Discurso durante a 58ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de solicitação à Diretoria da Rede Sarah para a instalação de uma unidade de atendimento em Manaus. (como Líder)

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Registro de solicitação à Diretoria da Rede Sarah para a instalação de uma unidade de atendimento em Manaus. (como Líder)
Aparteantes
Geovani Borges, Vanessa Grazziotin, Ângela Portela.
Publicação
Publicação no DSF de 28/04/2011 - Página 12550
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, INICIATIVA, BANCADA, SENADOR, REGIÃO, AMAZONIA OCIDENTAL, SOLICITAÇÃO, DIRETORIA, REDE NACIONAL DE HOSPITAIS DA MEDICINA DO APARELHO LOCOMOTOR, INSTALAÇÃO, UNIDADE DE SAUDE, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • ELOGIO, QUALIDADE, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, SAUDE, ADMINISTRAÇÃO, REDE NACIONAL DE HOSPITAIS DA MEDICINA DO APARELHO LOCOMOTOR.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, INTERNET, ESCLARECIMENTOS, ESTRUTURAÇÃO, DOUTRINA, FUNCIONAMENTO, REDE NACIONAL DE HOSPITAIS DA MEDICINA DO APARELHO LOCOMOTOR.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Acir Gurgacz, Srªs e Srs. Senadores, o assunto que quero abordar hoje é justamente sobre a nossa visita - eu, V. Exª e a Senadora Vanessa - ao Presidente do Conselho de Administração da Rede Sarah, Dr. Aloysio Campos da Paz, e à Presidente da Rede Sarah, Drª Lúcia Willadino Braga.

            Levamos ontem, nós três, um documento assinado por todos, ou quase todos, os Senadores dos Estados da Amazônia Ocidental, que compreende o Estado do Amazonas; o Estado de V. Exª, Rondônia; o Estado de Roraima, meu e da Senadora Ângela, aqui presente; e também o Estado do Acre. Fomos pedir que fosse instalada naquela região, mais precisamente na cidade de Manaus, uma unidade da Rede Sarah, porque naquela região, que tem quase sete milhões de habitantes, em todos os Estados que mencionei, quando alguém tem qualquer problema ortopédico ou no aparelho locomotor, tem de se deslocar para Brasília, que ainda é o mais fácil, ou para São Luís.

            Isto é o que acontece com muitos pacientes lá de Roraima, de Boa Vista: vêm de avião para Brasília, fazem conexão e vão para São Luiz.

            Na verdade - e aqui quero falar como médico -, temos de reconhecer que a Rede Sarah é uma rede de excelência que deveria servir de modelo para todos os hospitais do Sistema Único de Saúde. Por quê? Porque é um hospital público, é um hospital que não cobra um tostão de ninguém. Todo o dinheiro usado no Sarah - isso aparece no site da Rede - é proveniente dos impostos que os brasileiros pagam. Lá nós temos uma equipe médica de primeira linha. E quando falo em equipe médica, envolvo todos os profissionais da área de saúde que ali trabalham: médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, todos os profissionais de saúde. Todos eles têm dedicação exclusiva. Pode-se argumentar que na Rede Sarah eles são bem pagos. E por que o Sarah pode pagar bem? Por que no Sarah os profissionais são de dedicação exclusiva e em outros hospitais isso não ocorre?

            A resposta é muito simples: É porque ali existe seriedade na aplicação do dinheiro público. É porque ali existe realmente o que de mais puro há na medicina, que é a preocupação com o paciente enquanto ser humano, não se pensa nele como um objeto, apenas como um consumidor de serviços de saúde.

            Eu fiquei muito feliz com a nossa ida lá, por isso faço este registro hoje. A nossa conversa foi muito produtiva, mas tanto o Dr. Campos da Paz quanto a Drª Lúcia foram muito claros ao dizer que não é possível fazer isso do dia para a noite. Aliás, a Senadora Vanessa levou um documento do Governo do Amazonas já colocando à disposição uma área muito boa para a construção. Mas não basta ter a área, não basta construir, não basta equipar, não basta dar manutenção - tudo isso já é dificílimo -, é preciso ter pessoal treinado, desde o pessoal mais simples do complexo de atendimento médico até o médico mais especializado.

            Então, eu quero dizer que, pelo menos, demos um passo concreto: conversamos com os dois dirigentes maiores da Rede Sarah. Isso é, para o povo de Roraima, que eu tenho a honra de representar aqui, um grande sinal de que, sem marcar tempo, começamos a caminhada para ter bem perto de Boa Vista uma unidade da Rede Sarah. É verdade que não vai ser na capital de Roraima, não vai ser na capital de Rondônia, não vai ser na capital do Acre, mas vai ser na capital do Amazonas, que fica num ponto estratégico do ponto de vista geográfico. De Boa Vista para lá é só uma hora de vôo, dá para ir em carro particular, até de ônibus a pessoa pode ir.

            Portanto, fico muito feliz, como Senador e como médico, porque tenho acompanhado durante esse período, como Deputado e nos mandatos de Senador - estou no meio do segundo mandato -, a quantidade de pessoas que são deslocadas de lá, de Roraima, de Rondônia, do Acre e do Amazonas, para Brasília ou para São Luís, no Maranhão.

            Esse trabalho, que apenas começou, não vai ser amenizado por nós. Pelo contrário: saímos de lá nos comprometendo a dar os passos seguintes, que vão no sentido de ajudar a própria Rede Sarah a ter profissionais em maior número, capazes de dar atenção a todos - o Dr. Aloysio nos relatou a dificuldade que tem hoje para manter as unidades que já existem. Por sinal, o Amapá do Senador Geovani já tem uma unidade.

            Então, é importante que a gente possa...

            A Srª Angela Portela (Bloco/PT - RR) - Senador Mozarildo, V. Exª me permite um aparte?

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR) - Quero, com muito prazer, ouvir a Senadora Angela e, depois, o Senador Geovani.

            A Srª Angela Portela (Bloco/PT - RR) - Senador Mozarildo, gostaria de parabenizá-lo por seu discurso. Acho que é de extrema relevância o seu trabalho aqui, voltado para a saúde pública do nosso País e do nosso Estado de Roraima. Vejo o seu esforço, a sua dedicação em buscar, aqui no Senado Federal, a resolução dos problemas que afligem a população brasileira na área da saúde, a população do nosso Estado de Roraima, que, inclusive, passa por momentos muito difíceis no que diz respeito à saúde pública, à educação, à infraestrutura, à gestão de pessoal. E vejo que o senhor tem sido um baluarte, um Senador que está sempre muito atento às questões graves que afligem o nosso Estado de Roraima. Como médico que é, dedicado à medicina, sabe a importância de buscar um hospital da Rede Sarah para a Região Norte. Então, quero lhe parabenizar, parabenizar também a Senadora Vanessa Grazziotin, do Amazonas, e os demais Senadores que participaram dessa audiência pública, buscando levar para a nossa Região Norte um hospital da Rede Sarah, que é um hospital de excelência no nosso País.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR) - Agradeço, Senadora Angela Portela Quero fazer o registro também de que V. Exª assinou o documento que fez o pedido formal em nome da bancada dos quatro Estados que compõem a Amazônia Ocidental.

            Portanto, V. Exª está conosco nesta luta e, tenho certeza, também nos passos seguintes, que é mostrar a estatística e, ao mesmo tempo, dar o apoio para que o Sarah possa ter, primeiramente, pessoal; segundo, que possa ter a construção, os equipamentos e também a manutenção.

            Senador Geovani Borges, com muito prazer ouço V. Exª.

            O Sr. Geovani Borges (Bloco/PMDB - AP) - Senador Mozarildo Cavalcanti, quero parabenizar V. Exª pelo tema que aborda dessa tribuna, que diz respeito à saúde. Comenta-se no País que o problema da saúde não é recurso, é questão de gerenciamento. E com muita propriedade V. Exª colocou o exemplo da Rede Sarah. Por sinal, o Amapá já está contemplado graças a uma iniciativa do Senador José Sarney, que faz parte da nossa Bancada no Amapá, Presidente desta Casa. Mas quero dizer a V. Exª que o Sarah começou pequeno no Amapá e não para de crescer. Gradativamente, a qualidade de serviço que vem prestando à população é exemplo para todo o País. Os outros segmentos da saúde, infelizmente, neste País, parecem um campo de guerra. E a grande interrogação: é a falta de recursos? A saúde tem muito dinheiro; a questão, simplesmente, é gerenciamento. E Campos da Paz mostrou ao País que é possível, com seriedade, com dedicação, investindo na mão-de-obra, qualificando o corpo que compõe os segmentos da saúde é possível, sim, prestar um serviço de qualidade a nossa população. Quero parabenizar V. Exª e cumprimentá-lo pelo brilhante pronunciamento que está proferindo nessa tribuna no dia de hoje.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR) - Senador Geovani Borges, até com inveja ouvi o aparte de V. Exª, quando confirma que o Amapá já tem uma unidade do Sarah Kubitschek. Mas nós, da Amazônia Ocidental, estamos querendo dar um grande passo, que é ter uma unidade em Manaus, no Amazonas, como primeiro passo, que, tenho certeza, já vai ser um grande avanço. E, como disse V. Exª, o Sarah é o exemplo de como fazer saúde com o dinheiro existente, sem ficar fazendo qualquer tipo de mágica, sem CPMF, sem outras coisas mais.

            Quero ouvir, Senador Acir Gurgacz, a Senadora Vanessa, que também esteve conosco, ontem, na audiência com o Dr. Campos da Paz.

            A Srª Vanessa Grazziotin (Bloco/PCdoB - AM) - Eu cumprimento V. Exª, Senador Mozarildo, não só pelo pronunciamento. Mas vê-lo fazendo esse discurso, assim como nosso Senador, do vizinho Estado de Rondônia, presidindo esta sessão, é motivo de orgulho, não para mim, mas para toda nossa Região. Como é bonito ver um Senador por um Estado defender uma obra para ser implantada em outro Estado: V. Exª, Senador Acir; os Senadores pelo Estado do Acre, que não estiveram presentes, mas assinaram. Aqui nós temos a Senadora Angela Portela. Enfim, é muito importante ver como nossas bancadas amadureceram a esse ponto. É óbvio que queríamos ter uma unidade do Sarah em Rondônia, uma em Roraima, uma no Acre, outra no Amazonas. Quiçá possamos alcançar isso. Conversava com o Senador Geovani e ele me dizia que já existe no Amapá, há uma unidade pediátrica no Pará, e o Maranhão também tem a sua. Mas ainda temos uma região toda descoberta. Então, não tenho dúvida nenhuma de que nós que lutamos, há tanto tempo (nossas bancadas), por um hospital da Rede Sarah na região... E tenho certeza absoluta de que nossa persistência, os argumentos e as necessidades falarão mais alto e, em breve, estaremos nessa tribuna comemorando e anunciando a decisão da construção de uma unidade em nossa Região. Parabéns! Muito obrigada a V. Exª, Senador Acir Gurgacz, e a todos Senadores de nossa Região, porque essa será uma luta conjunta e uma conquista que não será nossa, mas de nosso povo e de nossa gente. Muito obrigada.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR) - Obrigado, Senadora Vanessa Grazziotin. V. Exª que, juntamente com todos da bancada, foi uma entusiasta. E, ontem, estivemos juntos nessa audiência com Dr. Aloísio Campos e Drª Lúcia.

            Eu tenho certeza de que realmente teremos, em um prazo que não vamos estipular, mas que esperamos seja o mais curto possível, essa unidade funcionando em Manaus, que vai atender à Região. Mas, obviamente, em outro passo, gostaríamos de ter uma unidade em cada Estado.

            Sendo assim, quero pedir a V. Exª que autorize a transcrição, como parte do meu pronunciamento, do material que retirei hoje da Internet que explica claramente o que é a Rede Sarah.

            E quero concluir dizendo: é o exemplo de como fazer saúde de maneira séria, sem roubalheira e com muita competência, valorizando o paciente e não outras coisas não fundamentais no serviço de saúde.

            Muito obrigado a V. Exª.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, § 2º, do Regimento Interno)

*********************************************************************************

     Matéria referida:

     - A Rede Sarah


Modelo1 4/25/2410:08



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/04/2011 - Página 12550