para lá para, novamente, exercer o cargo de Governador. Muitas felicidades, Senador Marconi Perillo.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Muito obrigado, querido amigo, Governador Eduardo Azeredo. Aprendi muito com o Governo de V. Exª.

            Enquanto V. Exª dirigia a palavra a mim e a todos os colegas, eu me lembrava do saudoso Dr. Tancredo Neves. Sempre que ia a Goiás, ele gostava de dizer que não sabia se era mais mineiro estando em Goiás ou mais goiano, em Minas Gerais. Esse é o nosso sentimento. Nós, goianos todos, temos alguma ascendência mineira e temos pelos mineiros um enorme carinho, um enorme amor, uma relação de muita confiança e de muita proximidade.

            Desejo a V. Exª muita sorte na nova missão. V. Exª honrou esta Casa, especialmente nos últimos anos, como Presidente da Comissão de Relações Exteriores.

            O Senador Alvaro Dias já está na fila há algum tempo, mas como ele acaba de receber da nossa parte, hoje, a missão de nos liderar nos próximos anos, eu pediria a ele um pouquinho de compreensão para que o Senador Heráclito Fortes pudesse fazer o seu aparte, assim como o Senador Jarbas. Logo após, passarei a palavra a ele.

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Nobre Senador Marconi Perillo, eu não podia deixar de fazer com que minha palavra fosse ouvida - minha modesta palavra - neste momento em que V. Exª dá um “até breve” a esta Casa. Eu digo um “até breve” porque V. Exª é duplamente vocacionado: é vocacionado para o Executivo e é vocacionado para o Legislativo. Nas duas funções, deu essa demonstração ao Brasil, deu essa demonstração a Goiás, que, agora, o consagra em uma eleição que eu considerado um desafio à lei da gravidade. Eu acompanhei de perto o que V. Exª enfrentou: a máquina, o poder, a arrogância, a prepotência. V. Exª venceu tudo isso e está aí para cumprir o seu terceiro mandato como Governador do povo goiano. O que eu quero dizer é que só tenho boas recordações dessa convivência que nós tivemos na Casa: sua atuação marcante na Comissão de Infraestrutura e, depois, como companheiro de Mesa da Casa em um momento difícil, tomando decisões, assumindo posições e colaborando no mutirão que nós montamos para a recuperação da imagem administrativa desta Casa. De forma que me congratulo com V. Exª e parabenizo o povo de Goiás. Quero dizer que tenho certeza de que V. Exª será tão bom Governador, no próximo mandato, como o foi nos dois passados. Para esta Casa, é só uma questão de tempo esperar que V. Exª volte. Eu aguardo. Um abraço.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Senador Heráclito Fortes, V. Exª é uma das lideranças mais respeitadas e admiradas no País, por sua coerência, por sua coragem e pela responsabilidade com que encarou, ao longo do tempo, inúmeros desafios.

            Amigo que era de Ulysses, ajudou a escrever uma das mais belas páginas da história do nosso País, que foi a redemocratização, a volta das eleições direitas para Governadores, para Presidente da República, a luta em favor da anistia. Enfim, V. Exª é uma pessoa que sempre teve de minha parte muita admiração e respeito.

            Eu tive oportunidade de acompanhá-lo, quando era Presidente da Comissão de Relações Exteriores, em uma missão que poucos aqui se encorajam a fazer, a oito países africanos. Eu pude perceber o quanto V. Exª é sensível e preocupado com a causa de irmãos nossos que padecem todo tipo de dificuldade, toda sorte de dificuldade, nesse continente irmão que é a África.

            Que o senhor possa ter muito sucesso nas novas funções que desempenhará a partir de agora, e contará com o velho amigo aqui, sempre seu admirador. Quero, também, ter comigo a sua experiência. Vou precisar que V. Exª me ajude também com a sua experiência lá no Governo de Goiás.

            Concedo um aparte, antes de passar ao Líder do meu Partido, ao Senador Jarbas Vasconcelos.

            O Sr. Jarbas Vasconcelos (PMDB - PE) - Senador Marconi Perillo, é com muita honra e com muita alegria que eu quero participar desse discurso de V. Exª, de despedida aqui na Casa. Nós nos conhecemos em 1989, no ano da eleição presidencial - a primeira eleição direta após a ditadura, o regime militar -, eu, ocasionalmente, presidindo o PMDB, e V. Exª comandando a juventude do Partido. Já naquele momento, percebia-se o seu estilo de liderança, a sua formação inquieta, em busca de novos rumos, de progressos na área da oposição. Teve uma carreira vitoriosa: foi Deputado Federal, com brilhante passagem na Câmara dos Deputados, e Governador por duas vezes, no seu Estado. Fomos, inclusive, Governadores contemporâneos, eu lá em Pernambuco e V. Exª aqui em Goiás, em administrações exitosas, inovadoras, marcantes. Eleito Senador da República, está interrompendo o seu mandato pela metade, agora, para voltar, pela terceira vez, a governar o seu Estado, o Estado de Goiás. A sua passagem por aqui foi marcante, quer neste plenário, quer comandando a Casa. V. Exª disse que, como Presidente, exercitou a democracia, permitindo que Parlamentares pudessem, inclusive, se exceder no horário, fugindo àquela rigidez que determina o Regimento da Casa. Eu sou testemunha disso porque, muitas vezes, como dissidente do meu Partido e sem ter horário privilegiado para falar, foi a tolerância de V. Exª e seu espírito democrático, esses atributos, que me permitiram alongar-me, na tribuna, nas críticas que, naquela ocasião, fazia ao Governo Federal. V. Exª trouxe vários temas importantes aqui, mas em um vale a pena tocar, nesta tarde: a questão da CPMF. O que os jornais do Brasil publicam, hoje, é um verdadeiro escárnio: o Presidente da República dizer, pela segunda, terceira ou quarta vez, que a Oposição foi impatriótica, uma Oposição raivosa, magoada, que derrubou, aqui, a CPMF, quando essa Oposição teve oportunidade, naquele momento, de reduzir a carga tributária no Brasil, e o fez com competência, derrotando a CPMF. O Presidente da República não tem nenhuma moral, Senador Marconi Perillo, para repetir isso, porque isso se torna um escárnio, uma mentira. Ele e o PT, ou ele, o PT e os Partidos aliados, como o PSB e o PCdoB, votaram duas vezes contra as renovações da CPMF em Governos anteriores. No Governo Fernando Henrique Cardoso, lá na Câmara dos Deputados e aqui no Senado da República, tanto o PT como os Partidos aliados tentaram derrotar a CPMF e não foram vitoriosos. Nós fomos vitoriosos. Então, naquele momento, o PT e Lula não eram impatrióticos. Não era mágoa, não era raiva, não era coisa nenhuma. Nós, agora, somos tudo isso. Isso é um escárnio. Infelizmente, a gente vive num País de pouca memória, porque senão isso teria sido resgatado, inclusive pela própria imprensa, mostrando esse comportamento faccioso do Presidente da República. Eu digo isso porque ele foi lá no Estado de Goiás agredir V. Exª, e V. Exª está-se comportando com muita dignidade, como se deve comportar um Senador da República e Governador eleito pela terceira vez, não com receio de que vai governar Goiás pela terceira vez e vai enfrentar uma pessoa que representa o Governo Lula. Não é isso. V. Exª vai governar como fez nas vezes anteriores, com a mesma competência, com a mesma dignidade e com a mesma desenvoltura que o fizeram tornar-se um grande administrador público. Eu quero dar o meu testemunho de sua carreira política. Sou seu admirador. A sua principal marca é seu espírito guerreiro. V. Exª é um guerreiro, um guerreiro no bom sentido, um guerreiro lutando nas bases do antigo MDB e, depois, PMDB, um guerreiro que passou pela Câmara, um guerreiro no seu Estado, à frente do Governo do Estado, guerreiro aqui dentro do Senado da República, e que, com esse espírito aguerrido, vai ser Governador pela terceira vez do Estado de Goiás. Quero lhe deixar o meu abraço. O Senador Agripino disse que aqui estava à sua disposição, Senador pelo Rio Grande do Norte; tenho mais quatro anos de mandato e V. Exª pode contar com a nossa compreensão, com a nossa amizade, sobretudo com a admiração que lhe dedico, para poder também ajudar o Estado de Goiás, se necessário. Mas quero lhe deixar aqui o meu abraço, o meu estímulo a V. Exª na sua carreira política e votos de absoluta confiança na sua trajetória política no Brasil.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Senador Jarbas Vasconcelos, ao ouvi-lo lembrava-me de episódios que marcaram a minha vida. Lembro-me, como se fosse hoje, do dia em que estava na sua antessala para receber o veredicto da Executiva Nacional do PMDB, que me confirmava na Presidência Nacional da Juventude do PMDB, depois de uma convenção tumultuada aqui no Auditório Petrônio Portella. Lembrava-me do discurso de Ulysses Guimarães, do discurso que V. Exª proferiu aqui para homenageá-lo, parece-me, pelos 15 anos da morte de Ulysses, oportunidade em que aparteei, lembrando do discurso que fiz em Goiás, quando do seu falecimento... Lembrava-me dos governos que realizamos praticamente ao mesmo tempo, dos avanços registrados em Pernambuco e principalmente da liderança que V. Exª exerce aqui, e pela credibilidade e respeitabilidade que o Brasil lhe devota. Ouvir essas suas considerações, essas suas apreciações a meu respeito é motivo de estímulo e de muita responsabilidade.

            Receber elogios de um Jarbas Vasconcelos significa carregar nos ombros uma dose mais elevada ainda de responsabilidade. Saiba V. Exª que vou saber honrar a nossa amizade, a nossa relação aqui, institucional, no Senado. Vou saber honrar os goianos que, mais uma vez, acreditaram no nosso projeto. Que V. Exª possa continuar exercendo aqui, com altivez, com coerência, o mandato que os pernambucanos lhe concederam há quatro anos.

            Muito obrigado.

            Com a palavra o Senador Alvaro Dias, Líder do meu Partido, meu amigo, ex-Governador do Paraná, para o aparte.

            O Sr. Alvaro Dias (PSDB - PR) - Senador Marconi Perillo, V. Exª vive um momento ímpar, especialíssimo. Só as pessoas predestinadas, privilegiadas mesmo, podem viver um momento como esse. Ainda muito jovem, vai governar o seu Estado pela terceira vez. Isso é resposta à competência, ao respeito que devota à população, ao comportamento de ousadia, de coragem nos momentos de enfrentamento. V. Exª nunca se acovardou em circunstância alguma. É, sobretudo, o reflexo da eficiência da gestão administrativa que desenvolveu durante oito anos no seu Estado. É uma marca que fica, implacavelmente, registrada, quer queiram, quer não queiram. As marcas da gestão eficiente não desaparecem da memória da população. V. Exª tem ainda um itinerário longo a percorrer na vida pública: pela idade, pela disposição, pela saúde, pela qualificação, pelo talento, V. Exª ainda vai muito longe. Nós, que o acompanhamos desde o primeiro momento, ainda muito jovem, tenho certeza de que o acompanharemos com alegria de vê-lo sempre bem-sucedido e vitorioso. Parabéns por essa vitória extraordinária! Aliás, é a reiteração das vitórias extraordinárias que já obteve. Sucesso! Novamente sucesso, embora isso seja quase que o óbvio. É redundante desejar-lhe sucesso porque sempre foi bem-sucedido, mas creio que posso concluir esse aparte dizendo: a população não imagina o quanto deixa de perder quando elege a competência para governá-la. Nesse caso, Goiás, o povo de Goiás, não apenas deixa de perder, mas, ao eleger a competência, ao eleger o talento, elegeu a possibilidade de ganhar muito e de avançar bastante. Parabéns a V. Exª! Sobretudo, parabéns à população de Goiás pela feliz escolha!

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Senador Alvaro Dias, eu também tive, com V. Exª, uma relação de muitos anos. Nossa relação começou há mais de 20 anos militando na juventude do PMDB e acompanhando os passos de V. Exª, aprendendo com o Governo de V. Exª no Estado do Paraná, ao lado do nosso querido amigo comum Pedro Longo, que era o Presidente Nacional da Juventude do PMDB.

            Mas V. Exª confirmou o meu mandato de Deputado Estadual, em um momento decisivo da história do meu Estado, da minha vida, da minha biografia. Eu não me esqueço daquele dia em que fui ao Paraná, há cerca de 18 ou 20 anos. Depois aqui, em seu Gabinete, como Senador, recebi de V. Exª talvez uma das maiores demonstrações de crédito a minha carreira política, quando V. Exª confiou a mim uma decisão que interessava ao meu Estado, que me interessava politicamente. V. Exª, com certeza, colaborou para que eu pudesse estar aqui hoje, na condição de Governador eleito, pela terceira vez, do meu Estado.

            V. Exª é um homem admirado pelo Brasil, pelo seu talento, pela sua competência, pela sua coragem, pela clareza do seu raciocínio, pela contundência e convicção das suas críticas e das suas posições.

            Esse aparte muito me anima, especialmente anima-me no dia em que V. Exª é confirmado, com a assinatura e apoio de todos nós, seus colegas, Líder da nossa bancada.

            Eu não sei qual dos três pediu primeiro, mas concedo o aparte primeiro ao Senador Efraim Morais, depois, ao Senador Jayme, ao Senador Goellner, ao Senador Maciel, ao Senador Valadares, ao Senador Papaléo e ao Senador Botelho.

            O Sr. Efraim Morais (DEM - PB) -Senador-Governador Marconi Perillo, tive a felicidade de conhecer V. Exª e de ser seu companheiro na Câmara dos Deputados. Fomos Deputados juntos, e V. Exª saia da Câmara dos Deputados dizendo que disputaria o Governo do seu Estado, Goiás. E nós até aconselhávamos V. Exª de que não era ainda a hora, V. Exª ainda jovem Parlamentar, brilhante. Mas V. Exª enfrentou o desafio, por um chamamento do seu povo, e conseguiu, naquela época, uma das maiores vitórias deste País, se eleger Governador do seu Estado, talvez o Governador mais jovem do Estado de Goiás. E, numa prova de competência e de capacidade administrativa, seriedade e transparência, fez o seu governo ao lado de sua equipe, sendo reeleito Governador. Com certeza, as iniciativas, principalmente sociais, que V. Exª tomou no seu governo chegaram ao Governo Federal em vários governos. Nós temos - e V. Exª acabou de explicar - algumas das decisões tomadas no seu governo que chegaram a se tornar referência em nível nacional. Veio para esta Casa, manteve a mesma linha, a mesma postura, a mesma competência, o jeito fácil de fazer amizade, a forma competente de coordenar decisões importantes neste Congresso Nacional. Por isso não é novidade estar de volta ao governo, mais uma vez pelo chamamento do seu povo. Eu diria que, talvez, em todo este País V. Exª comandou a maior vitória das Oposições no Brasil no seu Estado. Diria que isso é fruto do trabalho e, acima de tudo, do carinho e do amor que V. Exª tem para com seu povo. Por isso, o Congresso Nacional vai perder um grande Senador. O Brasil perde um grande Senador, mas, com certeza, Goiás vai retomar em passos largos o seu crescimento, a sua vontade realmente de continuar crescendo graças à competência de V. Exª, fruto da vontade do povo. O grande vitorioso, que merece os parabéns neste momento, é o povo goiano, que, com competência, soube escolher V. Exª novamente para governar o seu Estado. Seja feliz nessa nova missão. Pode ter certeza de que aqui, nesta Casa, V. Exª deixou muitos amigos e, com certeza, muitos seguidores daquilo que V. Exª pregou nas comissões, no plenário, na Mesa Diretora. Parabéns a V. Exª. Parabéns ao povo goiano.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Senador Efraim, muito obrigado pelo aparte e pela consideração sempre presente no nosso relacionamento. Em momentos decisivos da minha vida aqui, na Casa, em momentos de dificuldades, eu encontrei em V. Exª e no Senador Garibaldi Alves o apoio que, naquele momento, era necessário. V. Exª demonstrou espírito de justiça, de coleguismo, de apreço, de consideração e de respeito à minha pessoa, demonstrações essas que eu jamais esquecerei. V. Exª contará comigo como um colega, como um amigo, como alguém que lhe deve e o respeita muito pela convivência que tivemos aqui ao longo desses anos e pela convivência que tivemos na Câmara Federal. V. Exª sempre foi um amigo de Goiás e sempre terá, da minha parte também, toda a reciprocidade. Seja muito feliz e conte comigo, Senador Efraim.

            Senador Jayme Campos, ex-Governador de Mato Grosso, nosso querido vizinho e amigo.

            O Sr. Jayme Campos (DEM - MT) - Muito obrigado, Senador Marconi. Já estou aqui há mais de três horas e meia, quatro horas, mais ou menos, aguardando a oportunidade ímpar de também manifestar minha alegria e meu contentamento de ver V. Exª eleito Governador do Estado de Goiás. Mato Grosso é vizinho de Goiás e temos uma ligação profunda. Até porque, na região do Baixo Araguaia, 70% da população, meu Vice-Governador, José Eliton, é goiana. São os fazendeiros ali. Por sinal, 90% também são eleitores de Jayme Campos, de Júlio Campos, tradicionalmente. Mas eu quero, nesta oportunidade, dizer que tive o privilégio de conhecer aqui o Senador Marconi Perillo. Confesso, de público, Senador, a admiração e o respeito que tenho por V. Exª. Tivemos a oportunidade ímpar de convivermos não só no plenário, mas sobretudo na Comissão de Infraestrutura, que V. Exª muito bem presidiu, deixando marcas indeléveis, um legado. A maior admiração que tenho por V. Exª é pelo respeito e sobretudo pela sensibilidade. Recordo-me muito bem que um dia o procurei às onze horas da manhã, mesmo não sendo da base aliada do Governo. Mas havia um cidadão indicado para ser diretor da Anac, e já estavam praticamente encerrados os trabalhos legislativos deste ano, ou seja, a Casa já ia entrar em recesso. Procurei o Senador Marconi Perillo às onze horas da manhã e disse-lhe: “Senador, gostaria que V. Exª colocasse, se possível, amanhã, este cidadão lá na Comissão de Infraestrutura, para ser sabatinado e votado.” V. Exª me disse: “Não, não vai ser amanhã; vai ser hoje, às duas horas da tarde. Você arregimenta os Senadores e eu vou colocar para ser votado o nome dele ainda hoje e, se possível, encaminhar ao plenário.” Tocou-me profundamente a demonstração inequívoca do respeito, da amizade e da consideração que V. Exª tem por seus colegas. Isso nos dá a sensação absoluta de que não é à toa que o senhor é eleito pela terceira vez Governador do Estado de Goiás. Isso é uma demonstração de que o povo goiano reconhece o trabalho fértil, profundo, que V. Exª fez na verdadeira transformação desse pujante Estado de Goiás. Isso tem a sua participação, tem as suas digitais. Certamente, pela experiência que tem, V. Exª vai continuar fazendo um trabalho operoso, competente e, acima de tudo, assessorado aqui pelo nosso Vice-Governador, do meu partido, o Democratas, que me enche de alegria, e sendo substituído aqui pelo Cyro Miranda, que com certeza vai ser um brilhante Senador. Até pela afeição que sinto, tenho o prazer de cumprimentá-lo. Tenho certeza de que o povo goiano vai ficar muito bem representado aqui pelo substituto, pelo primeiro suplente do Senador Marconi Perillo. Portanto, Senador Marconi Perillo, V. Exª tenha a certeza de que tem a admiração e o apreço do Senador Jayme Campos e, com certeza, dos milhares de mato-grossenses que o conhecem pelo seu trabalho, na certeza que o senhor vai fazer uma verdadeira revolução no campo da educação, da saúde, da infraestrutura, da geração de emprego e renda. Um dos últimos projetos, meu caro Senador Cyro, que eu tive o privilégio de votar foi de autoria do Senador Marconi Perillo, na Comissão de Assuntos Sociais. Ali ele fez um projeto de lei prevendo que a arrecadação feita pelo DPVAT - o que significa isso? -, toda a arrecadação do seguro obrigatório não vá apenas para o Fundo Nacional, mas seja distribuída aos Estado e Municípios. O relator foi o Senador João Galdino. Nós tivemos o privilégio de votar o projeto, mostrando a preocupação de V. Exª com a saúde, que lamentavelmente é precária no Brasil. Infelizmente, está falida. O Senador Marconi Perillo, preocupado, propôs um projeto permitindo que esses recursos não fiquem concentrados apenas nas mãos do Governo Federal, mas sejam também distribuídos aos Estados e Municípios. Senador Marconi Perillo, V. Exª tem um soldado aqui, tem um colega. Goiás tem mais um Senador aqui. Com certeza, juntos, Mato Grosso e Goiás, nós poderemos fazer a verdadeira transformação e a revolução na Região Centro-Oeste do Brasil. Parabéns. Que Deus o ilumine nessa nova missão que tem de bem gerir o destino do Estado de Goiás. Muito obrigado.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Muito obrigado ao querido Senador Jayme Campos pelas considerações tão carinhosas ao meu Estado, à nossa gente e à minha pessoa. Agradeço muito por ter esperado aqui três, quatro horas para apartear-me. Quero cumprimentá-lo pela gestão que fez no nosso Estado de Mato Grosso, gestão que colaborou para que Mato Grosso chegasse aonde chegou atualmente. As nossas economias são complementares. O nosso povo é muito parecido, um povo amigo. Somos vizinhos, as nossas cidades se complementam. Tenha certeza, Senador Jayme Campos, de que vamos atuar em conjunto com Mato Grosso, para que as nossas duas economias se desenvolvam e para que o povo possa também ter um desenvolvimento justo na área social. Muito obrigado a V. Exª pelo coleguismo, pela amizade e pelo companheirismo.

            Eu peço ao Senador Mão Santa que me permita mais alguns minutos porque eu quero ouvir, com prazer, o Senador Goellner, o Senadores Marco Maciel, o Senador César Borges, o Senador Neuto de Conto, o Senador Flexa, o Senador Papaléo, o Senador Valadares, o Senador Valter Pereira e o Senador Augusto Botelho, que também tem uma relação antiga e histórica com o nosso Estado, além do Senador Alfredo Cotait, meu velho e querido amigo.

            Ouço o aparte do Senador Gilberto Goellner, do nosso querido vizinho Mato Grosso.

            O Sr. Gilberto Goellner (DEM - MT) - Senador Marconi Perillo, vejo que V. Exª conquistou aqui, no Senado, uma simpatia enorme de todos os seus Pares; tanto é que se elegeu 1º Vice-Presidente do Senado e assim desempenhou o seu trabalho junto ao Senador Sarney. Mas eu tenho uma admiração muito grande pelo Estado de Goiás. Conheço Goiás há muito tempo. Eu era radicado em Uberlândia, Minas Gerais, e me deslocava para Mato Grosso sempre. Conheço muitas cidades do seu Estado. Enfim, para mim, é um prazer, uma satisfação, saber que o senhor vai governar novamente o Estado de Goiás. Dessa forma, só tenho a lhe agradecer por todas as oportunidades em que os nossos projetos foram apoiados por V. Exª, como a questão da crise que passaram os frigoríficos, em que o senhor teve a maior aceitação das nossas emendas. Enfim, projetos de reabilitação dos frigoríficos, da recuperação judicial dos mesmos. E também um grande projeto de nossa autoria que é o projeto de óleos vegetais, em que o senhor sempre nos apoiou de forma eloquente. É algo que diz respeito aos nossos Estados, à economia dos nossos Estados, porque é um biocombustível gerador de menos poluição, que dá viabilidade para a nossa agricultura. Enfim, eu gostaria de agradecer-lhe todo o empenho que teve para com os nossos companheiros, na Comissão de Infraestrutura, aos nossos projetos, como já falei, mas, principalmente, pela honestidade com que cumpriu o seu mandato aqui no Senado Federal e pela grande esperança que agora o povo goiano mostra, pois, falando com produtores rurais daquele Estado, vi que eles têm uma grande esperança no seu governo. Vejo que vão ter a maior satisfação em vê-lo trilhar pelo melhor caminho. Nosso muito obrigado.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Senador Gilberto Goellner, quando faleceu o querido amigo, Senador respeitado por todos nós, Jonas Pinheiro, eu tive uma grande preocupação em saber se o agronegócio, o biocombustível, o produtor, o Brasil poderia ter aqui um substituto à altura dele. E V. Exª, com talento, dedicação, profissionalismo, conteúdo e conhecimento de causa, deu uma demonstração inequívoca de que, com humildade, poderia substituí-lo à altura.

            O agronegócio e nossa região nada perderam, em que pese a falta extraordinária que nos faz o Senador Jonas Pinheiro, que foi um dos grandes líderes do agronegócio neste País, especialmente no aprimoramento da nossa legislação. Mas V. Exª desempenhou aqui um grande papel. Parabéns.

            Obrigado a V. Exª e, mais uma vez, ao querido Jayme Campos, que representam essa dobradinha de grandes Senadores do nosso Mato Grosso.

            Concedo um aparte, com carinho, respeito e admiração, ao Senador Marco Maciel, ex-Vice-Presidente da República, ex-Governador de Estado e várias vezes Senador da República.

            O Sr. Marco Maciel (DEM - PE. Com revisão do aparteante.) - Nobre Governador Marconi Perillo, gostaria de iniciar minhas palavras cumprimentando-o pelo discurso que profere hoje neste fim de tarde, começo de noite, no momento em que V. Exª se prepara para assumir, pela terceira vez, as funções de Governador do Estado de Goiás, um dos mais prósperos do nosso País. Devo dizer que V. Exª deu, mais uma vez, uma grande demonstração de sintonia de suas propostas com as do povo goiano, obtendo um excelente desempenho eleitoral, que muito contribuiu para o fortalecimento da coligação sob sua direção, criando condições para que a região Centro-Oeste receba das mãos de bons governadores os estímulos necessários para crescer. O Centro-Oeste já é, sem lugar a dúvida, a região de maior nível de desenvolvimento relativo do País. Sob suas mãos, certamente, seu Governo dará novos saltos, o que será muito importante para o País e, de modo particular, para Goiás. Não desejo me alongar em considerações, já que tantos outros aguardam para usar da palavra. Quero, no entanto, felicitá-lo e expressar a certeza de que novos tempos vão florescer para a população do seu Estado. Portanto, nossos votos de renovado êxito a V. Exª, no exercício do cargo de Governador do Estado de Goiás. 

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Senador Marco Maciel, os goianos e os brasileiros devem muito a V. Exª, não só no exercício de funções como Governador, como Senador da República, mas, especialmente, no tempo em que foi, por duas vezes, Vice-Presidente da República, um Vice-Presidente discreto, equilibrado, extremamente culto e preparado, um homem de Estado. Num País onde temos ausência, um déficit de homens de Estado, de homens públicos com “h” maiúsculo, V. Exª se pontua como um daqueles que, ao exercer suas funções, sempre as exerceu com muita altivez, com muito espírito republicano, com muita decência e com muita ética, e isso ao longo de toda uma vida pública.

            Seu Estado certamente perderá um grande Senador, um Senador respeitado não só pelo Senado, pela Academia Brasileira de Letras, mas por todos nós, especialmente os democratas. Democratas não só do seu partido, mas todos nós que temos na democracia a grande esperança de que mudanças cada vez mais significativas possam ocorrer neste País.

            Goiás, em especial, deve muito a V. Exª. V. Exª sempre estimulou o fortalecimento e a consolidação do nosso polo farmoquímico. V. Exª foi decisivo no momento em que nós buscávamos dois empréstimos internacionais: um para a conservação, manutenção, conserva e melhoria da nossa malha rodoviária, através do Banco Mundial; e o outro para a construção da barragem do ribeirão João Leite, em Goiânia. Empréstimos que se aproximavam de US$200 milhões. V. Exª foi, inclusive, quem assinou as leis que autorizavam a concessão desses empréstimos, na condição de Presidente em exercício.

            Portanto, meu agradecimento, como ex-Governador, como Senador, como cidadão goiano, ao legado de V. Exª ao nosso Estado, e meu reconhecimento, como colega de V. Exª, ao trabalho sério, responsável, produtivo, como Senador da República, ao longo de anos e anos a fio.

            Muito obrigado. O aparte de V. Exª engrandece muito, agrega muito valor a este modesto pronunciamento.

            Com a palavra para um aparte o querido amigo, ex-colega Governador da Bahia, Senador César Borges.

            O Sr. César Borges (Bloco/PR - BA) - Senador Marconi Perillo, V. Exª acaba de dizer que somos ex-colegas. E é realmente a partir daí que vou fazer este breve aparte a V. Exª. Fomos colegas governadores, naquela época eu governando a Bahia e V. Exª governando Goiás, em seu primeiro mandato. Tivemos a satisfação de nos encontrar, algumas vezes, numa luta incessante para trazer desenvolvimento, inclusive a indústria automobilística para os nossos Estados. E tivemos sucesso nisso. V. Exª iniciou o processo de industrialização de Goiás, que até agora está recebendo os benefícios daquela política econômica. Por isso mesmo, V. Exª mereceu voltar ao governo do Estado para continuar essa política. Então, é muito importante que possamos aqui fazer esta homenagem a V. Exª, porque, após governar Goiás com eficiência, com inteligência, com determinação e muita competência, veio ao Senado e continuou lutando por Goiás e pelo Brasil. V. Exª foi aqui um colega de todos, mas, acima de tudo, um Senador voltado para Goiás, voltado para as questões do nosso País, sempre com muita inteligência. Quero, neste momento, desejar a V. Exª, já que também vamos ser ex-colegas como Senadores - deixaremos de ser Senadores a partir do final deste ano, praticamente, pois V. Exª, novamente, volta ao governo de Goiás -, o mesmo êxito ou um êxito maior ainda do que teve naquele primeiro momento. A Bahia e Goiás também se unem, são Estados fronteiriços. E temos que fazer muito ainda pelo desenvolvimento dos nossos Estados, principalmente na agroindústria, com a união do Estado da Bahia e o Estado de Goiás, uma região muito importante para nós, uma fronteira agrícola, o oeste da Bahia, tão vizinho de Goiás, que se desenvolve em ritmo maior do que a Bahia. Então, essa interação entre Bahia e Goiás continua, é permanente. Também estaremos sempre à disposição de V. Exª, onde estivermos, continuando a nossa vida pública, V. Exª no governo de Goiás, e vamos procurar fazer essa caminhada a favor da Bahia e do Brasil. Parabéns e sucesso.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Muito obrigado, querido Governador, amigo, Senador César Borges, que governou a Bahia com ideias à frente do seu tempo. V. Exª substituía um líder inconteste na Bahia, o Senador Antonio Carlos Magalhães, escolhido pelo partido como candidato a governador para renovar e dar sequência àquela administração inovadora. O oeste da Bahia é o que é hoje graças ao planejamento estratégico de V. Exª. Luís Eduardo e tantos outros municípios do oeste chegaram aos indicadores na produção de algodão, de soja e de outros produtos graças àquele planejamento. A Bahia ter montadora hoje se deve ao planejamento e à lucidez de V. Exª. Esta Casa vai perder um Senador produtivo, autor e relator de algumas das principais matérias aprovadas aqui no período em que V. Exª honrou esta Casa como Senador. Obrigado pelo aparte de V. Exª. E tenha em mim um amigo e um parceiro lá no Governo de Goiás. Muito obrigado.

            Bom, me pediram apartes ainda os Senadores Papaléo Paes, Augusto Botelho, Neuto de Conto, Antonio Carlos Valadares, Valter Pereira, Alfredo Cotait... Peço à Mesa, ao meu querido amigo, Presidente Mão Santa, colaboração para que eu possa ouvir a todos os meus queridos...

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - A minha presença aqui é só para garantir a sua palavra. V. Exª, no momento mais difícil, e nós fomos companheiros nesta Mesa Diretora...

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Eu achei que o Senador Flexa Ribeiro não quisesse o aparte, mas vejo agora que ele também já está aí se inscrevendo.

            Com a palavra o Senador Papaléo Paes. 

            O Sr. Papaléo Paes (PSDB - AP) - Senador Marconi Perillo, quero dizer que é muita honra tê-lo como companheiro do PSDB, é muita honra ter convivido com V. Exª nesta Casa, mas, realmente, não considero o discurso de V. Exª como um discurso de despedida, porque V. Exª está seguindo o caminho do seu Estado, para governar com grandeza, como sempre governou, o Estado de Goiás. Quero dizer a V. Exª que, com certeza absoluta, o povo do seu Estado está feliz com seu retorno, para comandar, como sempre comandou, esse Estado tão próspero! V. Exª tem uma contribuição já enorme com a prosperidade em que, hoje, o Estado de Goiás se apresenta. Por isso, Senador Marconi, fico aqui, com minhas palavras, desejando que V. Exª, com a jovialidade que tem, com a experiência que tem, com a forma humanística que apresenta quando se relaciona com as pessoas, compreendendo as questões profundamente sociais do seu Estado, faça um ótimo governo, como sempre fez. E sabemos que, aqui, V. Exª vai deixar um substituto, o Senador Cyro Miranda, que, como V. Exª o fez, vai honrar Goiás, o Estado que V. Exª vai governar. Muito obrigado pela sua consideração, pela paciência que teve comigo, pela amizade que sempre me dedicou. Quero agradecer a V. Exª e dizer que o PSDB se engrandeceu muito com sua vitória em Goiás. O Senador Sérgio Guerra teve oportunidade de relatar as dificuldades que V. Exª conseguiu vencer. O povo de Goiás foi sábio e deu de presente a Goiás V. Exª como Governador. Muito obrigado.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Senador Papaléo Paes, já tive oportunidade hoje de presidir a sessão, a Mesa, e de tecer minhas considerações a respeito do mandato de V. Exª, da importância da nossa relação e da nossa amizade. V. Exª, como bem disse aqui o Senador Agripino, sempre foi um Senador irrequieto, um Senador trabalhador, corajoso e competente, além de médico humanitário e caridoso, médico das pessoas mais pobres do seu Estado. Chegou aqui e, com muita humildade, conseguiu o respeito de todos os seus Pares pelos projetos apresentados e pela defesa intransigente do seu Estado. Muito obrigado por esse aparte.

            Concedo, com muito prazer, o aparte ao Senador Augusto Botelho, meu querido amigo e quase conterrâneo.

            O Sr. Augusto Botelho (S/Partido - RR) - Senador Marconi Perillo, inicialmente, eu gostaria de dizer que, em Roraima, tenho muitos amigos goianos e que os incluo entre os meus melhores amigos. Como médico, eu gostaria de dizer que nossos pacientes que fazem tratamentos oncológicos, quando caem em um hospital de Goiás, sentem-se mais seguros, sentem-se mais felizes e são mais bem tratados do que em alguns outros lugares. Goiás, na minha área médica, destaca-se; lá muitos médicos, inclusive eu, fizeram cursos de cirurgias endoscópicas, área da ciência em que o Estado está praticamente na ponta, está à frente em relação ao Brasil. Falo isso, porque estão falando muito da indústria, da criação de gado, da agricultura de Goiás. Eu já conhecia V. Exª, antes de vir para cá, pelo seu trabalho em Goiás e gostei muito das inovações que fez em seu Governo, com a participação dos produtores rurais. Jonas Pinheiro foi um dos que falou muito em V. Exª, quando cheguei a esta Casa; ele contava sobre suas ações naquele Estado. Sei que V. Exª vai fazer um governo brilhante em seu próximo mandato, vai superar os oito anos anteriores. Tenho certeza de que o povo goiano ficará mais feliz e de que V. Exª trabalhará para aumentar as oportunidades de melhoria de vida para todos os goianos. Parabéns ao povo goiano e a V. Exª! Para encerrar, quero dizer que V. Exª era sempre um dos que, primeiro, colocavam o nome nesse painel, toda vez em que eu chegava aqui, cedo. Parabéns a V. Exª!

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Obrigado, Senador Augusto Botelho. V. Exª, assim como Papaléo, é um médico, um cientista muito preocupado com a Medicina Social, responsável por grandes avanços ocorridos em seu Estado. Não é a toa que aqui chegou como Senador da República. Agradeço-lhe muito a torcida, o carinho, o respeito, a produção legislativa, a assiduidade, especialmente nas Comissões às quais eu pertencia, sempre procurando dar quórum, colaborando não só para relatar e apresentar bons projetos, mas também para aprovar projetos de interesse público. V. Exª ficará marcado na minha história como um Senador amigo, como um Senador que percebi ter grande interesse em ver as coisas acontecerem. Se, hoje, temos a possibilidade de ver regulamentada a PEC nº 29, devemos isso ao trabalho de V. Exª. Muito obrigado pelo aparte, que me honra muito.

            Concedo a palavra, para o aparte, ao amigo Senador Neuto De Conto, ex-Presidente da Comissão de Agricultura desta Casa.

            O Sr. Neuto De Conto (PMDB - SC) - Eminente Senador Marconi Perillo, eu não me podia furtar a cumprimentar V. Exª, iniciando por quando convivemos juntos, no mesmo Partido, na Câmara dos Deputados, naquelas lutas incessantes na defesa dos interesses, principalmente, da redemocratização do País. Acabamos encontrando-nos no Senado da República. Estamos muito gratos em poder ver a competência, a capacidade, o discernimento, a visão de futuro que V. Exª traz a esta Casa, a seus Pares. Por isso, nesse pequeno aparte, eu, que venho de um Estado que tem o maior complexo agroindustrial da América Latina - somos os maiores produtores, principalmente, na área de frango e de suínos -, quero ressaltar que tenho a oportunidade de ver nossas plantas também se instalando em Goiás. São os mesmos empresários que levam as mesmas plantas para serem instaladas em Goiás, indo ao encontro da produção de cereais, da matéria-prima, do milho, da soja. Eles estão indo para lá, para que haja uma elevação, um crescimento vertical na área da agropecuária. Por isso, quero dizer que a sorte só acompanha os bons. É muito difícil um mau ter sorte. Por isso, V. Exª, por ser bom, por ser competente e por ter visão administrativa, tem a sorte que o persegue e que fica junto de V. Exª. Quero, nestas poucas palavras, homenageá-lo, cumprimentá-lo e aplaudi-lo, mas quero também cumprimentar, aplaudir e homenagear o povo de Goiás, por ter V. Exª como Governador. Parabéns!

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Muito obrigado, querido e competente Senador Neuto De Conto. V. Exª honrou as melhores tradições da Comissão de Agricultura nesta Casa, protagonizando debates muito relevantes sobre cooperativismo, biodiversidade, biocombustíveis, debatendo outras matrizes energéticas, infraestrutura, logística, debatendo, enfim, o agronegócio ou possibilitando que esta Casa debatesse, com sabedoria e com profundidade, questões relativas ao agronegócio brasileiro.

            Eu queria revelar a V. Exª que nós, goianos, sempre admiramos os catarinenses, os sulistas, e reconhecemos no povo de Santa Catarina um povo que colaborou com as fases cruciais do nosso crescimento e do nosso desenvolvimento. Sem os catarinenses, certamente, não seríamos o que somos, hoje, na área agroindustrial. Como bem lembrou V. Exª, várias plantas industriais existentes em nosso Estado hoje, especialmente na produção de alimentos, são oriundas da experiência e do sucesso obtido em Santa Catarina.

            Muito obrigado pelo aparte. Meu agradecimento carinhoso aos empreendedores, aos trabalhadores e ao povo operoso do Estado de Santa Catarina e meus cumprimentos pelo belo mandato de V. Exª!

            Concedo a palavra, para o aparte, ao amigo, Senador e ex-Governador de Sergipe Antonio Carlos Valadares.

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Senador Marconi Perillo, a quantidade de oradores participando de sua despedida é o demonstrativo do reconhecimento, no Senado, ao trabalho aqui desenvolvido, à sua presença brilhante, integrando, sem dúvida alguma, um quadro especial de homens públicos que serviram e servem a este País com muito idealismo e com muita coragem. É bom a gente ver um político que se elege Senador e que pleiteia, mais uma vez, um mandato de Governador do seu Estado, aprovado por seu povo, o que significa dizer que a comunidade reconheceu sua passagem no Governo do Estado de Goiás como meritória e sentiu saudade da sua ação política e administrativa. E, ainda tão jovem, com tantos anos pela frente, certamente, V. Exª vai exercer outros cargos eletivos iguais ou até mais importantes, porque capacidade não lhe falta. O que mais admiro em V. Exª é a constância, é a teimosia, é a obsessão em defender aquilo que V. Exª considera correto. V. Exª fez aqui uma oposição destemida, corajosa. Tivemos divergências políticas, mas sempre dentro de um clima de respeito e de harmonia. Exerceu aqui também um mandato, que nós lhe concedemos, de Vice-Presidente do Senado, não destoando sua atuação de suas responsabilidades nem do respeito inerente a cargo tão importante. Por isso, V. Exª deixa aqui, sem dúvida alguma, muitos amigos. Deixa encravada, em cada um dos corações de todos nós, a mensagem de um homem de bem, de um homem que trabalhou, que fez tudo no Senado Federal para bem representar o seu povo e que dignificou, com certeza, o seu mandato de Senador. Receba, então, essa carinhosa mensagem que lhe estou transmitindo, porque esse é o pensamento que escuto entre os colegas que se despediram de V. Exª e entre outros tantos que não puderam estar nesta sessão. Considere-se orgulhoso! V. Exª sai desta Casa engrandecido pelo respeito, pela consideração e pela amizade de todos nós. Que Deus o ajude!

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Agradeço, de forma muito carinhosa, ao Senador Antonio Carlos Valadares. Tenho algumas virtudes, alguns defeitos e algumas características, e uma delas é observar as pessoas. E, ao observar o comportamento e o trabalho do Senador Antonio Carlos nas muitas Comissões de que S. Exª participa, principalmente a CCJ, algumas peculiaridades me chamam a atenção: primeiro, a assiduidade; depois, a obsessão pela perfeição nos relatórios e nos projetos; e ainda o carinho e o cuidado que sempre teve para aperfeiçoar ou chegar à perfeição nos seus relatórios, muitas vezes buscando o consenso, buscando o entendimento. O Senador Antonio Carlos Valadares é, certamente, um Senador que produz as coisas aqui com muita qualidade, com muito respeito aos eleitores que o trouxeram para cá e, sobretudo, com muito respeito ao Brasil.

            Obrigado pelo aparte de V. Exª e parabéns pela liderança que sempre exerceu no seu Partido!

            Antes de conceder apartes aos meus colegas Alfredo, Cícero, Flexa e, certamente, agora, ao nosso Líder Arthur Virgílio, concedo a palavra ao meu querido vizinho e grande Senador sul mato-grossense Valter Pinheiro, ou melhor, Valter Pereira. Valter Pinheiro foi meu colega.

            O Sr. Valter Pereira (PMDB - MS) - É verdade, Senador Marconi Perillo. Se alguém me perguntasse qual o atributo que marca o meu colega Marconi Perillo, eu não vacilaria em dizer: é um parlamentar diligente. Essa é a sua marca inquestionável, e isso observei em várias ocasiões. Quando estávamos discutindo a recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), V. Exª estava presente. Aliás, a Bancada de Goiás - é preciso reconhecer - é uma Bancada unida. V. Exª, a Senadora Lúcia Vânia e o Senador Demóstenes Torres sempre encaram como prioridade não só o Estado de Goiás, mas toda a região geopolítica. Penso que isso engrandece muito o mandato de V. Exª. Na Comissão de Infraestrutura, que V. Exª presidiu, a diligência também estava presente. Tive oportunidade de ser contemplado com várias emendas, aprovadas na sua gestão, que beneficiaram o meu Estado, mas observei, atentamente, que ali V. Exª sempre estava priorizando também o Estado de Goiás. V. Exª representou muito bem Goiás, representou muito bem a Região Centro-Oeste. Mais recentemente, quando fui guindado à relatoria do Código de Processo Civil (CPC), chamei minha equipe técnica, a equipe que me estava ajudando na formulação do relatório, e indaguei se V. Exª tinha concluído seu relatório. Eu entendia, perfeitamente, que, de certa forma, V. Exª estava sendo prejudicado, uma vez que, candidato a governador em período de campanha eleitoral, dificilmente, teria condições de produzir seu relatório. De repente, tomei conhecimento de que V. Exª, que foi o sub-relator do capítulo relacionado ao processo de conhecimento, tinha lá o seu relatório e, mais do que isso, tinha apresentado algo próximo de 70 emendas. Então, V. Exª, como parlamentar, foi exemplar, como o foi também na condição de governador, e é por essa razão que V. Exª é reconduzido ao governo do Estado. Então, o que lhe posso dizer? Posso dizer-lhe que me associo a todas essas homenagens e que tive grandes alegrias por tê-lo como companheiro de trabalho. V. Exª, como representante da Região Centro-Oeste, é um parlamentar diligente, jovem, mas muito responsável. V. Exª engrandeceu as Comissões por onde passou e por onde passa, engrandeceu o Senado e, com certeza, vai realizar uma boa administração no seu Estado. O que lhe posso desejar? Que seja, mais uma vez, muito feliz! Muito obrigado por tudo.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Quero agradecer ao Senador Valter Pereira, que teve também a responsabilidade histórica de vir para a Casa em substituição a um grande Senador, que também presidiu esta Casa com muita maestria e com grande competência. Mas ele se firmou aqui pela sua competência, pelo seu talento, pela sua diligência - V. Exª é muito diligente também - e pelo seu interesse, especialmente em relação às matérias jurídicas. Com preparo, já que veio da área jurídica, colaborou muito para o aprimoramento, para a melhoria da nossa legislação brasileira.

            Fiquei muito honrado, Senador Valter Pereira, quando fui convidado a ser um dos sub-relatores que colaborariam com o trabalho de relatoria de V. Exª para a feitura do novo Código de Processo Civil.

            É claro que eu não posso aceitar sozinho esse reconhecimento de V. Exª. Preciso compartilhar com a minha assessoria, muito competente, que me auxiliou naqueles momentos de limitação de tempo e colaborou comigo: a minha assessoria de gabinete e a nossa competente consultoria jurídica do Senado.

            Mas eu tive a satisfação, o privilégio, de receber essa confiança de V. Exª e do Senador Demóstenes para ser o Sub-Relator da área do processo de conhecimento e procurei, de acordo com as minhas possibilidades e também com o conhecimento que adquiri recentemente como acadêmico - e, agora, como bacharel em Direito -, dar também a minha colaboração neste momento tão significativo da vida do País. O Senado acaba de aprovar aqui na Casa o novo Código de Processo Penal - e eu tive o privilégio de ser também o Sub-Relator da área de processo cautelar - e aprovará, possivelmente amanhã, o novo Código de Processo Civil.

            Então, cumprimento V. Exª e agradeço o aparte, que agrega muito valor a este meu pronunciamento. Muito obrigado a V. Exª pela disposição de vir aqui e de aguardar a sua vez, assim como fizeram todos os outros.

            Eu concedo, com prazer, o aparte ao amigo de muitos anos, de uma convivência estreita na área que ele ocupou a vida toda - eu, especialmente, como Governador do Estado; uma pessoa que é um referencial na história comercial, industrial de São Paulo, especialmente da capital, o Senador Alfredo Cotait, que tem também uma incumbência dura nesses meses, de substituir um grande Senador, o Senador Romeu Tuma.

            Concedo o aparte a V. Exª.

            O Sr. Alfredo Cotait (DEM - SP) - Senador Marconi Perillo, primeiramente, comentar sobre o talento, o desempenho e o seu trabalho aqui, no Senado, nossos pares já o fizeram. Eu preferia falar da nossa convivência anterior, principalmente porque eu nutro por V. Exª profundo respeito e admiração. Acompanho a sua vida política desde o início de seu primeiro mandato como Governador de Goiás. Se o senhor foi reeleito agora, é por méritos. Com certeza, o senhor terá um desempenho, no Governo de Goiás, até melhor do que já teve no passado: mais experiente, conhecedor profundo dos problemas do seu Estado, tenho certeza de que o senhor terá realmente uma administração exemplar. Portanto, neste meu breve comentário, eu queria que o senhor soubesse que nós, no Estado de São Paulo, torcemos muito pela sua eleição. Neste momento, não receba só o meu abraço, mas receba o abraço de todo o povo paulista. Parabéns, Governador Marconi Perillo!

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Muito obrigado, querido amigo, Senador Alfredo Cotait. Eu vou precisar muito, como Governador de Goiás, do seu apoio, não só como Senador da República, mas vou precisar do apoio de V. Exª também como empreendedor, como homem de visão que é, como líder classista no principal Estado brasileiro, o Estado de São Paulo. Com certeza, V. Exª poderá colaborar muito com o futuro do meu Estado, que deve muito ao seu Estado. Afinal de contas, se somos o que somos, devemos às bandeiras paulistas, aos bandeirantes paulistas, ao Bartolomeu Bueno da Silva e a outros bandeirantes que desbravaram estas terras do Oeste. V. Exª, como empresário, como empreendedor que é, competente que é, certamente é também um bandeirante. E eu vou precisar dessas novas bandeiras para, juntos, colaborarmos com o crescimento sustentável do meu Estado, numa ação complementar com Gilberto Kassab, Geraldo Alckmim e com todos os paulistas. Muito obrigado a V. Exª pelo aparte.

            Concedo a palavra ao querido amigo, ex-Ministro, ex-Governador, ex-Prefeito, Senador amigo Cícero Lucena.

            O Sr. Cícero Lucena (PSDB - PB) - Senador Marconi, já foi dito muito aqui, mas essas pouco mais de três horas com certeza não são suficientes, por mais capazes que foram os que me antecederam e os que falarão depois de mim para relatar um pouco do seu currículo, da sua personalidade, do seu compromisso, da sua preocupação com a vida pública. Devo lhe dizer da alegria de ter compartilhado esses quatro anos aqui no Senado, embora já fosse admirador da sua gestão, da sua pessoa, em função de tantos programas inovadores que já foram aqui citados, como o Moradia, o Bolsa Universitária, a busca de empreender no seu Estado. Embora um Estado não mais novo, mas com um certo tempo de Estado, passou a ser despertado e reconhecido pelo Brasil como uma das potências desta Nação, o Estado de Goiás, fruto da determinação, da competência e da vontade de V. Exª em fazer pelo Estado. Então, só cabe a mim, praticamente, neste instante, dizer duas coisas: a primeira, da minha admiração e do meu reconhecimento pela sua altivez, pela sua determinação, pela sua coerência, pela sua garra e disposição de lutar e lutar com muita energia, com muita brabeza, vamos assim dizer, mas também com muita ternura, principalmente para conquistar em favor do povo de Goiás. E eu tenho certeza absoluta de que essa é a razão maior de que a sabedoria desse povo, mesmo enfrentando algumas adversidades e alguns interesses fora do Estado, conseguiu lhe colocar no lugar de reconhecimento por tudo aquilo que V. Exª já fez e, com certeza, fará por Goiás. E, por fim, só cabe a mim pedir a Deus para que o proteja, para que o ilumine, para que V. Exª continue conquistando o coração e o amor dessa terra que tanto ama e do seu povo.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Senador Cícero Lucena, eu só posso agradecê-lo pelas palavras generosas, animadoras, mas é forçoso reconhecer também a importância de V. Exª para o estágio atual de desenvolvimento do meu Estado. V. Exª, como Ministro da Integração Nacional, sempre teve forte interesse e foi muito colaborativo, especialmente nos programas de irrigação existentes hoje em Goiás. V. Exª, como Relator, em todos os anos, da parte do Orçamento da República, do OGU, relativamente à infraestrutura, mas também na área do turismo, sempre foi generoso e defendeu, de forma ardorosa, os interesses do meu Estado lá na Comissão de Infraestrutura, lá na Comissão de Desenvolvimento Regional. Se eu consegui levar talvez uns R$2 bilhões para Goiás, através de emendas, consegui aprovar emendas tão substantivas para Goiás, tão importantes, eu devo muito à atuação, à parceria e ao carinho de V. Exª. Muito obrigado. Espero continuar contando com o seu amor a Goiás e ao Brasil, e à Paraíba, aqui, neste Senado.

            Concedo a palavra à revelação dessa eleição, Senador Flexa Ribeiro.

            Todos nós, seus amigos, ficamos extremamente felizes por V. Exª não só ter sido reeleito, mas por ter sido o mais votado Senador do Estado do Pará.

            Eu, já de certa forma, esperava, aguardava isso com expectativa, porque V. Exª é um dos mais atuantes, um dos mais ativos Senadores nas Comissões e aqui, no plenário.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Meu amigo, Senador Marconi Perillo, V. Exª serve de exemplo para todos nós. V. Exª fez referência ao embate eleitoral lá no meu Pará, mas, doze anos atrás, muito jovem ainda, V. Exª se elegeu Governador. V. Exª serviu de exemplo para o Brasil inteiro quando, jovem Deputado Federal, resolveu desafiar nas urnas a oligarquia política do Estado de Goiás. V. Exª, que não iniciou a disputa eleitoral como favorito, terminou eleito pelo povo do seu Estado e, como Governador, fez Goiás aparecer no cenário federal. Foram oito anos de crescimento contínuo naquele Estado importante da Federação brasileira, fruto de uma administração audaciosa, eficaz e competente, como já disseram aqui vários Senadores que me antecederam. O Senador Cícero acabou de citar vários projetos, vários programas que V. Exª iniciou em Goiás e que foram copiados, inclusive, pelo Governo Federal - V. Exª foi um dos apresentaram sugestões ao Presidente Lula, mas ele hoje, lamentavelmente, não reconhece isso; sem sombra de dúvida, ele aprimorou e deu sequência a projetos feitos por V. Exª. Eleito Senador para representar o Estado de Goiás aqui no Senado Federal, como sempre, V. Exª brilhou. Desde os primeiros dois anos, teve destacada atuação como Presidente da Comissão de Infraestrutura. Lá travamos embates bastante importantes, e V. Exª mostrou sua forma firme de conduzir aquela Comissão, fazendo valer o direito da oposição de ter seus requerimentos discutidos e votados. Como 1º Vice-Presidente, nesses dois anos últimos, V. Exª não surpreendeu: já era uma certeza para todos nós que V. Exª iria conduzir esta Casa na ausência do Presidente José Sarney de forma correta e disciplinada. E assim fez V. Exª, não se deixando intimidar por qualquer tipo de pressão de fora para dentro, do Governo sobre o Legislativo. V. Exª honrou como ninguém o Senado Federal quando exerceu a Presidência e, agora, volta, pelo voto de seu povo, a governar Goiás mais uma vez. Não tenho dúvida de que esse seu terceiro governo será melhor que os dois outros, pela experiência já acumulada e pela passagem desses quatro anos aqui no Senado Federal. Conte sempre com o seu amigo Flexa Ribeiro aqui no Senado Federal. Quero ser, como já disse, o quarto Senador de Goiás. Estamos com o Senador Demóstenes, com o a Senadora Lúcia e com o Senador Cyro Miranda, que aqui, a partir do dia 1º janeiro - o nosso Governador assume no dia 1º de janeiro, assim como o nosso Senador Cyro -, dará prosseguimento ao trabalho que V. Exª vem desenvolvendo por Goiás, ajudando o Estado a crescer não só na indústria automobilística, que V. Exª colocou no Estado, mas em todos os outros setores. O Estado de Goiás hoje tem predominância e representação importante no cenário da economia brasileira. Parabéns! Que Deus o abençoe nessa nova missão que, tenho certeza, será coroada de êxito.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Muito obrigado, eminente Senador Flexa Ribeiro, reeleito por mais oito anos como Senador para ter assento na Casa de Rui.

            V. Exª tem uma trajetória muito parecida com a do futuro Senador Cyro Miranda. Eu quero, a propósito, informar que ele não precisará esperar tanto tempo para assumir: é possível que, já no começo da próxima semana, ele esteja aqui fazendo juramento como Senador da República.

            A trajetória de V. Exª e a do Senador Cyro são muito semelhantes. V. Exª foi importante líder classista do Estado do Pará, Presidente da Federação das Indústrias do Pará, e Cyro Miranda foi, durante mais de doze anos, um dos principais líderes do Fórum Empresarial e do Fórum de Desenvolvimento Industrial do nosso Estado, tendo colaborado enormemente comigo quando Governador do Estado. Por toda sua colaboração e dedicação ao propósito de criação de empregos, agregação de receitas ao Estado e promoção da industrialização é que não tive dúvidas em convidá-lo para estar ao meu lado quando me candidatei a Senador da República. Tenho certeza de que ele imprimirá aqui, no processo legislativo, a marca da qualidade na apresentação de bons projetos, nas relatorias, na assiduidade, como V. Exª fez. V. Exª surpreendeu alguns, mas não a mim, ao Senador Arthur, ao Senador Cícero, porque V. Exª sempre esteve presente em todas as comissões, debatendo todos os assuntos e, principalmente, defendendo com muita firmeza os interesses da sua gente, de seu povo.

            Senador Flexa Ribeiro, V. Exª se colocou à disposição para colaborar com o meu Estado. O Estado do Pará, o Estado de V. Exª, o meu e alguns outros Estados brasileiros enfrentarão o desafio de reformular a Lei Kandir, e V. Exª é um especialista nisso.

            Os Estados exportadores brasileiros, desde 1996, praticamente carregam nas costas o superávit exportador do Brasil, com a desoneração do ICMS e com a acumulação de créditos onerando os cofres dos Estados exportadores: além de perdermos com a desoneração de ICMS, ainda temos de pagar créditos às empresas exportadoras. Isso é injusto. O Brasil, todos os anos, comemora superávits, saldos positivos na balança de pagamentos, saldos exportadores, mas tudo isso, ao longo desses últimos anos, aconteceu às custas dos Estados exportadores. Então, competirá a V. Exª, ao Senador Cícero e aos outros Senadores que continuarão aqui a responsabilidade de fazer justiça aos nossos Estados, justiça tributária, justiça fiscal.

            Muito obrigado a V. Exª pelo aparte tão carinhoso e tão amigo.

            Concedo, por último, aparte àquele com quem aprendi muitas lições de lealdade, de companheirismo e de coragem cívica, a um líder inigualável no conteúdo, nos discursos, a um homem que, quando foi Ministro, foi um ferrenho defensor do meu governo e do meu Estado, a um homem que confiou a mim as duas mais importantes missões que coube ao partido nesta legislatura: a Presidência da Comissão de Infraestrutura e a Primeira Vice-Presidência da Casa - é claro que não só ele: eu tive a confiança, e ele também a teve, dos nossos pares.

            Aqui no discurso, Arthur, já havia uma palavra de agradecimento especial a V. Exª, mas, ao conceder este aparte, o último aparte desta noite, eu não posso deixar de reconhecer a sua amizade e a sua lealdade à minha presença na Casa, como seu colega, e ao longo de minha vida. V. Exª esteve comigo quando me filiei ao PSDB dezesseis anos atrás, esteve comigo nos comícios; em todos os momentos mais cruciais da minha vida pública, eu tive a presença sempre leal de V. Exª. Muito obrigado.

            Concedo, com muito prazer, o aparte a V. Exª.

            O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Obrigado, Senador Marconi Perillo. A honra é sobretudo minha de apartear V. Exª nesse discurso de despedida do Senado, que ainda o reverá entre as missões altas que a vida lhe reservará no futuro - quem sabe, entre elas, esteja, em algum momento, o retorno à tribuna que V. Exª tanto abrilhanta. Eu chamo atenção para alguns pontos que julgo essenciais na sua atuação. Primeiro, eu não esqueço o Deputado muito jovem que conheci, em determinado momento, indo contra uma corrente. V. Exª não se conformou com determinado fato e se manifestou. Eu observei aquilo com muito respeito, porque percebi que era marca de quem tinha capacidade de se rebelar e de manifestar sua posição com altivez. Eu vi que não era um surfista da opinião pública, um surfista de bons momentos. Em seguida, depois, privando da sua amizade, percebi que V. Exª mantinha as suas amizades, as suas lealdades. Por exemplo, o Governador Henrique Santillo. V. Exª o defendia com palavras, com gestos e, depois, com homenagens pré e post mortem, na sua dedicação à família de Henrique Santillo. Os seus amigos, pelo que eu vejo ao longo desses 16 anos de convivência muito íntima, são os mesmos. V. Exª acrescenta novos, mas não perde os antigos. Isso é uma marca que vem do caráter de um homem bem formado, cuja família conheço bem, conheço bem a partir de seus pais e conheço bem a partir de sua esposa e de suas filhas. V. Exª marcou sua posição nesta Casa. Antes disso, faço questão de dizer que foi V. Exª o primeiro a mencionar a palavra... Eu não sei se mencionou a palavra “mensalão”, mas V. Exª denunciou aquele esquema escabroso de corrupção com lealdade para o Presidente da República. V. Exª não foi a jornal, V. Exª não fez nenhuma intriga com qualquer colunista político: V. Exª foi aos ouvidos do Presidente da República, que visitava Goiás, e disse-lhe que havia um esquema escabroso de corrupção em seu Governo, certamente à sua revelia. Isso, ao invés de garantir para V. Exª a gratidão do Presidente, garantiu-lhe algo que deixou o Brasil estupefato, que foi um certo horror à figura de V. Exª, o que se revelou nesta última eleição. V. Exª foi um daqueles marcados pelo Presidente para não obterem a eleição. Um gesto pequeno. Um gesto que não engrandece quem o pratica. V. Exª agiu de acordo com sua consciência. Aqui na Casa, V. Exª foi, como militante do PSDB, irrepreensível! Como Vice-Presidente da Casa, como Presidente da Comissão de Infraestrutura, corajoso. Tomou todas as atitudes que deveria tomar. Então, se houve um gesto nosso, da Bancada e meu próprio, de o indicar, V. Exª retribuía isso com lealdade e competência. E as coisas se completam: só lealdade é bom, mas não basta; só competência é bom, mas não basta, porque uma pessoa extremamente competente e extremamente desleal faz aquilo que São Tomás de Aquino chamava de colocar a virtude a serviço do vício. É o homem que acorda mais cedo para beber mais e bater na mulher. É melhor ele dormir tarde para não fazer esse tipo de malfeito. Então V. Exª se houve muito bem em momentos muito marcantes, polarizadores até, naquela Comissão de Infraestrutura, sem deixar de fazer justiça às boas pessoas que o Governo mandava e fazendo justiça às más pessoas que o Governo, às vezes, recomendava para cargos em agências reguladoras e outras que tais. E veio para mim o ápice da atuação política de V. Exª aqui no Senado quando, guindado à Primeira Vice-Presidência da Casa, substituiu o Presidente Sarney, com lealdade a S. Exª. Percebo que ele tem por V. Exª uma admiração que é crescente. Ao mesmo tempo, lealdade a seu Partido. Isso ninguém questiona. Lealdade a seu Partido, sem que essa lealdade tenha sido conspurcada, em nenhum momento, por qualquer ato baixo, porque V. Exª deixou, acima de tudo, a sua lealdade ao Congresso Nacional como Presidente da Casa. E deu à Presidência uma dimensão tamanha que, se é verdade que depois da passagem de V. Exª pela Comissão de Infraestrutura, ela passou a ser uma Comissão ambicionada pelos partidos no jogo da renovação das Comissões, a Presidência da Casa também, a ponto de as leituras nos passarem que, depois do cargo de Presidente, que parece destinado, mais uma vez, ao Senador José Sarney, o cargo que a segunda força da Casa quer não é mais a Secretaria-Geral, querem, agora, a Vice-Presidência. Um pouco porque perceberam que V. Exª dimensionou politicamente e deu tamanho à Primeira Vice-Presidência; não foi um Presidente decorativo. E um pouco ou, talvez, um muito, porque ficaram, talvez, com receio de alguém, com sua independência, com seu caráter, assumir a Vice-Presidência (a primeira) e se portar como V. Exª se portou: conduzindo, com liderança efetiva sobre a Casa, em momentos muito difíceis, os trabalhos legislativos. V. Exª foi vitorioso como Senador, havia sido vitorioso amplamente como Deputado e é, sem dúvida nenhuma, vitorioso como executivo público na medida em que venceu aquela eleição impossível contra o até então imbatível Iris Rezende; depois ganhou, com uma certa facilidade, a sua segunda eleição; elegeu - aquilo me pareceu um milagre, daquele tipo “as lágrimas de Nossa Senhora de Lourdes - o seu sucessor. Eu não julgava aquilo possível. Pareceu-me, sinceramente, um milagre político, e V. Exª cumpriu esse milagre. Estranhamente, seu sucessor afastou-se de V. Exª. Não fique apoquentado com isso porque lhe vou dizer algo que é de enorme consolo: essa é a história da criatura que se volta contra o criador. William Shakespeare só foi reconhecido como o grande gênio da literatura mundial - que nós sabemos e reverenciamos - depois de brigar com o seu próprio pai. Não que ele tenha procurado brigar com o seu pai para virar um gênio reconhecido por nós, apenas o seu gênio só apareceu depois de uma briga que ele entendeu necessária e inevitável com o seu pai. Aconteceu esse episódio e V. Exª, então, sabendo das ameaças todas, enfrenta a luta mais uma vez. Eu conheço Goiás, conheço V. Exª e conheço o seu adversário. V. Exª teria vencido por uma margem muito larga, muito ampla, amplíssima, se não tivesse havido tanta interferência, tanto comício, tanto falso PAC, tanta falsa obra, tanto dichote, tanto insulto, tanta perseguição, tanta dinheirama derramada, teria vencido por uma margem muito larga. Mas venceu pela margem que lhe foi possível vencer e, ainda assim, enchendo a todos nós de muita alegria e de muita satisfação, porque V. Exª cumpriu com o seu dever e deu um exemplo ao Brasil de que a independência é possível, de que é possível ter coluna vertebral e de que é possível servir ao País com a lhaneza com que V. Exª saberá tratar a Presidente Dilma Rousseff. Tenho certeza de que se ela não o chamou para conversar, haverá de fazê-lo brevemente. Não tem nenhum sentido virar as costas para um Estado importante como Goiás, e sei que V. Exª não negará apoio na cooperação administrativa à Presidente Dilma Rousseff, sem que isso signifique V. Exª abrir mão, um milímetro sequer, da sua convicção de que faz parte de um governo que tem o papel precípuo de fiscalizar o Governo que se elegeu. É o equilíbrio da democracia. Afora isto, fica a minha saudação ao Senador Ciro e fica aqui a renovação que V. Exª conhece, que é a minha amizade e a minha admiração.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Senador Arthur Virgílio, antes de sua chegada ao plenário, eu dizia que posso ter muitos defeitos, e todos nós os temos, mas tenho algumas virtudes. Uma delas é a de não aceitar ser cooptável. Essa palavra nunca existiu na minha vida. Eu sempre fui altivo, independente, coerente. E essa é uma marca de V. Exª, além de muitos outros talentos. Diplomata de carreira da mais alta qualidade, inúmeras vezes Deputado, serviu ao nosso Partido como Secretário-Geral, como Líder nesta Casa por oito anos, Ministro dos mais leais e eficientes do Governo Fernando Henrique, Prefeito de Manaus. V. Exª sempre foi respeitado, até pelos adversários. Pode ser até que os adversários não gostem de V. Exª pela forma corajosa e, às vezes, intransigente com que defende suas convicções, seu ponto de vista e a sua posição política, mas tenho certeza de que mesmo aqueles que trabalharam ou torceram por sua derrota vão sentir sua falta.

            Num regime de pesos e contrapesos, de freios e contrafreios, definido por Montesquieu, um parlamento precisa, necessita do debate maduro, do debate culto, inteligente, de ideias, necessita de homens e mulheres que atuem na vida pública com conteúdo, com discernimento em relação às muitas questões que precisam ser debatidas no cotidiano de uma Casa tão importante como esta, a mais alta Casa Legislativa do País.

            Aprendi muito ao longo dos anos com V. Exª, que não voltou a esta Casa por muitas razões que conhecemos. V. Exª certamente enfrentará um vigoroso debate na esfera judicial, nos tribunais superiores a partir de agora, mas V. Exª cumpriu com o seu dever.

            Eu nunca vi, aqui no Senado, um Parlamentar para defender com tamanha convicção, com tamanho ideal, com tanta dedicação ao seu Estado, como vi V. Exª fazer aqui. Vários discursos, todos os dias, defendendo cada milímetro, cada centímetro, cada assunto, cada interesse do seu Estado e da sua gente. V. Exª defendeu, como poucos, os interesses brasileiros, mas defendeu, de forma específica e com muita contundência, os interesses do Estado do Amazonas.

            V. Exª continuará na vida pública. O Brasil precisa de V. Exª, e eu também quero continuar privando da sua amizade, da sua lealdade e da sua colaboração. Eu já lhe fiz um convite, que está de pé. Se V. Exª quiser colaborar com o nosso Estado de Goiás, V. Exª será muito bem-vindo, porque agregará valor, acrescentará muito ao nosso Estado.

            Agradeço, mais uma vez, V. Exª por ter confiado a mim essas missões tão importantes aqui na Casa e peço apenas mais cinco minutos ao Presidente para que eu possa concluir o meu pronunciamento, desde já afirmando aqui a minha emoção, a minha alegria com tantos apartes de Parlamentares, colegas de todos os Partidos com assento nesta Casa.

            Continuando o pronunciamento que havia iniciado, gostaria de dizer da minha alegria ao representar a nossa Casa, o Senado da República, em tantas missões internacionais, entre as quais a missão à África, já referida aqui no início deste pronunciamento quando aparteava um Senador do seu Estado.

            Entre 2007 e 2008, conseguimos aprovar, no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, emendas para o transporte escolar. Como Vice-Presidente da Comissão de Orçamento do Congresso Nacional, criamos o orçamento participativo. Naquela época, a Comissão de Orçamento se fez presente em todas as regiões do País para debater, democraticamente, com todas as lideranças, com todos os organismos vivos da sociedade, de cada uma das regiões visitadas.

            Foi lá também, na Comissão de Infraestrutura e como Vice-Presidente, que tive a oportunidade de assegurar recursos para a continuidade das obras da Ferrovia Norte-Sul, notadamente no meu Estado, mas também no Estado de Tocantins.

            É bem verdade que a Valec é muito bem presidida hoje por um goiano ilustre, Dr. José Francisco das Neves, que conseguiu, por meio de uma engenharia inteligente, viabilizar uma subconcessão à Companhia Vale do Rio Doce e, com isso, amealhar, em um leilão de licitação, R$1,5 bilhão. Com esses recursos, a Ferrovia Norte-Sul pôde ter a sua continuidade. Mas eu também, como Senador e como Presidente da Comissão de Infraestrutura, colaborei, ao conseguir a aprovação - na Comissão, e, depois, no Orçamento, e, depois, como Vice-Presidente da Comissão de Orçamento -, de quase R$400 milhões destinados a essa obra importante para a infraestrutura ferroviária brasileira.

            À frente da Comissão de Serviços de Infraestrutura, realizamos fiscalizações na execução do PAC, o principal projeto de investimentos, de infraestrutura e logística deste Governo, a discussão e a aprovação do Plano Nacional de Aviação, aqui tão bem destacado pela Senadora Lúcia Vânia. Foi um processo que demandou meses, quase dois anos. Eu, felizmente, tive a lucidez de convidar para relatar aquele projeto um dos maiores especialistas em viação pública, em transporte logístico do Brasil, o Senador Eliseu Resende, que já foi Ministro dos Transportes e foi certamente um dos mais importantes ministros dos Transportes da história do Brasil.

            Fiscalizamos as denúncias de irregularidades na Anac, realizamos audiências públicas para avaliar as agências reguladoras e os mais importantes projetos relacionados à infraestrutura e à logística no Brasil. Fizemos, como Presidente da Comissão de Infraestrutura, dezenas de audiências e de debates sobre o papel da independência e da autonomia das agências reguladoras e, sobretudo, a importância de termos um projeto de aceleração do crescimento que realmente se efetivasse.

            Conseguimos culminar os trabalhos na Comissão de Infraestrutura com o primeiro grande Simpósio da Infraestrutura Brasileira, evento a que estiveram presentes cinco ministros de Estado, todos os ministros da área da infraestrutura logística, e todos os presidentes de todas as agências e órgãos reguladores brasileiros, além de associações e de importantes lideranças ligadas à infraestrutura no Brasil.

            Entre 2009 e 2010, como 1º Vice-Presidente do Senado, ocupamos o cargo de Presidente interino em dezenas de sessões deliberativas. Colaboramos com a aprovação da Lei da Ficha Limpa; criamos, seguindo orientação do Supremo Tribunal Federal, a jurisprudência para a votação de matérias importantes mesmo com a pauta trancada por MPs.

            Eu até gostaria de fazer um destaque: eu sempre chamei as medidas provisórias de “desmedidas provisórias”, como as chamava o saudoso Ulysses Guimarães.

            É preciso uma reflexão profunda dessa nova composição da Casa a respeito da ingerência do Poder Executivo nas questões que são atinentes ao Poder Legislativo. E a questão das medidas provisórias precisa de uma acurada discussão, de um acurado debate, porque elas, efetivamente, diminuem o tamanho e o papel do Poder Legislativo brasileiro.

            Como 1º Vice-Presidente, colaborei também, de forma decisiva, na condução de parte do processo de Plano de Cargos e Salários do Senado Federal, contando com a assessoria eficiente da Analice e dos colaboradores do meu gabinete parlamentar. E apoiamos a reestruturação administrativa da Casa com o recadastramento dos servidores.

            Acho que deixo aos meus colegas profissionais, colaboradores do Senado, esse grande legado. Já disseram aqui outros oradores que me antecederam da qualidade técnica, do profissionalismo, do amor à causa legislativa dos servidores desta Casa. Espero ter deixado aqui o meu legado a esses servidores abnegados, dando a minha contribuição decisiva para a aprovação do Plano de Carreira da Casa.

            Tivemos também a oportunidade de representar o Senado em diversos eventos, seminários, debates, discutindo temas, tais como o aprimoramento dos marcos regulatórios do setor energético, da navegação de cabotagem, do gás, dos setores elétricos, de meio ambiente, cultura, educação, aproximação do setor privado com o público, fortalecimento do Legislativo e, principalmente, do Tribunal de Contas na sua função fiscalizadora de obras.

            Fomos firmes ao rejeitar a CPMF e na defesa intransigente da independência, autonomia, altivez e respeito ao Poder Legislativo, que tem sido fundamental para o sistema de freios e contrapesos, tão caro à democracia e à República.

            Portanto, Sr. Presidente, seguimos para o governo de Goiás com a tranquilidade e a mesma vontade de trabalhar que sempre procuramos demonstrar aqui no Senado da República. Seguimos com nossas convicções consolidadas e amadurecidas, certos, muito certos, do dever cumprido, rigorosamente cumprido.

            O Senador Ciro Miranda, nosso amigo, nosso correligionário do PSDB, que agora assume o mandato, de certo fará um trabalho profícuo e dará prosseguimento a esse trabalho aqui na Casa. Com a sensatez, a sobriedade e a percepção que lhe tem caracterizado ao longo da vida, o futuro Senador Ciro Miranda terá muito a contribuir e dará muito de si em qualquer uma das instâncias do Senado Federal, ao povo brasileiro e a esta instituição.

            Deixamos aqui um representante à altura das expectativas do povo de Goiás, com quem temos a certeza de poder contar. Ele, ao lado da nossa querida Senadora Lúcia Vânia, do nosso querido Senador Demóstenes, certamente continuarão colaborando para o aprimoramento da nossa legislação e para a viabilização de recursos que possam garantir a melhoria da infraestrutura e o desenvolvimento social do nosso País.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é hora de partirmos. Parto leve, com a sensação do dever cumprido. Antes de irmos, gostaríamos de parodiar a poetisa Cora Coralina - a mais importante poetisa de Goiás - e dizer que seguimos o nosso caminho pela vida pública, semeando as propostas para atender às necessidades do povo, porque, no fim, queremos ter como colheita o desenvolvimento sustentável, com geração de emprego, renda e cidadania. 

            Assim, temos certeza de construir uma história digna e à altura de nossos cidadãos, sem precisarmos passar essa história a limpo.

            Obrigado a todos os nobres Pares, que souberam nos acolher aqui, na Casa de Rui Barbosa, ao longo desses quase quatro anos de excelente convivência! Obrigado aos Senadores da nossa aguerrida bancada da oposição. Obrigado ao Senador Arthur Virgílio pelas lições de liderança e firmes convicções. Obrigado ao Senador José Sarney e aos saudosos Senadores Jonas Pinheiro, Jefferson Péres e Romeu Tuma, além de Antonio Carlos Magalhães, pelos ensinamentos de sabedoria e oportunidades, Senadores que já nos deixaram ao longo desses últimos anos. Obrigado a todos os servidores do Senado Federal, em especial aos do nosso gabinete. Obrigado, de coração, a todos os colegas de gabinete, aos colegas da Vice-Presidência, da Comissão de Infraestrutura e de todas as dependências da Casa, aos colegas, aos companheiros que me ajudaram, que me auxiliaram, como integrantes da Comissão do SIS, que me ajudaram a aprimorar o SIS nesses últimos dois anos, todos eles sempre com presteza e muita competência!

            Um agradecimento à imprensa pela cobertura independente, imparcial, profissional dos trabalhos nesta Casa, especialmente levando à opinião pública esclarecimentos relevantes, cumprindo o seu papel na democracia brasileira. Obrigado à minha incansável esposa, Valéria, às minhas filhas, Isabela e Ana Luísa, aos meus pais, aos meus irmãos, aos familiares, aos meus companheiros de jornada.

            Obrigado aos goianos por terem confiado a mim o mandato de Senador da República. Obrigado aos goianos por confiarem a mim o mandato, agora de Governador do Estado de Goiás, a partir de 1º de janeiro. Obrigado por terem confiado a mim quase 8,5 milhões votos ao longo dessas últimas oito eleições por mim disputadas.

            Deixo, com leveza e com a tranquilidade, Senadora Lúcia Vânia, do dever cumprido, a cadeira que um dia pertenceu a Juscelino Kubitschek, um dos maiores benfeitores da história do Brasil, do Centro-Oeste e principalmente do meu Estado. Deixo, com emoção e com a sensação do dever cumprido, a cadeira que um dia pertenceu a Pedro Ludovico Teixeira, um dos maiores e mais importantes líderes da história do Brasil e o maior líder da história do meu Estado.

            Muito obrigado a todos! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2010 - Página 58679