Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato da ação da Polícia Federal, denominada Operação Sexto Mandamento, deflagrada para a prisão de grupo de extermínio no Estado de Goiás.

Autor
Cyro Miranda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Cyro Miranda Gifford Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Relato da ação da Polícia Federal, denominada Operação Sexto Mandamento, deflagrada para a prisão de grupo de extermínio no Estado de Goiás.
Publicação
Publicação no DSF de 16/02/2011 - Página 3170
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, APOIO, ATUAÇÃO, POLICIA FEDERAL, ESTADO DE GOIAS (GO), OBJETIVO, COMBATE, GRUPO, CRIMINOSO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. CYRO MIRANDA (PSDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, a Polícia Federal deslanchou, esta manhã, a Operação Sexto Mandamento, tendo como alvo um grupo de extermínio atuante em meu Estado, o Estado de Goiás.

            Foram presas 13 pessoas em Goiânia e outros seis mandados de prisão estão sendo cumpridos no interior do Estado.

            O mais grave desta operação é que policiais militares de diversas patentes - um subcomandantes, coronéis, tenentes-coronéis, sargentos, cabos - estão presos, suspeitos de integrarem o referido grupo.

            O suposto grupo de extermínio vinha sendo investigado há cerca de um ano pela Polícia Federal e tinha como principal atividade a prática habitual de homicídios, com simulações de confronto entre as vítimas e seus algozes.

            Entre as vítimas estão crianças, adolescentes e mulheres sem qualquer envolvimento com a prática de crimes.

            Os presos deverão responder pelos crimes de homicídio qualificado em atividades típicas de grupo de extermínio, formação de quadrilha, tortura qualificada, tráfico de influência, falso testemunho, ocultação de cadáver, entre outros crimes.

            Quero, pois, enaltecer o trabalho dos 131 policiais federais e dos 12 oficiais da Polícia Militar e da Polícia Civil de Goiás que participaram dessa Operação.

            Enalteço ainda a participação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Ministério Público de Goiás, do Poder Judiciário, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás e dos Comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil de Goiás.

            Por fim, Srª Presidente, enalteço a pronta atuação do Governador Marconi Perillo, que exonerou o subcomandante suspeito assim que a Polícia Federal deflagrou a Operação Sexto Mandamento.

            Era o que tinha a comunicar neste momento.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Modelo1 4/26/241:41



Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/02/2011 - Página 3170