Discurso durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso dos 185 anos de existência do Senado Federal.

Autor
Cyro Miranda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Cyro Miranda Gifford Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso dos 185 anos de existência do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 11/05/2011 - Página 15086
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SENADO, BRASIL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. CYRO MIRANDA (Bloco/PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a Sessão Solene em homenagem os 185 anos de existência do Senado Federal deve servir como oportunidade singular para refletirmos sobre o papel e a importância desta Casa no contexto da República.

            Para mim, não há dúvida quanto à relevância do Senado para a República e a Democracia, não só pelo equilíbrio resultante da forma majoritária como se constitui, mas também pela natureza como fórum de debates dos grandes temas da Nação.

            No sistema bicameral do Parlamento, que se consagrou ao longo da história do Brasil, verifica-se a nítida intenção do Poder Constituinte Originário de fazer do Congresso Nacional um cenário de confluência das mais diversas colorações políticas e partidárias, bem como dos interesses dos entes federados.

            Se, na formação da Câmara, privilegiou-se o sistema proporcional para reunir entre os 513, no Senado fez-se sobressair a representação igualitária dos entes da Federação, o equilíbrio entre os Estados membros.

            Na composição do Senado está talvez a origem dos maravilhosos e acalorados debates que se dão nesta Casa, onde se opõem visões diferenciadas como alternativas de Governo, mas todas unidas pelo propósito de encontrar o melhor para a Nação.

            Devo dizer que, para mim, jovem ainda no exercício do mandato como Senador pelo meu querido Estado de Goiás, a Casa de Rui Barbosa tem-se revelado uma fantástica experiência de aprendizado.

            Somente quem já teve o privilégio de ouvir e participar de um Plenário com lideranças políticas tão expressivas, oriundas de todas as partes do Brasil, sabe como é nos debates desta Tribuna que se delineia o futuro do País.

            O confronto apaixonado de discursos e oradores, da situação e da oposição, oferece a esta Casa um dos mais importantes atributos para o êxito da Nação: o equilíbrio do bom senso, construído pelo diálogo permanente e duradouro.

            Aqui, Sr. Presidente, tenho aprendido a ver o Brasil sob diferentes óticas e reforçado em mim a humildade de reconhecer, em cada discurso, argumentos tão fortes quanto os que tenho tentado oferecer na defesa de minhas idéias.

            Nesse particular, não há como não buscar inspiração em Mário Covas, um dos mais renomados Senadores desta Casa.

            Srªs e Srs. Senadores, não ousaria fazer qualquer crítica ao Senado, até porque minha pouca experiência no exercício da política me desqualifica para tal. 

            Mas, fundado apenas na experiência de outros fóruns de que participei ao longo da vida, como a Federação das Indústrias de Goiás, creio não passar da conta em dizer da necessidade de se resgatar a proeminência do Senado no contexto do sistema de freio e contrapesos, tão caro à vida republicana e democrática.

            Sr. Presidente, estar aqui nesta Casa na comemoração dos 185 anos de existência é, antes de tudo, um privilégio, uma oportunidade singular para aprender com os grandes mestres da política.

            Muito obrigado!


Modelo1 4/19/243:47



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/05/2011 - Página 15086