Discurso durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações à Universidade Federal do Piauí - UFPI pelo transcurso dos 40 anos de sua instalação.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Congratulações à Universidade Federal do Piauí - UFPI pelo transcurso dos 40 anos de sua instalação.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2011 - Página 6132
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI (UFPI), HISTORIA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ENSINO SUPERIOR, ESTADO DO PIAUI (PI).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Universidade Federal do Piauí completou no último dia 1º de março 40 anos de instalação. Criada em 1968, o início de seu efetivo funcionamento, três anos mais tarde, em 1971, representa um marco histórico para meu Estado e seu povo. É um divisor de águas entre um Piauí que não dispunha de meios para produzir conhecimento, e o Estado que hoje sedia uma instituição de ensino superior que se coloca entre as mais eficientes do Brasil.

            A UFPI nasceu de um esforço de toda a sociedade do Piauí, que no final dois anos 60 e começo dos anos 70 se mobilizou em favor da criação de uma Universidade Federal. Para tanto, foi preciso juntar as faculdades isoladas até então existentes no Estado: Faculdade de Direito do Piauí, Faculdade de Medicina, Faculdade Católica de Filosofia do Piauí, Faculdade de Odontologia do Piauí, de Teresina, e a Faculdade de Administração do Piauí, de Parnaíba.

            Pode-se dizer, pela excelência dos quadros então existentes, que era excelente a semente de que derivou a grande instituição eficaz, que formou milhares de profissionais: médicos, advogados, engenheiros, professores, jornalistas, economistas, contadores, arquitetos, odontólogos, enfermeiros, filósofos, agrônomos, veterinários, cientistas sociais.

            Muitos dos que passaram pela UFPI a ela retornaram na condição de professores e professoras; muitos outros deixaram o Piauí para servir ao Brasil como operadores magistrados, advogados, promotores, procuradores, médicos, professores, diplomatas, auditores; a maioria, contudo, presta inestimáveis serviços à sociedade piauiense, fazendo-a avançar, crescer, modernizar-se.

            Os 40 anos da UFPI se prestam tanto a lembrar sua importância para o desenvolvimento social, econômico e humano do Piauí, quanto para lembrar todos os que a fizeram grande e melhor. Pessoas como o professor Robert Wall de Carvalho, seu primeiro reitor; João Ribeiro, um homem com ampla visão sobre a necessidade de se expandir a Universidade; o grande Camillo da Silvera Filho; o doutor Nathan Portella Nunes, o professor,médico e historiado Anfrísio Neto Castelo Branco, o professor Charles Camillo da Silveira e o doutor Pedro Leopoldino. Cada um, a seu tempo e a seu modo, deu contribuição decisiva e definitiva para fazer da UFPI uma respeitada instituição de ensino superior.

            Sem embargo dos que o antecederam, o atual reitor da Universidade Federal do Piauí, professor-doutor Luís Junior, se inscreve entre os maiores gestores a passar pela direção superior da UFPI. Sua administração deu à UFPI novas feições físicas e institucionais, com novos cursos de graduação, uso intensivo do ensino à distância, mais ofertas de cursos de pós-graduação e uma decisiva e fundamental abertura de novos cursos no interior e litoral do Piauí.

            A partir de 2004, com a política de valorização do ensino superior do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a UFPI passou a experimentar um progresso nunca antes verificado em sua história. No lugar certo e no tempo certo para essa expansão estava o homem certo: o reitor Luís Junior.

            Valho-me aqui das palavras do próprio reitor Luiz Junior, em texto publicado sobre os 40 anos da instituição, para mostra quão importante tem sido a expansão universitária para o Piauí e os piauienses.

            Diz o reitor Luiz Júnior que “o processo de expansão da UFPI traz consigo a concretização da esperança de jovens, adultos e idosos de distantes rincões do Piauí, antes impossibilitados de acesso e de conquista de um diploma de nível superior. Mas traz igualmente a perspectiva de mudança de mentalidade do povo piauiense, que acredita ser possível sair de anos de atraso sócio-econômico-histórico-cultural em que se encontrava o Estado. A UFPI é, hoje, sem a menor dúvida, uma realidade palpável em regiões importantes do território piauiense, contando com novos campi universitários e 23 cursos em Picos (Campus Senador Helvídio Nunes de Barros), Parnaíba (Campus Ministro Reis Velloso), Bom Jesus (Campus Professora Cinobelina Elvas) e Floriano (Campus Amílcar Ferreira Sobral)”.

            Podemos dizer que, do mesmo modo como a fundação da UFPI foi um marco histórico, também é um marco fundamental a ampliação dos investimentos e expansão universitária, a partir de 2005, sob o comando do professor doutor Luís Junior.

            Os números ajudam bem a entender porque se diz que a UFPI deu uma guinada a partir de 2004.

            Em 2004, a Universidade Federal do Piauí oferecia 2.345 vagas a cada vestibular anual. Para o vestibular de 2011, o número de vagas ofertadas chegou a 5.786. Um crescimento de quase 150%.

            Em 2010, estudavam na UFPI 19.734 estudantes: 11.989 em Teresina, 2.734 em Parnaíba, 2.159 em Picos, 1.017 em Bom Jesus e 190 em Floriano. Dois anos antes, o número de matrículas era de 17.873

            Tantas novas vagas surgiram em face do aumento do número de cursos quase dobraram, passando de 49 em 2004 para 97.

            A expansão do ensino de graduação fez crescer também a pós-graduação. Em 2010, a UFPI oferecia 20 mestrados, dois doutorados e 20 cursos de especialização.

            A oferta de cursos de pós-graduação e de bolsas para os docentes, levaram a UFPI a ter um corpo de professores entre os melhores do país. Dos 1386 professores em atividade na UFPI, 463 são doutores, 648 são mestres e 50 são pós-doutores,

            Nos colégios técnicos da UFPI, dos 82 professores, 31 tem mestrados, 7 doutorado, um pós-doutorado e 37 são especialistas

            Se o ensino avançou em volume e qualidade, a pesquisa seguiu a passos firmes para ser maior e melhor. Os números corroboram essa afirmação:

126 livros e capítulos publicados

43 artigos publicados em periódicos de pesquisa

39 trabalhados apresentados em eventos científicos;

128 grupos de pesquisa em 2010 contra 82 em 2004;

43 bolsas para pesquisadores;

208 bolsas para mestrado, doutorado e residências médicas de docentes;

463 Bolsas para Qualificação de Recursos Humanos;

200 Bolsas de iniciação científica para Discentes da Graduação.

            Srªs Senadoras, Srs. Senadores, a mudança no perfil da UFPI é também favorável à sociedade. Pesquisa e ensino avançam, mas é necessário que a instituição se aproxime das comunidades com serviços. E tem sido assim sob a administração do professor Luís Junior, que valorizou a extensão universitária.

            Na extensão, a UFPI ofereceu 140 cursos, atingindo público de 6.065 pessoas, com envolvimento de 528 professores.

            Projetos de extensão somaram 101, atingindo 81.371 pessoas, com 398 professores envolvidos.

            Ao lado da extensão, a UFPI é uma presença constante na vida do povo do Piauí.

            O Hospital Universitário, mesmo não estando em pleno funcionamento, já realizou 11,9 mil consultas, fez quase 20 mil exames, aplicou 8,2 mil vacinas e promoveu quase dois mil tratamento odontológicos- cirurgias buco maxilo facial.

            Quase 3 mil outros atendimentos odontológico foram realizados através das clínicas do curso de Odontologia.

            O hospital veterinário de Teresina contabilizou 3,4 mil atendimentos ambulatoriais, 3,3 mil internações, 550 cirurgias, 11,5 mil exames

            Ao lado de todos esses avanços é necessário destacar a criação e instalação do Centro de Educação a Distância (CEAD), que oferece ensino superior a distância por meio de cursos credenciados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e garante uma melhor prestação de serviços da UFPI à sociedade piauiense. São 31 polos instalados ou a serem instalados espalhados pelo Piauí, oferecendo cursos que vão de licenciatura em química a filosofia, sistemas de informação e biologia.

            Para os estudantes dos cursos presenciais nos cinco campi da UFPI, a atual administração da Universidade fez reformas de prédios, salas de aulas, laboratórios de ensino, laboratórios de pesquisa, auditórios, banheiros. Com melhores instalações físicas vieram também os equipamentos de salas de aulas, laboratórios, bibliotecas, departamentos de ensino, coordenações de cursos, chefias de cursos e setores da administração superior.

            A UFPI fez novas e modernas instalações para seu recém-instalado Curso de Moda, Design e Estilismo, para os Centros de Tecnologia, de Ciências da Natureza, para o Museu de Arqueologia. Agora a Universidade conta com um Cine Teatro e o Espaço Cultural Noé Mendes ganhou cobertura, iluminação, som e pode receber os eventos de estudantes, professores e da comunidade.

            Somam-se às novas instalações na UFPI mais salas de aulas, unidades de restaurantes universitários, residências universitárias e diversos prédios em todos os campi.

            Nos últimos seis anos foram agregados mais de 100 mil metros quadrados de área nova construída na Universidade Federal do Piauí. A áreas construídas da UFPI hoje compreendem 163.917,33 metros quadrados em campi nas cidades de Teresina (Ininga, Socopo e Centro de Ciências da Saúde), Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

            Deve-se destacar também a requalificação, reestruturação e expansão do Hospital Universitário, pronto para ser inaugurado e funcionar plenamente, contribuirá.

            O Hospital Universitário ou Hospital Escola da UFPI tem 213 leitos para internação, 21 leitos para UTI, 54 consultórios, além de salas para cirurgias, exames especializados e análises clínicas e patológicas. Com mais de 22 mil metros quadrados de área construída, poderá atender 30 mil pessoas por mês em diversas especialidades (hemodinâmica, cirurgia cardíaca, cirurgia bariátrica, transplante de órgãos, neurologia, oncologia, ortopedia).

            Todos esses avanços decorrem claramente do aumento dos investimentos do Ministério da Educação na Universidade Federal do Piauí.

            Mais uma vez recorro aos números para demonstrar o quanto se avançou:

            Em 2007, o orçamento da UFPI era de R$ 257 milhões - em valores nominais, não atualizados. Até outubro de 2010, para custeio e investimentos, a Universidade Federal do Piauí tinha R$ 428,5 milhões. O crescimento nominal foi de 65,5%. Considerando o fato de que a inflação neste período foi bem menor, podemos assegurar que houve uma expansão real dos valores aplicados.

            Com mais recursos e um reitor comprometido com a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e dos serviços prestados à comunidade, a Universidade Federal do Piauí segue como uma instituição modificadora da realidade no seu entorno. Agora não apenas em Teresina e Parnaíba, como quando da sua fundação. Agora, a UFPI está presente em todo o Piauí, seja pelos campi em Floriano, Bom Jesus, Picos e Parnaíba, seja pelos cursos da

            Universidade Aberta do Brasil, esta nova e promissora realidade do ensino no Brasil.

            A UFPI, que com 40 anos e ainda uma jovem Instituição de ensino superior, segue fazendo história no Piauí e no Nordeste, ganhando, por seus méritos, esforços e dedicação dos que a fazem, destaque no cenário nacional.

            Parabenizo a Universidade Federal do Piauí pelas quatro décadas de existência. Sei que para os próximos 40 anos muito se vai avançar.As bases para a universidade do futuro estão lançadas no presente pelo reitor Luís Junior e certamente serão ampliadas por todos os que fazem a UFPI.

            Muito obrigado.


Modelo1 4/26/2412:55



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2011 - Página 6132