Discurso durante a 217ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato das dificuldades enfrentadas e das principais causas defendidas por S.Exa. no exercício de seu mandato no Senado Federal, Casa da qual se despede.

Autor
Augusto Botelho (S/PARTIDO - Sem Partido/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Relato das dificuldades enfrentadas e das principais causas defendidas por S.Exa. no exercício de seu mandato no Senado Federal, Casa da qual se despede.
Aparteantes
Antonio Carlos Valadares, Cristovam Buarque, Marco Maciel, Mozarildo Cavalcanti, Rosalba Ciarlini, Valdir Raupp.
Publicação
Publicação no DSF de 23/12/2010 - Página 60978
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • DESPEDIDA, MANDATO PARLAMENTAR, SENADO, CUMPRIMENTO, COMPROMISSO, HONRA, CONFIANÇA, ELEITOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), PRIORIDADE, LUTA, SAUDE, EDUCAÇÃO, AGRICULTURA, ECONOMIA FAMILIAR, PIONEIRO, LIBERAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, EMENDA, FAVORECIMENTO, COMUNIDADE INDIGENA.
  • QUESTIONAMENTO, POLITICA INDIGENISTA, DEMARCAÇÃO, TERRAS INDIGENAS, REPUDIO, LOBBY, AMPLIAÇÃO, AREA.
  • AGRADECIMENTO, APOIO, FAMILIA, SERVIDOR, SENADOR, APRESENTAÇÃO, VOTO, PAZ, FESTA NATALINA.
  • IMPORTANCIA, VALORIZAÇÃO, LEGISLATIVO, JUSTIFICAÇÃO, AUMENTO, SALARIO, SENADOR, QUESTIONAMENTO, CRESCIMENTO, CUSTO, CAMPANHA ELEITORAL, NECESSIDADE, REFORMULAÇÃO, INCENTIVO, ETICA, INGRESSO, JUVENTUDE, POLITICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. AUGUSTO BOTELHO (S/Partido - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Acir Gurgacz, Srªs e Srs. Senadores, eu tinha preparado aqui uma fala para fazer uma prestação de contas do meu mandato, mas o tempo não vai deixar que eu leia, e eu gostaria que V. Exª considerasse isso como lido. Eu vou apenas dizer algumas coisas que eu sinto e que senti aqui durante o meu trabalho aqui.

            Primeiro, eu gostaria de agradecer ao Senador Cristovam, que cedeu o lugar para eu poder falar, senão eu não poderia falar de jeito nenhum.

            Mas, em 2003, eu assumi esta cadeira aqui, no Senado, ciente da responsabilidade que era o cargo e do trabalho que teria aqui. Mas assumi com fé em Deus e trazido pela minha gente de Roraima, numa campanha que fiz, com pouco recurso, apenas uma campanha de conversa e de convencimento. Andei até em ônibus para conseguir os votos e cheguei aqui.

            Durante esses oito anos de trabalho, trabalhei como sempre gostei de trabalhar na minha profissão de médico - eu sou um médio e estou Senador. Tive isso sempre bem claro na minha cabeça. Trabalhei, procurando com afinco, frequentando sempre, estando sempre presente, dedicando-me, estudando muito - aqui foi uma nova universidade que freqüentei - e sempre procurei achar formas de melhorar a qualidade de vida dos mais necessitados, principalmente do meu Estado e do Brasil.

            Também encontrei aqui nesta Casa pessoas que exercem o mandato e que trabalham da mesma forma que eu trabalhei aqui. Fiquei feliz de ver pessoas que vivem aqui da mesma forma, que vivem do seu salário de Senador, que trabalham, que se dedicam às causas da Nação, pessoas com a sapiência do Senador Marco Maciel, que estava sempre estudando. Uma vez, eu o encontrei aqui estudando as constituições dos países da União Europeia. E cada vez que eu ficava aqui, claro, eu procurava me inteirar dos assuntos e sempre defender. Nunca deixei de lutar pela saúde, pela educação e pela agricultura familiar. Foram os três pontos básicos do meu mandato aqui nesta Casa.

            Também foi a primeira vez que um Parlamentar de Roraima colocou uma emenda para as comunidades indígenas. Foi isso que nós começamos. Para os índios, a gente tem muita dificuldade. Eu passei dois anos colocando emenda, para, no terceiro ano, só conseguir liberar alguma. Tudo para o índio é difícil!

            Lutamos nessa questão da Raposa Serra do Sol, que todo mundo reconhece que não foi feita da forma como deveria, mas a Justiça decidiu. Pelo menos aquelas dezenove soluções que foram apresentadas pelo Supremo ordenaram a demarcação de terra indígena no Estado, principalmente não permitindo que haja mais expansão de áreas que já são demarcadas. Mas continuam, no meu Estado, querendo criar mais áreas de conservação. Como agora não podem fazer mais áreas indígenas, estão querendo criar áreas de conservação para emendar as áreas indígenas no meu Estado. Isso é uma coisa muito triste.

            Eu gostaria de aproveitar também para agradecer a todos que me ajudaram aqui no Senado, aos trabalhadores do Senado, pedir desculpas a minha família, a minha mulher porque minha mulher foi... Como ela sentia lá eu estar aqui, eu também sentia não estar com ela. Ela não pode vir para cá, porque, quando entrei aqui, ainda tinha três filhos estudando e só o salário de Senador não dava para manter os meninos, e ela tinha que ficar trabalhando lá. Mas já se formaram, graças a Deus, estamos tocando em frente e também ganhei um neto no final deste mandato. O meu neto tem cinco meses, o Felipe, quer dizer, já estou com 62 anos, faço 63 daqui uns dias e ainda não era avô. Não ficava com inveja dos outros pois sabia que Deus, na hora certa, iria mandar o meu neto. Quero também agradecer a minha mulher Victória, e a meus filhos Sylvio, Victor e Roberta, a minhas noras Naira e Ana Catarina e ao meu neto Felipe.

            Foi muito bom ficar aqui, trabalhar aqui, gostei de trabalhar aqui neste Senado porque é uma vida diferente, é uma vida de respeito; sempre as pessoas se respeitam aqui dentro. A gente diverge, discute, chega até, às vezes, a usar palavras hostis, mas depois todo mundo se entende, conversa e é assim que o País tem que ser.

            Acho que a República existe principalmente por causa destas Casas Legislativas. Não podemos deixar que inventem que não precisa de Senado, que não precisa de Senador, que não precisa disso ou daquilo.

            Esse aumento para os Senadores que houve agora, por exemplo, é necessário haver, porque não pode... Só o salário de Senador não dava para a pessoa viver com dignidade. Quando a gente vem aqui para o Senado, a gente tem uma casa aqui e uma casa em Roraima. Aí aumentam as despesas; fora que, em meu Estado - infelizmente existe a cultura de pedir-, as pessoas não têm vergonha de pedir as coisas, de pedir dinheiro, uma coisa muito triste. O meu Estado é um dos Estados onde se gasta mais dinheiro em campanhas políticas. Infelizmente, esse dinheiro que é gasto depois tem que ser recuperado nas coisas públicas. Nós precisamos mudar isso. Precisamos achar uma forma de financiar a política sem que se precise recorrer a isso.

            Vou ceder o aparte ao Senador Marco Maciel primeiramente, a seguir, ao Mozarildo, à Governadora e ao Senador Cristovam.

            O Sr. Marco Maciel (DEM - PE. Com revisão do aparteante.) - Nobre e estimado Senador Augusto Botelho, gostaria de, em meu aparte, começar recordando um pouco o passado. Tive a felicidade de poder, chegando como Deputado Federal eleito pelo meu Estado de Pernambuco, ser companheiro de seu pai na Câmara Federal. À época, Roraima ainda era Território e, consequentemente, só tinha um representante. Posteriormente, admitiu-se que poderíamos ter um representante pelo Governo, outro pela Oposição. E, finalmente, com a Constituição de 1988, estabeleceu-se que os Estados teriam, no mínimo, oito Deputados por bancada. Isso foi positivo. Roraima, transformado em Estado, passou a ter oito representantes; o mesmo se aplicou ao Amapá e, enfim, a outros Estados criados posteriormente. Devo dizer que o convívio que tive com o seu pai foi um convívio para mim muito frutuoso, pois via sempre as experiências dele, as observações que fazia, a assiduidade e a seriedade com que desempenhava o mandato. Fiquei muito satisfeito, posteriormente, quando aqui chegando, em 2003, encontrei V. Exª também eleito Senador pelo Estado de Roraima. V. Exª, como era de se esperava, honrou os compromissos do seu povo e de sua família. Fez um excelente mandato aqui; assíduo nas Comissões, presente no plenário, e, ao final do mandato, conseguiu aprovar uma legislação que vai permitir consolidar todas as leis no campo cultural. Temos muitas leis nesse território, mas dispersas e, na hora em que se fizer uma consolidação legislativa será fundamental para o País. Já que temos um grande número de leis, talvez reduzi-las seja o mecanismo correto através da consolidação legislativa. V.Exª cumpriu bem o seu mandato, e podemos como o Apóstolo São Paulo: “Combati o bom combate, guardei a fé”. V. Exª é exatamente um exemplo deste cidadão republicano, que, com os olhos voltados para o seu Estado, não deixava de aqui estar presente, sobretudo nos momentos de votação e nas Comissões. Vejo muitos outros querendo ouvir e apartear V. Exª que tem também problema de viagem. Portanto, queria abraçá-lo e dizer que realmente V. Exª volta para o seu Estado com a consciência do dever cumprido. Há um brocardo latino que diz conscientia mille testes, quer dizer: a consciência vale por milhões de testemunhos - minha tradução muito tosca do latim. V. Exª trouxe para cá o seu saber, as especificidades do Norte e, de modo particular, do Estado de Roraima. Consequentemente, volta com a consciência do dever cumprido, sabendo que, realmente, a sua consciência vale por milhões de testemunhos e ela terá o reconhecimento de toda a sociedade roraimense. Parabéns e continue na vida pública. Se eu pudesse fazer algum apelo, era no sentido de dizer que continue na vida pública, porque, cada vez mais, precisamos de novos quadros para fortalecer a democracia brasileira, que exige quadros habilitados e competentes, como é o caso de V. Exª. Meus cumprimentos, extensivos a toda a sua família.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (S/Partido - RR) - Senador Marco Maciel, muito obrigado pelas palavras. A minha mãe sempre fez boas referências a V. Exª. E meu pai, inclusive, quando estava doente aqui, em Brasília - ele faleceu aqui -, citou várias vezes episódios ocorridos com V. Exª, como o Clube do Congresso, aonde vocês iam juntos. Também aproveito para agradecer publicamente as orientações que recebi de V. Exª, sempre bem claras e corretas, e que coincidiram com o meu compromisso. Quando eu vim para cá, disse que não queria me afastar dos meus princípios de moral cristã. E quando vi que V. Exª era um cristão mesmo, praticante, fiquei mais feliz porque essa foi mais uma qualidade que conheci de V. Exª, na convivência diária.

            Muito obrigado pelo aparte de V. Exª.

            Concedo a palavra a Mozarildo Cavalcanti, que foi o médico que fez o parto dos meus dois primeiros filhos. O pessoal não entende por que ele é muito meu amigo. É que temos um elo familiar. Além do mais, ele foi suplente na última campanha de que meu pai participou para Deputado Federal, no tempo ainda do Território. Mozarildo foi suplente de papai.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Augusto, fiquei feliz com a menção que o Senador Marco Maciel fez do companheirismo e do conhecimento que teve com o seu pai, que também foi Deputado, um político, médico como nós. Aliás, meu professor na medicina, meu professor na política. Aprendi muito com ele nas duas áreas. V. Exª herdou dele e exercita com muita competência todas as virtudes que ele tinha. V. Exª, nesse período em que ficou aqui como Senador, mostrou, primeiro de tudo, como age na medicina: um profissional assíduo. Portanto, um Senador assíduo, zeloso de tudo que ia examinar, relatar ou discutir. Competente nos temas que discutiu, não só na área de saúde, que V. Exª domina muito bem, mas em outras áreas, sobretudo na área social. Sério no que falava, quer dizer, não tinha esse negócio de uma conversa hoje, outra conversa amanhã. A honestidade é uma característica da sua vida. Aliás, hoje em dia, temos de exaltar as pessoas honestas como se isso fosse algo raro. É uma obrigação de todos sermos honestos, mas hoje, infelizmente, como é tão raro, temos de exaltar as pessoas que são honestas, como é o caso de V. Exª, sobretudo leal aos seus amigos e princípios. E tudo isso que eu citei aqui, V. Exª demonstrou em várias ocasiões. Mas quero ressaltar uma: sendo do PT, V. Exª tomou uma posição clara de defesa do nosso Estado na demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Participou da Comissão Temporária Externa do Senado, aliás, das três Comissões Temporárias Externas do Senado, que nós, atendendo a uma solicitação do Presidente Lula, fizemos com o Relator, o Senador Delcídio Amaral, e mostramos a ele uma forma de demarcar, sim, aquela área sem ser uma demarcação excludente, que não prejudicasse ninguém. Lamentavelmente, a nossa posição não foi acatada, mas V. Exª continuou na luta. Foi ao Supremo e impetrou lá uma ação - eu entrei junto com V. Exª. Lá no Supremo, embora tenha sido mantida a demarcação como foi proposta, como bem frisou V. Exª, da decisão resultaram 19 recomendações, que passaram, portanto, a disciplinar e a ordenar demarcações de reservas indígenas daqui para frente. É preciso, como disse o Senador Mercadante, que as coisas sejam bem conduzidas. Essa história de só ouvir um lado, e não o outro... Cansamos de dizer a V. Exª, tanto eu quanto V. Exª, que nem os índios de lá queriam esse tipo de demarcação. E está aí, já está havendo um monte de atritos entre os índios que ficaram na reserva. Mas lembro a Raposa Serra do Sol porque foi a ação mais emblemática. Mas tantas outras ações de reivindicação de V. Exª, mesmo pertencendo ao partido do Presidente, não foram atendidas. Mas quero dizer que o seu mandato foi brilhante. V. Exª pode ter pecado por não fazer divulgação do período em que exerceu mandato. Mas, fazer, V. Exª fez muito durante o seu mandato. Tem gente que faz uma coisa e garganteia dez. V. Exª fez dez e não garganteou nenhuma. Talvez, essa tenha sido a falha política de V. Exª, mas não a falha no sentido da honestidade, do trabalho. Eu dou este testemunho e digo: podem dizer que sou suspeito porque sou seu amigo. Não, eu sou insuspeito exatamente por conhecê-lo. Então, eu quero dar este testemunho e dizer a V. Exª que, na vida, infelizmente, há momentos em que a gente não ganha. V. Exª não ganhou, mas não perdeu, porque nem sequer disputou. Tomou a decisão de não disputar. Tenho certeza de que o povo de Roraima, no momento certo, vai reconduzi-lo. Eu tenho conversado muito pessoalmente com V. Exª e digo que não deve sair da política, porque V. Exª não precisa da política, mas a política séria e honesta precisa de pessoas como V. Exª. Um abraço!

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Sem Partido - RR) - Obrigado, Mozarildo.

            O SR. PRESIDENTE (Acyr Gurgacz. PDT - RO) - Senador Botelho, eu peço licença a V. Exª para interrompê-lo, para prorrogar esta sessão por mais uma hora. Muito obrigado.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Sem Partido - RR) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Mozarildo, como eu digo, é meu colega. Nós trabalhamos juntos no hospital, inclusive, por isso ele pode ter exagerado nas coisas. Mas, muito obrigado. Sinto-me honrado com as suas palavras, companheiro Mozarildo. Eu estou agora auto-exilado da política, temporariamente, mas não vou me afastar da política. Eu sempre digo: olha, vocês têm que entrar em política. Nós não podemos deixar só entrar os que vão para a política para se beneficiar, para usar em benefício próprio. Nós temos que entrar. Nós, que trabalhamos, que vivemos do nosso trabalho, temos que entrar também.

            Senadora, nossa Governadora Rosalba Ciarlini, eu lhe cedo um aparte, com todo prazer.

            A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Senador Augusto Botelho, o Senador Mozarildo disse que era insuspeito porque era seu amigo. E eu quero lhe dizer que me coloco exatamente entre esses que são insuspeitos para dar um depoimento sobre V. Exª. Na realidade, Senador Augusto Botelho, conheci V. Exª aqui nesta Casa e também não éramos do mesmo partido. Então, não tinha nenhuma razão para tanta identidade. Na realidade, no dia a dia, fomos cultuando uma série de questões que nos aproximaram, principalmente na defesa da saúde, das ações sociais, na defesa dos mais humildes, dos mais simples. O senhor foi um Senador dedicado, zeloso, íntegro, honesto.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Sem Partido - RR) - Obrigado.

            A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Volta para sua terra de cabeça erguida, podendo olhar cada cidadão no olho, porque cumpriu a sua missão. Fez um trabalho que engrandeceu Roraima, engrandece o nosso Brasil. Disso eu não tenho dúvida. Tenho a convicção de que esta Casa vai sentir a sua falta, mas também o seu Estado está de braços abertos para receber o grande médico, o grande amigo, o grande político. Jamais poderá se afastar da política, mesmo sem mandato, mesmo que não esteja disputando. Mas a sua palavra, a sua posição, a sua orientação, é fundamental, é importante para o seu povo, para o seu Estado. Eu quero aproveitar e convidá-lo a ir ao Rio Grande do Norte. É pertinho. Somos Norte e Nordeste. Tem muita coisa que nos une. Precisamos, inclusive, estar mais unidos - Norte e Nordeste - nesta luta contra as desigualdades regionais. Nós estivemos quantas e quantas vezes, na Comissão de Assuntos Sociais, em debates, em audiências públicas, levantando as questões voltadas exatamente para a falta de atenção à criança, à mortalidade materna, tantas e tantas questões de atenção à saúde, e os índices mais alarmantes eram no Norte e no Nordeste. Então, ainda temos muito para continuarmos unidos, e tenho certeza de que a amizade que nasceu nesta Casa e que o senhor soube cultivar em cada um de nós irá continuar mesmo na distância das regiões, mas, ao mesmo tempo, na proximidade das mesmas questões sociais e de interesse da valorização do nosso povo e da nossa gente, principalmente daqueles que são mais excluídos. Eu queria deixar aqui este depoimento, dar um grande abraço a toda a sua família e dizer o quanto também nos aproximamos e as coincidências da vida. O senhor disse que foi avô, há cinco meses, de um Felipe e, coincidentemente, eu também fui avó, há cinco meses, de um menino chamado Philippi. O meu nasceu bem distante do seu. Mas, na realidade, essa coincidência parece até que é um sinal de que nós, como colegas, como companheiros, como amigos e como políticos, sabemos que são às vezes esses sinais que nos indicam qual é o caminho, qual é a luz que nós temos que seguir, e a luz será sempre da verdade, da honestidade e da ética, que o senhor tão bem pregou nesta Casa.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Sem Partido - RR) - Muito obrigado, Senadora. Parabéns, também, pelo seu Philippi. Tenho certeza de que Deus vai iluminar a senhora e sempre peço a Ele, nas orações, que a ilumine, para que o seu Estado, daqui a quatro anos, tenha uma outra fisionomia, esteja em outro patamar, com a redução da mortalidade materna, da mortalidade infantil, com o aumento da renda das pessoas, e que a senhora possa ser reeleita também daqui a quatro anos.

            Muito obrigado por seu aparte.

            Senador Cristovam Buarque, com prazer, concedo-lhe um aparte.

            O Sr. Cristovam Buarque (PDT - DF) - Senador Botelho, eu preferia não estar aqui falando de sua partida desta Casa. Preferia estar aqui falando do final do ano apenas e nos cumprimentando para, em fevereiro, estarmos juntos aqui na nossa luta. Mas a nossa história se faz através de movimentos, entre os quais não ser candidato, por uma razão ou outra, como me aconteceu. Por isso, aqui estamos para dar parabéns ao senhor, não para dar adeus. Nada disso! Parabéns pelo trabalho que o senhor desempenhou, parabéns pela maneira como o senhor conviveu com cada um de nós ao longo desse tempo. Parabéns pela maneira como defendeu seu Estado. Parabéns pelo seu compromisso com diversos aspectos da nossa luta, especialmente a saúde. Por tudo isso, parabéns! Vou sentir falta não apenas de um grande Senador, mas também de uma pessoa que eu aprendi a querer bem e que sempre foi muito gentil comigo - até já me tranquilizou em alguns momentos, quando lhe fiz consultas médicas aqui mesmo no plenário. Quero lhe agradecer pelas vezes que o senhor me deu conselhos de que não era nada e alguns conselhos sobre o que fazer. Ao mesmo tempo, quero lhe dizer que vamos estar juntos. Vamos estar juntos aqui, ou aonde for. Vamos estar juntos na nossa luta por um Brasil melhor. Parabéns, e muito obrigado ao povo de Roraima por tê-lo enviado aqui.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Sem Partido - RR) - Senador Cristovam, muito obrigado também. V. Exª sabe que já o admiro desde o tempo em que foi Governador, quando criou o Bolsa Escola, que foi o começo deste movimento que nós estamos vivendo aqui hoje do Bolsa Família, que tem tirado várias pessoas da miséria extrema. Já disse para V. Exª e vou dizê-lo publicamente agora que gostei muito do seu trabalho na Casa. Principalmente porque, quando eu conversava com as pessoas sobre suas prioridades, antigamente eu só ouvia assim: minha prioridade é a saúde, é o trabalho. Agora, não: entre as prioridades das pessoas, ouvimos claramente que é a educação. A educação é uma das prioridades das famílias do Brasil. Também tenho certeza, acredito, tenho convicção de que só vamos melhorar a qualidade de vida de todos quando dermos oportunidade de estudo equivalente, igual para todos, para que todos tenham acesso a boas escolas, melhorando a qualidade das nossas escolas e, principalmente, fazendo uma coisa que V. Exª sempre fala, que são as escolas de tempo integral. Elas vão criar mais cidadãos, para desenvolvermos este País.

            Muito obrigado a V. Exª e pelos conselhos que V. Exª me deu aqui também, muitas vezes, em vários assuntos, principalmente na área da educação.

            Concedo a palavra ao nobre Senador Valdir Raupp e, a seguir, ao nobre Senador Antonio Carlos Valadares.

            O Sr. Valdir Raupp (PMDB - RO) - Nobre Senador Augusto Botelho, sou testemunha do trabalho de V. Exª nesses oito anos que ficamos juntos aqui, que estamos concluindo agora. Dizem que não existe Senador de segunda e de primeira, mas, com certeza, V. Exª foi um Senador de primeira qualidade, nas comissões, no plenário, na defesa do seu Estado, na defesa dos interesses nacionais. E é uma pena que V. Exª não tenha tido a oportunidade de disputar a reeleição, porque eu não tenho nenhuma dúvida de que - com todo o respeito, eu sou presidente de um outro partido, não me cabe aqui criticar o partido que não deu a candidatura a V. Exª, mas V. Exª tem confidenciado, externado isso para nós - V. Exª teria voltado aqui reeleito. Porque o partido de V. Exª elegeu uma Senadora, que ainda devo conhecê-la aqui. Espero que ela represente o Estado de Roraima e o Senado à altura da representação de V. Exª. Da mesma forma, aconteceu com a Serys Slhessarenko, Vice-Presidente do Senado: o partido não lhe deu candidatura, no Estado de Mato Grosso. Certamente ela teria sido reeleita também. Então, acho que cometeram uma injustiça com V. Exª. V. Exª foi um grande Senador, representou, com lealdade e determinação, o povo de Roraima, e porque não dizer todo o Brasil, porque o Senado é a Casa da Federação. Representa os Estados, acima de tudo, mas também representa o Brasil. Então, V. Exª sai daqui com a consciência tranquila do dever cumprido, e bem cumprido. Com certeza absoluta, bem cumprido. Eu espero que um dia V. Exª possa voltar para cá, para o convívio do Senado, nas comissões, no plenário. Trabalho que V. Exª, com certeza, gostou e gosta de fazer, de estar aqui. Mais uma vez, repito: é uma pena que V. Exª não tenha tido o direito de disputar a eleição lá em Roraima, porque V. Exª voltaria para cá, pelo trabalho sério, dedicado e competente que V. Exª fez. Parabéns! Um Feliz Natal a V. Exª e a toda sua família, ao seu povo lá de Roraima, que V. Exª tanto ama, e que o ano de 2011 seja repleto de paz, harmonia e muita, muita prosperidade. Sucesso!

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Sem Partido - RR) - Muito obrigado, Senador Raupp. V. Exª Foi o Governador que fez o levantamento por satélite no seu Estado. O nosso Estado está finalmente para conseguir isso. Quer dizer, nós estamos com oito anos de atraso em relação ao Estado de V. Exª, que aliás está sempre à frente do nosso, já é um dos melhores PIBs do Brasil. Parabéns, por isso também. Gostei muito de conhecer a sua esposa Marinha, gosto muito dela - sua esposa é a nossa Deputada Federal. Dê um abraço nela também por mim e diga que Roraima está de braços abertos para todos.

            Concedo um aparte ao nobre Senador Antonio Carlos Valadares, que era meu vizinho ali, durante esses oitos anos.

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Senador Augusto Botelho, sei que quem vai ficar aqui, nesta Casa, sentirá uma falta muito grande do convívio salutar e grandioso que mantivemos com V. Exª. E um desses Senadores sou eu, pela forma gentil e carinhosa com que sou tratado, pelas lições políticas e sociais que me foram transmitidas e pelo incentivo e ensino que a toda hora recebia no exercício do meu mandato. V. Exª é um Senador que honra esta Casa. Primeiro, pela essência daquilo que o levou a ser médico: preocupar-se com o ser humano, preocupar-se com os mais pobres, com aqueles que precisam do poder público como instrumento para melhorar a sua vida, seja na saúde, seja na educação, seja no trabalho. V. Exª é um Senador polivalente. Polivalente, porque não tratava apenas das questões relacionadas à medicina. V. Exª estava centrado, com sua sapiência, seu preparo intelectual, com todos os problemas que diziam respeito aos interesses do seu Estado e da Nação. Por esse motivo, leve para seu Estado de Roraima a certeza de que sua imagem no Senado Federal é a de um Senador que cumpriu religiosamente com seu dever, com seu desiderato, com a delegação que o povo lhe deu. V. Exª volta ao seu povo e à sua família com a fronte erguida, com a consciência do dever cumprido. Os seus filhos, a sua família e o seu povo podem se orgulhar de que Roraima teve um Senador que honrou o seu mandato. Que Deus o ajude nos destinos que serão traçados de agora por diante. Um feliz Natal e um próspero Ano Novo deste Senador que muito o admira.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Sem Partido - RR) - Muito obrigado, Senador Antonio Carlos Valadares. Na realidade, eu aprendi mil vezes mais com V. Exª que alguma coisa que eu possa ter lhe passado. V. Exª é um entusiasmado defensor da saúde, tanto que eu lhe falei que fiquei quase um ano pensando que V. Exª era médico - depois foi que eu vi que não era. V. Exª foi quem implementou a Emenda nº 29 há quase doze anos...

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Eu fui, na realidade, Senador, o Relator da Emenda nº 29, que transfere recursos obrigatórios - isto está na Constituição - para o fundo de saúde, através dos Estados, dos Municípios e da própria União. Depois, fui Relator, na Comissão de Justiça, da regulamentação da Emenda nº 29, com a proposta do Senador Tião Viana, que V. Exª conduziu, com muito devotamento, lá na Comissão de Assuntos Sociais. Acho que V. Exª também foi Relator na Comissão de Assuntos Sociais.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Sem Partido - RR) - Fui Relator.

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Portanto, há uma integração entre o trabalho de V. Exª e o meu trabalho. Daí a minha admiração eterna.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Sem Partido - RR) - Muito obrigado, Senador.

            Vou aproveitar para fazer um pedido a V. Exª para tentar acelerar a aprovação dos 10% para a saúde, que foi a nossa conclusão unânime aqui no Senado.

            Muito obrigado, Senador Antonio Carlos Valadares.

            Senador Acir Gurgacz, já até me estendi muito, mas gostaria de frisar, mais uma vez, que me honrou muito trabalhar com V. Exªs aqui nesta Casa e, graças a Deus, eu cumpri o meu mandato dentro do que eu havia prometido. Não me afastei nenhum centímetro dos meus princípios de moral cristã e procurei trabalhar para melhorar a qualidade de vida, especialmente do povo de Roraima e do povo do Brasil.

            Muito obrigado...

            O SR. PRESIDENTE (Acir Gurgacz. PDT - RO) - Senador Augusto Botelho, com relação ao seu pronunciamento, V. Exª será atendido conforme o Regimento Interno.

            Gostaria também de dar um abraço pelo seu trabalho aqui no Senado e agradecer a gentileza com que V. Exª me recebeu nesta Casa nesses treze meses em que estou aqui. V. Exª teve uma atenção especial para comigo e transferiu a sua experiência para mim no dia a dia.

            Então, quero cumprimentá-lo pelo seu maravilhoso trabalho aqui nesta Casa, mas principalmente agradecer a sua atenção para comigo.

            Desejo um feliz Natal a V. Exª, a toda a sua família e a todos os nossos amigos, nossos colegas do Estado de Roraima.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Sem Partido - RR) - Muito obrigado, Senador Acir.

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Senador Augusto Botelho, eu só queria, somando-me ao Presidente, antecipar as homenagens que certamente lhe serão prestadas por ocasião do seu aniversário, que vai ocorrer no dia 24. Queria que esta Casa registrasse, logo, por antecipação, a nossa alegria pelo seu aniversário, que vai ocorrer daqui a dois dias. Muitas felicidades!

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (S/Partido - RR) - Muito obrigado, Senador. Estou com medo de não chegar a tempo do meu aniversário lá, porque amanhã começa a greve nos aviões. Se eu perder o meu avião, eu perco o aniversário.

            Então, eu gostaria também de aproveitar para desejar feliz Natal e próspero Ano Novo a todos os trabalhadores desta Casa, a todos os trabalhadores do Brasil e, especialmente, à minha gente lá de Roraima.

            Como digo, eu exerci o mandato de Senador, mas nunca deixei nenhum minuto de ser médico. Sou médico e estou Senador até o dia 31 de janeiro.

            Muito obrigado a todos, a todos os servidores, ao Sr. Zezinho, que dá apoio aqui.

            Tenho certeza de que esta Casa continuará cumprindo com o seu dever de defender a democracia, de defender a República do Brasil.

            Muito obrigado!

 

********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR AUGUSTO BOTELHO:

*********************************************************************************

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (S/Partido - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores,


Modelo1 4/25/247:17



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/12/2010 - Página 60978