Discurso durante a 81ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "A história da Hemobrás", publicado no Jornal do Commercio, edição de 20 do corrente.

Autor
Jarbas Vasconcelos (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Jarbas de Andrade Vasconcelos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Registro do artigo intitulado "A história da Hemobrás", publicado no Jornal do Commercio, edição de 20 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2011 - Página 18118
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, MEDICO, PUBLICAÇÃO, JORNAL, JORNAL DO COMMERCIO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ASSUNTO, HISTORIA, EMPRESA NACIONAL, DERIVADOS, SANGUE, BIOTECNOLOGIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JARBAS VASCONCELOS (Bloco/PMDB - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Gostaria de requerer o registro nos Anais do Senado Federal do artigo a “A história da Hemobrás”, do médico pernambucano e ex-Secretário de Saúde do Recife e também do Estado de Pernambuco, Sr. Guilherme Robalino.

            O texto foi publicado na página de opinião do Jornal do Commercio, do Recife, na edição da última sexta-feira, dia 20 de maio.

            Dr. Robalinho faz um resgate importante sobre a história da escolha do Estado de Pernambuco para receber a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, a Hemobrás. Nosso Estado, Sr. Presidente, tem uma forte tradição nessa área, com o funcionamento da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, o Hemope - um dos hemocentros pioneiros do Brasil.

            Em assim sendo, eu pediria a V. Exª que desse como lida essa introdução e que fosse transcrito nos Anais o artigo do Dr. Guilherme Robalinho, publicado no Jornal do Commercio na edição da última sexta-feira, dia 20 de maio.

            Muito obrigado.

 

***************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR JARBAS VASCONCELOS

***************************************************************

     O SR. JARBAS VASCONCELOS (Bloco/PMDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de requerer, nos termos do Regimento Interno, o registro nos Anais do Senado Federal do artigo “A história da Hemobrás”, do médico pernambucano e Ex-Secretário de Saúde do Recife e também do Estado de Pernambuco Guilherme Robalinho. O texto foi publicado na página de opinião do Jornal do Commercio, do Recife, na edição da última sexta-feira, dia 20 de maio.

            Doutor Robalinho faz um resgate importante sobre a história da escolha do Estado de Pernambuco para receber a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, a HEMOBRÁS. Nosso Estado, Senhor Presidente, tem uma forte tradição nesta área, com o funcionamento do Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, o HEMOPE - um dos hemocentros pioneiros do Brasil.

            A conquista da HEMOBRÁS foi resultado da luta do nosso Governo, de nossa equipe que negociou a implantação com o então Ministro da Saúde, José Serra. Robalinho relembra esse episódio no artigo do JC e também registra a confirmação do empreendimento em seguida pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início de 2003.

            A implantação da HEMOBRÁS em Pernambuco está viabilizando a consolidação de um pólo de biotecnologia no município de Goiana,na Zona da Mata Norte do Estado. Por tudo isso, Senhor Presidente, solicito a inclusão desse brilhante texto do Doutor Guilherme Robalinho nos Anais do Senado Federal.

            Muito obrigado.

 

***************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JARBAS VASCONCELOS EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º do Regimento Interno.)

***************************************************************

            Matéria referida:

            “A história da Hemobrás”


Modelo1 4/23/247:47



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2011 - Página 18118