Discurso durante a 217ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com o caos aéreo que se vislumbra, às vésperas do Natal e do Ano Novo, salientando a importância de o Congresso Nacional discutir com o Poder Executivo a elaboração de um plano capaz de atender ao crescimento do setor.

Autor
Cyro Miranda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Cyro Miranda Gifford Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Preocupação com o caos aéreo que se vislumbra, às vésperas do Natal e do Ano Novo, salientando a importância de o Congresso Nacional discutir com o Poder Executivo a elaboração de um plano capaz de atender ao crescimento do setor.
Publicação
Publicação no DSF de 23/12/2010 - Página 60990
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • APREENSÃO, AMEAÇA, CRISE, TRANSPORTE AEREO, PREJUIZO, BRASILEIROS, VIAGEM, FESTA NATALINA, COMENTARIO, GRAVIDADE, REPETIÇÃO, ATRASO, VOO, COBRANÇA, URGENCIA, PROVIDENCIA, GOVERNO, IMPORTANCIA, DEBATE, CONGRESSO NACIONAL, EXECUTIVO, PLANO AEROVIARIO NACIONAL.
  • ANALISE, FALTA, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, AEROPORTO, OBJETIVO, ATENDIMENTO, CRESCIMENTO, DEMANDA, AUSENCIA, PLANEJAMENTO, ALTERNATIVA, ROTAS AEREAS, ESPECIFICAÇÃO, APROVEITAMENTO, POSIÇÃO, ESTADO DE GOIAS (GO), RETIRADA, VOO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), NECESSIDADE, ATENÇÃO, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. CYRO MIRANDA (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de registrar em Plenário a minha preocupação com o verdadeiro caos aéreo que começa a se delinear às vésperas do Natal e do Ano Novo, quando milhares de brasileiros cruzam os céus para visitar os familiares nas diversas regiões do País.

            A verdade é que em 2010 o problema parece ter se agigantado. No aeroporto Juscelino Kubitschek, aqui em Brasília, houve, no domingo, o pior de todos os quadros, com mais de 23% dos vôos com atraso superior a meia hora. À tarde os atrasos chegaram a 36% dos vôos.

            Neste mesmo período, no ano passado, o número de vôos atrasados foi de 4,23%. Portanto, houve um crescimento exponencial do problema, o que demanda providências urgentes das autoridades de Governo.

            Mais uma vez, os passageiros ficaram sem explicações adequadas e se transformaram em joguetes na mão das companhias, sendo encaixados em vôos ou permanecendo horas a fio nos aeroportos.

            Em 2010, os problemas com overbooking de vôos já chegaram a tamanha proporção que duas companhias tiveram a venda de bilhetes temporariamente suspensa pela ANAC.

            Sr. Presidente, o caos na infraestrutura dos aeroportos brasileiros demonstra que não foram feitos os investimentos adequados para fazer frente à crescente demanda da sociedade.

            O que me parece pior é perceber a inexistência de um planejamento alternativo para desafogar as rotas e os aeroportos.

            Vejam, Senhoras e Senhores Senadores, que o aeroporto de Goiânia, o Santa Genoveva, poderia, por exemplo, servir como uma excelente alternativa para a redistribuição de vôos, pela posição central, muito parecida com a de Brasília.

            Mas, para que isso seja possível, são necessários investimentos à altura da demanda, bem como a conclusão das obras de ampliação!

            Saliento a importância de o Congresso Nacional discutir com o Poder Executivo um plano aeroviário capaz de fazer frente ao forte crescimento do número de brasileiros que optam por viajar de avião.

            Os aeroportos brasileiros têm sido objeto de preocupação do Comitê Organizador da Copa do Mundo.

            Senhor Presidente, a situação é crítica e deve piorar se os aeronautas cumprirem a promessa de greve para o dia 23 de dezembro, na véspera do Natal, quando o fluxo de passageiros será intenso.

            A julgar pela semana que passou e pelas pesadas nuvens que se formam sobre as companhias aéreas e nos aeroportos, centenas de brasileiros correm o risco de passar o Natal e o Ano Novo longe de sua famílias, à espera de uma conexão, ou atônitos diante de um cancelamento de última hora.

            O aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (região metropolitana), registrava 29 voos atrasados às 10h desta quarta-feira, o que representa 48,3% das 60 viagens programadas até o horário. Em Congonhas (zona sul de São Paulo), havia 22,6% de voos atrasados -- 14, dos 62 previstos, além de nove (14.5%) cancelados.

            Registro, portanto, minha preocupação com o caos aéreo que se avizinha e entendo pertinente que as autoridades competentes dêem as devidas explicações à sociedade.

            Muito obrigado!


Modelo1 4/25/2411:40



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/12/2010 - Página 60990