Discurso durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reclama do tratamento dado pelo governo Lula a Minas Gerais ao intervir, por medida provisória, na chamada guerra fiscal direcionado a nova fábrica da Fiat para Pernambuco.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FISCAL. POLITICA INDUSTRIAL.:
  • Reclama do tratamento dado pelo governo Lula a Minas Gerais ao intervir, por medida provisória, na chamada guerra fiscal direcionado a nova fábrica da Fiat para Pernambuco.
Publicação
Publicação no DSF de 22/12/2010 - Página 60581
Assunto
Outros > POLITICA FISCAL. POLITICA INDUSTRIAL.
Indexação
  • PROTESTO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), INCENTIVO, CONFLITO, ESTADOS, NATUREZA FISCAL, INTERFERENCIA, ESCOLHA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), LOCAL, FABRICA, INDUSTRIA AUTOMOTIVA, RECLAMAÇÃO, FALTA, APOIO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

            O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Mas peço pela ordem, é questão rápida. Quero apenas fazer um registro aqui.

            É importante que tenhamos a descentralização do desenvolvimento e dos investimentos no Brasil. Agora, o que não podemos continuar assistindo é a chamada guerra fiscal.

            O Presidente Lula interveio no processo de instalação da nova fábrica da Fiat e fez uma medida provisória, editou uma medida provisória para dar isenções fiscais importantes, dentro do processo brasileiro de tributos, para que essa fábrica saísse de Minas e fosse instalada uma nova fábrica - porque continua a fábrica em Minas - em Pernambuco. É muito bom que Pernambuco se desenvolva, mas é muito ruim que o Presidente da República faça uma interferência como essa, estimulando a guerra fiscal.

            Eu queria trazer esse registro, lembrando também que a Presidente Dilma venceu as eleições em Minas, fez questão de dizer que era mineira. Temos 37 Ministérios e, já anunciados, 34, mas temos apenas um mineiro.

            Que fique o registro histórico de como é o tratamento dado nesse fim de Governo, tanto pelo Presidente Lula quanto pela Presidente Dilma, ao Estado de Minas Gerais, que represento nesta Casa.

            Obrigado, Senador Gilberto Goellner.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/12/2010 - Página 60581