Discurso durante a 201ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comemoração à abertura da VI Semana do Senado Federal de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SENADO.:
  • Comemoração à abertura da VI Semana do Senado Federal de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência.
Publicação
Publicação no DSF de 08/12/2010 - Página 56708
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SENADO.
Indexação
  • HOMENAGEM, SEMANA, VALORIZAÇÃO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, QUESTIONAMENTO, HERACLITO FORTES, SENADOR, RESPONSAVEL, ADMINISTRAÇÃO, SENADO, PROVIDENCIA, IMPLEMENTAÇÃO, ACESSO, PESSOA DEFICIENTE.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é tão importante que tenhamos hoje esta sessão, destinada a examinar a acessibilidade e valorização da pessoa com deficiência!

            Aqui, no Senado Federal, entre os 81 Senadores, temos o Senador Epitácio Cafeteira com algum problema de mobilidade. E S. Exª, ainda que utilize a cadeira de rodas para se locomover, tem tido a capacidade de chegar e subir à tribuna e mesmo à Mesa Diretora; portanto, assim, seu grau de acessibilidade é apenas parcialmente limitado. Mas nós temos observado que, na Câmara dos Deputados, além da Deputada Mara Gabrilli, acredito que, pelo menos, mais dois Parlamentares com problema de acessibilidade foram eleitos.

            Conforme V. Exª sabe muito bem, há ocasiões em que os Deputados Federais aqui participam de sessões, sejam elas do Congresso Nacional que, eventualmente, são realizadas no plenário do Senado, sejam sessões do Senado em que Deputados são convidados, e, às vezes, convidados para irem à tribuna ou à Mesa Diretora.

            Por ser V. Exª o 1º Secretário e responsável por questões administrativas da Casa - acredito que o próprio Senador Flávio Arns, que tanto tem se dedicado a essa questão, já a tenha formulado, há pessoas aqui que se interessam muito por isso - tendo em conta, conforme têm dito os Parlamentares, que lá na Câmara dos Deputados solicitaram que haja acessibilidade para eles poderem ir à tribuna; a Deputada Mara Gabrilli, agora eleita, disse que, num Congresso Nacional onde se votou o direito universal à acessibilidade para todos os brasileiros e brasileiras, será próprio que tomemos as providências, no âmbito do Congresso Nacional; pelas informações que lemos nos jornais, a Mesa da Câmara está tomando providências para que possa haver acessibilidade; então eu queria sugerir - é possível que V. Exª e a Mesa Diretora já tenham tomado essa providência -, em homenagem a esta sessão, que V. Exª nos esclareça se também o Senado Federal tomará providências para que haja facilidade de as pessoas que eventualmente tenham dificuldade de subir à tribuna pela escada possam fazê-lo o quanto antes.

            É esta questão que coloco a V. Exª em homenagem ao tema desta sessão solene.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/12/2010 - Página 56708